A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promove no dia 30 de maio, às 9h, uma audiência pública para discutir a renovação da concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica no estado. O debate, requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD), será realizado na sala das comissões Deputada Sarita Baracat.
Segundo o parlamentar, a concessão é fundamental para garantir o atendimento à população e ao setor produtivo, promovendo o desenvolvimento do estado. No entanto, a renovação deve ser avaliada com base em critérios como qualidade do serviço, tarifas, impactos ambientais e sociais, capacidade de modernização e adoção de soluções inovadoras.
“O aumento das tarifas tem gerado insatisfação. É preciso avaliar se a concessionária está adotando práticas eficientes para reduzir custos e melhorar a gestão, sem prejudicar o consumidor”, afirma Wilson Santos.
Ele também destaca a importância de investimentos em fontes renováveis, práticas sustentáveis e expansão do acesso à energia em regiões remotas.
A audiência irá considerar ainda a possibilidade de abertura à concorrência, com outras empresas disputando a concessão, o que pode incentivar melhorias no serviço e redução de tarifas. “A competição pode modernizar o setor e trazer benefícios, como novas tecnologias e maior eficiência”, avalia.
Wilson Santos convoca a população a participar e opinar sobre melhorias, substituição da atual concessionária ou até o retorno da estatal Cemat. “Queremos saber: você acha que a Energisa deve renovar a concessão por mais 30 anos? Ou é hora de mudar? Sua opinião é fundamental”, conclui.