A política mato-grossense não para de produzir sinais. E alguns deles dificilmente passam despercebidos por quem acompanha os bastidores da sucessão estadual de 2026. Poucos dias após o evento de inauguração da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo, em Dom Aquino, que gerou desconforto entre lideranças políticas por conta da ausência de espaço para pronunciamentos de algumas autoridades, um novo movimento chamou a atenção no cenário político estadual. Neste domingo, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos), apareceu prestigiando a festa de aniversário do empresário Diógenes Fagundes, filho do senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL). O encontro, naturalmente, movimentou os bastidores. Isso porque, durante o evento da ferrovia, chamou atenção a ausência de fala de importantes lideranças políticas presentes no ato, entre elas Max Russi e o senador Jayme Campos. O episódio gerou comentários nos corredores da política e levantou questionamentos sobre o espaço ocupado por cada liderança dentro do atual tabuleiro eleitoral. Agora, poucos dias depois, a presença de Max em um evento familiar da família Fagundes acaba alimentando novas interpretações. Coincidência? Gesto de cortesia? Ou mais um sinal das articulações que começam a ganhar forma para 2026? Nos bastidores, não é segredo que Wellington Fagundes tem feito acenos públicos a Max Russi. Em maio, o senador chegou a afirmar que uma eventual candidatura de Max ao Governo “mudaria muito o cenário eleitoral” e destacou a importância política do presidente da Assembleia. Mais do que isso, Wellington já classificou Max como uma das principais lideranças políticas do estado e admitiu publicamente o interesse de caminhar ao seu lado no processo eleitoral. A pergunta que começa a circular entre analistas políticos é inevitável: Estaria surgindo uma reaproximação mais consistente entre os grupos de Wellington Fagundes e Max Russi? Neste momento, não existe qualquer anúncio oficial de aliança ou composição eleitoral. Porém, em política, gestos costumam falar tanto quanto discursos. E quando um dos políticos mais influentes do estado aparece em um evento familiar de um dos principais pré-candidatos ao Governo, dificilmente o movimento passa despercebido. Afinal, em ano eleitoral, nem sempre uma fotografia é apenas uma fotografia. Por Alex Rabelo MT Urgente News
Van Rosa reforça rede de proteção e leva atendimento às mulheres em diferentes regiões de Várzea Grande
Unidade móvel do programa SER Família Mulher percorre bairros e unidades de saúde durante a semana, oferecendo orientação, acolhimento e encaminhamento para mulheres em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT) retoma nesta semana os atendimentos da Van Rosa em Várzea Grande, ampliando o acesso das mulheres aos serviços de orientação, acolhimento e proteção oferecidos pelo programa SER Família Mulher. A iniciativa busca fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero e garantir que informações sobre direitos e canais de apoio cheguem diretamente às comunidades. A unidade móvel retorna ao município em razão da crescente demanda registrada nos atendimentos anteriores e percorrerá diferentes regiões da cidade ao longo da semana. A proposta é aproximar os serviços públicos das mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade social ou violência, facilitando o acesso a orientações especializadas e aos encaminhamentos necessários. A programação começa nesta segunda-feira (22), na Estratégia Saúde da Família (ESF) 24 de Dezembro. Na terça-feira (23), a equipe estará na ESF Manaíra. Já na quarta-feira (24), os atendimentos serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase. Na quinta-feira (25), a ação segue para a Policlínica do Parque do Lago. Em todos esses locais, o atendimento ocorrerá das 8h30 às 16h. Encerrando a agenda semanal, a Van Rosa participará, na sexta-feira (26), do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho. A ação será realizada das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica. Além de prestar orientações, a equipe atua na divulgação dos serviços disponíveis na rede de proteção à mulher, oferecendo informações sobre acolhimento, atendimento especializado e mecanismos de denúncia. O atendimento é gratuito e aberto a toda a população feminina interessada em conhecer seus direitos ou buscar apoio. Com a iniciativa, o Governo de Mato Grosso reforça o compromisso de ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, promovendo prevenção, conscientização e acesso facilitado aos serviços de assistência social e cidadania.
Max Russi destaca papel da ALMT na viabilização da Ferrovia Estadual de Mato Grosso
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (Podemos), destacou o papel do Parlamento estadual na viabilização da Ferrovia Estadual de Mato Grosso durante a inauguração do primeiro trecho do empreendimento, realizada neste sábado (20), em Dom Aquino (151 km de Cuiabá). Durante a cerimônia, Max relembrou que o projeto só se tornou possível após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Emenda Constitucional nº 93/2020, que autorizou o Governo do Estado a realizar concessões ferroviárias estaduais. “Um dia histórico para Dom Aquino, Primavera, Campo Verde, para todo o nosso estado. Em 2020, nós aprovamos a Emenda Constitucional de 2020, que deu a possibilidade do governo fazer as concessões de ferrovias estaduais. Criou-se a legislação, mudou-se a Constituição e aquela lei aprovada deu condição do estado fazer a concessão. Hoje a concessão é uma realidade nesses 162 quilômetros inaugurados”. Crédito – Rodrigo Prates O parlamentar ressaltou que a nova estrutura logística deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região, ampliar a competitividade do setor produtivo e atrair novos investimentos. “Isso traz desenvolvimento, traz progresso, traz investimentos em toda a região. Então, confesso que um dia histórico, estou muito feliz porque a gente viu esse sonho, essa sementinha ser plantada lá atrás e hoje a gente está vendo se tornar realidade”. Considerada a maior ferrovia atualmente em execução no Brasil, a obra terá 740 quilômetros de extensão quando concluída. O traçado ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses, além de contar com um ramal previsto para Cuiabá. As obras tiveram início em novembro de 2022 e mobilizaram mais de 65 empresas contratadas e cerca de 5 mil trabalhadores. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos da região, empresários, representantes do setor produtivo e outras lideranças. Entre os presentes estava o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
Escola transforma trajetórias e ajuda estudantes a construir sonhos dentro e fora das salas de aula
Entre medalhas, novos idiomas e projetos de vida, alunos da rede estadual mostram como educação, esporte e acolhimento abrem caminhos para o futuro em Mato Grosso. Aos 15 anos, David Henrique Oliveira Gomes divide os dias entre aulas, treinos e planos que já vão além dos muros da escola. Aluno da Escola Estadual de Tempo Integral Governador José Fragelli, conhecida como Arena da Educação, em Cuiabá, ele encontrou no judô mais do que uma modalidade esportiva: disciplina, rotina e um caminho para o futuro. O esporte entrou cedo na vida de David. Aos três anos, incentivado pelo pai, que também é seu sensei, ele começou a dar os primeiros passos no judô. Com o tempo, a prática virou paixão e passou a fazer parte do projeto de vida do estudante. Na unidade, vocacionada ao esporte, ele encontrou uma rotina que o ajudou a conciliar os estudos com os treinos. “A escola contribui muito para o meu desenvolvimento no judô, porque tem horários específicos para a prática esportiva”, afirma. A mudança para a escola de tempo integral também teve reflexos fora do tatame. David recorda que passou a organizar melhor o próprio tempo e a levar os estudos com mais responsabilidade. “Antes da Arena, eu estudava em uma escola de meio período e era mais relaxado. Quando mudei para cá, comecei a focar mais nos estudos, no esporte e na minha rotina. Foi nesse momento que percebi uma mudança nos meus hábitos”, relata. Entre as lembranças mais marcantes está a participação no Sul-Americano Escolar de 2025. Ao retornar da competição, David recebeu reconhecimento da comunidade escolar e uma moção de aplausos, momento que guarda como prova de que o esforço começava a gerar resultados. David sonha em se tornar atleta olímpico e servir à Marinha por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Também considera seguir carreira como oficial da polícia. Para ele, os dois caminhos passam pela escola. A experiência de David não é isolada. Na mesma unidade, Bernardo Mendes, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio, também encontrou no esporte uma forma de reorganizar a rotina e ampliar suas perspectivas. Atleta de badminton, Bernardo conheceu a modalidade na própria escola, durante um rodízio de práticas esportivas. A experiência despertou interesse e, depois, compromisso. “Tudo mudou, inclusive a forma como eu vivia, porque passei a me organizar melhor e a ter mais foco nos estudos e na prática esportiva”, afirma. O estudante lembra a conquista do primeiro campeonato como um dos momentos mais importantes de sua trajetória. Segundo ele, foi quando percebeu que não caminhava sozinho. “Foi nesse momento que percebi que tinha o apoio não apenas dos meus familiares, mas também dos professores e da escola. Todo esse reconhecimento reforçou o valor do ambiente escolar no meu desenvolvimento”, diz. Atleta de badminton, Bernardo Mendes conheceu a modalidade na escola Segundo a coordenadora da unidade, Ailaidée Santos, o esporte amplia as oportunidades de aprendizagem e contribui para a formação integral dos estudantes. No dia a dia, ela observa mudanças que nem sempre aparecem em rankings, gráficos ou avaliações externas. Para a coordenadora, os indicadores ajudam a acompanhar a rede, mas não traduzem toda a dimensão do que acontece na escola. “Os números são importantes, mas não conseguem expressar as mudanças de comportamento, o desenvolvimento de valores e o crescimento emocional e social dos estudantes”, afirma. Acolhimento e oportunidades Se para David e Bernardo a escola ajudou a transformar o esporte em projeto de vida, para Daviela Valéria Bermudez, ela representou a possibilidade de um recomeço. Natural da Venezuela, a estudante chegou a Cuiabá durante a pandemia da Covid-19. Matriculada na Escola Estadual Cívico-Militar Leovegildo de Melo, ela encontrou acolhimento logo nos primeiros dias de adaptação. “Fui bem recebida. Todo o corpo da escola e os meus colegas me trataram bem e me incluíram em todas as atividades”, relembra. O aprendizado do português veio aos poucos, junto com a adaptação à rotina escolar. Hoje, aos 17 anos e cursando o 3º ano do Ensino Médio, Daviela busca aproveitar as oportunidades que surgem. O interesse pelos estudos também despertou a vontade de aprender outros idiomas. Além do português, ela estuda inglês e aprende turco e francês. Os idiomas se conectam aos planos que ela tem para o futuro. Ela pretende cursar Relações Internacionais ou seguir carreira em comércio exterior. Mas há um sonho que carrega um sentido ainda mais pessoal. “Eu quero contribuir para melhorar o país, inclusive o meu, e também realizar o sonho do meu irmão, que é conhecer o mundo em sua cadeira de rodas”, conta. Daviela Valéria Bermudez em sala de aula Para o professor de Língua Portuguesa Diego Silva, da EECM Leovegildo Melo, uma das maiores conquistas de um educador acontece quando o estudante volta a acreditar que é capaz de aprender. Ao longo da carreira, ele percebeu que ensinar exige mais do que cumprir o planejamento. É preciso conhecer a realidade dos alunos, suas dificuldades, seus ritmos e as diferentes formas de aprender. Segundo o professor, alguns avanços aparecem silenciosamente: quando um estudante perde o medo de participar, faz uma pergunta pela primeira vez ou consegue concluir uma atividade que antes parecia impossível. Diego afirma que continua acreditando na educação pública porque também foi transformado por ela. “Sou fruto da escola pública. Há 15 anos, eu era estudante no mesmo prédio onde hoje leciono. Foi por meio da educação que alcancei espaços que sempre sonhei em conhecer e conheci realidades muito diferentes da minha”, conta. “Por trás de cada número há uma história, uma dificuldade, uma superação. Os números não mostram o estudante que trabalha, que ajuda a família ou que está aprendendo uma nova língua enquanto cursa as disciplinas. A escola também é feita de histórias, vínculos, resistências e pequenas conquistas que nem sempre cabem nas estatísticas”, finaliza Diego Silva. Na avaliação do governador Otaviano Pivetta, educação e esporte têm que andar juntos, porque desde jovem o aluno precisa aprender a ter qualidade de vida e a se cuidar.
Mato Grosso cria fórum inédito para valorizar produtos regionais e impulsionar economia local
Nova instância reúne governo, universidades e setor produtivo para fortalecer a identidade territorial e ampliar o reconhecimento de produtos mato-grossenses. O Governo de Mato Grosso oficializa nesta segunda-feira (22) a criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, iniciativa que busca fortalecer a identidade dos produtos e serviços desenvolvidos no estado e ampliar sua competitividade nos mercados nacional e internacional. A solenidade ocorre às 9h, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O novo fórum surge como um espaço permanente de diálogo e cooperação entre instituições públicas, universidades, representantes do setor produtivo e entidades de apoio. A proposta é consolidar estratégias que promovam o reconhecimento de produtos vinculados às características culturais, históricas e ambientais de diferentes regiões mato-grossenses. As Indicações Geográficas e as Marcas Coletivas são mecanismos que agregam valor à produção local ao certificarem a origem e as particularidades de produtos e serviços associados a determinados territórios. Além de fortalecer a reputação dos produtores, essas ferramentas contribuem para a geração de renda, a preservação de tradições e o desenvolvimento sustentável das comunidades. A iniciativa reúne esforços das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar (Seaf), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Desenvolvimento Econômico (Sedec), além de instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil. A expectativa é que o fórum estimule a inovação, fortaleça a governança territorial e incentive novas certificações que ampliem a visibilidade das potencialidades de Mato Grosso. Com a criação do colegiado, o Estado dá mais um passo na construção de políticas voltadas à valorização da produção regional, criando oportunidades para que produtos genuinamente mato-grossenses conquistem novos mercados e alcancem maior reconhecimento pela qualidade e autenticidade.
Abilio descarta recuo do PL e reforça candidatura própria ao Governo de Mato Grosso
Prefeito de Cuiabá afirma que apenas uma composição com o Republicanos poderia alterar estratégia do partido, cenário que considera pouco provável. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reafirmou que o Partido Liberal (PL) pretende disputar o Governo de Mato Grosso com candidatura própria nas eleições de 2026. Segundo ele, a única hipótese de mudança nesse planejamento dependeria de um entendimento político com o Republicanos, possibilidade que classificou como distante no atual cenário. A declaração foi dada durante a Marcha para Jesus, realizada na Capital, em meio às movimentações e articulações que começam a ganhar força no tabuleiro eleitoral do Estado. Abilio destacou que a definição pela candidatura majoritária do PL é uma decisão consolidada dentro da legenda e que não houve discussões internas sobre abrir mão da disputa. Atualmente, o nome defendido pelo partido para a corrida ao Palácio Paiaguás é o do senador Wellington Fagundes. Do outro lado, o Republicanos trabalha a pré-candidatura do governador Otaviano Pivetta, que deverá buscar a reeleição. Apesar de manter boa relação política com Pivetta, Abilio afirmou que pretende adotar uma postura de neutralidade na disputa entre os dois grupos. A posição busca preservar o diálogo com diferentes lideranças, sem interferir nas definições partidárias que estão sendo construídas para o próximo pleito. Nos bastidores, especulações sobre uma eventual desistência de Wellington Fagundes chegaram a circular recentemente, mas foram rechaçadas por dirigentes do PL, que reforçaram a manutenção do projeto eleitoral e da pré-candidatura do senador ao Governo do Estado. Com as declarações de Abilio, o partido sinaliza que seguirá trabalhando para fortalecer seu projeto próprio, enquanto as negociações e alianças para as eleições de 2026 continuam em fase de construção.