A vice-prefeita de Cuiabá, coronel Vânia (Novo), vai assumir pela primeira vez o comando do Palácio Alencastro entre os dias 27 e 29 de outubro. A mudança temporária ocorre em razão da viagem do prefeito Abilio Brunini (PL) aos Emirados Árabes Unidos, onde participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025APCS) & Fórum de Prefeitos, em Dubai.
Essa será a primeira vez que Vânia atuará oficialmente como prefeita interina, marcando um passo importante em sua carreira política. Ex-secretária de Mobilidade Urbana, ela já demonstrou liderança durante as eleições e tem buscado ampliar sua atuação dentro da gestão municipal. Em agosto, após deixar a segunda secretaria que comandava, anunciou sua intenção de reativar a estrutura da vice-prefeitura, extinta desde 2020, para dar mais autonomia ao cargo e reforçar sua relevância.
Em coletiva de imprensa realizada em setembro, Vânia ressaltou que a vice-prefeitura ainda carece de funções bem definidas, mas destacou que tem dialogado com Abilio e o secretário de Governo, Ananias Filho, para fortalecer sua atuação e garantir mais espaço nas decisões administrativas.
Oportunidade de mostrar liderança
A posse interina de Vânia representa mais do que a continuidade da gestão durante a ausência do prefeito: é também uma oportunidade de demonstrar suas competências, liderança e comprometimento. O cargo de prefeita interina reforça seu espaço político e evidencia que ela segue firme em sua proposta de contribuir cada vez mais com Cuiabá.
Essa chance pode consolidar o protagonismo que Vânia tem buscado desde o início de seu mandato, fortalecendo sua presença na cena política local e abrindo caminhos para novas responsabilidades no futuro.
Agenda internacional de Abilio
Enquanto Vânia conduz o Executivo municipal, Abilio cumpre agenda oficial em Dubai, a convite da ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy. Apenas 15 prefeitos brasileiros foram selecionados para participar da cúpula.
As passagens serão custeadas pela embaixada dos Emirados, e a comitiva contará também com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros. Após Dubai, Abilio seguirá para a China International Import Expo (CIIE 2025), feira global de importação e exportação.














