Após polêmica e críticas, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), revogou o decreto que suspendia os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A nova medida, publicada no Diário Oficial desse sábado (8), determina que os postinhos de saúde dos bairros voltem a agendar as consultas dos pacientes. A decisão foi justificada pelo prefeito como resultado do fim das férias da maioria dos servidores da saúde e do “avanço no monitoramento e a resposta às medidas implementadas para a organização dos serviços de saúde em razão da situação de emergência epidemiológica”. A medida anterior, anunciada no dia 7 de janeiro, havia causado polêmica e críticas, inclusive do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), que alertou para os riscos de pacientes com problemas graves serem direcionados para as UBSs, que não possuem a mesma estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entenda a diferença entre UPA e UBS: UBS: Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento primário e preventivo, como consultas para doenças crônicas, acompanhamento de saúde da mulher e vacinação. UPA: Unidades de Pronto Atendimento são destinadas a casos de urgência e emergência, como traumas, infartos e crises respiratórias, oferecendo atendimento 24 horas por dia. Com a revogação do decreto, as UBSs voltam a funcionar como “consultórios médicos”, enquanto as UPAs permanecem como “Pronto-Atendimentos”, cada uma cumprindo seu papel no sistema de saúde.
Tragédia na BR-163: Avó e duas netas morrem em grave acidente em Nova Mutum
Um grave acidente na BR-163, em Nova Mutum, no final da tarde de domingo (9), resultou na morte de Nadir Guesser, de 74 anos, e de suas netas, Luiza Guesser Nodari, de 8 anos, e Antônia Guesser Nodari, de 2 anos. A mãe das meninas, de 38 anos, sobreviveu ao impacto, mas está hospitalizada. Dinâmica do acidente A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a ocorrência, registrada em frente ao posto Maria e José, na rodovia. No local, as equipes encontraram um veículo Chevrolet Ônix e uma carreta no meio da pista. Ao chegarem, os agentes constataram que Nadir e Luiza morreram no local. Já Antônia foi socorrida junto com a mãe e encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu assim que deu entrada no hospital. O condutor da carreta relatou que trafegava no sentido Lucas do Rio Verde quando, ao se aproximar do posto, reduziu a velocidade. O Ônix, onde estava a família, seguia no sentido contrário e, segundo ele, a motorista invadiu a contramão, colidindo frontalmente com o veículo de carga. Investigação e perícia O caminhoneiro ainda tentou desviar, mas não conseguiu evitar o impacto. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou resultado negativo para o consumo de álcool. A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) isolaram a área para a realização dos procedimentos periciais. Imagens das câmeras de segurança do posto foram analisadas e confirmaram que a condutora do Ônix realizou uma manobra errônea ao tentar acessar o pátio, momento em que ocorreu a colisão com a carreta. A PRF segue investigando as circunstâncias do acidente.
PM remove nove motocicletas e desarticula grupo que fazia manobras perigosas em Cuiabá
Equipes da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) e do 24º Batalhão realizaram uma operação de fiscalização contra crimes de trânsito, no final da tarde deste sábado (8.2), em Cuiabá. Na ação, nove motocicletas com irregularidades foram removidas pelas equipes policiais. A operação foi realizada no bairro Distrito Industrial, em uma região já conhecida por motoqueiros que praticam infrações. As equipes policiais receberam denúncias sobre um grupo de pessoas que estavam cometendo crimes de trânsito e perturbação do sossego. No local, os policiais flagraram as ações delituosas e suspeitos utilizando as motocicletas em desacordo com as normas gerais de circulação, utilizando veículos adulterados, com escapamentos irregulares, sem retrovisores e sem capacetes. Na ação, nove motocicletas foram removidas e 25 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram registrados pelas equipes policiais. Os veículos removidos foram encaminhados para o pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para demais providências que o caso requer. Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939. Fonte: SECOM-MT
Operação Lei Seca em Cuiabá resulta em 14 pessoas presas na madrugada deste domingo (9)
A 12ª edição da Operação Lei Seca de 2025, realizada na madrugada deste domingo(09.02), de forma simultânea nos dois sentidos da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima,(Estrada do Moinho), em Cuiabá, resultou em 14 autuações criminais, sendo 12 por embriaguez ao volante e duas por outros crimes. Entre as 12 prisões por embriaguez, três delas associavam o consumo de bebida alcoólica à falta da licença obrigatória para dirigir, ou seja, os motoristas não tinham a Carteira de Habilitação (CNH). Os outras duas foram motivadas por: entregar a direção do carro para pessoa não habilitada(artigo 310 da Lei 9503/97) e por comprar, guardar ou portar drogas de consumo proibido (artigo 28 da Lei 11.343/06). De acordo com o relatório final, produzido pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão da Secretaria de Segurança(Sesp-MT) que coordena a Operação Lei Seca, 119 veículos foram fiscalizados, 120 testes de alcoolemia realizados, 66 autos de infrações lavrados por irregularidades veiculares e com os condutores, além da remoção de 40, sendo 31 carros e 9 motocicletas. A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Fonte: SECOM-MT
“Milagre no fundo do poço! Homem cai de 20 metros e sobrevive no interior de MT”
O que era para ser apenas mais um dia de trabalho quase terminou em tragédia para um trabalhador rural no Assentamento Barra do Marco, a 483 km de Cuiabá. Ele despencou de uma altura de 20 metros dentro de um poço seco enquanto realizava a limpeza do local, nessa sexta-feira (7). O acidente aconteceu quando o nó que unia duas cordas se desfez, fazendo com que ele caísse até o fundo. O impacto da queda poderia ter sido fatal, mas, surpreendentemente, ele sobreviveu. Resgate dramático mobiliza equipes Familiares e testemunhas acionaram o resgate imediatamente. Para retirá-lo do poço, os militares utilizaram um tripé de ferro, uma polia com sistema de captura de progresso integrado, além de roldanas e cordas específicas para salvamento. O trabalho exigiu extrema precisão para garantir que a vítima fosse retirada com segurança. Apesar do susto e da altura da queda, o homem foi resgatado consciente. Ele apresentava suspeita de fratura no tornozelo esquerdo e inchaço no tornozelo direito, além de algumas escoriações pelo corpo. Após a imobilização do pé, foi encaminhado ao hospital para receber os cuidados necessários. O caso serve como um alerta para os riscos de trabalhos em espaços confinados e a importância de equipamentos de segurança adequados para evitar acidentes como esse.
Prefeitura faz grande mutirão contra dengue e chikungunya no Dom Aquino
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Vigilância em Saúde e as secretarias de Defesa Civil, Ordem Pública e Limpurb, realizou um grande mutirão no bairro Dom Aquino, neste sábado (8). O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, estiveram presentes na ação e percorreram os bairros com os agentes comunitários de endemias (ACE). A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o enfrentamento da crescente ameaça das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A mobilização foi decidida em reunião do COE devido ao alto número de casos suspeitos de chikungunya e dengue registrados na região, além do elevado índice de infestação do mosquito transmissor. De 1º de janeiro a 5 de fevereiro, foram notificados 836 casos de dengue, dos quais 669 foram confirmados. Já a chikungunya teve 1.527 casos notificados, com 1.471 confirmações. Apesar dos altos números, a dengue não tem óbitos confirmados; no entanto, a chikungunya já causou quatro mortes, e outras duas seguem em investigação. Durante a ação, aproximadamente 70 agentes de combate às endemias e outros servidores percorreram o bairro para fiscalizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Das 7h30 às 12h, foram vistoriados 2.724 imóveis, dos quais três foram notificados. O mutirão também incluiu a limpeza de terrenos baldios e a remoção de lixo acumulado. A Limpurb disponibilizou um caminhão do Catatreco e um caminhão com pá carregadeira para auxiliar na retirada de entulhos e demais materiais descartados de maneira inadequada. Além disso, ao longo da semana, serão realizadas adequações em praças e limpeza na margem do córrego do bairro Dom Aquino. A Secretaria de Ordem Pública também atuou fiscalizando comércios e residências que estavam em situação irregular, seja pela falta de higiene ou pela resistência em permitir a entrada dos agentes de saúde. O prefeito Abilio Brunini esteve presente na ação e destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e a população. “Essa é uma iniciativa essencial para conter o avanço da dengue e chikungunya em Cuiabá. Estamos mobilizando esforços para que toda a cidade receba essa força-tarefa e possamos reduzir significativamente os casos dessas doenças. Precisamos da ajuda da população; juntos, somos mais fortes contra o Aedes aegypti”, afirmou o prefeito. A secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, reforçou a necessidade da participação da comunidade para que as ações surtam efeito. “Não adianta apenas o poder público agir se a população não colaborar. Cada morador precisa fazer sua parte, eliminando criadouros dentro de suas residências e denunciando locais com possível proliferação do mosquito”, alertou. Conforme Alessandra Carvalho, coordenadora de Vigilância em Zoonoses, a operação será mantida durante todos os sábados de fevereiro, percorrendo outras regiões da cidade até que todas as áreas afetadas sejam contempladas. “Quero reforçar a importância do engajamento de toda a população nessa força-tarefa e pedir a colaboração dos moradores para o sucesso da iniciativa”, finalizou Alessandra. A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves também deu suporte na ação com sua equipe. #PraCegoVer A imagem ilustra agentes de saúde envolvidos em uma ação de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti realizada em uma praça do bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
Bem-Estar Animal e Dema resgatam três cães em Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá, através da Bem-Estar Animal, participou de uma ação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) no resgate de cães abandonado e doentes em Cuiabá, esta semnana. Após recebimento de denúncia os cães foram resgatados em situação delicada devido a maus-tratos. Num dos casos, uma residência localizada no bairro Morada do Ouro, uma mulher foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos. Não havia alimento nem água para os dois cães, encontrados extremamente magros e famintos, com carrapatos e sinais visíveis de agressões físicas. Outra demanda ocorreu no bairro Pedregal. Uma moradora viu uma fêmea “descartada” em uma caçamba de entulhos. Ela levou o animal para uma clínica, onde pagou exames, medicamentos e acionou as autoridades. O animal já tem idade avançada e é cego. A diretora da Bem-Estar Animal, Andrea Janaína destacou ser “um ato muito covarde, abandonar um animal nessas condições, doente, cego e idoso”. Segundo a Dema, iniciativas da população em denunciar são fundamentais para evitar que consequências piores aconteçam, como a morte desses animais. Este mês a Bem-Estar Animal resgatou 6 gatos, 4 deles filhotinhos e uma fêmea canina que também foram jogados em uma caçamba com restos de construção. Vale ressaltar que, conforme os animais vão sendo reabilitados fisicamente e estando com saúde são disponibilizados para adoção. “É importante essa dinâmica porque abre vagas para esses resgates extremos e urgentes em que a vida do animal está a se perder e são muitos casos de maus-tratos”, explicou Andrea Janaína. Neste sábado (8), acontecerá a 2ª feira de adoção do ano, desta vez no Parque Tia Nair, a partir das 16h. “Uma oportunidade das pessoas praticarem o bem e a adoção consciente enquanto curtem a beleza do local, que estará ainda mais atrativo hoje, com a presença dos animais. Agradecemos a secretária Municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares pela parceria do espaço”, destacou Andrea. #PraCegoVer A imagem mostra um animal canino deitado ao chão em estado de abandono, desnutrido, vítima de maus-tratos. Ele foi resgatado pela Prefeitura de Cuiabá, através das equipes que atuam na Bem-Estar-Animal.
“Show na Arena! Cuiabá atropela Nova Mutum e assume vice-liderança do Mato-Grossense”
O Cuiabá mostrou sua força e não tomou conhecimento do Nova Mutum na Arena Pantanal. Com uma atuação impecável, o Dourado goleou por 5 a 0 na noite deste sábado (8) e garantiu a vice-liderança do Campeonato Mato-Grossense. Um dos grandes nomes da partida foi o atacante Derik Lacerda, que brilhou e ajudou o time a conquistar mais três pontos com uma performance de alto nível. Domínio do início ao fim Desde os primeiros minutos, o Cuiabá impôs seu ritmo e deixou claro que queria a vitória. Com jogadas rápidas e ofensivas, a equipe envolveu o adversário e não deu espaço para reação. Com o resultado, o Dourado segue firme na briga pela liderança e demonstra que está pronto para buscar o título estadual. O próximo desafio já tem data marcada, e a torcida pode esperar mais um espetáculo do time que quer dominar o Mato-Grossense.
“Sem previsão e sem dinheiro: Policlínicas de Cuiabá vão continuar fechadas?”
A população cuiabana que espera pela reabertura das policlínicas do Coxipó, Planalto e CPA pode esquecer, pelo menos por enquanto. A secretária de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena, afirmou que não há previsão para que essas unidades voltem a funcionar. O motivo? Dívidas acumuladas e falta de recursos para reformas. Com o fechamento das policlínicas, a pressão sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) só aumenta. Essas unidades, que deveriam atender casos menos graves, agora enfrentam superlotação e dificuldades para absorver a demanda, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) seguem sobrecarregadas. Sem dinheiro, sem solução Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, Lucia Helena não poupou palavras: a situação da saúde municipal é crítica. Segundo ela, a pasta enfrenta um endividamento tão alto que até a compra de insumos e medicamentos se tornou um desafio. “Estamos tendo que nos virar para atender as demandas, que aumentaram muito. A situação está muito difícil de levar. Não podemos falar de reformas neste momento, porque temos outras prioridades”, justificou a secretária. A situação das policlínicas é ainda mais preocupante. De acordo com Lucia Helena, elas foram excluídas do modelo de saúde nacional e não recebem mais financiamento do governo federal. “Esse modelo de atendimento não existe mais. O que temos agora são as UPAs e as Unidades Básicas de Saúde”, explicou. Cenário de abandono A secretária chegou a visitar a Policlínica do Coxipó e se chocou com o estado de abandono da unidade. “Eu praticamente inaugurei essa policlínica em 1993. Dá dó de ver uma estrutura dessas completamente sucateada, sem previsão de reabertura”, lamentou. Enquanto isso, a população continua enfrentando dificuldades para conseguir atendimento médico adequado. Sem solução à vista, resta a pergunta: até quando a saúde pública de Cuiabá seguirá nesse colapso?
Dólar fecha em alta, a R$ 5,79, em reação às novas ameaças tarifárias de Trump
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar fechou em alta de 0,47% nesta sexta-feira (7) e encerrou a semana cotado a R$ 5,791, diante das novas ameaças tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A moeda passou parte da sessão em queda e chegou à mínima de R$ 5,734, embalada pelos números do mercado de trabalho norte-americano. À tarde, porém, notícias sobre a possível nova escalada da guerra de tarifas reverteram a tendência, com a divisa tocando R$ 5,807 na máxima do dia. Já a Bolsa, em pregão estendido por causa do horário de verão dos EUA, tinha forte queda de 1,32% às 17h, aos 124.532 pontos. A guerra de tarifas ganhou novos tons nesta sexta-feira. Em anúncio na Casa Branca, Trump prometeu reciprocidade tarifária a vários países ao longo da próxima semana. A medida -uma das promessas do republicano durante a campanha eleitoral- visa igualar as tarifas de importação dos Estados Unidos às cobradas pelos parceiros comerciais sobre produtos norte-americanos. Trump não identificou quais países seriam afetados, mas sugeriu que seria um esforço amplo que também poderia ajudar a resolver os problemas orçamentários dos EUA. “Vou anunciar isso na próxima semana, comércio recíproco, para que sejamos tratados de forma justa com outros países”, disse Trump. “Não queremos mais, nem menos.” Os planos seguem a esteira dos decretos assinados no sábado (1º), nos quais Trump impôs tarifas adicionais sobre todas as importações do Canadá, México e China. Ele, porém, costurou acordos com as lideranças dos países vizinhos e adiou as taxas em um mês, mas manteve as de 10% sobre todos os produtos da China. A manobra demonstra disposição de Trump em usar tarifas como barganha ante parceiros comerciais importantes, apesar de potenciais efeitos negativos para a própria economia americana. Até então, tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá, impostas no decreto de sábado, seriam uma espécie de sanção para os fluxos de imigrantes indocumentados para os Estados Unidos e de opioides fentanil. Já as tarifas contra produtos da China estão em vigor desde terça-feira. A medida resultou em represália: serão impostas taxas de 15% para carvão e gás natural dos EUA, bem como outras de 10% para petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis, a partir do dia 10 de fevereiro. Ainda há tempo para que Washington e Pequim tentem chegar a um acordo -esperança alimentada por autoridades de ambos os países e por investidores de todo o mundo. Isso porque a política tarifária do republicano tem o potencial de aumentar custos para os consumidores norte-americanos, o que pode comprometer a briga do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) contra a inflação e forçar a manutenção da taxa de juros em patamares elevados. Quanto maiores os juros por lá, mais atrativos ficam os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, os chamados treasuries, o que fortalece o dólar globalmente. A notícia da escalada da guerra comercial foi antecipada pela agência Reuters no início desta tarde e reverteu o movimento de queda da moeda norte-americana no Brasil. Até então, o dólar marcava perdas de 0,40%, tendo chegado a R$ 5,734 na mínima do dia. O foco, no início da sessão, era nos números do “payroll” (folha de pagamento, em inglês), com o mercado especulando as implicações nas decisões de juros do Fed. Principal dado da semana, o payroll mostrou que 143 mil postos de trabalho foram abertos em janeiro, abaixo das expectativas de 170 mil vagas de economistas consultados pela Reuters. O resultado, segundo especialistas, pode ter sido afetado pelos incêndios que tomaram a Califórnia no último mês e pelo clima frio. A taxa de desemprego desacelerou para 4%, ante 4,1% da leitura anterior. Já os ganhos médios por hora aumentaram 0,5%, após 0,3% em dezembro. A resiliência do mercado de trabalho dos EUA tem sido a força motriz por trás da expansão econômica do país e um dos motivos pelos quais o Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) pausou os cortes na taxa de juros na última reunião de política monetária. O dado indica que há um arrefecimento gradual da empregabilidade por lá, o que fortalece a tese de que há ainda espaço para mais afrouxamento monetário por parte do banco central. “A criação de vagas veio abaixo do esperado, mas a taxa de desemprego subiu menos que as estimativas, enquanto os ganhos por hora trabalhada superaram as projeções. Esses dados abriram espaço para apostas no início dos cortes de juros nos EUA, com um Fed mais dovish [favorável a taxas de juros mais baixas]”, diz Marcio Riauba, chefe da mesa de operações da StoneX Banco de Câmbio. O Fed deixou a taxa básica de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,5% no mês passado, depois de tê-la cortado em 1 ponto percentual desde o início do ciclo de flexibilização, em setembro. A expectativa dos mercados é que um novo corte aconteça em junho, segundo a ferramenta CME Fed Watch. Mas a política tarifária de Trump pode ser um obstáculo para isso, devido ao potencial inflacionário. Já na cena doméstica, investidores analisam comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à Rádio Cidade, de Pernambuco. Segundo ele, a eleição de Trump motivou a alta no dólar no fim do ano passado, o que teria encarecido os combustíveis e os alimentos. “Depois da eleição do Trump, teve uma disparada no dólar, e a gente exporta gasolina e diesel, e isso tem um reflexo nos preços”, disse. A pressão sobre o bolso do consumidor, segundo Haddad, deve melhorar com o alívio recente no câmbio, a safra recorde projetada para 2025 e o fim do ciclo do boi, quando os pecuaristas diminuem os rebanhos para valorizar o valor por cabeça de animal. O patamar da moeda norte-americana tem arrefecido desde o início do ano. Analistas pontuam que a cotação estava atingindo patamares exagerados no Brasil, com os investidores repercutindo temores em relação ao cenário fiscal brasileiro. A divisa chegou a renovar o recorde histórico para R$ 6,267. O exagero, na visão de