Um feito histórico! Nesta terça-feira (22), o Governo de Mato Grosso assinou contrato com o Hospital Israelita Albert Einstein, uma das instituições de saúde mais respeitadas do mundo, para a gestão do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. 📍 Após quatro décadas de espera, a população mato-grossense finalmente verá o Hospital Central se tornar realidade, com atendimento 100% SUS e padrão internacional. A unidade será concluída até setembro e vai oferecer estrutura de alta complexidade, tecnologia de ponta e gestão profissional com foco em eficiência, humanização e resultados. PARCERIA DE PESO: GOVERNO E ASSEMBLEIA UNIDOS PELA SAÚDE O contrato com o Einstein **só foi possível graças à articulação política liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, que foi decisivo na aprovação do convênio e na consolidação do projeto junto ao Executivo. “Essa é a política que transforma. Juntos, Governo e Assembleia mostraram que é possível tirar do papel um projeto que estava parado há mais de 40 anos. E mais: entregar isso nas mãos do que há de melhor na saúde pública do Brasil e do mundo. O povo de Mato Grosso merece esse avanço”, destacou Max Russi durante a cerimônia. Mais da metade dos deputados estaduais estiveram presentes no ato, mostrando união entre os Poderes e compromisso com a saúde da população. 🏥 COMO VAI FUNCIONAR O NOVO HOSPITAL CENTRAL ▪️ Serão 287 leitos, incluindo 60 UTIs▪️ 11 salas cirúrgicas, com cirurgia robótica▪️ Equipamentos modernos: tomografia, ressonância, hemodinâmica, colonoscopia, entre outros▪️ Atendimento previsto: 32 mil consultas/ano 80 mil exames 6.500 cirurgias▪️ Especialidades como cirurgia geral, oncologia, ortopedia, neurologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, entre outras▪️ Estrutura moderna com 32 mil m² e mais de R$ 460 milhões em investimentos Além disso, o Einstein será responsável pela contratação e capacitação dos profissionais, priorizando a mão de obra local, e atuará com foco em ensino, pesquisa e inovação. UM MARCO PARA A SAÚDE PÚBLICA Para o governador Mauro Mendes, a entrega do hospital simboliza mais que uma obra finalizada. Representa comprometimento, visão de futuro e respeito com o cidadão.“Essa parceria mostra que saúde é investimento. E com o Einstein, teremos excelência. Estamos fazendo história”, disse. Já o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou:“Esse é um hospital público com padrão internacional. Uma referência no país. Mato Grosso dá um passo gigante para mudar sua realidade em saúde.” 📍 MATO GROSSO SERÁ O 4º ESTADO DO BRASIL A TER UM HOSPITAL PÚBLICO GERIDO PELO EINSTEIN Hoje, a organização já administra cinco hospitais públicos no Brasil, além de dezenas de unidades em São Paulo, Goiás e Bahia. Agora, Cuiabá entra nesse seleto grupo com a missão de oferecer saúde pública gratuita, moderna e de alto nível, graças a uma união de esforços entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa. DEPOIS DE 40 ANOS, A ESPERA ACABOU. Com a assinatura deste contrato, Mato Grosso entra para a história da saúde pública no Brasil. E o melhor: quem ganha com isso é o povo.
Secretaria de Justiça adquire 24 tipos de equipamentos de saúde para unidades prisionais de MT
Nesta terça-feira (22.4), a Secretaria de Estado de Justiça entregou 24 tipos de equipamentos de saúde para atendimento aos privados de liberdade nas 41 unidades prisionais masculinas e femininas do Estado. O investimento total foi de R$ 300 mil de recurso estadual. Entre os equipamentos estão autoclaves, balanças, compressores, cadeiras de banho, cadeiras de roda, eletrocardiógrafos, cama hospitalar, micromotores odontológicos, cadeiras de coleta, caixas térmicas, leitores de raio X e testes de HIV. O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destaca que o investimento vai auxiliar o atendimento aos reeducandos e também garantir melhores condições de trabalho às equipes de saúde nas unidades prisionais. “É um olhar atencioso que o Estado tem com o Sistema Penitenciário, com os profissionais da área e se dedicam à função pública de auxiliar os privados de liberdade, atuando na salvação de vidas e com dignidade. A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explicou que os equipamentos adquiridos são fundamentais para o trabalho dos profissionais e vão para todas as unidades prisionais. “Parte deles vão equipar consultórios médicos e ondontólogicos e também no atendimento à saúde feminina, com equipamentos para exames preventivos da mulher”, disse a coordenadora. A superintendente de Políticas Penitenciárias, Gleidiane Assis, pontuou que a aquisição dos insumos permitirá melhorar ainda mais a prestação dos serviços das dezenas de profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos, psicólogos, médicos e dentistas que atuam diariamente para proporcionar saúde aos privados de liberdade. “Foi uma aquisição importantíssima para o Sistema Penitenciário”, pontuou a superintendente.
JANAINA RIVA SEGURA A MÃO EM 2026 PARA GOVERNAR EM 2030?
Aliança com Mauro Mendes e Wellington Fagundes pode abrir caminho para a primeira governadora eleita pelo estado Mato Grosso nunca elegeu uma mulher ao Governo do Estado pelo voto direto. Mas esse cenário pode mudar — e o nome mais cotado para isso é o da deputada estadual Janaina Riva (MDB). Com força política consolidada, liderança no MDB e visibilidade crescente, Janaina é considerada a principal aposta da sigla para o Senado em 2026. No entanto, os bastidores apontam para uma articulação ainda mais estratégica: abrir mão do Senado agora para viabilizar um projeto maior — a chegada ao Palácio Paiaguás em 2030. ALIANÇA TRIPLA: UMA ESTRATÉGIA QUE ABRE CAMINHO PARA TRÊS NOMES Nos bastidores, toma forma um dos movimentos políticos mais robustos em construção no estado. A possível composição envolveria: Wellington Fagundes (PL) ao Governo do Estado Mauro Mendes como candidato ao Senado Federal Janaina Riva (MDB) rumo à Câmara Federal Essa aliança não é apenas eleitoral, mas estratégica, com o objetivo claro de abrir portas para os três líderes envolvidos. Janaina amplia seu alcance político ao conquistar visibilidade nacional e articulação em Brasília, Wellington consolida sua última grande disputa rumo ao governo com respaldo das principais forças estaduais, e Mauro Mendes projeta sua continuidade política com uma vaga no Senado e influência no tabuleiro federal. 🏛️ JANAINA EM BRASÍLIA: FORTALECIMENTO PARA 2030 Ao assumir uma cadeira de deputada federal, Janaina estaria ainda mais fortalecida como liderança estadual, ganhando trânsito nos ministérios, emendas, orçamento e articulação com bancadas temáticas — além de representar o MDB nacionalmente. Com essa estrutura, se consolida como a sucessora natural de Wellington Fagundes ao governo em 2030, agora com experiência local e nacional, base consolidada e, principalmente, tempo para articular alianças e construir uma candidatura histórica. 📍 MDB ENTRE PROTAGONISMO E VISÃO DE FUTURO O MDB ainda não definiu oficialmente sua posição para a eleição de 2026, mas já deixou claro que qualquer decisão estratégica passa por Janaina Riva. Se for ao Senado, será com apoio total. Se recuar, será para assumir um papel ainda mais importante no futuro político do estado. 🗣 “Não se trata apenas de disputar uma vaga. Trata-se de onde estar para construir, fortalecer e liderar o amanhã”, comenta uma liderança do MDB, indicando que o partido está disposto a pensar em 2030 desde agora. 🌀 E MAURO MENDES? PERMANECE NO UNIÃO? O governador Mauro Mendes, embora ainda filiado ao União Brasil, tem demonstrado aproximação com nomes de peso da direita nacional, como Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG). A leitura nos bastidores é que Mauro pode sim migrar para um partido mais alinhado ideologicamente, como o PL, o PP ou até o Novo, reforçando seu discurso liberal e se preparando para disputar o Senado com base sólida e fiel. 🎯 TRÊS JOGADAS, UM OBJETIVO: DOMINAR O TABULEIRO EM 2026 E 2030 A possível chapa Wellington (governo) + Mauro (Senado) + Janaina (federal) é vista como um pacto de crescimento político mútuo, onde cada nome conquista espaço, protagonismo e prepara o cenário para uma hegemonia que pode se estender por mais de uma década. 🔥 Janaina pode não disputar o Senado agora, mas está mais perto do Paiaguás do que nunca — com base, tempo, estratégia e a chance de fazer história como a primeira mulher eleita governadora de Mato Grosso.
Max Russi transforma o Abril Laranja em política pública permanente no combate à crueldade animal em Mato Grosso
A causa animal ganhou um importante reforço em Mato Grosso com a sanção da Lei nº 12.646/2024, que está em vigor desde setembro do ano passado (2024). A lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), institui abril como o mês oficial de conscientização e prevenção contra a crueldade animal. A nova legislação coloca o estado na vanguarda da proteção animal, transformando em política pública permanente aquilo que, por anos, foi pautado apenas por ações isoladas de ativistas e organizações da sociedade civil. O projeto, aprovado por unanimidade na ALMT, busca não apenas dar visibilidade ao tema, mas também promover ações concretas de educação, prevenção e controle populacional de animais domésticos. O parlamentar já destinou emendas acima de R$ 1.7 milhão para programas de castração, microchipagem, compra de ração de cães e gatos em todo o estado, além de apoiar a Expopet – a maior exposição de pets de Mato Grosso. Os recursos beneficiaram, especialmente, animais abandonados ou sob os cuidados de protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Max Russi, que tem se destacado como um dos principais defensores da causa animal no parlamento estadual, afirma que o Abril Laranja vai muito além da simbologia. “Não se trata apenas de vestir a cor da campanha, mas de garantir ações permanentes que assegurem dignidade aos animais e estimulem a responsabilidade da sociedade em relação ao tema”, declarou o deputado. Ainda de acordo com Russi, uma sociedade justa começa também pelo modo como trata os seres mais vulneráveis. E os animais, muitas vezes invisibilizados, agora têm mais do que uma voz — têm uma lei que os protege. Dentro da programação de abril, a Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Trabalho de Proteção dos Animais, também promoveu a distribuição de cartilhas educativas e laços laranja — símbolo da campanha. O material didático foi direcionado a crianças de até 12 anos e abordou, de forma lúdica, questões como a diferença entre animais silvestres e domésticos, a importância da castração e os canais de denúncia contra maus-tratos. A ação visa formar, desde cedo, uma geração mais consciente e comprometida com o bem-estar animal. A campanha se soma a outras iniciativas legislativas encampadas por Max Russi, como a criação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais – Lei nº 10552/2017 –, já instituída no calendário estadual. Crédito: Assessoria
Feira de Empregos do IEL MT em Várzea Grande!
🚀 Feira de Empregos do IEL MT em Várzea Grande!🚀 🔹 Data: 23/04/2025 🔹 Local: Senai Várzea Grande – MT 🔹 Horário: Das 08h às 17h 💼 Vagas abertas! O RH estará realizando entrevistas para oportunidades de emprego em Várzea Grande e região. 👉 Não perca essa chance de conquistar o seu lugar no mercado de trabalho! 🔔 Uma vaga será sua! 📈 Participe da Feira de Empregos do IEL MT e dê um grande passo na sua carreira! O Sistema FIEMT está aqui para apoiar seu futuro profissional. 🗓 Marque no calendário e venha preparado para sua entrevista! #FeiraDeEmpregos #OportunidadeDeCarreira #SistemaFIEMT #IELMT #EmpregoVárzeaGrande #VagasDeTrabalho
OPERAÇÃO LONGA MANUS | POLÍCIA CIVIL DESARTICULA MEGAESQUEMA DE TRÁFICO QUE MOVIMENTOU R$ 13 MILHÕES EM MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Longa Manus para cumprimento de 55 mandados judiciais contra um grupo criminoso interestadual que movimentou mais de R$ 13 milhões com o tráfico de drogas em Tangará da Serra. A ação contou com o apoio de 42 policiais civis de várias delegacias do estado, além da Polícia Civil de Goiás, e teve alvos nas cidades de Tangará da Serra, Cuiabá, Várzea Grande, Juara e Goiânia (GO). 🔍 Mandados cumpridos: ▪️ 13 prisões preventivas▪️ 10 buscas e apreensões▪️ 16 bloqueios de valores▪️ 16 quebras de sigilo Os investigados responderão por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA REVELA ESQUEMA SOFISTICADO DE LAVAGEM As investigações começaram em março de 2024, após a prisão de um dos membros do grupo. A partir daí, foi identificada uma estrutura criminosa sofisticada, que utilizava empresas de fachada nos ramos de joalherias, comércios de eletrônicos e hortifrúti para lavar o dinheiro do tráfico. O lucro obtido era mascarado como atividade legal e redistribuído para integrantes da facção em Cuiabá e até no Rio de Janeiro (RJ). LONGA MANUS: O BRAÇO LONGO DO ESTADO O nome da operação, “Longa Manus”, significa “braço longo” – em referência ao alcance do Estado para atuar além de seus limites territoriais. A Polícia Civil demonstrou, com esta operação, sua capacidade de romper fronteiras e sufocar financeiramente as organizações criminosas. A ação faz parte do programa Tolerância Zero contra facções, do Governo de Mato Grosso, e está integrada à segunda fase da Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da SENASP/DIOPI. 💬 O combate ao crime organizado avança com inteligência, articulação e ação direta. A resposta é clara: Mato Grosso não será refém de facções criminosas.
Prefeitura realiza workshop sobre saúde ocular nas escolas de Cuiabá
A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, participa na noite desta segunda-feira (22), a partir das 19h, do 1º Workshop sobre Saúde Ocular para Gestores Escolares. O evento será realizado no Centro de Formação da Escola Cuiabana e é voltado para profissionais da rede pública municipal de ensino. A iniciativa marca o início da Semana da Conscientização sobre as Doenças Oculares, instituída por lei de autoria da própria parlamentar. Sancionada pelo prefeito Abilio Brunini, a legislação incluiu a semana no calendário oficial da educação municipal visando incentivar o diagnóstico precoce de problemas de visão em crianças. A medida presta homenagem à deputada federal Amália Barros (in memoriam), reconhecida nacionalmente por sua atuação em prol da saúde ocular. “Essa semana é uma oportunidade para alertar professores, gestores e toda a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com os olhos desde a infância. Muitas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à visão, e agir preventivamente pode mudar o futuro de uma criança”, afirmou Samantha Iris. O workshop contará ainda com palestras de especialistas como a oftalmologista Ana Luiza Rodrigues Silva, que trará dados sobre a acuidade visual dos estudantes da capital, e o professor e médico Jair Giampani Junior, que abordará formas de prevenção. Claudia Celina Siqueira, presidente do Instituto Lions da Visão, também participa e destacará as ações da entidade em parceria com a UFMT. A programação da Semana da Conscientização prevê atividades em todas as unidades da rede, com triagens, encaminhamentos e palestras educativas.
Proprietários de veículo placa final 4 devem quitar o Licenciamento até 30 de abril
O pagamento do Licenciamento 2025 de veículos com placa final 4 deve ser efetuado até o próximo dia 30 de abril. A taxa pode ser emitida no site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após pagar a taxa, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) pode ser emitido em formato digital (arquivo em PDF) ou impresso em papel comum. As duas versões do documento possuem o mesmo valor jurídico do antigo “verdinho”, pois tem autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code que está ligado à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Vale lembrar que, para o veículo estar devidamente licenciado e circular com regularidade, é preciso quitar todos os débitos em aberto atrelados a ele, como o IPVA, Licenciamento, possíveis multas de trânsito, além da regularização de pendências administrativas ou jurídica, caso o veículo tenha. Confira abaixo as demais datas de vencimento do Licenciamento 2025:
Prefeito entrega primeiros uniformes para estudantes da rede municipal
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, realizou no sábado (19) a entrega simbólica da primeira remessa de uniformes escolares do ano letivo de 2025 aos estudantes da rede básica de ensino. A cerimônia de lançamento aconteceu em duas unidades educacionais da capital, Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, no bairro Poção, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, localizado no Jardim Aroeiras. A ação marca o início da distribuição dos kits escolares, que beneficiarão um total de 59.666 alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). O conjunto inclui camiseta, short ou short-saia, tênis, papetes, mochilas de rodinha, cadernos e outros itens de uso diário. “Estamos entregando um uniforme moderno e adequado ao nosso clima. A qualidade do tecido, o conforto e a durabilidade foram prioridades na escolha. E o cuidado com nossos profissionais também é essencial: todos os servidores da rede municipal de ensino também receberão uniforme. Isso representa respeito, identidade e valorização para quem cuida diariamente da nossa educação”, destacou o prefeito Abilio Brunini. Além da praticidade e do conforto, o novo material escolar também foi elogiado por pais e responsáveis. Juliane Nicanor, mãe de uma aluna da EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo, aprovou o kit. “Gostei da cor, o verde está lindo, o tecido muito melhor, mais fácil de limpar com certeza. O tecido é mais fresco. Tecido quente não dá com Cuiabá, e esse não é quente nem nada. Minha filha Maria Luiza amou”, comentou. Durante a visita às unidades, o prefeito também ouviu demandas dos profissionais da educação e tratou de questões estruturais das escolas. Para a diretora do CMEI Sérgio Luiz Ferreira da Silva, Gislaine Boaventura, a presença do chefe do Executivo é um diferencial. “Muitos encaminhamentos feitos via protocolo à secretaria foram ouvidos com a visita do prefeito na unidade. A gente percebe que há interesse em resolver as demandas de forma imediata, o que é um ponto muito positivo. Isso contribui para que o atendimento seja cada vez mais qualificado. Quando se conhece a realidade, é possível ajudar de maneira mais efetiva”, avaliou. A solenidade contou com a presença da primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, do secretário interino de Educação, Willian Campos, e da secretária de Comunicação, Ana Karla Costa.
Governo de MT assina contrato com Hospital Israelita Albert Einstein para gestão do Hospital Central
O Governo de Mato Grosso assinará contrato junto ao Hospital Israelita Albert Einstein para a gestão do Hospital Central, em Cuiabá. A assinatura do contrato ocorrerá às 17h30 desta terça-feira (22.4), no salão Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás. O governador Mauro Mendes, o secretário Gilberto Figueiredo e o presidente do Einstein, Sidney Klajner, vão atender à imprensa após a assinatura. Considerado o melhor do país, o Hospital Israelita Albert Einstein também é o 22º melhor hospital do mundo. Por meio do contrato, a instituição administrará o Hospital Central, que será o sexto hospital público do Brasil a ser gerido pelas equipes do Einstein. O Hospital Central será 100% gratuito, pois ofertará serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serviço Assinatura do contrato com o Hospital Israelita Albert Einstein, que irá administrar o Hospital Central Data e hora: terça-feira (22.4), às 17h30 Local: salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás