A vereadora Maysa Leão (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (4) e fez duras críticas à condução da Educação nos primeiros dias da gestão de Abilio Brunini (PL). Segundo ela, a secretária municipal de Educação, Solange Dias, estaria “perdida” e sem controle da situação, o que tem prejudicado o início do ano letivo na capital.
A declaração da parlamentar veio após uma reunião com o Ministério Público para tratar da crise educacional em Cuiabá. Segundo Maysa, ela mesma solicitou o encontro com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, na tentativa de buscar soluções para problemas estruturais nas unidades escolares. No entanto, a secretária não soube sequer apontar as falhas da rede de ensino.
“A gente viu que não tinha CAD (Cuidadoras de Alunos com Deficiência), não tinha contrato para CAD, tinha muita coisa em aberto. O que percebi? Que a secretária Solange está perdida! Ela não é de Cuiabá, não conhece as unidades escolares”, disparou Maysa.
A vereadora também afirmou que o prefeito Abilio Brunini tem assumido as decisões da pasta, o que pode comprometer a gestão educacional. “O prefeito precisa abrir mão e colocar alguém que realmente saiba o que está fazendo. Não dá para centralizar tudo nele. Assim, a administração da educação não vai dar certo”, alertou.
Desde novembro do ano passado, Maysa afirma que tem enviado ofícios ao prefeito e à equipe de transição para tratar da educação na capital. “A secretária Solange já deve achar que eu não tenho vida, porque mando mensagem dia sim e dia sim para ela”, ironizou.
A crise na educação cuiabana se agravou após Abilio adiar o início das aulas nas escolas municipais, justificando problemas estruturais em mais de 150 unidades escolares. Para piorar, a secretária de Educação sequer participou da reunião que definiu o adiamento. Agora, a previsão é que as aulas comecem na próxima segunda-feira (10), mas a dúvida permanece: a gestão está pronta para esse desafio?