O líder do prefeito Abilio Brunini (PL) na Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Dilemário Alencar (União Brasil), comentou a saída da médica Lúcia Helena Sampaio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a ex-gestora enfrentou uma estrutura sucateada e uma dívida acumulada nos últimos anos, o que teria dificultado sua atuação à frente da pasta.
A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10.1) nesta quarta-feira (30). Dilemário afirmou que não seria possível resolver os problemas estruturais da saúde em apenas sete meses de gestão.
“Nós acabamos errando em não nos comunicarmos melhor com a sociedade cuiabana de que, em 7 meses, não daria tempo, evidentemente, de arrumar o caos da saúde que nós herdamos. É um caos que foi produzido nos últimos 7 anos, com R$ 500 milhões de dívida, saúde toda sucateada. Devia ter esse esclarecimento melhor”, declarou.
Apesar das críticas recebidas pela ex-secretária por parte de parlamentares e da opinião pública, o vereador destacou que houve avanços na área, como a contratação de profissionais por meio de concurso público.
“Na gestão dela nesses 7 meses, ela conseguiu, por exemplo, contratar 1.500 servidores na área da saúde. Herdamos mais de 48 PSFs (Programas Saúde da Família) sem médicos, e ela conseguiu colocar médicos em 40 unidades”, afirmou.
Dilemário também ressaltou que a resolução dos problemas da saúde pública em Cuiabá dependerá de tempo e orçamento.
“Para arrumar a saúde, vai demandar tempo: um ano, um ano e meio. E a perspectiva de recuperação vem com o nosso próprio orçamento, porque ainda estamos trabalhando com orçamento da gestão anterior”, explicou.
Com a saída de Lúcia Helena, quem assume o comando da Secretaria de Saúde é Danielle Carmona, ex-interventora da saúde no município. A nomeação foi confirmada pelo prefeito Abilio Brunini nesta semana.
“Ela é experiente, enfermeira, conhece a rede municipal. Acredito que dará continuidade na reconstrução da saúde de Cuiabá”, concluiu Dilemário.
Vaja o Vídeo:














