Segundo o edital, para participar é preciso nível superior em qualquer área de formação, e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, o cargo requer dedicação integral e exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada.
Os candidatos serão classificados através das seguintes etapas:
- Provas objetivas (conhecimentos gerais e específicos),
- Prova discursiva,
- Teste de aptidão física,
- Sindicância de vida pregressa e investigação social,
- Avaliação psicológica (em dois momentos),
- Avaliação de saúde física e mental e
- Programa de formação profissional.
As provas objetivas e discursiva estão programadas para 26 de abril de 2026, em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. A contratação será pelo regime estatutário, em dedicação integral e exclusiva.
Etapa obrigatória, o programa de formação profissional terá até 480 horas presenciais em tempo integral, podendo ser realizado em diferentes turnos, e durante essa fase o candidato fará jus a 50% do salário como auxílio financeiro.
Os aprovados deverão cumprir jornada de 40 horas semanais de trabalho, em expediente ou plantão, com salário de R$ 21.328,08, incluído o adicional de periculosidade. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, no entanto, pode ser prorrogado por igual período uma única vez.
Interessados em participar devem realizar a inscrição de 29 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, das 10h do primeiro dia às 18h do último dia (horário oficial de Brasília/DF), pelo site: www.cebraspe.org.br/concursos/cd_26_pl. A taxa de inscrição é de R$ 150,00, com o pagamento podendo ser realizado até 12 de março de 2026. No entanto, haverá possibilidade de pedido de isenção conforme prevê a legislação.
Para conferir o edital completo, com todos os detalhes, clique aqui e acesse.















