Carregando...

Após oito anos, MP arquiva TAC com feirantes do Mercado do Porto em Cuiabá

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) arquivou nesta semana o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2016 com feirantes do Mercado Municipal do Porto, em Cuiabá. O acordo estabelecia regras sanitárias e legais para os permissionários do setor de hortifrutigranjeiros e cereais, como capacitação, descarte adequado de alimentos e regularização de alvarás.

O processo, que se arrastava há oito anos, foi finalizado em sete meses pela atual gestão do prefeito Abilio Brunini. A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico liderou a articulação entre secretarias e o Ministério da Saúde para resolver as pendências.

Segundo o secretário Junior Medeiros, a conclusão do TAC representa o avanço da gestão. “Foram meses de trabalho conjunto. Agradeço à promotora Valnice dos Santos pela sensibilidade ao entender o esforço feito para regularizar a situação”, afirmou.

Um relatório da Vigilância Sanitária apontou que todos os 45 permissionários atualmente cumprem as exigências do termo. Ainda restam pendências pontuais: oito feirantes estão sem alvará, e 20 possuem débitos com o município. No setor de cereais, todos estão regularizados.

A promotora Valnice dos Santos justificou o arquivamento com base no “cumprimento substancial das obrigações” e na melhoria das condições sanitárias do mercado. A decisão foi comunicada oficialmente às secretarias municipais envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 15.12.2025 03:20

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Eleição não é loteria. É ciência, método e estratégia. adquira o livro a arte de ganhar eleições.

Como usar o marketing digital para virar o jogo nas urnas.