Os senadores mato-grossenses Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL) se posicionaram de forma crítica contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de uso das redes sociais.
A medida foi autorizada no âmbito de uma nova operação da Polícia Federal, realizada nesta sexta-feira (18), sob a justificativa de risco de fuga e suspeita de envolvimento em tentativa de golpe de Estado.
Fagundes vê excesso e diz que PL vai recorrer
Aliado de Bolsonaro e membro do PL, Wellington Fagundes considerou a decisão exagerada e garantiu que a defesa irá recorrer.
“É uma decisão monocrática. Agora os advogados vão recorrer. E nós não concordamos com essa postura do STF. O PL não concorda com isso”, afirmou o senador.
Jayme Campos: “STF está passando dos limites”
Já o senador Jayme Campos subiu o tom e disse que o Supremo tem cometido excessos que ferem a Constituição.
“Acho que as medidas que o Supremo tem tomado são pesadas, sobretudo a dosimetria em relação ao 8 de Janeiro. Este é um momento que exige união e não um clima policialesco. Muitas vezes o Supremo está passando de todos os limites constitucionais”, criticou.
Para Jayme, a medida contra Bolsonaro poderia ter sido conduzida de outra forma.
“Não precisava nada disso. Me parece que está havendo certo exagero”, concluiu.
Entenda as medidas contra Bolsonaro
Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está proibido de:
-
Usar redes sociais;
-
Se comunicar com outros investigados;
-
Falar com diplomatas e embaixadores;
-
Se aproximar de embaixadas;
-
Falar com seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro;
-
Sair de casa à noite (das 19h às 7h) e nos fins de semana, em tempo integral.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de US$ 14 mil, R$ 8 mil em espécie, um pen drive e o celular do ex-presidente. A ação ocorreu em sua residência em Brasília e também em escritórios do PL.














