O Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, em Cuiabá, registrou 1,5 mil mulheres atendidas somente no primeiro semestre de 2025. A unidade, que integra a Polícia Civil, é referência no acolhimento de vítimas e atende casos da capital e de Várzea Grande.
De janeiro a junho, foram elaborados 2 mil boletins de ocorrência e solicitadas 1,6 mil medidas protetivas, além da realização de quase 4 mil oitivas. No atendimento psicossocial, psicólogas e assistentes sociais prestaram 874 acolhimentos e encaminhamentos.
Delegacia da Mulher: acolhimento e proteção
O delegado Richard Damasceno Ferreira Lage, coordenador do Plantão 24h, destacou que os números refletem a relevância da unidade, estruturada para atender exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
“Através das equipes multidisciplinares do Plantão da Mulher, com delegados, escrivães, investigadores, psicólogas e assistentes sociais, a Polícia Civil atua com empatia e eficiência desde o primeiro atendimento, visando proteger e acolher as vítimas”, reforçou.
O Plantão funciona todos os dias, em regime 24 horas, e centraliza atendimentos que antes eram feitos nas Centrais de Flagrantes. O espaço possui salas reservadas para acolhimento, cartórios, atendimento psicossocial e até uma brinquedoteca e playground para filhos das vítimas, humanizando o processo.
Importância da denúncia
O serviço é essencial para quebrar o ciclo da violência. Muitas mulheres só conseguem romper a situação de agressão ao buscar ajuda da Delegacia da Mulher. Por isso, a orientação da Polícia Civil é clara: não se cale, denuncie.
Qualquer vítima ou testemunha pode acionar a polícia pelo 190, registrar ocorrência no Plantão 24h ou recorrer ao 180 – Central de Atendimento à Mulher.














