Cuiabá-MT: 22 de abril de 2025 : 04:12 am

Papa Francisco morre aos 88 anos na Casa Santa Marta, no Vaticano

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que divulgou que o pontífice faleceu por volta das 7h35 (horário local), no segundo andar da residência onde vivia desde sua eleição, em 2013.

Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, enfrentava problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dificuldades respiratórias, uma cirurgia no cólon e, mais recentemente, limitações de mobilidade. Nos últimos dias, seu estado havia se agravado, e ele permaneceu sob cuidados médicos dentro do próprio Vaticano.

O corpo do pontífice será sepultado em um caixão às 20h (horário local, 14h no horário de Brasília) desta segunda-feira, conforme comunicado oficial da Santa Sé. O rito de constatação da morte será conduzido pela Câmara Apostólica, responsável pelos procedimentos após a morte de um papa.


O que acontece agora: sucessão e escolha do novo Papa

Com a morte de Francisco, o posto de Sumo Pontífice da Igreja Católica fica vago, iniciando um dos processos mais solenes do Vaticano: o período conhecido como sede vacante.

Durante esse período, os principais cardeais da Igreja se reúnem no Conclave, cerimônia realizada na Capela Sistina, em Roma, para a escolha do novo papa. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar, e é necessário alcançar uma maioria qualificada de dois terços dos votos para a eleição de um novo pontífice.

O deão do Colégio dos Cardeais (atualmente o cardeal Giovanni Battista Re) assume a função de anunciar e organizar o Conclave. Ainda não há uma data oficial marcada, mas o processo costuma ocorrer entre 9 e 15 dias após a morte do papa, período dedicado também às homenagens fúnebres.

O novo papa será anunciado pela tradicional frase “Habemus Papam”, seguida da primeira aparição pública do escolhido na sacada da Basílica de São Pedro.


📌 Legado e pontificado

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi eleito em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI, que havia renunciado. Foi um papa marcado por posturas progressistas, foco na inclusão, defesa dos pobres e forte apelo por paz, meio ambiente e combate aos abusos na Igreja.

Seu pontificado foi também um marco pela aproximação com outras religiões e temas sociais, além de representar um novo estilo de liderança papal: mais simples, acessível e humano.


Mais informações serão divulgadas ao longo do dia pelo Vaticano, incluindo detalhes sobre o funeral, ritos oficiais e cronograma do Conclave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá-MT 22/04/2025 04:12

Tempo Cuiabá MT

Nossos Parceiros

Categorias

Coluna Alex Rabelo

Picture of Alex Rabelo

Alex Rabelo

Sua coluna é leitura obrigatória para quem busca entender os fatos com profundidade!

Posts relacionados

Alex Rabelo: A Voz da Informação Confiável

Alex Rabelo é referência em análises precisas, reportagens exclusivas e histórias que transforma fatos em notícia com excelência!

coluna alex rabelo