Carregando...

Operação R2 mira facção criminosa e cumpre 21 ordens judiciais em três cidades de MT

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação R2 – Refúgio Rastreado, com a finalidade de desarticular a atuação de uma facção criminosa com base em Cáceres e ramificações em outros municípios do Estado. Ao todo, foram cumpridas 21 ordens judiciais expedidas pela Justiça após investigação conduzida pela delegacia local.

Entre as medidas estão cinco mandados de prisão cautelar e oito de busca e apreensão, além de determinações para afastamento de sigilo. As diligências ocorreram simultaneamente em Cáceres, São José do Rio Claro e Cuiabá.

Um dos investigados, de 32 anos, foi identificado após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que aparecia fazendo apologia à facção. A partir do aprofundamento das investigações, a polícia conseguiu mapear imóveis utilizados como bases de apoio logístico do grupo criminoso. Segundo apurado, os locais serviam para armazenar drogas e armas e também como abrigo temporário para integrantes da organização.

A ofensiva contou com apoio de equipes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), 1ª Delegacia de Polícia, Delegacia de São José do Rio Claro e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

De acordo com o delegado responsável pelo inquérito, Mauro Apoitia, a ação integra uma estratégia contínua de enfrentamento às facções criminosas, especialmente diante do registro de crimes violentos na região. Ele ressaltou que parte das investigações tem início a partir de denúncias anônimas feitas pela população, destacando a importância da colaboração social.

A denominação “Refúgio Rastreado” faz alusão às casas de apoio identificadas e monitoradas durante a apuração. A operação também faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil para 2026, dentro da Operação Pharus – Farol da Justiça, vinculada ao programa Tolerância Zero, que concentra esforços no combate ao crime organizado em Mato Grosso.

A instituição reforçou que as ações integradas devem continuar com o objetivo de enfraquecer a estrutura operacional dos grupos criminosos e ampliar a segurança na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 20.02.2026 16:54

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Eleição não é loteria. É ciência, método e estratégia. adquira o livro a arte de ganhar eleições.

Como usar o marketing digital para virar o jogo nas urnas.