(FOLHAPRESS) – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar aposentadorias, pensões e demais benefícios de fevereiro nesta segunda-feira (24). O Carnaval 2025, que ocorre no início de março, vai interromper os depósitos em todo o país. A pausa para as comemorações interfere na data em que cairá o quinto dia útil, quando são feitos pagamentos de salários e aposentadorias. Embora a terça-feira, 4 de março, não seja feriado nacional, a maioria das empresas concede o descanso a seus funcionários, que ficam de folga. Agências bancárias e da Previdência Social não vão funcionar. O depósito dos benefícios volta a ser feito normalmente a partir da quinta-feira (6), já que, na Quarta-feira de Cinzas (5), haverá funcionamento parcial dos bancos, a partir das 12h, e das agências da Previdência, a tarde, somente para quem tem atendimento agendado. O calendário de pagamentos do INSS é definido todo ano. A divulgação das datas para que os aposentados se organizem ocorre em dezembro. Em 2025, o calendário foi publicada em 17 de dezembro. Não houve nenhuma alteração nele, e não há previsão de atraso de pagamentos aos beneficiários. Receberá o benefício na segunda (25), o segurado que tem final de benefício número um, sem considerar o dígito verificador, e ganha um salário mínimo (R$ 1.518 hoje). Os pagamentos seguem até a sexta (28), para quem tem final de benefício número cinco. Os depósitos serão retomados no dia 6, para quem recebe o salário mínimo e tem cartão de benefício com final seis. Em 6 de março, também começam os pagamentos das aposentadorias acima do salário mínimo até o teto do INSS. Recebem os segurados com finais um e seis. O calendário termina em 12 de março, para quem tem benefício com finais cinco e zero e recebem mais do que o salário mínimo. Cláudia Abdul Ahad Securato, advogada sócia do Securato & Abdul Ahad Advogados, afirma que, nas localidades onde o Carnaval for feriado, o quinto dia útil cairá no dia 10, uma segunda-feira. Nos demais locais, será no dia 6, quinta. “Lembrando que sábado é considerado dia útil para a contagem do pagamento de salário”, diz ela. Os empregadores devem seguir o que determina o artigo 459 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e fazer os pagamentos até o quinto dia útil, segundo a advogada. Segundo ela, o setor público é um dos que considera o quinto dia útil para prever os pagamentos e fazer o fluxo de caixa. Por isso, o depósito das aposentadorias do INSS e de outros benefícios sociais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) deverá ser afetado. As agências da Previdência ficarão fechadas durante o Carnaval, entre os dias 3 e 5 de março. Na Quarta-Feira de Cinzas, no entanto, o atendimento será retomado a partir das 14h, apenas para quem tem agendamento. O INSS orienta os segurados a usarem os canais remotos, como o aplicativo ou site Meu INSS, e a Central Telefônica 135, na qual há atendimento por robô 24 horas. O atendimento humano no 135 será feito sábado (1º), segunda (3) e terça (4), das 7 às 18h. No dia 6, todo o funcionamento volta ao normal. As agências bancárias ficarão fechadas na segunda, 3, e na terça, 4, e só voltam a atender a população na Quarta-feira de Cinzas, 5, após o meio-dia, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A medida segue resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional), de dezembro de 2020, que não considera dias úteis para operações bancárias sábados, domingos e feriados nacionais, incluindo a segunda e a terça de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, o início do expediente será às 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham às 15h, a abertura será antecipada.
SISTEMA PRISIONAL DE MT: ‘CASTIGO MEDIEVAL’ E VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, APONTA RELATÓRIO
O sistema prisional de Mato Grosso está longe de cumprir sua função de reintegração social. Segundo o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJMT), as unidades penais do Estado operam como “mecanismos de exclusão e degradação”, onde a privação de liberdade se transforma em um castigo medieval. Após fiscalização em 31 presídios e cadeias, a realidade encontrada foi de extrema precariedade estrutural, sanitária e assistencial. Superlotação, infiltrações, esgoto a céu aberto, mofo, alimentação de péssima qualidade e ventilação inadequada são apenas algumas das falhas apontadas pelo relatório do Judiciário. Vergonha Internacional? Diante das graves denúncias, o Poder Judiciário de Mato Grosso não descarta levar o caso para organismos internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, para expor o cenário de violação massiva de direitos humanos dentro das penitenciárias do Estado. Falta de Higiene e Descumprimento de Tratados O Brasil, signatário de tratados internacionais de direitos humanos, tem a obrigação de garantir que a pena privativa de liberdade não se transforme em tortura. No entanto, quase metade das unidades prisionais vistoriadas avaliam os kits de higiene distribuídos pelo governo como péssimos. 🔴 Kits distribuídos apenas a cada três semanas 🔴 Apenas 18 presídios recebem papel higiênico 🔴 Nas unidades femininas, absorventes dissolvem no uso e causam infecções ❌ Fechamento das Cantinas Aprofunda a Miséria Os magistrados responsáveis pelo relatório destacam que o fechamento das cantinas internas não apenas retirou uma fonte de dignidade e subsistência dos detentos, mas também agravou a fome, a precariedade na higiene e a falta de medicamentos, tornando a situação ainda mais miserável. 📢 “A suspensão dos mercadinhos trouxe à luz do sol o desrespeito àquilo que o ser humano tem de mais sagrado: a sua dignidade.” Diante desse quadro alarmante, a grande questão permanece: até quando o sistema prisional de Mato Grosso continuará violando direitos humanos sem sofrer consequências? 📢 Acompanhe o MT Urgente News para mais atualizações sobre o tema!
Prefeitura executa obra de drenagem pluvial em três bairros da capital
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, deu início nesta segunda-feira (24) a mais uma etapa de infraestrutura urbana com a implantação de drenagem pluvial e manilhamento em bairros estratégicos da capital. A ação atende reivindicações dos moradores e contempla o Pedra 90, Santa Terezinha e Bosque da Saúde. A drenagem de águas pluviais é essencial para garantir a durabilidade da pavimentação, prevenindo fissuras, rachaduras e erosões na pista, além de assegurar o correto escoamento da água das chuvas. Essa é a primeira fase para a execução eficiente do programa de tapa-buracos, garantindo um serviço de qualidade e maior longevidade do asfalto. No bairro Pedra 90, toda a extensão da Rua 58 está sendo atendida pelas equipes da Secretaria de Obras. Já no Santa Terezinha e Bosque da Saúde, os trabalhos estão concentrados em pontos críticos com histórico de alagamentos e erosões. A obra inclui a instalação de manilhas de concreto interligadas a bocas de lobo, permitindo que a água captada seja direcionada para a rede de tubulação subterrânea e, posteriormente, escoada em córregos e rios. Além de minimizar os transtornos causados pelas chuvas, a iniciativa visa prevenir entupimentos e inundações, especialmente no período chuvoso. O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, reforça a importância dessas intervenções para a infraestrutura da cidade e destaca o papel da população na manutenção do sistema. “Estamos trabalhando para melhorar a drenagem e evitar transtornos aos moradores. No entanto, é fundamental que a população colabore e evite o descarte irregular de lixo e entulho nas bocas de lobo, pois isso compromete o funcionamento da rede e pode causar novos alagamentos.” Os serviços incluem a instalação de tubos de concreto, cada um com 60 cm de diâmetro e 1 metro de comprimento. Com essa nova estrutura, a água das chuvas será corretamente direcionada, impedindo o acúmulo nas ruas e proporcionando mais segurança para pedestres e motoristas.
Mobilização contra a dengue: mais de mil servidores atuam em ação de saúde
A terceira edição do mutirão “Todos Contra a Dengue” foi realizada neste sábado (22) no bairro Santa Isabel, mobilizando diversos órgãos municipais e atendendo 2.450 pessoas. A iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período sazonal de epidemias. A unidade de saúde do bairro também esteve em funcionamento durante o evento, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo: 186 consultas médicas; 208 atendimentos de enfermagem; 147 atendimentos odontológicos; 102 atualizações cadastrais; 196 vacinações; 144 coletas laboratoriais e de CCO. De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo, a mobilização é fundamental para a detecção precoce de doenças, ampliação da cobertura vacinal e disseminação de informações essenciais para o bem-estar coletivo. Ela destacou ainda que o trabalho integrado entre profissionais de diversas especialidades fortalece a rede de atenção primária, proporcionando um atendimento humanizado, ágil e de excelência, com impacto direto na saúde e segurança da comunidade. “Toda a atenção primária esteve mobilizada para o enfrentamento das arboviroses, com ações de educação em saúde, palestras nas unidades, atendimento odontológico, consultas médicas e de enfermagem, atualização da caderneta de vacinação e entrega de kits preventivos. Também promovemos medidas voltadas para a prevenção de ISTs neste período de carnaval. Realizamos consultas com auriculoterapia, acupuntura e outras ações nas unidades das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Agradeço a colaboração de mais de mil servidores da atenção primária, que se dedicaram com muito carinho e empenho ao atendimento das nossas comunidades”, afirmou. Além disso, foram promovidas ações de prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a distribuição de 1.100 kits de preservativos e lubrificantes, aplicação de 28 doses de vacinas, entrega de 91 kits de prevenção e realização de 85 testes rápidos para ISTs. A população também contou com serviços voltados para o bem-estar e qualidade de vida, incluindo 51 atendimentos do programa E-Multi, 30 sessões de massagem terapêutica e rodas de terapia comunitária, que tiveram a participação de mais de 90 pessoas. A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou a importância dessas iniciativas para conter a disseminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Essas ações são fundamentais para garantir não apenas o atendimento imediato da população, mas também para conscientizar sobre a necessidade de prevenção. Durante os períodos sazonais de epidemias, a colaboração de todos é essencial para minimizar os impactos na saúde pública”, afirmou. Paralelamente, a Vigilância Sanitária atuou notificando dois estabelecimentos e realizando orientações em quatro locais. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) também reforçou o combate ao vetor com: 3.996 visitas domiciliares realizadas por Agentes de Combate a Endemias (ACEs); Bloqueio com borrifação em 92 imóveis. O coordenador da Vigilância em Zoonoses destacou os avanços obtidos desde o início das ações. “Temos percebido um impacto significativo na redução de focos do mosquito e no aumento da conscientização da população. A participação ativa dos moradores e o trabalho integrado entre os profissionais de saúde são cruciais para a prevenção e o controle das arboviroses”, destacou. A Prefeitura de Cuiabá segue empenhada na realização de mutirões e na intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, reforçando a importância da prevenção e da participação da sociedade no enfrentamento dessas doenças.
Corpo de Bombeiros extingue incêndio em depósito comercial em Alta Floresta
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, neste domingo (23.2), um incêndio em um depósito comercial que abrigava o maquinário de uma padaria, localizada na Avenida Ludovico da Riva, no bairro Industrial, em Alta Floresta (a 790,9 km de Cuiabá). A equipe da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) foi acionada para atender a uma ocorrência de incêndio, com informações de que as chamas de grandes proporções haviam atingido um comércio onde funcionava uma padaria. No local, a equipe constatou que o incêndio estava concentrado somente em um depósito nos fundos da padaria, onde estava o maquinário. Imediatamente, foram montadas duas linhas de combate ao incêndio. Na área onde o fogo estava mais intenso, próximo ao maquinário, a equipe conseguiu extinguir as chamas. No entanto, as labaredas alcançaram um sistema de placas solares instalado no telhado do prédio. Mesmo após o desligamento da energia e a desconexão das placas, elas continuaram gerando eletricidade, mantendo o telhado energizado. Isso impediu o acesso ao local para um combate mais eficaz. Foi, então, feito contato com técnicos especializados, que se deslocaram até o local para auxiliar com seus conhecimentos técnicos. Após o desligamento completo das placas solares, iniciou-se a remoção do material, pois as placas estavam em curto, produzindo faíscas. Além disso, o telhado era composto por telhas isotérmicas, e o fogo havia penetrado por dentro delas, alcançando a camada de isopor e gerando mais chamas. Simultaneamente, a equipe monitorou o sistema de gás do local, que possuía um sistema interligado por canos pressurizados, o que exigiu cuidado para evitar que o fogo atingisse essas áreas. Apesar da complexidade da ocorrência e dos diversos fatores agravantes, o incêndio foi extinguido, as placas solares foram removidas pelos técnicos e a equipe permaneceu no local até a retirada de todo o material e a realização do rescaldo. Ninguém ficou ferido.
SES alerta sobre golpes e reforça que o Hospital Regional de Cáceres não cobra por atendimentos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que o Hospital Regional de Cáceres, assim como todos os hospitais da Rede Estadual, não realiza a cobrança de valores por serviços ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os atendimentos e exames prestados por essas unidades são 100% gratuitos. Recentemente, familiares de pacientes do Hospital Regional de Cáceres relataram o recebimento de mensagens de golpistas, que solicitam valores para a compra de medicamentos e realização de exames. A SES orienta aos familiares ou pacientes hospitalizados que não realizem qualquer tipo de transação financeira. “Nenhuma cobrança é feita pelos serviços prestados. Se receberem pedidos de pagamento, denunciem imediatamente”, alertou o diretor da unidade, Wellyngton Alessandro Dolce.
SES alerta sobre golpes e reforça que o Hospital Regional de Cáceres não cobra por atendimentos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que o Hospital Regional de Cáceres, assim como todos os hospitais da Rede Estadual, não realiza a cobrança de valores por serviços ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os atendimentos e exames prestados por essas unidades são 100% gratuitos. Recentemente, familiares de pacientes do Hospital Regional de Cáceres relataram o recebimento de mensagens de golpistas, que solicitam valores para a compra de medicamentos e realização de exames. A SES orienta aos familiares ou pacientes hospitalizados que não realizem qualquer tipo de transação financeira. “Nenhuma cobrança é feita pelos serviços prestados. Se receberem pedidos de pagamento, denunciem imediatamente”, alertou o diretor da unidade, Wellyngton Alessandro Dolce.
‘EU AVISEI!’ – EMANUEL PINHEIRO REFORÇA CRÍTICAS AO BRT E CHAMA OBRA DE ‘TRAGÉDIA ANUNCIADA’
Parece que o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), tinha razão ao prever problemas no Bus Rapid Transit (BRT). Na última quinta-feira (20), ele voltou a disparar críticas contra a obra, afirmando que a decisão do governador Mauro Mendes (União) de substituir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo BRT foi um erro monumental. 📢 “O BRT é uma vergonha, uma tragédia anunciada. Trocaram o que há de melhor para Cuiabá por um corredor de ônibus mal feito. Já gastaram mais de R$ 1 bilhão para entregar apenas 18% da obra, sem projeto executivo, sem licenciamento…” – alertou Pinheiro. Um Presente de Grego para Cuiabá? Desde o início, Emanuel nunca engoliu a troca do VLT pelo BRT. Em junho do ano passado, ele já havia dito que a obra do governo do Estado lhe foi imposta “goela abaixo”. Agora, com o rompimento do contrato com o consórcio responsável e apenas 18% das obras concluídas em quatro anos, o ex-prefeito vê suas previsões se tornarem realidade. 🚧 Caos Anunciado: O Povo Paga a Conta Pinheiro aproveitou para lembrar os prejuízos causados pelo atraso na obra, atingindo diretamente a população e os comerciantes da cidade: “Olha o preço que a população está pagando, o comércio, as empresas que estão na Avenida da Feb. O BRT é lamentável, um caminho sem volta, uma decisão errada.” 💰 E enquanto isso, mais de R$ 1 bilhão já foi gasto, sem previsão de entrega. Parece que a tragédia anunciada finalmente chegou… e o prejuízo vai para o bolso do cidadão. 📢 Acompanhe o MT Urgente News para mais atualizações sobre política e infraestrutura em Mato Grosso!
BRT em Cuiabá: um compromisso com o futuro e o resgate de uma dívida histórica com a capital
Há algum tempo, a população de Cuiabá apelidou o assunto de “novela do VLT”. Ninguém suportava mais ouvir sobre a conclusão das obras do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) ou a troca do modal para o Bus Rapid Transit (BRT). Hoje, com a oficialização dessa mudança pelo governo do Estado e o início das obras, nos deparamos com mais um capítulo dessa longa trajetória. Para nossa tristeza, o consórcio vencedor da licitação, responsável pela execução do projeto, não cumpriu com o prometido: até agora, apenas 18% do trabalho foi finalizado. O governo anunciou que irá rescindir o contrato com o consórcio atual, de forma amigável para que a população não perca ainda mais. A obra do BRT em Cuiabá é, sem dúvida, um projeto fundamental para a modernização do transporte público da nossa capital. Mas, é preciso reconhecer que sua implementação tem sido marcada por uma série de falhas e desafios que não podem ser ignorados. Os transtornos causados à população cuiabana são evidentes, e, como representante da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), é meu dever exigir respostas mais rápidas e eficientes para que esse projeto seja concluído com a qualidade e a urgência que os cidadãos necessitam. Tenho conversado muito com o governador Mauro Mendes e apresentei a ele uma sugestão: a de não deixar a obra nas mãos de uma única empresa. Acredito que a solução seria fracionar a licitação e dividir o projeto em lotes, envolvendo empresas mato-grossenses. Assim, o processo se tornará mais eficiente e rápido, além de fazer a economia circular dentro do estado, gerando empregos e aquecendo o comércio. Essa medida pode ser uma saída para acelerar a conclusão das obras e garantir que os prazos sejam cumpridos. É preciso ser claro: os cuiabanos não podem mais esperar! Cada minuto perdido no trânsito, cada ônibus que não chega no horário e cada rua interditada sem solução imediata representam uma queda na qualidade de vida dos cidadãos. Costumo dizer que o transtorno no trânsito é democrático, pois atinge todas as classes sociais, desde quem depende do transporte público, até quem possui o carro mais luxuoso. A obra do BRT é essencial para o futuro de Cuiabá, mas também representa o resgate de uma dívida histórica com a população da capital e da baixada cuiabana. Esse novo modal deveria ter sido entregue em 2014. São 11 anos de descaso com os cidadãos, e essa realidade precisa mudar! Como representantes públicos, temos o dever de garantir que essa dívida histórica seja quitada com um transporte público que atenda às necessidades da nossa capital. O BRT pode e deve ser um marco positivo para Cuiabá, mas isso só será possível com um esforço coletivo de todos os envolvidos e uma gestão mais eficaz. A população cuiabana merece respostas claras, prazos definidos e ações concretas. Max Russi – deputado estadual e presidente da ALMT Max Russi
DIREITA SE FORTALECE PARA 2026, ENQUANTO APROVAÇÃO DE LULA CAI E PT ENFRENTA CENÁRIO INCERTO
A eleição presidencial ainda está distante, mas o tabuleiro político já está se movimentando intensamente. Enquanto a direita constrói diversas opções competitivas para a disputa de 2026, a aprovação do presidente Lula segue em queda, desenhando um cenário cada vez mais incerto para o PT. Popularidade de Lula em declínio Pesquisas recentes mostram que a aprovação do governo Lula tem caído, principalmente devido à economia instável, inflação elevada e desgastes políticos internos. O desgaste do presidente levanta dúvidas sobre sua viabilidade para um novo mandato, aumentando a pressão por um plano alternativo dentro do partido. 📢 Direita se fortalece e amplia opções Diferentes nomes surgem como possíveis pré-candidatos da direita, que se organiza em busca de um representante forte para 2026. Entre os nomes cogitados estão: ✔ Ronaldo Caiado (União Brasil) – governador de Goiás ✔ Ratinho Jr (PSD) – governador do Paraná ✔ Romeu Zema (Novo) – governador de Minas Gerais ✔ Tarcísio de Freitas (Republicanos) – governador de São Paulo ✔ Gusttavo Lima e Pablo Marçal – nomes midiáticos que ensaiam uma candidatura Mesmo com vários postulantes, Jair Bolsonaro (PL) ainda é a principal liderança da direita, apesar de estar inelegível até 2030. O ex-presidente mantém influência no grupo conservador e, caso não possa concorrer, pode lançar um nome da própria família, como Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ou Eduardo Bolsonaro (PL-SP). 🔍 PT sem alternativa viável além de Lula Diante do cenário de desgaste e queda na popularidade do presidente, o PT enfrenta dificuldades em apresentar um plano B competitivo para 2026. Caso Lula não dispute a reeleição, os nomes mais prováveis dentro do partido seriam: ⚠ Fernando Haddad (ministro da Fazenda) ⚠ Camilo Santana (ministro da Educação) Ambos, no entanto, não possuem forte apelo popular e enfrentam resistência dentro da base governista, o que fragiliza ainda mais o partido diante da crescente força da direita. 🛑 Bolsonaro inelegível, mas ainda no jogo Mesmo fora da disputa direta, Bolsonaro segue como peça-chave no tabuleiro eleitoral. Além da inelegibilidade, ele enfrenta denúncias da PGR, incluindo organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Caso não consiga reverter sua situação jurídica, o nome mais provável para assumir sua candidatura é Flávio Bolsonaro, considerado um articulador mais moderado em relação aos irmãos. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, já declarou: “Eu gostaria de votar em um Bolsonaro. Não sei se é possível. Jair é o meu candidato, mas, se não, minha preferência está na família Bolsonaro.” Cenário Eleitoral: Direita na ofensiva, PT na defensiva A eleição de 2026 se desenha como uma disputa acirrada, mas com algumas tendências já evidentes: 📌 A direita se fortalece com múltiplas opções e articulações estratégicas 📌 Bolsonaro continua como grande influenciador político, mesmo inelegível 📌 O PT enfrenta um cenário delicado, sem um nome consolidado além de Lula 📌 A queda de popularidade de Lula cria um ambiente de incerteza para o partido A corrida presidencial promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos, com um novo cenário político se desenhando. Acompanhe o MT Urgente News para mais atualizações sobre a disputa de 2026!