Se você acha que paga pouco imposto, agora pode resolver esse problema! O deputado Kim Kataguiri (União Brasil) apresentou um projeto que permite que cidadãos voluntariamente paguem uma alíquota maior do Imposto de Renda (IR) para ajudar o governo.
Batizado de “Heróis do Tesouro”, o programa permitirá que quem quiser contribuir com pelo menos 5% a mais no IR possa fazê-lo. E qual é a recompensa por abrir mão de parte do próprio salário? Apenas um título simbólico de “herói ou heroína do tesouro” e a inclusão em um cadastro público.
Isso mesmo! Você doa mais dinheiro ao governo e recebe um diploma honorário – sem descontos na alíquota, sem benefícios fiscais, sem cashback. Apenas o reconhecimento de que você pagou mais impostos por livre e espontânea vontade.
📌 Como vai funcionar o “Heróis do Tesouro”?
O projeto prevê a criação de um sistema online onde qualquer cidadão poderá optar por contribuir com um percentual adicional ao seu Imposto de Renda. Esse valor será tratado como receita tributária e seguirá as mesmas regras e obrigações do IR normal.
Além disso, será criado um cadastro público de doadores, onde qualquer um poderá consultar:
✔️ Quem aderiu ao programa
✔️ Quanto está pagando a mais
✔️ Se houve mudanças nas alíquotas escolhidas
Segundo Kataguiri, essa transparência garante segurança jurídica e incentiva mais pessoas a aderirem.
💬 “Muitos brasileiros desejam colaborar de forma mais ativa para o fortalecimento das finanças públicas e a promoção do bem-estar coletivo”, justificou o parlamentar.
💸 Imposto extra e sem benefícios: vale a pena?
Diferente de doações para instituições filantrópicas, que podem ser abatidas do IR, o “Heróis do Tesouro” não concede nenhum benefício ao contribuinte. Ou seja: quem aderir realmente estará apenas pagando mais impostos sem nenhuma contrapartida.
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e passará pelas comissões de Cultura, Finanças e Tributação, Constituição e Justiça antes de ir ao Plenário.
E enquanto isso, seguimos enfrentando:
🔴 Carga tributária de mais de 33% do PIB – uma das maiores do mundo!
🔴 Serviços públicos ineficientes – mesmo arrecadando bilhões!
🔴 Inflação alta e aumento no custo de vida – mas a solução apresentada é pagar mais impostos voluntariamente!
🚨 O Brasil precisa de mais arrecadação ou de mais eficiência?
Se a ideia for mesmo ajudar o país, será que o problema está na falta de dinheiro ou na má gestão dos recursos já arrecadados?
💬 “O brasileiro já é um verdadeiro herói por conseguir sobreviver com tantos impostos! Quem deveria provar seu compromisso com o bem-estar coletivo é o próprio governo, administrando melhor os recursos públicos, e não pedindo que a população doe ainda mais dinheiro” – opinam especialistas.
Se essa moda pega, podemos esperar em breve:
✔️ Plano premium de tributação – com mais opções para quem quiser pagar além do necessário!
✔️ Assinatura anual de impostos – com pacotes diferenciados para cada nível de generosidade!
✔️ “Cashback tributário” – ah não, esse ainda não foi inventado…
📢 E você? Vai querer ser um “Herói do Tesouro” ou já sente que está fazendo sua parte todo mês no imposto descontado do seu salário?
Acompanhe o MT Urgente e fique por dentro das pautas mais absurdas da política brasileira!