Ação em Luciara desmontou acampamento clandestino, apreendeu grande cultivo de droga e marcou a 70ª invasão de terra frustrada pelo programa Tolerância Zero. Uma ação da Polícia Militar resultou na desarticulação de uma invasão de terra e na descoberta de uma extensa plantação de maconha em uma fazenda localizada na zona rural de Luciara, na região do Araguaia. A operação foi realizada nesta terça-feira (9) por equipes do 10º Comando Regional e integra as ações do programa Tolerância Zero às Invasões de Terra, que já contabiliza 70 ocupações irregulares impedidas desde sua criação, em março de 2023. Segundo informações repassadas pela proprietária da área, a ocupação ilegal foi identificada há cerca de um mês, após a morte de seu marido. Ela relatou às autoridades ter recebido informações de que pessoas desconhecidas haviam se instalado em parte da propriedade sem autorização. Ainda conforme a denúncia, o caseiro da fazenda tentou acessar a área para verificar a situação, mas foi impedido pelos invasores, que afirmaram ser os novos proprietários do local. Diante da denúncia, equipes da Polícia Militar iniciaram diligências e localizaram um acampamento estruturado dentro da propriedade. No local foram encontrados barracas, placas solares, botijões de gás e diversas ferramentas utilizadas pelos ocupantes. Apesar dos indícios da presença recente dos suspeitos, ninguém foi localizado durante a ação. Durante as buscas, os policiais também encontraram uma grande área destinada ao cultivo de entorpecentes, com aproximadamente 5 mil pés de maconha plantados. Em outro ponto da fazenda, foram identificadas porções da droga já colhidas e em processo de preparação para consumo e distribuição. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar os procedimentos periciais na área. Todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado para registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis. O caso segue sob investigação para identificação dos responsáveis pela invasão e pelo cultivo ilegal da droga.
Ponte em obras muda trânsito na BR-364 e desvia motoristas por área urbana de São Pedro da Cipa
Interdição temporária começa nesta quinta-feira (11) para concretagem da estrutura sobre o Rio São Lourenço; desvio deve durar cerca de 48 horas. Motoristas que trafegam pela BR-364 devem ficar atentos às mudanças no trânsito que serão implantadas a partir das 7h desta quinta-feira (11), em São Pedro da Cipa. A Nova Rota do Oeste realizará uma nova etapa das obras de recuperação da ponte sobre o Rio São Lourenço, exigindo a interrupção temporária do fluxo de veículos no km 265 da rodovia. Com a intervenção, os condutores que seguem no sentido sul, de Cuiabá para Rondonópolis, serão direcionados para um desvio pela antiga rodovia, passando pelo perímetro urbano do município. A previsão é de que a alteração no tráfego permaneça por aproximadamente 48 horas. Segundo a concessionária, a medida é necessária para a execução da concretagem dos reforços estruturais das vigas da ponte. Durante esse processo, a estrutura não pode sofrer vibrações, condição essencial para garantir a qualidade técnica do serviço e a resistência do concreto aplicado. A obra faz parte do cronograma de recuperação e reforço das pontes administradas pela concessionária ao longo da BR-364. O objetivo é ampliar a segurança e a durabilidade das estruturas, assegurando melhores condições de tráfego aos usuários da rodovia. A Nova Rota do Oeste orienta os motoristas a respeitarem a sinalização temporária instalada no trecho e a reduzirem a velocidade ao passarem pelo perímetro urbano de São Pedro da Cipa, contribuindo para a segurança de moradores e demais usuários da via.
Max Russi participa de audiência no STF e defende solução para famílias da divisa entre MT e PA
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (Podemos), participa nesta quarta-feira (10) da audiência de conciliação convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir os limites territoriais entre Mato Grosso e Pará. A reunião foi determinada pelo ministro Flávio Dino e busca construir uma solução para a situação das comunidades que vivem na região de divisa entre os dois estados, e dependem dos serviços públicos de Mato Grosso. Ao lado do procurador legislativo Bruno Cardoso, Max representa a Assembleia Legislativa nas discussões. Segundo o parlamentar, o principal foco do debate não é a disputa por terras. O objetivo é garantir atendimento e segurança jurídica para as famílias que vivem na área. “Essas pessoas usam a saúde, a educação e a infraestrutura de Mato Grosso. Elas dependem dos serviços do nosso estado e precisam de uma solução definitiva”, afirmou. Além disso, Max destacou que a região enfrenta dificuldades há décadas. De acordo com ele, a área foi demarcada por Marechal Rondon no início do século passado. Desde então, a definição dos limites gerou divergências entre os dois estados. Para o deputado, a conciliação representa uma oportunidade importante para resolver o impasse. “Precisamos avançar. Ou o Pará passa a atender efetivamente essas comunidades, ou o território precisa ser reconhecido como parte de Mato Grosso. O que não pode acontecer é essas famílias continuarem sem a assistência necessária”, disse.
Vacinação contra dengue com Butantan-DV é suspensa temporariamente em MT após alerta nacional
SES-MT orienta vacinados a monitorar sintomas por 21 dias e reforça que a vacina Qdenga segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou que a aplicação da vacina contra a dengue Butantan-DV foi suspensa temporariamente em todo o país por determinação do Ministério da Saúde. A decisão foi tomada de forma preventiva após o registro de 42 casos com sinais de alerta entre pessoas vacinadas, incluindo dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. Três ocorrências foram classificadas como graves, sendo dois óbitos ainda sob investigação. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento não há comprovação de relação causal entre os eventos e a vacina. A orientação é aguardar a conclusão das análises de farmacovigilância antes da retomada da estratégia. Mato Grosso recebeu 18.920 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan para vacinação de profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), como médicos, enfermeiros e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até a última sexta-feira, 7.984 pessoas haviam sido imunizadas no estado. A secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, orientou os profissionais vacinados a observarem o próprio estado de saúde por até 21 dias após a aplicação. Em caso de febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou falta de ar, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente. O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Arcanjo Dias, explicou que as unidades de saúde devem registrar informações detalhadas dos casos suspeitos, como data da vacinação, início dos sintomas, lote da vacina, município de aplicação, antecedentes clínicos e evolução do quadro. “A investigação de Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (ESAVI) ocorre paralelamente ao atendimento clínico. A prioridade é garantir avaliação médica, classificação de risco e manejo adequado conforme o protocolo de dengue”, afirmou. As doses já distribuídas aos municípios não serão recolhidas nem descartadas neste momento. Elas permanecerão armazenadas na rede de frio estadual e municipal, seguindo as condições de conservação previstas em bula, até nova orientação do Ministério da Saúde. A SES informou ainda que segue monitorando notificações no sistema e-SUS Notifica e acompanhando as diretrizes nacionais de segurança vacinal. Qdenga continua disponível para crianças e adolescentes A vacina Qdenga, produzida por um laboratório japonês, continua sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em esquema de duas doses. De acordo com a SES, essa faixa etária apresentou elevada taxa de hospitalização por dengue nos últimos anos, motivo pelo qual a imunização permanece recomendada. Prevenção continua sendo essencial A secretaria reforça que a principal forma de combate à dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas recomendadas estão: Tampar caixas d’água; Descartar corretamente o lixo; Limpar calhas e ralos; Evitar acúmulo de sucata, entulho e recipientes que possam armazenar água parada; Usar repelente e, quando necessário, inseticidas.
Chuva volta a Cuiabá, mas calor de até 36°C continua nos próximos dias
Previsão indica pancadas isoladas até sábado (13), com céu nublado, aumento da umidade e temperaturas elevadas na capital mato-grossense. Os moradores de Cuiabá iniciaram esta quarta-feira (10) sob céu encoberto e com registro de chuviscos em diferentes pontos da cidade. A mudança no tempo trouxe um alívio temporário ao calor intenso dos últimos dias, mas as altas temperaturas devem continuar predominando ao longo da semana. Segundo a previsão meteorológica, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas até sábado (13). A combinação entre maior umidade e instabilidade atmosférica favorece a ocorrência de precipitações, principalmente durante as tardes e noites. Apesar das condições mais amenas, o calor segue marcando presença na capital. Nesta quarta-feira, a temperatura máxima deve alcançar os 30°C. Nos dias seguintes, os termômetros voltam a subir, com variação entre 20°C e 34°C na quinta e sexta-feira. Para o sábado, a expectativa é de novas pancadas de chuva, porém com aumento significativo da temperatura. A máxima prevista é de 36°C, reforçando o padrão típico desta época do ano, em que períodos de instabilidade se alternam com dias de forte calor. A umidade relativa do ar também deve apresentar melhora nos próximos dias, chegando a 80%, índice considerado favorável para reduzir os efeitos do tempo seco que costuma atingir a região. A orientação é que a população mantenha a hidratação e fique atenta às mudanças repentinas nas condições climáticas.
Procon-MT investiga alta nos preços de estacionamentos em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande
Fiscalização foi motivada por denúncias de consumidores sobre reajustes sucessivos nas tarifas; estabelecimentos terão 15 dias para apresentar documentos que justifiquem os aumentos. O Procon Mato Grosso iniciou uma operação de fiscalização nos estacionamentos de shopping centers de Cuiabá e Várzea Grande para apurar os constantes aumentos nas tarifas cobradas dos consumidores. A ação começou nesta terça-feira (9) após o órgão receber diversas denúncias relatando reajustes considerados excessivos nos valores praticados pelos empreendimentos. De acordo com a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, os fiscais estão verificando os preços atualmente cobrados e reunindo informações para analisar a evolução das tarifas nos últimos anos. A intenção é identificar se os reajustes ocorreram de forma justificada ou se há indícios de prática abusiva. Segundo o Procon-MT, consumidores relataram que os estacionamentos, que anteriormente cobravam cerca de R$ 15, passaram para R$ 18 e, mais recentemente, chegaram a R$ 20 em alguns estabelecimentos. Diante desse cenário, os responsáveis pelos shoppings serão notificados a apresentar contratos, planilhas e demais documentos que comprovem os custos e fatores que motivaram os aumentos. Os empreendimentos terão prazo de até 15 dias para encaminhar as informações solicitadas. Após o recebimento da documentação, a equipe técnica do Procon realizará uma análise detalhada para verificar a legalidade dos reajustes. Caso seja constatada cobrança abusiva, os estabelecimentos poderão ser autuados e multados. As penalidades variam conforme critérios como porte da empresa, gravidade da infração e reincidência, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. A fiscalização faz parte das ações permanentes do Procon-MT voltadas à proteção dos direitos dos consumidores e ao monitoramento de práticas comerciais que possam impactar diretamente o bolso da população.
Max Russi confirma avanço de projeto para o primeiro Hospital Veterinário Estadual de Mato Grosso
Mato Grosso está mais perto de ganhar o seu primeiro Hospital Veterinário público de abrangência estadual. Em declaração na última quarta-feira (3), o deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, confirmou que a proposta recebeu parecer favorável do governador Otaviano Pivetta e segue avançando nos trâmites burocráticos internos do Executivo. O processo, conduzido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), passou recentemente pela análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que emitiu um parecer orientando ajustes e correções técnicas no edital para garantir total segurança jurídica ao certame. A equipe da Superintendência de Políticas de Proteção aos Animais Domésticos está analisando o material, para então abrir caminho para a publicação do edital de Chamamento Público. De acordo com Max, a expectativa é que a estrutura comece a se concretizar nos próximos meses. “O trâmite está avançando. Não dá para precisar se leva 90 ou 120 dias, mas quero crer que, se não houver nenhum imprevisto jurídico ou burocrático no chamamento público, ainda em 2026 nós teremos o hospital veterinário na nossa capital”, projetou. A unidade de saúde será financiada com recursos do Estado. Pelo critério populacional e pela alta demanda regional, a estrutura física será instalada na Capital, beneficiando diretamente Cuiabá, Várzea Grande e toda a Baixada Cuiabana. A estratégia do Parlamento e do governo é usar este primeiro hospital como modelo para, em um segundo momento, expandir o atendimento público veterinário para outras regiões do estado. A articulação para a construção do hospital integra um conjunto amplo de políticas públicas lideradas por Max por meio do Grupo de Trabalho (GT) da Causa Animal na Assembleia Legislativa. Ao todo, o parlamentar já destinou quase R$ 2 milhões em emendas de seu orçamento pessoal para financiar projetos de proteção, assistência e bem-estar animal em no estado.
RANALLI CRITICA ESQUERDA, MAS DIZ QUE PREFEITO PRECISA GOVERNAR PARA TODOS APÓS POLÊMICA DE ABILIO
O vereador Rafael Ranalli (PL) comentou nesta terça-feira (9) a polêmica envolvendo o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que durante a FIT Pantanal afirmou que apenas eleitores de direita seriam bem-vindos à capital e sugeriu que pessoas de esquerda fossem para a Venezuela. Ao ser questionado sobre o assunto, Ranalli iniciou a resposta em tom de brincadeira. “Se não existisse esquerdista, o mundo seria um lugar melhor”, disse o vereador. Logo em seguida, porém, o parlamentar adotou um discurso mais moderado e reconheceu que quem ocupa um cargo no Executivo precisa governar para toda a população, independentemente de posição ideológica. “Brincadeiras à parte, a gente sabe que o administrador da cidade tem que administrar para todos. Existem assuntos muito mais importantes que a discussão entre direita e esquerda”, afirmou. PREFEITO PRECISA ATENDER TODA A POPULAÇÃO Segundo Ranalli, quando um prefeito assume a gestão de uma cidade, ele passa a ser responsável por atender toda a população, sem distinção política. O vereador citou como exemplo áreas essenciais como saúde, infraestrutura e serviços públicos. “Não tem como governar apenas para a direita ou apenas para a esquerda. Quem procura uma unidade de saúde ou precisa de uma rua asfaltada não está preocupado com ideologia, está preocupado com o atendimento”, destacou. POLARIZAÇÃO DEVE FICAR NO DEBATE POLÍTICO Durante a entrevista, Ranalli afirmou que a polarização política faz parte do debate democrático, mas entende que esse confronto ideológico deveria ficar mais restrito ao ambiente parlamentar. “As eleições estão cada vez mais polarizadas e muitas vezes são decididas por diferenças muito pequenas de votos. Mas governar é diferente de fazer campanha. O prefeito precisa atender toda a população”, afirmou. Em tom de crítica ao próprio colega de partido, Ranalli disse que Abilio ainda mantém um perfil muito ligado ao debate político. “Às vezes parece que ele ainda gosta muito da atividade parlamentar. Parece que gostaria de ser um prefeito legislativo”, comentou. FALA DE ABILIO GEROU REPERCUSSÃO A declaração de Abilio durante a FIT Pantanal repercutiu dentro e fora da Câmara Municipal. Outros vereadores também criticaram a postura do prefeito, alegando que discursos que ampliam a polarização podem prejudicar a relação entre os poderes e aumentar a divisão entre os eleitores. Mesmo sendo aliado político de Abilio, Ranalli classificou a declaração como inadequada. “Acho que foi uma fala infeliz. Cuiabá tem pessoas de direita, de esquerda e de todas as correntes de pensamento. Todos merecem respeito”, afirmou. ECONOMIA DEVE ESTAR ACIMA DA IDEOLOGIA Ao final, o vereador defendeu que o desenvolvimento econômico da capital deve estar acima das disputas ideológicas. “Se a pessoa é de direita ou de esquerda e vem visitar Cuiabá, movimentar a economia e gastar seu dinheiro aqui, ela será bem-vinda. O que importa é que a cidade cresça e gere oportunidades para todos”, concluiu. Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News
Mais de 3 mil famílias conquistam a casa própria com investimento recorde em Mato Grosso
Com aporte superior a R$ 300 milhões em 2025, programa habitacional amplia acesso à moradia e impulsiona a realização do sonho da casa própria em todo o Estado. O acesso à moradia ganhou novo impulso em Mato Grosso em 2025. Com investimentos superiores a R$ 300 milhões destinados ao setor habitacional, o Estado garantiu que cerca de 3,3 mil famílias realizassem o sonho da casa própria, fortalecendo políticas públicas voltadas à redução do déficit habitacional e à melhoria da qualidade de vida da população. Grande parte dos recursos aplicados veio do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que direcionou R$ 238,7 milhões para ações habitacionais ao longo do ano. Os investimentos foram executados por meio do programa SER Família Habitação, desenvolvido em parceria entre a MT Par e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Entre as iniciativas, a modalidade Entrada Facilitada tem desempenhado papel fundamental ao oferecer subsídios para reduzir o valor do financiamento imobiliário. O benefício pode chegar a R$ 25 mil por família e, em municípios de menor porte, alcançar R$ 35 mil, complementando recursos do FGTS e de programas federais de habitação. A transformação promovida pela política habitacional é percebida na vida de milhares de mato-grossenses. Uma das beneficiadas foi a vendedora Yara Cavalcante, que recebeu as chaves do primeiro imóvel da família e celebrou a conquista como a realização de um projeto construído ao longo dos anos. Além do incentivo ao financiamento, o Estado também mantém a modalidade Faixa Zero, voltada a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Nessa categoria, as moradias são entregues gratuitamente para pessoas com renda per capita de até R$ 218. Desde a criação do programa, mais de 600 unidades já foram disponibilizadas, sendo mais de 200 somente no último ano. O avanço dos investimentos habitacionais permitiu que, nos últimos três anos, aproximadamente 40 mil unidades fossem viabilizadas em diferentes regiões mato-grossenses. A expectativa do governo é ampliar ainda mais esse alcance, com a meta de chegar a 60 mil moradias até 2026. Atualmente, mais de 23 mil unidades estão em construção ou em fase de execução por meio das diferentes modalidades do programa. Com novos empreendimentos em andamento e recursos garantidos, Mato Grosso segue ampliando o acesso à moradia, fortalecendo a inclusão social e oferecendo mais segurança e dignidade para milhares de famílias.
Procon-MT intensifica fiscalização e investiga possível abuso nos preços dos combustíveis em Mato Grosso
Órgão ampliou operações em todo o Estado, instaurou dezenas de procedimentos em 2025 e apura indícios de aumentos injustificados e possível alinhamento de preços entre postos. O Governo de Mato Grosso reforçou as ações de fiscalização no mercado de combustíveis por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e do Procon-MT. A iniciativa busca garantir maior transparência na formação dos preços, proteger os consumidores e coibir práticas que possam comprometer a concorrência no setor. Nos últimos anos, diversos postos de combustíveis foram alvo de autuações após análises apontarem possíveis aumentos de preços sem justificativa econômica adequada. As medidas resultaram na abertura de procedimentos administrativos para investigar condutas consideradas lesivas aos consumidores. Somente em 2025, o Procon-MT instaurou 45 processos de fiscalização na região metropolitana de Cuiabá para acompanhar a evolução dos preços praticados pelos estabelecimentos. As apurações estão em fase de conclusão e indicam, de forma preliminar, situações em que reajustes teriam ocorrido sem fundamentos compatíveis com as condições do mercado. Além das investigações sobre aumentos considerados irregulares, o órgão identificou elementos que podem sugerir alinhamento de preços entre concorrentes. Diante da complexidade das informações levantadas, um relatório técnico foi encaminhado a órgãos de controle e fiscalização, entre eles a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em 2026, após impactos provocados pela instabilidade no mercado internacional do petróleo em decorrência do conflito envolvendo o Irã, o Procon-MT coordenou uma operação integrada com 51 Procons municipais. A ação ocorreu simultaneamente em diversas cidades mato-grossenses para verificar se houve repasse antecipado ou injustificado de aumentos aos consumidores. Segundo a Setasc, o fortalecimento das fiscalizações integra uma política permanente de defesa do consumidor, com foco na transparência das relações de consumo e no acompanhamento constante das movimentações do mercado de combustíveis. Outro ponto importante da atuação do órgão foi a notificação de distribuidoras que operam em Mato Grosso. As empresas foram solicitadas a apresentar informações detalhadas sobre a composição dos preços e eventuais reajustes aplicados, permitindo rastrear a origem dos aumentos registrados ao longo da cadeia de comercialização. Com atuação conjunta entre diferentes instituições de controle, o Procon-MT afirma que continuará ampliando o monitoramento do setor para assegurar concorrência leal, maior transparência na formação dos preços e proteção aos consumidores mato-grossenses.