Levantamento do Instituto Percent Brasil, divulgado nesta semana, confirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém folgada liderança na corrida presidencial em Mato Grosso, superando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todos os cenários analisados. O resultado reforça o peso do eleitorado de direita no Estado e indica que as eleições de 2026 tendem a consolidar uma ampla bancada conservadora na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e até no Senado.
No confronto direto entre Bolsonaro e Lula, a vantagem do ex-presidente ultrapassa 20 pontos percentuais: 49,4% das intenções de voto contra 27,6% do petista. Lula aparece numericamente à frente apenas em dois cenários, ambos sem a presença de Bolsonaro: contra Ronaldo Caiado (União), por 27,8% a 27,3%, e contra Ciro Gomes (PDT), por 27,7% a 26%.
O levantamento também fortalece a perspectiva do PL em Mato Grosso, que hoje conta com o senador Wellington Fagundes liderando as sondagens para o Governo do Estado. Caso se mantenha o atual cenário, a legenda tende a sair fortalecida, com grande potencial de eleger um número expressivo de deputados estaduais, federais e até ampliar espaço no Senado.
Outro ponto relevante é que, mesmo que Bolsonaro não seja candidato em 2026, o apoio dele a outro nome deve manter a força da direita no Estado, com chances reais de vitória e manutenção da liderança política no cenário nacional e estadual.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 29 de julho e 4 de agosto. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.














