O deputado estadual Eduardo Botelho (União) subiu o tom, nesta quarta-feira (24), em discurso no Salão Negro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e deixou claro que não apoiará uma eventual candidatura do deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado Federal em 2026.
De forma enfática, Botelho criticou a atuação do parlamentar bolsonarista durante seus quase oito anos de mandato em Brasília:
“Se houver uma coligação aqui, com o candidato Medeiros, por exemplo, eu não apoio. Jamais vou apoiar um cara que não produziu nada para o Estado. Só produziu discurso vago que não deu resultado nenhum”, afirmou.
A declaração foi uma resposta direta às movimentações políticas que buscam consolidar um palanque entre o governador Mauro Mendes (União) e Medeiros, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apoio a Janaina Riva
Botelho reforçou que, caso essa composição seja confirmada, vai pedir liberação ao União Brasil para apoiar a deputada estadual Janaina Riva (MDB) como candidata ao Senado.
“Se isso acontecer, vou pedir a liberação para apoiar Janaina. Apoiar ele sem chance. É um atraso para Mato Grosso. Sair do senador Jayme Campos, que está lá produzindo muito para o Estado, e entrar em um senador que não vai dar resultado nenhum, pelo amor de Deus”, disparou.
Cobrança a Jayme Campos
O deputado ainda cobrou uma posição mais clara do senador Jayme Campos (União), que tem sido cotado como possível candidato ao Governo do Estado, mas não definiu oficialmente seus planos.
“Não existe tratativa nenhuma, ele nunca falou que [de fato] é candidato. É isso que estou cobrando dele: que tenha uma posição. Ele é candidato a governador, senador, o que ele quer ser, para nós podermos nos defender”, concluiu Botelho.














