Em meio a uma onda de aumentos nos preços e pressões no orçamento das famílias brasileiras, uma notícia vem como verdadeiro alívio: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária continuará verde no mês de abril, ou seja, sem cobrança adicional nas contas de luz.
Com isso, o custo da energia elétrica — que já pesa no bolso de muitos brasileiros, principalmente de comerciantes e empresários que têm alto consumo — não terá acréscimo em abril, mantendo a estabilidade nos valores da fatura.
Desde dezembro de 2024, as tarifas estão com bandeira verde. A decisão da Aneel se mantém graças às condições favoráveis de geração de energia, principalmente pelas usinas hidrelétricas, que seguem operando em bons níveis — mesmo com a transição do período chuvoso para o seco.
🔎 Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta de transparência que alerta os consumidores sobre o custo real da produção de energia no país, indicando se haverá ou não cobranças extras nas contas.
Em tempos de preços altos e reajustes em diversos setores, a manutenção da bandeira verde em abril é uma boa notícia que traz certo fôlego para o consumidor final.
📌 Fique atento: qualquer mudança na bandeira tarifária impacta diretamente o seu bolso.