Exame permite acesso a vestibulares e concursos; veja como participar.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) já agendou, de 2022 a maio de 2025, mais de 196 mil provas por meio do Exame Certificador de EJA. Objetivo é conceder a pessoas com idade acima de 15 anos que não finalizaram seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio e obterem a certificação da Educação Básica reconhecida pelo MEC.
Entre as áreas do conhecimento a de Matemática é a que registrou o maior número de agendamentos 61.078, que corresponde a (31,05%), seguido da área de Linguagens com 48.889, que equivale a (24,85%), Ciências da Natureza com 46.615 equivalente a (23,70%) e, por último, Ciências Humanas com 40.103 agendamentos que corresponde a (20,38%).
De acordo com o Painel de Agendamentos do Exame Online, da Seduc, de janeiro a 22 de maio de 2025, mais de 26 mil pessoas agendaram provas, que serão realizadas por áreas de conhecimento, conforme o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Ciências, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas.
As provas para a etapa do Ensino Fundamental têm 20 questões objetivas e o candidato tem 120 minutos para respondê-las. Para a Etapa do Ensino Médio a prova tem 30 questões objetivas e o candidato tem 90 minutos para responder às questões.
Para obter aprovação tanto na etapa do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, é preciso acertar 50% das questões.
O secretário de Educação, Alan Porto, observa que, ao validar o conhecimento adquirido ao longo da vida, não apenas reconhece a experiência do indivíduo, mas também incentiva a busca por um futuro melhor.
Para ele, o exame certificador é uma importante ferramenta para promover a inclusão educacional. “O exame abre portas para a participação em vestibulares e concursos públicos, oferecendo novas oportunidades de ascensão social”.
Inscrição
As inscrições são realizadas através do site oficial da Seduc (https://www3.seduc.mt.gov.br/) e serão efetivadas mediante o preenchimento da ficha de cadastro, contendo os dados pessoais do participante.
O participante pode inscrever-se para as seguintes etapas da Educação Básica: Ensino Fundamental para participante cuja idade for igual ou superior a 15 anos e Ensino Médio para participante cuja idade for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.
A inscrição pode ser feita até dezembro de 2025 e a aplicação das provas ocorre na data em que o interessado agendar, com limite até o dia 15 de dezembro de 2025.
No ato do agendamento, o sistema gerará um comprovante de inscrição com número de protocolo. O calendário de agendamento do Exame Certificador de EJA-ECEJA é vinculado ao calendário letivo de cada unidade escolar aplicadora.
Por esta razão, no período de férias escolares de 7 a 21 de julho de 2025 e de 19 de dezembro de 2025 a 17 de janeiro de 2026, não há aplicação da prova do Exame Certificador.
A Seduc esclarece que pessoas que não dominam as tecnologias da informação ou não tenham acesso a um computador, ou notebook para realizar suas inscrições, podem procurar as escolas aplicadoras no município onde o Técnico Administrativo Educacional – TAE do Exame Certificador, poderá auxiliá-los na realização das inscrições.