Um sonho antigo de moradores do Pedra 90 e bairros vizinhos de Cuiabá está cada vez mais perto de se tornar realidade: a implantação de uma unidade da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso na região Sul da Capital.
O projeto está sendo abraçado por importantes nomes da política mato-grossense e nasceu da mobilização das lideranças comunitárias Marcos Baiano (presidente da associação de moradores) e Mário Benevides, que identificaram o potencial do prédio desativado da antiga Escola Estadual Rafael Rueda como local ideal para sediar a universidade.
Atualmente sem uso, o prédio público está desativado há cerca de quatro meses, desde a entrega de novas escolas no bairro. Agora, pode ganhar nova vida como centro de ensino superior gratuito e acessível.
Apoio político forte
Nesta segunda-feira (31), o local recebeu a visita técnica do senador Jayme Campos (União Brasil), que se comprometeu a destinar recursos federais para a reforma do espaço. Segundo ele, o mais difícil já está garantido: o prédio. Agora, a meta é reunir os apoios necessários para tirar o projeto do papel.
“A estrutura está aí, pertence ao Governo do Estado. O que falta agora é o empenho para transformar essa ideia em realidade. E estou pronto para ajudar com recursos e articulações em Brasília”, afirmou o senador.
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) também manifestou total apoio à iniciativa. Por meio do seu representante Lilo Pinheiro, colocou seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição para acelerar o processo e garantir respaldo junto ao Governo do Estado.
O vereador Dídimo Vovô (PSB), representando a Câmara de Vereadores de Cuiabá, também está engajado no projeto. Para ele, levar ensino superior ao Pedra 90 é oferecer dignidade, oportunidade e transformação social para milhares de jovens e adultos.
Educação como motor de desenvolvimento
A futura unidade da UNEMAT não atenderia apenas o Pedra 90, mas também bairros como Altos da Serra, Jardim Fortaleza, Parque Cuiabá, Serra Dourada, entre muitos outros, criando uma nova rota de acesso à educação superior para a periferia da capital.
“Educação muda tudo. Onde há universidade, há esperança, desenvolvimento, geração de emprego e oportunidade para as famílias. Esse projeto é o começo de um novo capítulo para toda a região Sul de Cuiabá”, destacou Cleo Costa, jornalista e líder comunitário que acompanha o projeto desde o início.
Agora, com apoio garantido de parlamentares e a mobilização da comunidade, o próximo passo será oficializar o projeto junto à UNEMAT e ao Governo do Estado, além de buscar os trâmites legais para cessão do prédio e início das obras.
Veja o Vídeo: