O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou nesta semana que ainda existe a possibilidade de uma aliança com o MDB nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão final será do diretório nacional, comandado por Valdemar Costa Neto.
Ananias minimizou divergências internas e garantiu que seguirá a orientação nacional:
👉 “Essa definição só deve acontecer no próximo ano, com tranquilidade. Tenho certeza de que o PL sairá unido para a disputa”, declarou.
Atualmente, o PL trabalha com a pré-candidatura do senador José Medeiros ao Senado. Porém, nos bastidores, também se discute uma composição com o MDB, que lançou como pré-candidata a deputada estadual Janaina Riva, nora do senador Wellington Fagundes (PL), que deve concorrer ao Governo de Mato Grosso.
Resistências internas
Apesar da possibilidade, nem todos no PL apoiam a ideia. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, rejeitou qualquer aproximação com o MDB e declarou que não apoiará a sigla “em hipótese alguma”.
O MDB e a prioridade
No MDB, a candidatura de Janaina ao Senado é tratada como prioridade e aparece como condição principal para qualquer aliança com o PL.
A palavra final, no entanto, deve passar também pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que acompanha de perto a formação das chapas do partido e de aliados para a disputa ao Senado Federal.
Veja o Vídeo:














