Carregando...

Última elefanta da Argentina está a caminho de Chapada dos Guimarães; trajeto pode ser acompanhado ao vivo

A última elefanta em cativeiro da Argentina, Kenya, de 44 anos, está cruzando o Brasil rumo ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, a 67 km de Cuiabá. O transporte do animal começou no domingo (6), e a previsão é de que a viagem dure cinco dias, percorrendo cerca de 3.400 km.

Kenya viveu por mais de 40 anos sozinha no Ecoparque Mendoza, onde chegou ainda jovem, na década de 1980. Após décadas de confinamento e isolamento, o animal agora será acolhido em um espaço adequado, com liberdade, cuidados veterinários e a chance de conviver com outros elefantes.

O transporte é realizado com acompanhamento de cuidadores argentinos, equipe veterinária especializada, além de uma câmera interna para monitoramento em tempo real dentro do contêiner onde Kenya está acomodada. Água, frutas e vegetais são oferecidos regularmente para garantir o bem-estar da elefanta durante a longa viagem.

É possível acompanhar o trajeto ao vivo. O link para monitoramento está disponível no site do Santuário de Elefantes.

Novo lar com liberdade e companhia

Ao chegar ao SEB, Kenya será recebida em uma área de proteção onde vivem outros seis elefantes: Maia, Rana, Mara, Bambi, Guillermina e Pupy — esta última também resgatada da Argentina, em abril.

Kenya é uma elefanta africana e sempre apresentou comportamento reservado. Mesmo assim, segundo a equipe do SEB, já demonstra pequenos sinais de confiança, o que traz esperança sobre sua adaptação no novo habitat.

“Ela inicia agora uma nova jornada, onde terá espaço, cuidado e a autonomia de que precisa para se curar após décadas de confinamento — e para redescobrir o que significa ser uma elefanta”, diz nota oficial do SEB.

🐘 Como ajudar Kenya

O Santuário de Elefantes é uma organização sem fins lucrativos e mantém os cuidados dos animais com apoio de doações e apadrinhamentos. É possível:

  • Fazer doações pontuais ou mensais;

  • Apadrinhar Kenya com R$ 100 mensais, ajudando com alimentação, exames e medicamentos;

  • Comprar produtos oficiais e ajudar a manter o santuário ativo.

💚 Mais informações estão disponíveis no site oficial do SEB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 15.12.2025 03:43

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Eleição não é loteria. É ciência, método e estratégia. adquira o livro a arte de ganhar eleições.

Como usar o marketing digital para virar o jogo nas urnas.