O belga Jeremy Van Horebeek foi o vencedor da categoria MX1na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que movimentou o Parque Novo Mato Grosso no fim de semana (24 e 25.5). Depois dele, receberam a bandeirada de chegada o francês Stephen Rubini e o brasileiro Fábio Aparecido dos Santos, o Fabinho.
A MX1 é a categoria principal do esporte teve sua prova decisiva na tarde deste domingo (25.5), junto com as baterias finais das modalidades MX2 e MXJúnior, também muito aguardadas pelo Público.
O governador Mauro Mendes entregou o troféu para o primeiro colocado e antes de começar a solenidade, disse que novos eventos deste porte serão realizados em Mato Grosso e que, no próximo de motocross, os visitantes e pilotos encontrarão o parque com as obras avançadas e muitos atrativos disponíveis.
“O nosso grande desafio para o esporte do motocross agora é trazer para o ano que vem o mundial de motocross. Vamos trabalhar para isso e tenho a certeza que os que trabalharam, competiram e assistiram este campeonato estarão aqui novamente e poderão ver o parque totalmente diferente e quase pronto”, afirmou Mendes. A previsão para o mundial é fevereiro de 2026.
Construído pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MT), o parque terá além da pista de motocross, que foi inaugurada nesse evento, pistas de skate, kart, automobilismo e bicicross. Além disso, vai abrigar outros aparelhos para convivência, negócios, congressos e atrações culturais.
“Eu fiquei muito contente com o que o vi. Achei que toda estrutura é muito boa também na área de entorno, onde estão as equipes e as pessoas que vieram ver o campeonato. Espero poder retornar em outras competições”, declarou o piloto vencedor Jeremy Van Horebeek.
Jeremy não era esperado com o vencedor. As previsões estavam entre o francês Stephen Rubini e o brasileiro Fabinho. E, nesta disputa, a torcida nem fazia questão de ser discreta ou imparcial. Cada vez que Fabinho passava perto das arquibancadas, as pessoas gritavam e usavam equipamento sonoros que simulam o escapamento de motocicletas.
“Eu quero agradecer ao público que ficou torcendo por mim. Seria muito bom que tivesse aqui o mundial. Talvez, para recebê-lo, fosse necessário fazer pequenos ajustes na pista. Mas, o ambiente, a estrutura e o público são ótimos”, afirmou Fabinho.
Durante os três dias de evento, mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento, que tem patrocínio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Secel).
Confira o nome dos vencedores da 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross
Categoria: MX1
- Jeremy Van Horebeek
- Stephen Rubini
- Fabio Aparecido dos Santos
- Gregory Aranda
- Gustavo Pessoa
Categoria: MX2
- Benjamin Garib
- Bernado Tiburcio
- German Bratschi
- Vitor Borba
- Pietro Piroli
Categoria: MXJR
- Francesco Copetti
- Heitor Matos
- Heverton Silveira
- Enzo Fialho
- Zion Berchtold
