O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), demonstrou ceticismo quanto à efetividade da missão de senadores brasileiros que está nos Estados Unidos tentando negociar a retirada da tarifa de 50% imposta pelo governo americano sobre produtos brasileiros. Para Mendes, a missão deveria ser liderada pelos presidentes da Câmara e do Senado, e não por uma comitiva sem representatividade oficial no Executivo ou no Legislativo.
“Por mais louvável que seja, os senadores não são a representação oficial. Talvez sejam recebidos pelo terceiro escalão do governo americano. Precisamos de negociação de gente grande para sairmos dessa arapuca e produzir resultados para o país”, afirmou o governador.
Segundo Mendes, apenas o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teriam legitimidade institucional para uma negociação eficaz com os EUA diante da atual crise comercial.
Comitiva já está nos Estados Unidos
A delegação é composta por oito parlamentares:
Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).
O grupo desembarcou em Washington no último final de semana e já iniciou as agendas oficiais nesta segunda-feira (28), com reuniões na Embaixada do Brasil e na U.S. Chamber of Commerce, onde se encontraram com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
A missão foi organizada pelo senador Nelsinho Trad e aprovada por unanimidade no Plenário do Senado.
Entenda o caso
No início do mês, o presidente dos Estados Unidos anunciou tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, com vigência a partir de 1º de agosto. A decisão foi atribuída a retaliações políticas, especialmente por conta do processo penal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O impacto da medida já se faz sentir no setor agroexportador brasileiro, com forte queda nas exportações de carne para os EUA nos últimos meses.














