A comemoração pelos 307 anos de Cuiabá promete movimentar a capital com uma programação diversificada e gratuita, entre os dias 7 e 10 de abril, no Parque das Águas. Anunciado pelo prefeito Abilio Brunini, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, e do secretário municipal de Cultura, Everson da Silva Jesus, o evento tem como principal proposta valorizar os artistas locais sem deixar de atrair o público com grandes nomes da música nacional. Com o tema “A cidade que canta sua história”, a celebração reúne mais de 50 artistas regionais em uma estrutura única, compartilhada também com atrações nacionais. A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Assembleia Legislativa, busca garantir qualidade técnica, equilíbrio financeiro e, principalmente, igualdade de condições entre os músicos. Durante o anúncio, o prefeito destacou o compromisso com a responsabilidade nos gastos públicos e a valorização profissional dos artistas. Segundo ele, a organização priorizou um formato sustentável, assegurando que todos os participantes sejam remunerados de forma justa. Brunini também enfatizou a pluralidade cultural da programação, que vai além dos ritmos tradicionais cuiabanos e contempla gêneros como sertanejo, pagode, gospel e rock. A união entre os poderes também foi ressaltada por Max Russi, que apontou a parceria como essencial para viabilizar um evento estruturado e acessível à população. Já o secretário de Cultura reforçou que a igualdade na estrutura oferecida aos artistas representa um avanço no reconhecimento dos talentos regionais. Além dos shows, o público poderá aproveitar feira de artesanato, gastronomia típica e espaços de lazer, consolidando o Parque das Águas como um grande centro cultural durante os quatro dias de festa. A abertura, no dia 7 de abril, contará com DJs, apresentações culturais, sertanejo regional e roda de samba, além dos shows nacionais de Dilsinho e da dupla César Menotti & Fabiano. No feriado de 8 de abril, a programação inclui manifestações tradicionais como cururu e siriri, atrações gospel e apresentações de Boca Nervosa e Banda Morada. Já o dia 9 será dedicado ao rasqueado cuiabano, reunindo nomes importantes do gênero. O encerramento, no dia 10, fica por conta da noite do lambadão, com grupos consagrados da cena local. A expectativa é de grande público e de uma celebração que una tradição, diversidade e valorização cultural em um dos principais cartões-postais da capital.
Adolescente é salva de “salve” e cinco faccionados são presos em flagrante
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de cinco integrantes de uma facção criminosa, na manhã de quarta-feira (25), e no resgate de uma adolescente de 16 anos que seria submetida a um ritual de punição conhecido como “salve”. De acordo com as investigações, a vítima havia sido mantida em cárcere privado em uma residência, onde sofria ameaças e estava prestes a ser torturada. A punição teria sido motivada pelo descumprimento de regras internas do grupo criminoso, após o fim de um relacionamento com um dos integrantes da facção. Os suspeitos — três mulheres e dois homens, com idades entre 18 e 22 anos — já vinham sendo monitorados pelas autoridades por envolvimento com tráfico de drogas e organização criminosa. A intervenção policial ocorreu por volta das 8h, quando as equipes localizaram o imóvel e realizaram a abordagem, garantindo o resgate imediato da adolescente. Durante a ação, foram apreendidos entorpecentes como maconha, cocaína e pasta base, além de materiais utilizados no tráfico, como balança de precisão, embalagens do tipo zip lock, celulares e cartões bancários. Três motocicletas também foram recolhidas. Uma das suspeitas tentou danificar o próprio celular ao perceber a chegada dos policiais, numa tentativa de atrapalhar as investigações. Em continuidade às diligências, os policiais realizaram buscas na casa de um dos detidos, de 19 anos, onde encontraram uma arma de fogo com munições. O grupo foi encaminhado à delegacia e autuado por tráfico de drogas, organização criminosa, fraude processual, posse irregular de arma de fogo, tortura mediante sequestro e desacato. A adolescente recebeu atendimento e está fora de risco.
Norte de MT recebe pacote bilionário em saúde e infraestrutura com novo hospital e R$ 154 milhões em investimentos
Guarantã do Norte acumula avanços em obras e serviços, enquanto Alta Floresta inaugura hospital estadual que amplia atendimento de média e alta complexidade na região O Governo de Mato Grosso intensifica os investimentos no Norte do Estado com ações que fortalecem a infraestrutura, a educação e, principalmente, a saúde pública. Em Guarantã do Norte, município com cerca de 32 mil habitantes, foram aplicados R$ 154,8 milhões nos últimos sete anos, resultando em obras e melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Entre os destaques, estão o asfaltamento e a restauração de trechos da MT-419, além da modernização do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário e a reforma de escolas estaduais. O município também foi contemplado com iluminação pública em LED, entrega de ônibus escolares e equipamentos tecnológicos para a rede de ensino, como Chromebooks. Na área da saúde, a construção do Centro de Tratamento Renal ampliou o acesso à hemodiálise para pacientes de toda a região Norte. As ações sociais também foram reforçadas, com a distribuição de milhares de cestas básicas e cobertores por meio de programas estaduais, ampliando a assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Dando sequência à agenda de investimentos na região, o Governo do Estado realiza, nesta quinta-feira (26), a inauguração do Hospital Estadual do Alto Tapajós, em Alta Floresta. A nova unidade representa um marco para a saúde pública regional, com estrutura moderna e capacidade para 162 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva e cuidados intermediários. Com investimento de R$ 186,9 milhões e 18 mil metros quadrados de área construída, o hospital amplia significativamente a capacidade de atendimento de média e alta complexidade, beneficiando diversos municípios do Norte mato-grossense. A agenda do Estado na região continua nesta sexta-feira (27), com novos anúncios previstos em Guarantã do Norte, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional e a ampliação dos serviços públicos essenciais.
Mauro Mendes anuncia renúncia ao governo para disputar o Senado
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou nesta quinta-feira (26) que deixará o cargo no próximo dia 31 de março, antecipando o fim do mandato para viabilizar sua pré-candidatura ao Senado nas eleições deste ano. A decisão marca uma mudança significativa no cenário político estadual e abre caminho para a sucessão no comando do Executivo. Com a saída, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) assume oficialmente o governo. A posse está prevista para ocorrer na terça-feira (31), às 16h, consolidando a transição administrativa. Pivetta também se coloca como pré-candidato ao governo, o que deve intensificar as articulações políticas no Estado nos próximos meses. Durante o anúncio, feito ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, considerada peça importante na decisão, Mauro Mendes fez um balanço de sua gestão e destacou avanços alcançados desde 2019. Segundo ele, o Estado foi encontrado em situação fiscal crítica, mas passou por um processo de recuperação que resultou em maior estabilidade econômica. O governador afirmou que encerra o ciclo à frente do Executivo com a sensação de dever cumprido, classificando o período como uma fase de “prosperidade” para Mato Grosso. A saída antecipa o movimento político visando as eleições e deve influenciar diretamente a formação de alianças e candidaturas no Estado.
ALMT reúne autoridades nacionais em seminário sobre modernização do mandato legislativo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27), em Cuiabá, a segunda edição do seminário “O Desempenho do Mandato e a Legística”, com foco no aprimoramento da atuação parlamentar e nos desafios atuais do processo político e institucional. O encontro acontece no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a partir das 8h, reunindo especialistas e autoridades de destaque nacional. Um dos principais nomes da programação é o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que participa na sexta-feira (27), com palestra marcada para as 8h30. Também integram o seminário a jurista Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro; a especialista Ana Paula Mello; o consultor João Trindade Cavalcante Filho; além de Fábio Felipe Dáquilla Prates e Rafael Rodrigues Pessoa de Melo Câmara. Ao longo dos dois dias, os debates vão abordar temas estratégicos como a produção de leis mais eficazes, o uso de evidências na formulação legislativa, os reflexos da reforma tributária nos municípios e o papel das câmaras municipais nesse processo. A programação também inclui discussões sobre o impacto da inteligência artificial nas eleições, a disseminação de fake news e os riscos da manipulação digital para a democracia. Com carga horária de 16 horas e certificação digital, o seminário é voltado a vereadores, servidores públicos, assessores parlamentares, procuradores, advogados e estudantes das áreas de Direito, Gestão Pública e Ciência Política. A proposta é fortalecer a qualificação técnica e ampliar o debate sobre práticas legislativas mais eficientes e alinhadas às demandas contemporâneas. As inscrições estão disponíveis online, com possibilidade de isenção mediante código específico disponibilizado pela organização.
Arena Pantanal recebe espetáculo “Paixão de Cristo” com ação social e serviços gratuitos
A Arena Pantanal será palco do espetáculo “Paixão de Cristo” entre os dias 30 de março e 4 de abril, em Cuiabá, reunindo programação cultural, serviços sociais e opções de lazer para a população. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. A abertura está marcada para segunda-feira (30), às 18h. Nos demais dias, as apresentações terão início às 19h. O evento contará com a participação especial do ator Kayky Brito, além de uma estrutura voltada para receber famílias, com praça de alimentação e feira de artesanato. De acordo com a primeira-dama, a proposta vai além do espetáculo religioso, ao oferecer também acesso facilitado a serviços essenciais. A ação busca aproximar o poder público da população, promovendo cidadania em um ambiente de fé e reflexão. Durante todos os dias do evento, será realizado o Mutirão da Cidadania, com atendimentos gratuitos em diversas áreas. Entre os serviços disponíveis estão programas habitacionais, capacitação profissional, intermediação de emprego, defesa do consumidor e emissão de documentos, incluindo a carteirinha do autista. A programação também inclui o Parque Solidário, que funcionará como espaço de lazer para o público, com ingresso no valor simbólico de R$ 5. A expectativa é de que o evento atraia grande público, consolidando-se como uma das principais atividades culturais e sociais do período na capital.
Operação mira esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado a facção em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Speakeasy, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na lavagem de dinheiro para lideranças de facção atuantes no estado. Ao todo, foram cumpridas 100 ordens judiciais em Mato Grosso, Goiás e São Paulo. As ações ocorreram simultaneamente nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Goiânia e Barueri, incluindo mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de bloqueios de contas bancárias, suspensão de empresas e sequestro de veículos. As medidas foram autorizadas pelo Juízo das Garantias da Comarca de Cuiabá. As investigações tiveram início em 2024, a partir da identificação de um veículo registrado em nome de uma empresa de Várzea Grande, que estava sendo utilizado por um líder de facção criminosa. A partir desse indício, os investigadores chegaram a uma rede estruturada que operava na ocultação de recursos ilícitos. Segundo a apuração conduzida por unidades especializadas no combate ao crime organizado, o grupo utilizava empresas de fachada — principalmente nos setores de distribuição de bebidas, comércio de joias e eletrônicos — para dar aparência legal ao dinheiro obtido de atividades criminosas. A movimentação financeira suspeita ultrapassa R$ 200 milhões entre os anos de 2021 e 2025. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os investigados levavam um padrão de vida incompatível com a renda declarada, ostentando veículos de luxo e outros bens de alto valor, o que levantou suspeitas sobre a origem dos recursos. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos carros, joias, celulares e computadores. Os detidos e os materiais recolhidos foram encaminhados para as delegacias responsáveis, onde passam pelos procedimentos legais. A operação contou com o apoio de diversas unidades especializadas, incluindo equipes de outros estados, reforçando a atuação integrada no enfrentamento ao crime organizado. O nome “Speakeasy” faz referência aos bares clandestinos que surgiram durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos, estabelecimentos que operavam de forma oculta. A escolha remete ao modo de atuação do grupo investigado, que utilizava empresas ligadas ao comércio de bebidas para encobrir atividades ilegais. A ação também integra a estratégia nacional de combate às organizações criminosas, coordenada pelo Ministério da Justiça, que reúne forças de segurança de todo o país para ampliar o alcance das investigações e enfraquecer financeiramente esses grupos.
PL de Max que garante normas de segurança para casas de apoio é aprovado
Foi aprovado nesta quarta-feira (25), em segunda votação, o Projeto de Lei nº 699/2023 de autoria do deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta regulamenta o funcionamento das casas de apoio destinadas a pacientes e acompanhantes que realizam tratamento de saúde fora de seu domicílio (TFD), estabelecendo padrões de qualidade, segurança e direitos para os usuários. O projeto abrange unidades urbanas, rurais, públicas, privadas, comunitárias ou filantrópicas que acolhem temporariamente pessoas de outras cidades para cuidados médicos. Segundo o deputado Max Russi, o objetivo é humanizar o atendimento em um momento de vulnerabilidade. “Nosso objetivo é fortalecer os direitos do cidadão mato-grossense. Sabemos que não é fácil enfrentar uma doença e ainda precisar se deslocar para outra cidade, longe do convívio familiar, muitas vezes sem condições de arcar com transporte, alimentação e estadia”, explicou o parlamentar. O texto deixa claro que as casas de apoio possuem caráter estritamente de acolhimento. Fica proibida a execução de procedimentos de natureza clínica ou hospitalar nessas unidades, que devem se dedicar exclusivamente à hospedagem e suporte. A lei também cria a figura do Veículo de Transporte de Usuários (VTU): automóveis terrestres com no mínimo cinco lugares, devidamente identificados para o transporte exclusivo dos pacientes das casas, que passarão a gozar dos mesmos direitos e benefícios de uma ambulância em termos de trânsito e prioridade. Para garantir a segurança, as casas deverão contar com infraestrutura mínima, incluindo depósitos de materiais de limpeza (DML), ambientes especializados e banheiros adequados. Além disso, a regularização exige licença sanitária atualizada e visível ao público; Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros; Alvará de Localização e Funcionamento; Certificado de enquadramento na nova Lei estadual. O texto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes (UB).
Wellington lidera com folga, Jayme ganha peso estratégico e cenário já indica favorito ao governo de MT
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News A mais recente pesquisa do instituto Real Time Big Data começa a desenhar, com mais clareza, o cenário da disputa pelo Governo de Mato Grosso em 2026. O levantamento, realizado entre os dias 21 e 23 de março, com 1.600 entrevistas por telefone e margem de erro de 2 pontos percentuais, aponta uma liderança consolidada, uma disputa aberta pela segunda vaga e um fator político que pode ser decisivo no segundo turno. Liderança consolidada no primeiro turno No principal cenário estimulado, o senador Wellington Fagundes (PL) aparece na frente com 37% das intenções de voto, seguido por Otaviano Pivetta (22%) e Jayme Campos (20%), que estão tecnicamente empatados na disputa pela segunda colocação. Em um segundo cenário, sem a presença de Jayme, Wellington amplia ainda mais sua vantagem e chega a 43%, enquanto Pivetta registra 25% e Natasha Shlessarenko aparece com 12%. Os números mostram que, neste momento, Wellington não apenas lidera — ele se distancia. Força no segundo turno confirma favoritismo A pesquisa reforça o cenário de vantagem do senador também nas simulações de segundo turno: Wellington Fagundes 47% x 29% Otaviano Pivetta Wellington Fagundes 50% x 26% Jayme Campos Wellington Fagundes 55% x 20% Natasha Shlessarenko Em todos os cenários, Wellington aparece como vencedor, com margem confortável. Disputa real está na segunda vaga Se a liderança parece definida, a briga pelo segundo turno segue completamente aberta. Em um eventual confronto sem Wellington, Pivetta marca 33% contra 31% de Jayme, dentro da margem de erro. O dado evidencia que a segunda vaga ainda não tem dono. Baixa definição do eleitor ainda mantém jogo aberto Outro dado relevante está na pesquisa espontânea: 70% dos eleitores não souberam ou não responderam em quem votariam. Isso indica que, apesar da liderança, ainda há um grande espaço para crescimento e mudança de cenário, principalmente para candidatos que conseguirem aumentar visibilidade e conexão com o eleitor. Análise: cenário atual aponta Wellington como favorito A leitura política, neste momento, é objetiva: Se a eleição fosse hoje e o cenário se mantivesse sem grandes alterações, Wellington Fagundes desponta como o principal favorito ao Governo de Mato Grosso. Ele reúne três fatores decisivos: ✔ Liderança no primeiro turno✔ Vitória em todos os cenários de segundo turno✔ Baixa rejeição comparativa no cenário atual Jayme Campos pode ser o fator decisivo Mais do que um concorrente direto, o senador Jayme Campos surge como peça-chave na definição da eleição. Caso não avance ao segundo turno, a tendência natural do seu eleitorado — e do seu grupo político — é caminhar para Wellington Fagundes, o que pode ser determinante na consolidação da vitória. Na prática, Jayme pode não apenas disputar — mas influenciar diretamente o resultado final. Pivetta enfrenta o desafio da popularidade Mesmo com o apoio da estrutura do governo estadual e de uma gestão bem avaliada, Otaviano Pivetta ainda enfrenta um obstáculo importante: baixo nível de conhecimento junto à população. A atuação discreta ao longo dos últimos anos, focada nos bastidores, agora se transforma em desafio eleitoral. E o tempo para reverter esse cenário passa a ser um fator decisivo. Tendência de consolidação, mas cenário ainda em construção O cenário atual aponta três movimentos claros: • Wellington lidera e se consolida como favorito• A segunda vaga segue indefinida• Jayme pode ser o fiel da balança Apesar disso, o alto número de indecisos ainda mantém a eleição em aberto. Mas, se não houver mudanças relevantes no cenário político, crescimento expressivo de outros nomes ou reconfiguração de alianças, a tendência é de consolidação de Wellington Fagundes como principal nome para assumir o governo de Mato Grosso em 2026. 💬 E você, acredita que esse cenário muda ou já está definido?
Várzea Grande garante R$ 266 milhões em investimentos para educação, moradia e infraestrutura
Várzea Grande será contemplada com um amplo pacote de investimentos públicos que somam R$ 266 milhões, anunciado nesta quarta-feira (25) pelo Governo de Mato Grosso. As ações abrangem áreas estratégicas como educação, habitação, infraestrutura urbana e agricultura familiar, com foco na melhoria da qualidade de vida da população e no desenvolvimento do município. Na educação, um dos principais eixos do investimento, estão previstas a construção de seis novas unidades no modelo Colégio Estadual Integrado, distribuídas em diferentes bairros da cidade. Além disso, três escolas já existentes receberão quadras poliesportivas, ampliando a estrutura para atividades físicas e recreativas. A escola Dunga Rodrigues, entregue durante a agenda oficial, contará ainda com uma piscina, reforçando a proposta de espaços mais completos para os estudantes. Na área de infraestrutura, o Estado autorizou a recuperação asfáltica de ruas e avenidas, além de novos projetos de mobilidade urbana. Entre eles, a construção da Alameda Júlio Müller, que terá quatro faixas de circulação, iluminação pública e ciclovia, ligando importantes pontos da cidade. Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá, com acessos que devem melhorar a ligação entre regiões estratégicas de Várzea Grande e Cuiabá. O setor habitacional também será fortalecido com a inclusão de 2.435 unidades do Residencial Madri no programa SER Família Habitação – Entrada Facilitada. A iniciativa permite que famílias tenham apoio financeiro do Estado para custear a entrada do imóvel, facilitando o acesso à casa própria. Já para a agricultura familiar, o pacote prevê a entrega de equipamentos como tratores, resfriadores de leite, distribuidores de calcário e enxadas rotativas, contribuindo para o aumento da produtividade e fortalecimento do setor rural no município. Durante o evento, autoridades destacaram a importância da parceria entre Estado e município para a viabilização das ações. A prefeita Flávia Moretti ressaltou o impacto direto dos investimentos, especialmente na educação, enquanto o governador Mauro Mendes enfatizou o planejamento e a execução de políticas públicas como pilares para o avanço do Estado. A iniciativa também inclui a entrega de dois novos ônibus escolares, ampliando o transporte de alunos da rede pública. Segundo o Governo, o conjunto de obras e convênios reforça uma estratégia de expansão de serviços e infraestrutura, com reflexos diretos no cotidiano da população de Várzea Grande.