BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Um avião com 88 brasileiros deportados pelos Estados Unidos era esperado para chegar nesta sexta-feira (24) ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, em meio à postura anti-imigração do governo de Donald Trump. Até as 21h (de Brasília), a aeronave não havia pousado no Brasil. Trata-se, no entanto, de voo relativo a acordo firmado com Washington em 2017, ainda sob o governo de Michel Temer. O pacto visa facilitar o retorno ao Brasil de pessoas processadas nos EUA por entrar no país de forma ilegal e que já não tenham direito a recurso. No Brasil, eles não cumprem qualquer tipo de pena. Integrantes do governo Lula ouvidos sob a condição anonimato afirmaram que o voo ainda não pode ser creditado à nova política migratória de Trump, uma vez que são necessários dias para organizar a logística desse tipo de viagem. O presidente Trump promete fazer a maior deportação da história americana. Nesta sexta, o governo do republicano informou já ter prendido 538 imigrantes em situação irregular desde a posse do republicano, na última segunda (20). A média diária de prisões do ICE, o serviço de migração e alfândega americano, foi de 311 no ano fiscal que terminou em setembro de 2024. No ano anterior, foi de 467. A Casa Branca publicou as primeiras imagens de imigrantes irregulares detidos e deportados também nesta sexta. Na plataforma X, o governo escreveu que os alvos eram criminosos e que centenas deles foram deportados em aviões militares. Não está claro se todos os detidos tinham sido condenados por crimes ou se existiam acusações, porém sem condenações. Os nomes mencionados pelo governo no texto são de homens considerados culpados por variados tipos de crimes sexuais -há menções a um dominicano condenado por abuso sexual de menor e a um equatoriano condenado por estupro, por exemplo. O Pentágono afirmou ainda que as Forças Armadas americanas forneceriam voos para a deportação de mais de 5.000 imigrantes detidos por autoridades em El Paso, no Texas, e em San Diego, na Califórnia. No início da semana, o governo Trump anunciou que enviaria 1.500 soldados adicionais para a fronteira com o México. Segundo um memorando do Departamento de Segurança Interno revelado nesta sexta, a agência tenta também facilitar a designação de autoridades estaduais e municipais para auxiliar no trabalho de detenção de imigrantes. Trump carrega a bandeira anti-imigratória desde sua primeira campanha à Casa Branca, na qual alardeou a construção de um muro na fronteira sul, e o tema é o principal de seu novo mandato. Diferentemente de áreas em que as bravatas de campanha foram logo amenizadas, como a questão tarifária, o republicano assinou nos primeiros dias no cargo decretos com repercussões imediatas sobre imigrantes no país. Além de iniciar os planos de deportação, Trump declarou emergência nacional na fronteira sul e suspendeu a entrada de imigrantes por lá, autorizou a prisão de estrangeiros em situação irregular em escolas, igrejas e hospitais e restringiu drasticamente o direito à cidadania a nascidos no país de pais estrangeiros em situação irregular. Esta última medida foi contestada por uma série de estados liderados por democratas. Nesta quinta (23), o juiz federal John Coughenour, de Seattle, concedeu decisão liminar (provisória) bloqueando o decreto sob o argumento de que o texto fere a Constituição e a jurisprudência da Suprema Corte do país -o direito é garantido pela 14ª Emenda da Carta. A ONU criticou a suspensão da entrada de refugiados nos EUA nesta sexta, lembrando que o direito ao refúgio é “universalmente reconhecido”. “Todos os Estados têm o direito de exercer sua jurisdição em suas fronteiras internacionais, [mas] devem fazê-lo em conformidade com suas obrigações”, afirmou a porta-voz da agência da ONU para os direitos humanos, Ravina Shamdasani, em Genebra. O memorando interno revelado nesta sexta indica ainda que o governo do republicano concedeu a oficiais do ICE o poder de acelerar a deportação de imigrantes que tinham obtidos vistos temporários sob dois programas instituídos pelo governo Biden. Os programas buscavam diminuir o número de entradas ilegais no território oferecendo mais vias legais para pedir refúgio. Um desses programas permitia que migrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela residissem nos EUA por até dois anos. O outro, um aplicativo chamado CBP One, obrigava eventuais solicitantes de asilo a formalizarem seus pedidos antes de atravessarem a fronteira, agendando hora e local para se apresentarem em um posto de alfândega. Fonte: Notícias ao Minuto Brasil – Brasil
Governo monitora 38 municípios devido às chuvas nesta sexta-feira (24)
O Governo de Mato Grosso monitora, nesta sexta-feira (24.1), 38 municípios, em razão das chuvas intensas que atingiram o Estado na última semana. Os municípios são classificados com status de atenção pela Defesa Civil do Estado, por terem sido atingidos pelas chuvas nos últimos dias e terem sofrido inundações em vias públicas, imóveis ou terem pontes e estradas danificadas. No entanto, eles não estão mais na situação caracterizada como emergência, como é o caso de alagamentos. Para atender os municípios em situação de emergência, o Governo já entregou: 250 cestas de alimentos, 250 cobertores, 250 kits de higiene e limpeza, 102 colchões, 102 travesseiros e 90 kits dormitório para as famílias de Cuiabá; 130 cestas de alimentos, 130 kits de higiene e limpeza, 130 filtros de água, 130 cobertores, 100 colchões, 100 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha), 80 caixas d’água, rolos de lona e 1 tonelada de roupas para Rio Branco; 20 cestas de alimentos, 20 kits de limpeza e higiene, 20 filtros de água, 20 cobertores, 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas e meia tonelada de roupas para Salto do Céu; 80 cestas de alimentos, 80 kits de higiene e limpeza e 80 filtros de água para Alto Paraguai. 400 cestas de alimentos, 400 kits de higiene e limpeza, 200 filtros de água e 100 cobertores para Confresa. Monitoramento Até o momento, 30 municípios declararam situação de emergência por conta das chuvas, sendo eles: Rio Branco, Salto do Céu, Paranatinga, Cuiabá, Nova Nazaré, Alto Paraguai, Luciara, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Arenápolis, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, Confresa, Rondolândia, Cocalinho, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Canarana, Porto Estrela, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Bom Jesus do Araguaia, Lambari D’Oeste, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Nobres e Nova Marilândia. Até o momento, apenas os municípios de Rio Branco, Salto do Céu, Alto Paraguai, Paranatinga, Confresa, Cuiabá e Nova Nazaré solicitaram homologação estadual. O Governo ainda monitora os municípios de Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde. A Defesa Civil segue prestando apoio com levantamento de danos, elaboração de decretos e emitindo alertas para essas regiões.
Brasil Está Pronto para a Pena de Morte? Deputado Nelson Barbudo Levanta Debate Polêmico
O deputado federal Nelson Barbudo (PL) reacendeu uma discussão polêmica ao defender a pena de morte e cobrar uma reforma urgente do Código Penal Brasileiro. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia da TV Vila Real, na última quarta-feira (22), Barbudo fez duras críticas à legislação atual, comparando-a com as leis mais rígidas dos Estados Unidos. Ele ainda sugeriu que a lentidão em promover mudanças pode estar relacionada à presença de parlamentares com possíveis vínculos com facções criminosas. “Não estou aqui dando nomes, mas sabemos que, em todos os lugares, há gente que faz parte. Nas eleições passadas, em Cuiabá, foi dito que houve apoiadores do crime organizado. Na Câmara dos Deputados, com certeza também tem gente que está lá por causa das facções. Então acho que é por isso que [o Código Penal] não muda”, afirmou o deputado. Reforma do Código Penal em 6 Meses? Barbudo deixou claro que, se dependesse dele, a reforma do Código Penal já teria sido concluída. “Hoje, advogados e policiais militares estão enxugando gelo. Eu sou totalmente favorável à mudança e fico horrorizado porque a Câmara e o Senado não fazem isso”, desabafou. Ele reforçou sua visão de que mudanças drásticas, incluindo a implementação da pena de morte, são necessárias para enfrentar a criminalidade no país. Castração Química e a Vontade Popular O deputado também criticou duramente a sinalização do governo federal de vetar o projeto de castração química para criminosos sexuais. Para Barbudo, tal veto contraria o desejo da população. “Não há justificativa para o veto. O governo está do lado do criminoso ou do cidadão de bem? Ele precisa respeitar a vontade do povo. Nós aprovamos a lei”, pontuou. Bloqueio de Emendas e Indignação Outro tema levantado pelo parlamentar foi o bloqueio de suas emendas de 2023, destinadas à saúde de municípios como Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio e Vera. Barbudo classificou a decisão como injusta e fez críticas ao ministro do STF Flávio Dino, responsável pela medida. “O Judiciário tem que separar o joio do trigo. Não tenho emendas Pix, não havia motivo para bloqueio”, afirmou o deputado. E Você, o Que Pensa? Com declarações firmes, Nelson Barbudo coloca em debate questões que dividem opiniões. Será que o Brasil está pronto para discutir temas como pena de morte, castração química e uma reforma ampla no Código Penal? O que você acha: essas mudanças são necessárias ou radicais demais? Participe do debate!
Nathalia Prazeres: A Voz da Esperança Negra no Mrs. World
A modelo e pedagoga Nathalia Prazeres, de 37 anos, está prestes a fazer história como a primeira brasileira e mulher negra a concorrer ao título de Mrs. World. O concurso acontece entre os dias 24 e 30 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Nathalia, que representou Mato Grosso ao ser coroada Miss Beleza Brasil em 2022, traz consigo uma trajetória marcada por superação e inspiração. Nascida no Rio de Janeiro e residente em Cuiabá, Nathalia iniciou sua carreira de modelo aos 27 anos, já com uma formação em pedagogia. Desde que se tornou miss, dedica-se a palestras em escolas públicas, onde compartilha sua história de vida com jovens que se identificam com suas origens. “Meu maior prazer como miss é conversar com meninas, principalmente negras, mostrando que o lugar onde você está hoje não define o seu futuro”, afirma Nathalia, que vê na sua representatividade uma forma de levar esperança e motivação para as novas gerações. Em Cuiabá, Nathalia encontrou força no Fórum das Mulheres Negras, uma rede de apoio essencial em sua jornada, que trabalha com questões como empregabilidade, bem-estar e empoderamento feminino. O concurso Mrs. World, com 40 anos de história, ainda não elegeu uma brasileira ou mulher negra. Nathalia espera quebrar esse paradigma e representar não apenas o Brasil, mas também milhões de jovens que se espelham em sua coragem e determinação. “A parte mais importante não é o glamour, mas os sonhos das pessoas que acreditam em você”, conclui.
Operação Rota do Sertão cumpre mandados contra investigados por tráfico para o Nordeste do País
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Ficco-MT) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24.1), a segunda fase da Operação Rota do Sertão, para cumprir seis mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra um grupo responsável por um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais. O grupo usava o município de Sinop, no Norte de Mato Grosso, como base estratégica para o envio de drogas para o Nordeste, e de cargas de madeira ilegal a estados do Sudeste. As medidas cautelares, deferidas pelo da 5ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Sinop, foram cumpridas nas cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte e Picos (PI). Durante as investigações, a equipe da Ficco-MT apreendeu uma carga de cloridrato de cocaína, de aproximadamente 800 quilos, na cidade de Picos, interior do Piauí. A apreensão ocorreu quando o entorpecente era transportada de caminhão para o Porto de Pecém, no estado do Ceará. A droga foi adquirida na fronteira do Brasil com a Bolívia e levada até um entreposto em Sinop, de onde foi transferida para outra carreta, com cargas lícita de milho, e seguiu para o Nordeste. A prática era elaborada para evitar que um caminhão suspeito, recém-chegado da fronteira, fosse interceptado durante o deslocamento para outras regiões do país. As investigações também mostraram que o grupo estava envolvido com o transporte de madeira ilegal para estados do Sudeste. Em uma das abordagens, em Goiânia, foi apreendida uma carga de madeira sem documentação regular, o que caracterizou crime ambiental e somou mais uma acusação às atividades ilícitas da organização criminosa. Veículos clonados O grupo investigado tinha como estratégia fazer o transporte das cargas ilícitas em caminhões clonados, a fim de minimizar prejuízos em caso de uma eventual apreensão das cargas. A Ficco identificou que um veículo com restrição de roubo foi desmontado em uma oficina na cidade de Sorriso e seria usado para transportar as peças a outro caminhão do grupo investigado. Na ocasião, as equipes da Ficco apreenderam o veículo e o responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante. Para esconder o fluxo de dinheiro e os bens adquiridos, o grupo criminoso criava empresas de fachada, registradas em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”. A investigação apurou ainda que as empresas têm uma frota de 22 caminhões, cujas sedes estavam localizadas na residência dos investigados ou em terrenos baldios. Rota do Sertão Na 1ª fase da Operação Rota do Sertão, deflagrada em 31 de outubro do ano passado, foram presos temporariamente dois investigados e cumpridos 6 mandados de busca domiciliar, além do sequestro de 26 veículos nos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah. A Ficco-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, e tem por objetivo realizar a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso. As investigações contaram com apoio da Delegacia da Polícia Federal de Sinop; Delegacias da Polícia Civil de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah; Polícia Militar de Sinop e de Nobres e Polícia Rodoviária de Sorriso.
Abertas as inscrições para seleção de elenco do primeiro longa-metragem de ficção do Vale do Araguaia
Estão abertas as inscrições para seleção de elenco do filme “O Menino Que Carregava Água na Peneira” para artistas de Mato Grosso. Financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a obra é o primeiro longa-metragem de ficção do Vale do Araguaia. Os interessados devem se inscrever até dia 30 de janeiro por meio de formulário (clique aqui para acessar) e também enviar dois vídeos, sendo um deles interpretando o personagem escolhido, e outro cantando uma música de sua preferência, já que o longa se trata de um musical. Livremente inspirado em poemas de Manoel de Barros, a produção conta a história de um menino sem nome que vive na zona rural de uma região entre o sertão e o cerrado. Com uma imaginação muito fértil, ele sonha em ser escritor, mas sabendo que precisa de um nome. Ele inicia, então, uma jornada em busca de sua identidade. Nesse caminho, ele irá encontrar grandes personagens da cultura popular, fazendo novos amigos. Integrando a trilogia Alice dos Anjos, o filme promove um intercâmbio audiovisual inédito com duas produções baianas: a premiada obra homônima “Alice dos Anjos”, e a sequência “Alice Lembra”. Produzido pelo Araguaia Produções, o filme tem o cineasta Daniel Leite Almeida como diretor e roteirista. Podem se candidatar à seleção atores residentes em Mato Grosso, em especial no Vale do Araguaia, que terão prioridade. As inscrições também estão abertas a profissionais do sudoeste baiano. As gravações irão ocorrer em duas etapas, uma na Bahia e outra no Mato Grosso. Seleção para filme O Menino Que Carregava Água na Peneira Data: Até dia 30 de janeiro Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2NQlIqnajINfL5YQiWEiAHHuXz2eyIaby-r8GEFDguZ3bbQ/viewform FONTE: Secom-MT
Botelho abre feira para representantes e destaca importância de fortalecer o comércio em MT
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, participou da cerimônia de abertura da 16ª Femoda-MT, nesta quinta-feira (23), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Com apoio de Botelho, até sábado (25), o evento deve movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios na maior feira de calçados, confecções e acessórios do Centro-Oeste. Na feira dedicada aos representantes comerciais, o deputado enfatizou a relevância de fortalecer o setor para o desenvolvimento econômico do Estado, destacando a nova reforma tributária, que muda o sistema fiscal brasileiro a partir de 2026. “O grande pagador de impostos é o comércio, onde realmente gera recursos para fazer as estradas, manter a saúde e educação. Teremos uma reforma tributária e temos que atrair mais indústrias para melhorar a geração de emprego e renda”, alertou Botelho. O parlamentar também demonstrou preocupação com as incertezas do mercado econômico, especialmente com as novas medidas dos Estados Unidos, que podem afetar Mato Grosso. “ O comércio é a locomotiva da nossa economia, e a Femoda é um exemplo do que podemos fazer para fomentar negócios e gerar mais receitas para o Estado”, frisou Botelho. Desde a primeira edição em 2015, quando começou de forma tímida, a Femoda se consolidou como um dos eventos mais importantes para o setor. A exposição reúne 450 marcas até o próximo sábado. São mais de 1,7 mil lojistas que devem fazer negócios durante o evento. Presentes Acompanhado do deputado Max Russi (primeiro-secretário da ALMT), Botelho também parabenizou os organizadores da feira, entre eles, Alex Rabelo, que presenteou os deputados com sapatos de marcas famosas. FONTE: Autor: Itimara Figueiredo (ALMT) / Juliana Velasco (ALMT) Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)
Sindicalistas discutem recomposição de perdas com deputados antes da votação do RGA
Servidores públicos estaduais de Mato Grosso, representados pela Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessp-MT) e mais de 14 sindicatos, aceitaram a proposta do governador Mauro Mendes de reajuste de 4,83% no Reajuste Geral Anual (RGA), que será votado hoje na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em reunião realizada ontem (21), com lideranças sindicais, o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, acolheu a solicitação das categorias e agendou para esta quarta-feira (22), às 8h30, no Colégio de Líderes, um encontro com todos os deputados estaduais antes da votação do RGA. O principal tema da reunião é a criação de uma mesa técnica de negociações, com objetivo de estabelecer um espaço de diálogo institucional e buscar soluções conjuntas com o governo estadual para recompor as perdas salariais acumuladas em anos anteriores, estimadas em 20%. Os sindicalistas esperam que a mediação dos deputados auxilie no avanço das discussões com o governo estadual e garanta melhorias para os servidores públicos. Juliana Velasco Fotos: Vanderson Ferraz
Vice Otaviano Pivetta assume Governo durante licença de Mauro Mendes
Na noite desta terça-feira (21.01), o vice-governador Otaviano Pivetta assumiu interinamente o comando do Governo de Mato Grosso. Ele estará à frente do Executivo Estadual durante a licença do governador Mauro Mendes, que se encontra em viagem ao exterior e retornará no próximo domingo (26.01). Essa é a 13ª vez que Pivetta assume o cargo desde o início da gestão de Mauro Mendes, em 2019. Durante o período, ele será responsável por dar continuidade às ações e programas do Governo, mantendo o compromisso com a eficiência e a entrega de resultados para a população. “Tenho total confiança no trabalho do Pivetta. Ele dará sequência às atividades do Governo com a mesma seriedade e competência de sempre, garantindo que as metas sejam cumpridas e os cidadãos atendidos com excelência”, afirmou Mauro Mendes antes de sua viagem. Otaviano Pivetta reforça o papel de estabilidade e liderança no Executivo, destacando o alinhamento com as diretrizes do Governo Estadual, enquanto mantém o funcionamento das políticas públicas em todas as áreas.
“Lixo e Chuva: Uma Combinação Explosiva em Cuiabá”
O cenário de acúmulo de lixo em Cuiabá se agrava a cada dia, revelando uma situação que já se tornou marca registrada da última gestão e que insiste em permanecer sem uma solução definitiva. A falta de regularidade na coleta de resíduos é um problema que se estende por vários bairros, causando transtornos e expondo moradores a condições insalubres. Um Problema que Não é Novo Apesar de promessas recorrentes de melhorias, a coleta de lixo segue irregular. Em bairros como o CPA 2, moradores relatam que estão há mais de 15 dias sem o serviço. Márcia Lima, de 52 anos, desabafa: “Aqui na nossa rua já tem 15 dias que não passa. Vão dizer que é mentira, mas é só observar a quantidade de lixo acumulado.” A situação não é diferente no CPA 1, onde Sandra Fernandez, proprietária de um restaurante, sofre com as consequências diretas dessa negligência. “O odor é insuportável. Agora, com a chuva, o chorume escorre pelas calçadas, moscas e larvas aparecem. É muito difícil trabalhar assim.” Um Problema Anual que Nunca Termina Bairros como Altos da Serra enfrentam essa realidade ano após ano, especialmente durante o período de chuvas. Ana Costa, de 36 anos, questiona a inércia das autoridades: “O lixo acumula, as chuvas pioram tudo, e nunca há mudanças concretas. Até quando vamos continuar sofrendo com isso?” Impacto Generalizado Nos bairros Bela Vista, Umuarama e Nova Conquista, a história se repete. Uma moradora do Bela Vista resume o sentimento geral: “Não é que a coleta não é feita, mas é insuficiente. Ficamos dias e dias com o lixo acumulado na porta de casa.” Uma Solução que Não Chega O problema da coleta de lixo em Cuiabá já passou do ponto crítico. É um reflexo de uma gestão que se mostra incapaz de resolver uma questão básica e essencial. A população pede urgência e ação efetiva para que essa situação, que já se arrasta por tanto tempo, chegue a um ponto final. 🚮 É hora de transformar promessas em realidade. Até quando Cuiabá terá que conviver com o lixo como parte da paisagem?