A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu encerrar a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 para identificar ligações de telemarketing. Criado em 2022, o código permitia que o consumidor reconhecesse chamadas comerciais e optasse por atender ou não, mas acabou sendo rejeitado automaticamente por muitos usuários.
Segundo o Conselho Diretor da Anatel, o 0303 gerou “estigmatização” das ligações com esse número, prejudicando empresas do setor. A decisão de revogar a medida já está em vigor. Diversas entidades, incluindo representantes de telemarketing e operadoras de telefonia, haviam solicitado a revisão ou exclusão da regra.
O que muda agora
Com o fim do 0303, a Anatel aposta em tecnologias mais eficazes para combater abusos e golpes, como o sistema Origem Verificada.
Desenvolvido pelas operadoras em parceria com a agência, o recurso permite identificar quem está ligando e, em alguns casos, até o motivo da chamada, mesmo que o número não esteja salvo no aparelho. A ferramenta também ajuda a combater fraudes que usam números falsos e bloqueia robocalls — chamadas automáticas que desligam assim que o usuário atende.
O Origem Verificada é gratuito para o consumidor e não exige a instalação de aplicativos.














