O Sesc Balneário Dr. Meirelles, em Cuiabá, preparou uma programação festiva imperdível para animar a terça-feira de Carnaval, dia 04 de março. A diversão será garantida com oficinas criativas, recreação infantil, desfile de fantasias e muita música ao vivo com Diva Barros e Banda! 🌿 Diversão para toda a família!Localizado na região do Coxipó, próximo aos bairros São João Del Rey e Osmar Cabral, o Sesc Dr. Meirelles é um verdadeiro refúgio de lazer. Aos finais de semana e feriados, a unidade funciona no sistema de day use, oferecendo aos visitantes um espaço completo para relaxamento, atividades esportivas e recreativas. 🎟️ Ingressos e acesso Entrada gratuita para comerciários e seus dependentes, pessoas com deficiência, doadores de sangue e idosos (60+). Público geral: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) para estudantes a partir de 7 anos, mediante comprovação. 🍽️ Gastronomia especial de CarnavalOs visitantes poderão aproveitar um delicioso buffet self-service, por apenas R$ 30,00 e R$ 18,00 para crianças de 4 a 10 anos. O cardápio desta terça-feira inclui:✅ Filé de tilápia assado✅ Escondidinho de mandioca com carne seca✅ Pirão de peixe✅ Macarrão ao molho bolonhesa✅ Arroz branco, feijão carioca e mix de folhas e legumes ⚽ Lazer e esportesAlém da programação especial de Carnaval, o Sesc Dr. Meirelles conta com campos de futebol society e oficial, quadras poliesportivas, playground e piscina, garantindo diversão para todas as idades! 🎉 Confira a programação especial de terça-feira, 04 de março:📌 09h – Oficina de adereços carnavalescos 🎭📌 12h – Brincadeiras no Jardim 🌿📌 12h – Show ao vivo com Diva Barros e Banda 🎶📌 13h – Dança das Cores 💃🎨📌 14h – Desfile de Fantasias 👑✨📌 15h – Hidrokids – Recreação aquática 🏊♂️ 👉 Venha curtir o Carnaval com alegria, música e muita diversão no Sesc Dr. Meirelles! 🎭🎶💃 📍 Local: Sesc Balneário Dr. Meirelles – Cuiabá/MT📆 Data: Terça-feira, 04 de março⏰ Horário: A partir das 09h 🔹 Mais informações: Acesse o site do Sesc ou entre em contato com a unidade!
ONG Pressiona STF Contra Audiência de Conciliação Sobre Moratória da Soja
A disputa em torno da moratória da soja em Mato Grosso ganhou um novo capítulo. A ONG WWF-Brasil pediu ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeite o pedido de audiência de conciliação solicitado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). A audiência, segundo o governo estadual, serviria para debater a lei que pune empresas que aderirem à moratória, suspendendo benefícios fiscais e concessões públicas. A pressão da WWF-Brasil ocorre após Dino retirar de pauta o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que questiona a lei estadual. Para a ONG, essa audiência não pode acontecer, pois poderia resultar em acordos que desrespeitam princípios fundamentais da Constituição, afetando a proteção ambiental. Governo x Ambientalistas: Conciliação ou Conflito? A WWF-Brasil sustenta que não há interesse real em uma solução consensual, pois considera a lei inconstitucional e que o governo estaria tentando desviar o foco da discussão jurídica para uma revisão da Moratória da Soja, um acordo privado firmado em 2006 entre empresas, sociedade civil e órgãos públicos para evitar a compra de soja produzida em áreas desmatadas. A ONG alega que a medida estadual é uma forma de pressionar o setor produtivo a abandonar compromissos ambientais, favorecendo o desmatamento. “Não se trata de conciliar, mas sim de uma tentativa de alterar os termos de um acordo privado para atender a interesses específicos”, reforça a entidade. Decisão Nas Mãos do STF O pedido do governo de Mato Grosso recebeu apoio do setor produtivo, que considera a moratória um “boicote disfarçado” ao agronegócio brasileiro. No entanto, com a manifestação da WWF-Brasil, o STF deve decidir se aceita ou rejeita a audiência de conciliação e, posteriormente, analisar a constitucionalidade da lei estadual. Enquanto isso, o impasse segue e Mato Grosso continua no centro da polêmica entre preservação ambiental e interesses do agronegócio. Resta saber qual será o próximo passo do Supremo e se o governo conseguirá manter a lei em vigor.
Confira o calendário do MT Hemocentro para coletas de sangue em março
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações itinerantes para o mês de março nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santa Rita do Trivelato e Nova Ubiratã. A coleta de sangue também é realizada regularmente na sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, região central de Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Segundo a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, é necessário repor o estoque de bolsas de sangue, que se encontra longe do ideal, principalmente devido à alta nos casos de arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) e Covid-19, doenças que impedem temporariamente a pessoa de doar sangue. “Os tipos sanguíneos O+, O- e B+ estão em estado de alerta no momento. Todos os tipos são importantes para manter o estoque estável, mas esses três tipos são os que mais estamos precisando. Todas as doações de sangue são bem-vindas e contamos com a colaboração de todos”, acrescentou. Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e 11 meses, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. Quem quiser doar sangue deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com um tempo de três meses entre elas. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos para serem realizadas. Não é recomendado ir doar em jejum. Confira as datas e os locais de coleta no mês de março: Coletas em Cuiabá • 12/03: Secretaria Municipal da Mulher – coleta itinerante • 13/03: 44º Batalhão – coleta itinerante • 15/03: MT Hemocentro + Campanha Vidas por Vidas da Igreja Adventista – coleta interna • 18/03: Fórum de Cuiabá – coleta itinerante • 19/03: UFMT e Casa da Amizade – coleta itinerante • 20 e 21/03: Tribunal de Justiça – coleta itinerante • 21 e 22/03: Hotel Fazenda MT, Evento Together da Igreja Adventista – coleta itinerante • 22/03: Multiação, Bairro Nova Esperança – coleta itinerante • 25 e 26/03: Agrimat – coleta itinerante • 25 a 27/03: Hospital Municipal de Cuiabá – coleta itinerante Coleta em Várzea Grande • 06/03: Sesi do Cristo Rei – coleta itinerante Coleta em Nova Ubiratã • 17 a 21/03: Nova Ubiratã – coleta itinerante Coleta em Santa Rita do Trivelato • 31/03 a 04/04: Santa Rita do Trivelato – coleta itinerante Serviço A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026. O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de doação. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
Polícia Penal impede visitante de levar drogas em tubos de creme dental para presídio de Várzea Grande
Policiais penais detiveram uma visitante, nesta segunda-feira (3.3), após ela tentar entrar com entorpecentes no Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG), que está instalada ao lado da Penitenciária Central do Estado. As porções de maconha, que totalizaram 260 gramas, estavam camufladas em tubos de creme dental e foram encontradas depois que o material passou pelo raio X da unidade prisional. Os entorpecentes seriam entregues a dez custodiados da unidade prisional. A visitante foi à unidade para entrega de materiais de higiene e limpeza. Todos os itens devem passar pela inspeção do equipamento – procedimento de segurança utilizado para fiscalização de entrada no local. O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, pontua que, em todas as unidades prisionais, foram reforçados os protocolos de segurança como parte das medidas do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas. “E assim, coibirmos continuamente a entrada de materiais ilícitos nas unidades penais” reforçou. A visitante foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Cuiabá, para os procedimentos de apuração.
Polícia Militar apreende 411 quilos de pasta base de cocaína e causa prejuízo de R$ 7,5 milhões às facções
A Polícia Militar apreendeu 411 quilos de pasta base de cocaína escondidas na carroceria de uma caminhonete, na noite desta segunda-feira (3.3), na cidade de Pontes e Lacerda. A apreensão causou prejuízo de R$ 7,5 milhões às facções criminosas. Um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas. As equipes policiais do 12º Comando Regional estavam em patrulhamento e flagraram uma caminhonete Hilux trafegando em alta velocidade na região central da cidade. Diante da suspeita, os militares iniciaram tentativa de abordagem, momento em que o condutor do veículo fugiu. Os policiais solicitaram reforços e fizeram acompanhamento à caminhonete, que realizava manobras perigosas, colocando a vida de transeuntes em risco. Rapidamente, a Polícia Militar conseguiu fazer cerco e interceptar a ação do suspeito, que foi detido. Em verificação ao automóvel, os policiais localizaram 40 fardos contendo tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína, totalizando 411 quilos de drogas. Para os policiais, o suspeito afirmou que iria guardar o carregamento de drogas e que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte do entorpecente. O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia da cidade, com as drogas e a caminhonete apreendidas, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis. A ação faz parte das operações Protetor das Fronteiras e Divisas e Tolerância Zero, que contam com a força-tarefa das equipes da Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
ELEIÇÕES 2026: QUEM VAI LEVAR AS DUAS VAGAS AO SENADO EM MATO GROSSO?
A corrida eleitoral para o Senado Federal em Mato Grosso já começou nos bastidores e promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Com duas cadeiras em jogo e grandes nomes na disputa, as alianças começam a se formar, e o cenário político do estado está cada vez mais movimentado. Apesar da eleição ocorrer apenas em outubro de 2026, os principais candidatos já estão se articulando para garantir apoio e consolidar suas candidaturas. Com o encerramento dos mandatos de Carlos Fávaro (PSD) e Jayme Campos (União), novas forças políticas entram no jogo, e a disputa está longe de ter um favorito. 🔎 VEJA QUEM ESTÁ NO TABULEIRO E SUAS ESTRATÉGIAS: ✅ Carlos Fávaro (PSD) – O nome da esquerdaMinistro da Agricultura e Pecuária, Fávaro já confirmou que disputará a reeleição e busca fortalecer sua base. Ele tenta viabilizar um nome forte ao governo para garantir apoio, e José Carlos do Pátio (PSB) surge como um possível aliado nesse projeto. O PT já está fechado com ele, e Lúdio Cabral (PT), uma das principais figuras da esquerda no estado, já declarou apoio ao ministro. ✅ Jayme Campos (União) – Vai arriscar a reeleição ou disputar o governo?O veterano Jayme Campos ainda não bateu o martelo. Seu nome é cogitado para o governo do estado, mas ele pode optar pela reeleição ao Senado. O União Brasil já tem um forte pré-candidato ao Senado e pode não haver espaço para dois nomes do mesmo grupo na disputa. ✅ Mauro Mendes (União) – O favorito da direita?Atual governador, Mauro Mendes encerra seu segundo mandato em 2026 e já é tratado como um dos favoritos para o Senado. Ele foi reeleito com mais de 76% dos votos em 2022, tem alta popularidade e conta com uma base governista fortíssima, reunindo Republicanos, MDB, PSDB, PP e PRD. Seu nome é um dos mais comentados e pode deixar a disputa embolada já na largada. ✅ José Medeiros (PL) – O candidato de Bolsonaro em Mato Grosso?Com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, Medeiros se coloca como o principal nome do PL para o Senado. Bolsonaristas cobram que Mauro Mendes retribua o apoio recebido em 2022 e aceite fazer uma dobradinha com Medeiros. Caso essa aliança se concretize, o nome de Medeiros ganha força e pode consolidar o PL na disputa. ✅ Janaina Riva (MDB) – A força do MDB na disputaA deputada estadual Janaina Riva recebeu o apoio de Michel Temer (MDB) e tem sido trabalhada como um nome forte para o Senado. Apesar de ser nora de Wellington Fagundes (PL), ela sabe que não contará com o apoio do sogro, já que ele tem outros interesses políticos. ✅ Antônio Galvan (DC) – O candidato do agro?Ex-presidente da Aprosoja, Galvan se filiou ao Democracia Cristã (DC) e tenta se firmar como o representante do agronegócio. Em 2022, ele protagonizou embates contra Wellington Fagundes e viralizou nas redes sociais ao chamar o adversário de “candidato melancia” – verde por fora e vermelho por dentro –, por ter apoiado o PT no passado. Dessa vez, Galvan quer surfar na onda bolsonarista e se consolidar como a voz do agro no Senado. CENÁRIO INDEFINIDO E MUITAS ALIANÇAS EM JOGOA menos de dois anos da eleição, nada está definido. Novos candidatos podem surgir, alianças podem mudar, e desistências podem redesenhar completamente o cenário. O que se sabe é que a disputa será acirrada, e os bastidores da política mato-grossense já estão pegando fogo. Quem larga na frente nessa corrida? Quem tem mais chances de vencer? Deixe sua opinião nos comentários!
GOVERNO: DINHEIRO PÚBLICO VIROU MOEDA DE TROCA?
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), fez duras críticas ao que ele chama de “festival de emendas”, uma prática que, segundo ele, tem transformado o dinheiro público em moeda de troca no Congresso Nacional. Pivetta alerta que, em vez de serem usadas para investimentos estruturais no Brasil, as emendas parlamentares estão sendo negociadas para garantir apoio político, enfraquecendo a gestão pública e dificultando o crescimento econômico. “O Brasil tem um potencial enorme, mas os políticos precisam parar de gastar mal. Hoje, as emendas viraram ferramenta de barganha política, sem qualquer transparência sobre onde o dinheiro realmente vai parar”, disparou Pivetta. ESQUEMA MILIONÁRIO NAS EMENDASA declaração do vice-governador vem logo após uma denúncia contra o senador Wellington Fagundes (PL), que teria controlado cerca de R$ 181,5 milhões em emendas sem clareza na destinação dos recursos. “O governo vive refém desse sistema, porque precisa distribuir dinheiro para conseguir aprovar qualquer projeto. Isso não é eficiência, é um jogo político que prejudica o Brasil”, afirmou Pivetta. ⚠️ O QUE DIZ MATO GROSSO?Como exemplo de gestão eficiente, Pivetta citou a reforma fiscal realizada em Mato Grosso, que conseguiu separar 20% das receitas para investimentos, sem aumentar impostos. “O Brasil precisa parar de jogar dinheiro fora para atender interesses políticos de curto prazo. Precisamos de reformas estruturantes, e não de um sistema que compra apoio com o dinheiro do povo”, finalizou. E você, acha que o Brasil conseguirá acabar com esse sistema de barganhas políticas? Ou continuaremos reféns das emendas parlamentares? Acompanhe essa e outras notícias no MT Urgente News!
HISTÓRICO! BRASIL CONQUISTA SEU PRIMEIRO OSCAR COM “AINDA ESTOU AQUI”
O Brasil finalmente conquistou seu primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional, e o feito veio com o emocionante “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. O longa, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, superou concorrentes de peso como Emilia Pérez (França/México) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), garantindo um espaço inédito para o cinema nacional na maior premiação do mundo! UM MARCO HISTÓRICO PARA O CINEMA BRASILEIROEssa foi a quinta indicação do Brasil ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, mas a primeira vitória da história! Após 26 anos desde a última nomeação, o país volta ao topo e prova que nossa produção cinematográfica tem força e qualidade para competir com os gigantes de Hollywood. FILME BASEADO EM FATOS REAIS“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, trazendo uma história forte e emocionante sobre a ditadura militar brasileira nos anos 1970. O longa narra o desaparecimento de Rubens Paiva (Selton Mello) e a luta de sua esposa, Eunice Paiva (Fernanda Torres), para descobrir a verdade. 🏆 MAIS INDICAÇÕES NA NOITE!Além do prêmio de Melhor Filme Internacional, Fernanda Torres concorre a Melhor Atriz, e a produção disputa ainda o prêmio de Melhor Filme da noite. Será que vem mais estatuetas para o Brasil? RECONHECIMENTO GLOBAL!A crítica internacional já apontava o filme como um dos favoritos, segundo veículos como Variety e The Hollywood Reporter. A vitória reforça a força do cinema brasileiro no cenário mundial e abre caminho para novas conquistas. E aí, será que essa vitória pode impulsionar ainda mais a produção cinematográfica no Brasil? O que achou desse feito inédito? 🗞️ Acompanhe tudo sobre o Oscar e as maiores premiações no MT Urgente News! 🎥
ESTÊVÃO: O NOVO CRAQUE DO FUTEBOL BRASILEIRO OU MAIS UM TALENTO QUE PODE SE PERDER NO CAMINHO?
A joia do Palmeiras, Estêvão, brilhou na vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo, garantindo a classificação do Verdão para as semifinais do Campeonato Paulista. Com apenas 17 anos, ele já igualou um feito histórico de Neymar, com 30 participações em gols antes da maioridade – 20 gols e 10 assistências, contra 19 gols e 11 assistências do astro santista na mesma idade. Mas surge a grande pergunta: será que Estêvão está destinado a ser o próximo fenômeno do futebol brasileiro, ou a pressão e as expectativas podem atrapalhar sua trajetória? 🔎 A REAÇÃO DA IMPRENSA INTERNACIONALO jornal espanhol As destacou que Estêvão “ofuscou Neymar”, exaltando sua habilidade, visão de jogo e capacidade de decisão. O Chelsea já garantiu sua contratação por R$ 360 milhões, e a expectativa é que o jovem exploda no futebol europeu. 📌 ESTÊVÃO SUPORTARÁ A PRESSÃO?A história do futebol brasileiro já viu muitos talentos despontarem cedo e enfrentarem desafios na transição para o cenário internacional. Será que Estêvão conseguirá manter sua evolução e se tornar um dos grandes nomes do futebol mundial, ou a pressão pode atrapalhar esse novo fenômeno? 💭 Deixe sua opinião! Estêvão será o próximo craque brasileiro ou mais um talento desperdiçado? 🗞️ Acompanhe essa e outras histórias no MT Urgente News! ⚽
Polícia Penal flagra presos tentando levar 29 celulares em frascos de água sanitária para dentro de carceragem
Dois reeducandos da Penitenciária Central do Estado foram flagrados neste sábado (1º.3) pela manhã tentando levar celulares, escondidos em quatro frascos de produto de limpeza, para dentro da carceragem central da unidade. Policiais penais de plantão observaram a movimentação dos dois presos, que trabalhavam em atividades internas na penitenciária, ao tentar acessar o portão da carceragem, que leva aos raios internos da unidade. Ambos estavam com os frascos de água sanitária alegando que levariam os produtos a outros custodiados. Contudo, sábado não é dia de entrega de produtos e ao fazer a revista antes da entrada nos raios, os policiais descobriram que os frascos estavam com aparelhos celulares no interior. O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, pontua que diversas medidas de segurança foram adotadas na penitenciária para tornar mais restrito os acessos à carceragem central, como parte das medidas definidas dentro do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas. “E assim, coibirmos continuamente a entrada de materiais ilícitos na unidade penal, principalmente, de celulares”, reforçou o secretário. O gestor chama atenção para a forma usada pelos reeducandos para tentar transportar os celulares, usando vasilhames de produtos de limpeza que, certamente, foram inutilizados e os frascos usados para camuflar os celulares. “A secretaria tem cumprido seu papel constitucional que é fornecer regularmente os produtos essenciais aos reeducandos, como itens de higiene pessoal e limpeza, além de colchões, vestimentas, calçados e alimentação. E nas revistas realizadas rotineiramente nas unidades flagramos situações como essa de hoje e outras recentes, como usar barras de sabão entregues para limpeza, ou pratos das refeições, para tentar esconder celulares e outros produtos ilícitos”, explicou o secretário Vitor Hugo. Os dois presos flagrados neste sábado foram removidos da ala de trabalhadores da penitenciária e recolhidos à carceragem central, além de serem suspensos do trabalho. Um boletim de ocorrência foi registrado e será encaminhado à Policia Civil para apuração.