A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande vive um momento de ajustes, modernização e enfrentamento de desafios estruturais. O panorama foi apresentado pelo secretário Igor Cunha durante entrevista ao Programa Tribuna, da rádio Vila Real, na manhã desta quarta-feira, quando fez um balanço dos quase seis meses à frente da pasta e detalhou as principais ações em andamento.
Segundo o secretário, o foco da atual gestão tem sido reorganizar os setores internos para dar mais agilidade aos processos e tornar a administração mais eficiente. “Nestes quase seis meses à frente da pasta tenho procurado fazer ajustes em todos os setores, para dar mais celeridade aos processos administrativos e aos encaminhamentos, dinamizando a gestão”, afirmou. Ele ressaltou que a secretaria passa por um processo de modernização, com informatização das rotinas de trabalho. “Estamos modernizando os processos administrativos, informatizando as rotinas como forma de dar agilidade, legalidade e transparência em todas as etapas da gestão”, completou.
Igor Cunha reconheceu que as mudanças nem sempre são recebidas de forma imediata por todos, mas defendeu a necessidade de adaptação. “Toda mudança causa estranheza e incômodo num primeiro momento, mas existe a necessidade das pessoas se atualizarem e se adequarem à nova realidade digital”, pontuou. Para ele, a transformação digital já é uma realidade em praticamente todos os setores da sociedade, especialmente na comunicação, e Várzea Grande não pode ficar para trás. “O que estamos fazendo em Várzea Grande é justamente isso: nos adequando ao mundo digital”, reforçou.
Durante a entrevista, o secretário também falou sobre o Processo Seletivo Simplificado realizado pela secretaria. Ele garantiu que todas as etapas ocorreram com lisura e transparência. “Desde a publicação do primeiro edital e nas demais etapas, o certame foi conduzido com muita transparência”, afirmou. Igor Cunha admitiu que houve algumas inconsistências no sistema, mas destacou que os problemas não comprometeram o andamento geral do processo. “Houveram algumas inconsistências, mas nada que pudesse comprometer todo o certame. Estamos dando sequência às convocações conforme a ordem de classificação”, explicou.
Outro ponto abordado foi a concorrência com seletivos de outros municípios e do próprio Estado. De acordo com o secretário, muitos educadores participaram de mais de um processo seletivo, sendo aprovados em diferentes certames, o que impactou nas convocações iniciais. “Houve candidatos aprovados em duas seleções e outros que assumiram vagas no Estado, mas todos esses fatores já estão sendo ajustados”, disse.
Por fim, Igor Cunha tranquilizou a comunidade escolar ao garantir que o calendário segue conforme o planejado. “O ano letivo teve início na semana passada e vai seguir de acordo com o planejamento realizado para 2026”, assegurou o secretário, reafirmando o compromisso da gestão com a continuidade das aulas e a qualidade da educação em Várzea Grande.















