A equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 19 quilos de cachara cortada em banda na rodovia Transpantaneira. A operação ocorreu nesta sexta-feira (22.11) com apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães. A apreensão ocorreu durante patrulhamento terrestre e realização de barreiras na rodovia. O pescado estava em uma mochila, dentro de uma camionete GM S10, que foi vistoriada pelos fiscais. O infrator foi multado em R$6,9 mil e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Poconé, juntamente com o pescado e o veículo, para registro do boletim de ocorrência. Os peixes foram doados à entidade Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Outra ação Na terça-feira (19.11), fiscais da Sema, em operação conjunta com 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e também 1º Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) de Chapada dos Guimarães, apreenderam duas espingardas, sendo uma calibre 22 e outra de pressão, munições, 5 redes e 6 tarrafas depois da denúncia de pesca predatória na região do Carandazinho, próximo a Boca do Sapê, em Barão de Melgaço. As armas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil, e os apetrechos de pesca predatória para depósito da Sema Defeso da Piracema A pesca amadora e profissional está proibida nos rios de Mato Grosso durante o período de defeso da piracema, que se iniciou no dia 1º de outubro de 2024 e segue até 31 de janeiro de 2025. A piracema inclui os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia – Tocantins. O objetivo é proteger o período de reprodução das espécies e garantir o estoque pesqueiro para o futuro. Neste período, é permitida apenas a pesca de subsistência e desembarcada, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Para os ribeirinhos, é permitida a cota diária de 3 kg ou um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido. Denúncias A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número (65) 98153-0255, ou pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema. Fonte: SECOM-MT
Atletas amadores, profissionais e de Segurança Pública vencem corrida Sesc Homens do Fogo e levam R$ 8,3 mil em prêmios
Atletas amadores, profissionais e da área de Segurança Pública venceram a 36º edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, neste domingo (24.11), em Várzea Grande. No total, eles levaram R$ 8,3 mil em prêmios, além dos troféus e das medalhas. Marcada pelo sucesso de público de diversas idades e cidades do Estado, a corrida é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Sesc Mato Grosso. Nesta edição, integra o calendário oficial de eventos da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024. De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o evento superou todas as expectativas e reuniu um público diversificado e engajado, desde famílias e grupos de amigos a assessorias de corrida “Temos aqui a representação de todo o Mato Grosso com aproximadamente dois mil atletas presentes. Para nós e para o público, este já é um evento consagrado. A cada ano, o número de participantes cresce e esperamos um público ainda maior no próximo ano, com um evento ainda mais grandioso graças à parceria com o Sesc e o Governo de Mato Grosso”, destacou. Além de incentivar a prática de atividades físicas e a promoção da saúde e qualidade de vida, a corrida possui um importante caráter social. Toneladas de alimentos foram arrecadadas durante a inscrição e serão doadas a instituições filantrópicas do Estado. “A corrida é uma forma de incentivar as pessoas a participar de um esporte e também reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Além disso, possui um forte cunho social. Arrecadamos cerca de 4 toneladas, que serão destinadas a instituições de caridade, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Esse é o papel do evento – unir esporte, solidariedade e conscientização em prol de um bem maior”, disse o coronel. Com a largada e a chegada realizadas na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, a corrida contou com dois percursos – um de 5 km e outro de 10 km. Diferentemente dos anos anteriores, a Corrida Sesc Homens do Fogo trouxe uma mudança no trajeto, eliminando a necessidade de os participantes cruzarem a ponte entre Várzea Grande e Cuiabá. O novo percurso, mais plano e menos exigente fisicamente, favoreceu um melhor desempenho, especialmente para corredores iniciantes e amadores. Além disso, a organização reforçou a logística, garantindo pontos de hidratação ao longo do trajeto e equipes de apoio disponíveis para qualquer necessidade. Entre os vencedores, destacou-se a corredora amadora Antônia Carvalho Ferreira, de 47 anos, que veio do município de Lucas do Rio Verde para competir pela segunda vez na Corrida Sesc Homens do Fogo. Antônia conquistou o primeiro lugar na categoria feminina do percurso de 5 km. “Eu sou agente comunitária de saúde e atleta amadora. Divido meu dia entre o trabalho e os treinos de corrida. Essa é a segunda vez que participo e gostei muito do novo percurso; melhorou 100%. Fiz uma prova bem tranquila e divertida. A organização está de parabéns. Tudo muito bem planejado. O evento foi impecável, e o troféu é lindo. É um imenso prazer participar de uma corrida promovida pelo Corpo de Bombeiros”, comentou Antônia.Na categoria dos 5 km masculino, o atleta profissional Daniel Gouveia dos Santos, de 34 anos, veio de Jaciara para sua estreia na Corrida Sesc Homens do Fogo e saiu vitorioso, conquistando o primeiro lugar. “Esta foi a primeira vez que participei. No ano passado, perdi a inscrição, mas neste ano consegui vir e valeu muito a pena. A organização foi excelente, e o percurso, 100% plano, é do jeito que gosto. Corri sozinho o tempo todo, com bastante folga, graças a Deus. Foi uma prova muito bacana”, destacou Daniel. Já no percurso de 10 km, a vitória feminina ficou com Jéssica Suzan, de 33 anos, esposa de Daniel e também atleta profissional. Jéssica já acumula troféus da Corrida Sesc Homens do Fogo e, na edição do ano passado, conquistou o primeiro lugar na categoria dos 5 km. “Este ano, pude me consagrar campeã novamente. No ano passado, corri os 5 km, que foi uma prova mais fácil. Nos 10 km, o desafio foi maior, mas o percurso estava excelente. Havia vários pontos de hidratação, que foram fundamentais, especialmente porque sabemos que o calor de Cuiabá é muito desgastante. Para mim, como atleta profissional, esse foi o grande destaque da organização. Estão de parabéns”, afirmou Jéssica A vitória masculina nos 10 km foi para o atleta profissional Iago Silva de Oliveira, de 24 anos, de Barra do Garças. Também estreante na corrida, ele conquistou não só a primeira colocação, como também a sua melhor marca. “Desde os 16 anos, eu venho correndo e há cinco anos sou atleta profissional de alto rendimento. Foi um percurso ótimo, tinha bastante descida e poucas subidas, que não eram tão inclinadas. Isso ajudou a melhorar o ritmo. Na verdade, eu melhorei a minha marca. É muito gratificante. Essa corrida será lembrada para mim por eu ter obtido meu melhor tempo”, disse. Ao todo, a 36ª Corrida Sesc Homens do Fogo premiou os três primeiros colocados nas categorias Geral e Segurança Pública, nos dois percursos, com medalhas, troféus e também premiação em dinheiro, totalizando R$ 8,3 mil entregues aos vitoriosos. A medição oficial do tempo foi realizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). Já os melhores classificados por faixa etária foram premiados com troféus, enquanto todos os participantes inscritos ganharam medalhas de participação. Além disso, o evento realizou o sorteio de duas bolsas de estudo com 50% de desconto em cursos superiores na área de tecnologia digital oferecidos pela Univag.
Delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira será o Novo Secretário-Adjunto de Administração Penitenciária
A qualquer momento, o Governador Mauro Mendes deve oficializar a nomeação do delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira como o novo Secretário-Adjunto de Administração Penitenciária de Mato Grosso. O anúncio será feito na próxima segunda-feira, conforme fontes seguras da Casa Civil do estado. Vitor Hugo, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Atividades Especiais da Polícia Civil e é reconhecido pelo seu trabalho na Gerência de Combate ao Crimes Organizados (GCCO), traz uma vasta experiência no setor de segurança pública. Sua trajetória inclui especializações em Inteligência e Técnicas de Investigação, além de intercâmbios internacionais, como os realizados com o FBI. Ele é amplamente reconhecido pela sua dedicação ao combate ao crime organizado, com uma atuação firme na desarticulação de facções criminosas que atuam no estado. Sua nomeação reforça o compromisso do Governo do Estado em implementar ações estratégicas para fortalecer o sistema penitenciário e a segurança pública em Mato Grosso. O delegado Vitor Hugo é altamente respeitado por sua visão inovadora e por sua capacidade de integrar inteligência policial para melhorar os processos de investigação. Sua experiência e compromisso com a segurança são essenciais para a continuidade dos avanços na gestão penitenciária do estado. Fique atento para mais informações sobre esse anúncio importante, que marca um novo capítulo para a segurança de Mato Grosso.
Botelho avança na inclusão com Libras nas escolas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT está prestes a dar um passo importante para a inclusão na educação. O Projeto de Lei 1582/2024, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT, propõe a obrigatoriedade da contratação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas públicas e privadas que tenham alunos com deficiência auditiva matriculados. A proposta está em tramitação na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. “Defenderemos a aprovação desse projeto, pois representa uma oportunidade de transformar a educação em Mato Grosso. Ao adotarem essa prática, as instituições de ensino não apenas cumprem a legislação, mas também reforçam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca Botelho. Objetivo, conforme Botelho, é garantir o direito à Educação Inclusiva, assegurando que alunos surdos tenham acesso pleno ao ambiente escolar. Dessa forma, as instituições deverão contratar intérpretes com certificação e proficiência na língua, que atuarão em todas as atividades escolares, desde aulas até eventos e provas. Se aprovada, Mato Grosso vai se alinhar à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e à Constituição Federal, que garantem o direito à educação para todos. Desafios e responsabilidades O projeto prevê sanções para as instituições que não cumprirem as diretrizes estabelecidas, reforçando a responsabilidade das escolas em garantir acessibilidade. Além disso, determina que as despesas com a contratação dos intérpretes deverão ser feitas por dotações orçamentárias. Para Botelho, a presença de intérpretes de Libras facilita a comunicação, promovendo um ambiente de aprendizado mais igualitário, ou seja, alunos surdos poderão participar ativamente das atividades, trabalhos em grupo, contribuindo para seu desenvolvimento social e acadêmico. Fonte: Eduardo Botelho
Disputa pelo Comando da Câmara de Cuiabá Expõe Divergências e Movimentações Estratégicas
A vereadora Michelly Alencar (União) anunciou nesta sexta-feira (22) sua decisão de retirar sua candidatura à presidência da Câmara de Cuiabá, manifestando apoio ao nome da vereadora Paula Calil (PL), apontada pelo prefeito eleito Abilio Brunini (PL) como candidata ao cargo. Em entrevista à rádio CBN, Michelly destacou que sua escolha foi estratégica para fortalecer um alinhamento político futuro. “Eu apoio a candidatura da Paula. Avaliei que, neste momento, seria mais adequado contribuir na construção do projeto e dar suporte a outra pessoa, em vez de manter meu nome na disputa”, afirmou Michelly. A composição da chapa mencionada inclui Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly como 2ª vice-presidente e a vereadora eleita Katiuscia Manteli (PSB) na 1ª secretaria. Contudo, alguns vereadores ainda não confirmaram o acordo, solicitando reuniões para definir a formação oficial do grupo. Tensão nos Bastidores A vereadora Maysa Leão afirmou que não houve consenso sobre a chapa e que os recentes posicionamentos do prefeito eleito e do deputado Faissal Calil (Cidadania), irmão de Paula Calil, geraram incômodo entre os parlamentares. Segundo Maysa, as declarações criaram um clima de insatisfação dentro do grupo, exigindo um debate mais amplo para evitar divisões. “É fundamental que a presidência da Câmara esteja alinhada com nosso grupo e não caia nas mãos dos apoiadores do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para evitarmos uma oposição ferrenha”, alertou Maysa. O cenário político permanece indefinido, com reuniões marcadas para a próxima semana visando consolidar a chapa e assegurar unidade entre os vereadores. A disputa pela presidência da Câmara reflete não apenas interesses internos, mas também a dinâmica de forças entre o grupo de apoio ao prefeito eleito Abilio Brunini e a oposição. Enquanto os bastidores se movimentam, Michelly Alencar demonstra que sua decisão foi pautada pela busca de equilíbrio e estratégia, consolidando o grupo como força majoritária na Casa de Leis.
Trânsito no Portão do Inferno é liberado após vistoria no local
Reabertura das pistas ocorreu às 13h45; novas interrupções podem ocorrer em caso de chuv A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que, com o fim da chuva na região, o trânsito no Portão do Inferno, na MT-251, foi reaberto às 13h45 desta sexta-feira (22.11). A liberação ocorreu após vistoria técnica e avaliação do local, conforme consta no protocolo de segurança. No entanto, novas interrupções podem ocorrer em caso de chuvas acima de 20 milímetros. O trânsito está aberto nos dois sentidos, para veículos leves, de acordo com o que está estabelecido em portaria publicada pela Sinfra. Fonte: SECOM-MT
Justiça Obriga Estado a Fornecer Canabidiol a Adolescente com Autismo e Síndrome de Down
A Justiça de Mato Grosso determinou que o Estado forneça tratamento gratuito com canabidiol (CBD) a um adolescente de 14 anos, residente em Poxoréu (a 251 km de Cuiabá). O jovem, identificado como F.L., foi diagnosticado com autismo severo, Síndrome de Down e atraso de linguagem. A decisão foi motivada por uma ação da Defensoria Pública, após a família, sem recursos financeiros, interromper o uso do medicamento, essencial para controlar crises graves e melhorar a qualidade de vida. Custo Elevado e Falta de Opções no SUS A medicação, em dose de 200 mg/ml, custa cerca de R$ 3 mil por mês, um valor inviável para a família, cujo sustento depende de J.S., mãe do adolescente e desempregada. O canabidiol, não disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), foi indicado após outros medicamentos tradicionais, como Risperidona e Ritalina, apresentarem pouca eficácia no controle das crises do adolescente, que incluem movimentos repetitivos, gritos e agitação severa. Ação Judicial e Decisão Favorável Sem retorno de ofícios administrativos enviados ao Estado e ao Município, a Defensoria Pública ingressou com a ação em junho. O juiz Darwin Pontes, da 2ª Vara Cível de Poxoréu, concedeu liminar determinando o bloqueio de valores públicos para custear o medicamento. Após contestação do Estado, o caso foi submetido ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), mas as negociações não avançaram devido à ausência de manifestação da Procuradoria Geral do Estado. Finalmente, o juiz Agamenon Moreno Júnior ordenou, em 13 de novembro, a compra do medicamento pelo Estado junto à farmácia que apresentou o menor preço, R$ 7,6 mil para um ciclo de três meses de tratamento. Nova Avaliação ao Final do Tratamento O juiz determinou que uma nova avaliação médica será realizada ao fim do período de três meses, para verificar a necessidade de continuidade do uso do canabidiol. O medicamento será adquirido com validade superior a 18 meses e disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica. Importância do Canabidiol no Tratamento Relatórios médicos apresentados no processo destacam que o canabidiol é a única alternativa capaz de aliviar os sintomas neurológicos do adolescente, melhorando tanto sua saúde quanto a dinâmica familiar. Estudos também apontam benefícios significativos do uso de cannabis medicinal para diversas condições neurológicas. Contexto Nacional Embora o Brasil tenha avançado na regulamentação de medicamentos à base de cannabis, apenas 10% dos pacientes conseguem acesso pelo SUS, segundo dados do Anuário da Cannabis Medicinal. Estima-se que 430 mil brasileiros utilizaram medicamentos com cannabis em 2023, refletindo a crescente demanda por alternativas terapêuticas. A decisão representa mais um marco na luta por inclusão do canabidiol nas políticas públicas de saúde e reforça o direito ao tratamento digno para pessoas com condições complexas e crônicas.
“Ingressos caros, estádio vazio e denúncia de torcedora escancaram descaso na Arena Pantanal”
Nesta quarta-feira (20), o Cuiabá enfrentou o Flamengo na Arena Pantanal pela 34ª rodada do Brasileirão. Porém, o que chamou a atenção não foi apenas mais uma derrota do Dourado, que perdeu de virada por 2 a 1 e segue na penúltima colocação. O alto preço dos ingressos, a precariedade da estrutura do estádio e a revolta de uma torcedora roubaram a cena, revelando um panorama preocupante para a experiência do público. Ingressos caros afastam torcedores Os valores dos ingressos variaram de R$ 125 (meia-entrada no setor Sul Superior) a R$ 450 (inteira no Oeste Inferior). Esses preços foram considerados excessivos, especialmente diante da situação do Cuiabá no campeonato. Resultado: arquibancadas vazias e torcedores indignados. “Cobrar caro desse jeito para ver um time na zona de rebaixamento e com essa estrutura é um desrespeito”, criticou um torcedor. Denúncia escancara abandono A situação ficou ainda pior quando uma torcedora gravou um vídeo dentro de um dos banheiros da Arena Pantanal, denunciando a total falta de condições de uso. Ela relatou: “Pagamos caro no ingresso e não tem nem papel no banheiro. É vergonhoso! Como esperam que a gente venha apoiar o time assim?” O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra banheiros em estado precário, sem limpeza e com falta de itens básicos. Vergonha e reflexos da má gestão A denúncia levantou debates sobre o descaso com os torcedores e a administração do estádio, que deveria oferecer condições mínimas para quem paga caro para prestigiar os jogos. “É inadmissível que, com ingressos tão altos, o básico ainda não seja oferecido. Isso afasta a torcida e mancha a imagem do clube e da Arena”, afirmou outro torcedor. Com ingressos abusivos e estrutura abandonada, o Cuiabá não só enfrenta o risco de rebaixamento no campo, mas também a perda de confiança da torcida, que exige respeito e condições dignas para apoiar o time. 🎥 Assista ao vídeo e veja as condições denunciadas pela torcedora clicando no link.
Júlio Campos defende Bolsonaro e alerta para radicalização política no Brasil
Cinco dias após o atentado terrorista no STF, atribuído a um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual Júlio Campos (UB) afirmou que não vê ligação entre os atos extremistas e a postura do ex-presidente. Campos destacou que, no episódio do 8 de janeiro, Bolsonaro estava fora do país e negou qualquer interferência direta do político nos atos violentos em Brasília. O deputado também comentou que outros políticos radicais podem estar estimulando atos como esses nos bastidores, mas evitou mencionar nomes, reforçando que a maioria dos políticos brasileiros são democratas. Para Júlio, a polarização entre direita e esquerda é a principal causa da radicalização no país, e destacou a necessidade de bom senso e vigilância para proteger a democracia. “O Brasil, hoje, é uma democracia, mas nós temos que estar atentos a essas pessoas que querem, com a força, mudar o regime brasileiro.” O ex-governador enfatizou que equilíbrio e diálogo são essenciais para evitar que divergências políticas se transformem em violência.
Justiça Nega Prisão Domiciliar a Feminicida Mesmo Após Cirurgia Ocular
A Justiça de Cuiabá manteve a prisão do feminicida Carlos Alberto Gomes Bezerra, de 59 anos, negando o pedido de prisão domiciliar após uma cirurgia de catarata realizada nesta manhã. A decisão foi proferida pela juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A magistrada determinou que Bezerra permaneça sob escolta policial no ambulatório central da Diretoria de Saúde da Polícia Militar por cinco dias, garantindo a recuperação pós-cirúrgica, mas sem flexibilizar sua condição de recluso. Carlos Alberto foi condenado pelo brutal feminicídio de sua ex-companheira Thays Machado, de 44 anos, e do namorado dela, William César Moreno, de 30 anos, ambos assassinados a tiros em plena via pública de Cuiabá no dia 18 de janeiro de 2023. Ele foi capturado em flagrante poucas horas depois do crime, em uma fazenda de sua família em Campo Verde. A defesa argumenta que Bezerra sofre de condições de saúde crônicas, incluindo diabetes, que exigiriam cuidados especiais supostamente não fornecidos adequadamente no sistema prisional. No entanto, ao analisar o pedido, a juíza destacou o histórico de descumprimento de Bezerra, que, durante um período de prisão domiciliar concedido anteriormente, violou regras ao realizar saídas não autorizadas, como idas a supermercados, além de negligenciar cuidados médicos, incluindo a recusa de vacinas e de insulina. A decisão visa proteger a integridade do detento durante sua recuperação, ao mesmo tempo que impede qualquer benefício adicional ou mudança em sua condição prisional.