O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), deu mais um passo importante em defesa das mulheres na política. Ao lado da deputada Janaína Riva (MDB), ele firmou parceria com o Ministério Público Federal (MPF) para a criação de um núcleo pioneiro de combate à violência política de gênero, que funcionará na própria Assembleia.
A reunião foi realizada na sede do MPF, com a presença do procurador regional eleitoral Ricardo Pael, na terça-feira (2).
“Fizemos uma boa tratativa com a liderança da deputada Janaína, sobre a violência política de gênero. Vamos colaborar com o MPF, a Procuradoria da Mulher da ALMT, o Ministério Público Estadual e outros órgãos, para enfrentarmos juntos essa pauta tão sensível no estado de Mato Grosso”, destacou Max Russi, lembrando que essa é uma bandeira que ele já vem defendendo há anos.
Segundo o presidente, o núcleo será um espaço de acolhimento, orientação e ação concreta, garantindo que a política em Mato Grosso seja um ambiente de respeito, igualdade e segurança para todos.
A deputada Janaína Riva reforçou a importância da iniciativa:
“Vai ser uma parceria pioneira, agora vamos ter um núcleo de combate à violência política de gênero. Essa é uma boa notícia para as mulheres políticas do nosso estado”, afirmou.
O procurador Ricardo Pael destacou que a parceria vai ampliar os canais de acesso das vítimas ao Ministério Público e encorajar novas denúncias:
“A ideia é que servidoras da Assembleia atuem em conjunto com o MPF, garantindo atenção especial e resposta rápida a esses casos.”
Além da criação do núcleo, os deputados protocolaram uma representação para investigar possível prática de violência política de gênero contra a prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira, registrada no último mês.














