Cuiabá-MT: 21 de maio de 2025 : 12:59 pm

Alei Fernandes reage à Operação Rustius e diz que acusações são “narrativas com cunho político”

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (União Brasil), se manifestou após ser alvo da Operação Rustius, deflagrada nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal, que apura suspeitas de caixa 2 e abuso de poder econômico durante sua campanha à reeleição em 2024.

Em entrevista à imprensa, Alei classificou as acusações como “especulações” e “narrativas políticas”, que, segundo ele, estariam sendo alimentadas por seu adversário político, o ex-candidato Damiani da TV (MDB).

“Essas acusações são meras narrativas, sem base concreta. Há uma clara tentativa de uso político dessas ações, e tudo isso parte de quem não aceitou o resultado das urnas”, afirmou o prefeito.

Defesa nega irregularidades e critica condução da investigação

A defesa do prefeito, representada pelo advogado Rodrigo Cyrineu, afirmou que não há qualquer prova concreta de que houve desvio de recursos ou uso irregular de empréstimos na campanha de Alei Fernandes.

“As suposições apresentadas não passam de especulações sem qualquer lastro probatório concreto. Em respeito ao Judiciário Eleitoral e à legislação processual, respeitamos o sigilo imposto ao caso”, pontuou Cyrineu.

O advogado também criticou a Polícia Federal, alegando que as investigações vêm sendo conduzidas com viés político e que o caso teve origem em uma denúncia feita por um policial rodoviário federal filiado ao partido do candidato derrotado, Damiani.

“Há certo tempo os órgãos de investigação vêm sustentando essa narrativa, sem apresentar elementos concretos de quanto, como e por que os recursos foram empregados. Tudo isso é feito de forma espalhafatosa, em prejuízo da administração municipal”, declarou.

 Entenda a Operação Rustius

A Polícia Federal investiga a existência de um suposto esquema comandado por Alei Fernandes para burlar o limite de gastos de campanha. As suspeitas envolvem:

  • Contratação de empréstimos por empresas de terceiros;

  • Distribuição dos valores por meio de contas de “laranjas”;

  • Repasse dos recursos para a campanha como doações indiretas;

  • Pagamento em dinheiro vivo a cabos eleitorais, sem registro nas contas oficiais da campanha.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e, até o momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas.

Alei Fernandes pode responder pelos crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico, cujas penas podem chegar a cinco anos de reclusão, além de sanções eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 21/05/2025 12:59

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Alex Rabelo: A Voz da Informação Confiável

Alex Rabelo é referência em análises precisas, reportagens exclusivas e histórias que transforma fatos em notícia com excelência!

coluna alex rabelo