Carregando...

Prefeita de Várzea Grande manifesta preocupação com impacto de taxação dos EUA e alerta para queda na arrecadação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), demonstrou preocupação com os reflexos da nova taxação imposta pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. A medida, anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, impõe tarifa de 50% sobre algumas importações e começou a valer nesta sexta-feira (1º), afetando diretamente a economia local.

Durante visita à nova sede da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (31), Flávia destacou os avanços e investimentos que sua gestão vem promovendo na cidade, mas alertou que o novo cenário econômico pode comprometer a arrecadação do município e colocar em risco projetos importantes.

“Os frigoríficos são o que mais arrecadam ICMS. Nós somos a segunda maior arrecadadora de ICMS do Estado de Mato Grosso por conta dos frigoríficos no nosso município. Com certeza vamos perder com essa taxação e com o fechamento que hoje eu fiquei sabendo da Marfrig. Isso vai alterar muito a nossa arrecadação”, afirmou.

A Marfrig, uma das maiores indústrias de proteína animal do mundo e instalada em Várzea Grande, decidiu suspender temporariamente a produção destinada ao mercado americano. A empresa comunicou oficialmente ao Ministério da Agricultura, alegando “motivos comerciais”. No entanto, especialistas do setor associam a medida à tensão política entre os dois países.

A planta da Marfrig na cidade é considerada estratégica: abate cerca de 2.000 cabeças de gado por dia e tem capacidade de produção anual de até 70 mil toneladas de alimentos, exportando para 22 países, incluindo EUA e China. Desde sua aquisição da BRF em 2019, tornou-se um dos maiores polos industriais da cidade.

A prefeita informou que ainda não há um cálculo fechado sobre o impacto fiscal, mas que sua equipe já está trabalhando na avaliação técnica.

“Recebemos a notícia pela imprensa também. Então, determinei à Secretaria da Fazenda que faça um levantamento de impacto fiscal. Fiquei muito preocupada e já orientei os auditores a iniciarem esse processo”, acrescentou.

Flávia Moretti também ressaltou que a possível queda na arrecadação poderá afetar investimentos importantes da atual gestão, como a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), já prevista para iniciar em breve.

“Nós temos um problema sério com a UBS, que logo começa a implantação. Então a gente tem que ter muito zelo. Pedi para a Secretaria da Fazenda fazer esse levantamento para ver onde vamos atacar para que haja compensação”, pontuou.

Apesar das incertezas, a prefeita reforçou o compromisso de sua gestão em buscar alternativas para manter os investimentos e proteger a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 15.12.2025 03:47

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Eleição não é loteria. É ciência, método e estratégia. adquira o livro a arte de ganhar eleições.

Como usar o marketing digital para virar o jogo nas urnas.