O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), não ficou em cima do muro e disparou críticas à condução do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que tornou Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados réus por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Durante entrevista nesta quinta-feira (27), o chefe do Executivo mato-grossense classificou como “preocupante” o formato adotado pela Primeira Turma do STF, destacando que o processo vem sendo questionado por diversos juristas e especialistas do meio jurídico.
🗣️ “Olha, todo brasileiro tem o direito de ter um julgamento justo e imparcial. Preocupa a mim e a muitos brasileiros como as coisas estão sendo conduzidas lá no STF. Existem muitas dúvidas”, afirmou Mendes.
Mesmo reconhecendo que não tem formação jurídica – ele é engenheiro –, Mendes reforçou que acompanha atentamente os posicionamentos de especialistas da área e não esconde a inquietação com a maneira como o processo vem sendo tocado.
🚨 “Esse julgamento está sendo feito por pessoas que fizeram o inquérito. Ele é o delegado, ele é o promotor, ele é o juiz. Então, há algo muito estranho. Me deixa muito preocupado”, completou.
A declaração de Mendes ecoa entre apoiadores do ex-presidente e levanta mais um ponto de tensão no cenário político nacional. O governador já esteve ao lado de Bolsonaro em recentes manifestações e tem reforçado o coro por imparcialidade e respeito ao devido processo legal.
⚠️ Em meio à tensão jurídica e política, fica o alerta de Mauro Mendes: será que a democracia está sendo respeitada de fato, ou caminhamos para um cenário de insegurança institucional? O Brasil segue dividido – e atento.