Na tarde desta quinta-feira (20), a Unidade Básica de Saúde do Parque Atalaia promoverá um evento especial para as gestantes que estão em acompanhamento pré-natal na unidade. A ação, organizada pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), visa oferecer informações essenciais sobre os cuidados bucais durante a gestação e destacar a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê. Thiago Munoz de Freitas Batista, responsável administrativo da UBS, enfatiza que a saúde bucal da gestante é fundamental para o bem-estar durante a gravidez. “A gestação é um período delicado que exige atenção especial com a saúde da mãe. A saúde bucal tem um impacto direto no conforto e na autoestima da mulher durante essa fase, e é essencial que as gestantes sigam as orientações para garantir uma gestação saudável, tanto para elas quanto para o bebê”, afirma Thiago. Cristhiane Almeida Leite da Silva, Diretora de Saúde Bucal do Município de Cuiabá, reforça a importância da ação ao destacar a relevância do resgate da autoestima das mulheres nesse momento único. “A gestação é uma fase de grandes transformações físicas e emocionais. Nosso objetivo é, através dessa ação, contribuir para o bem-estar das gestantes, proporcionando não só cuidados com a saúde bucal, mas também um olhar mais atento à autoestima, muitas vezes afetada durante esse período. Cuidar da saúde bucal das mulheres é cuidar de sua confiança, especialmente em um momento em que o corpo está em transformação”, comenta. O evento trará uma série de atividades educativas, incluindo palestras sobre a importância do pré-natal completo, os cuidados com a saúde bucal e as melhores práticas para uma gestação saudável. Além disso, as participantes terão acesso a serviços de marcação de consultas, entrega de brindes e coffe, promovendo um ambiente de aprendizado e cuidado para as futuras mamães. A ação “Saúde Bucal da Mulher Gestante: Os Impactos na Autoestima” visa apoiar as gestantes da unidade, reforçando a relevância do acompanhamento durante a gravidez e proporcionando mais qualidade de vida para as mulheres. A Coordenação de Saúde Bucal convida todas as gestantes de Cuiabá a participarem desse evento, que é uma excelente oportunidade para cuidar da saúde durante a gestação. Data: Quinta-feira, 20 de março Horário: 13h30 Local: UBS Parque Atalaia, Cuiabá
Sesp disponibiliza 4,7 mil câmeras do Vigia Mais MT à Prefeitura de Cuiabá
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) firmou, nesta terça-feira (18.3), parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a disponibilização de mais de 4,7 mil câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT. As entregas das câmeras ocorrerão de forma gradativa, conforme a prefeitura conclui as instalações dos lotes entregues. Neste momento, foram 60 equipamentos entregues à Secretaria Municipal de Ordem Pública. Segundo a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Palhares, as primeiras câmeras serão instaladas em pontos estratégicos dos parques Tia Nair e das Águas. “A gestão passada resistiu em aderir o Vigia Mais MT, mas já temos todo o planejamento e estrutura para receber os equipamentos. Estamos providenciando de forma imediata a instalação nesses parques para que as pessoas possam se sentir mais seguras em seu momento de lazer”, pontuou. O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, apontou que Cuiabá é o município mais populoso do Estado e que a sociedade cuiabana tem muito a ganhar com as câmeras do Vigia Mais MT. “Além da prevenção de crimes, os casos, que levariam meses, podem ser solucionados em dias ou semanas com essa tecnologia. Para a Sesp, esse programa representa o fortalecimento de toda uma rede de segurança focada em levar o melhor serviço de segurança pública, levando mais tranquilidade e paz a população”, ressaltou. A adesão do programa disponibilizou três tipos de câmeras de alta tecnologia, sendo o modelo OCR, que possui recursos de reconhecimento de placas de veículos; Speed Dome que conta com movimento em 360 graus; e do tipo Bullet, para monitoramento 24h de vias e espaços públicos com recursos de gravação noturna e alcance de até 60 metros. As câmeras farão o monitoramento 24h de espaços públicos e pontos de intenso fluxo na capital mato-grossense. Fonte: SECOM-MT
Operação da Polícia Civil mira facção que atua com extorsão de comerciantes em Cuiabá e Várzea Grande
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20.3), a Operação Falso Profeta. O objetivo da ação é desarticular um esquema de extorsão e lavagem de dinheiro praticado por uma facção criminosa contra estabelecimentos comerciais que atuam na distribuição de água mineral em Cuiabá e Várzea Grande. O alvo principal da operação, identificado como líder da facção criminosa e mentor do esquema, é um pastor de uma igreja no bairro Pedra 90, em Cuiabá, que está foragido no Estado do Rio de Janeiro. São cumpridas 30 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, nove de buscas e apreensão, duas determinações de proibição de exercício de atividade econômica de empresas, cinco sequestro de veículos e sete bloqueios de contas bancárias, que podem chegar ao valor de R$ 1,5 milhão. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital e são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e no Rio de Janeiro (RJ). A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil no combate às facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado. Projeto Água A investigação, conduzida pela GCCO e pela Draco, teve início em novembro de 2024 e identificou integrantes de uma facção criminosa que coordenava o esquema de extorsão a comerciantes, denominado “Projeto Água 20 LT”. Por meio do esquema criado pela facção, proprietários de estabelecimentos comerciais eram ameaçados para que adquirissem galões de água fornecidos apenas pelo grupo criminoso, além de pagar a taxa de R$ 1 por galão vendido. Para montar o esquema de abordagem às vítimas, os integrantes da facção, de maneira articulada e com divisão de tarefas, criaram um grupo de WhatsApp, com o objetivo de estabelecer o controle explícito sobre os distribuidores, fazendo vítimas comerciantes de diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. De forma ardilosa, os criminosos iniciavam as conversas com tom aparentemente informal e ameno, evoluindo para o constrangimento caso alguma ordem não fosse acatada e passando a praticar o crime de extorsão majorada, sob a ameaça velada de “conversar pessoalmente” com quem tentasse sair do grupo de mensagens, demonstrando a evidente intenção de coagir e intimidar as vítimas. Divisão de tarefas Nas investigações, foi possível identificar que o administrador do grupo de Whatsapp é um dos líderes da facção criminosa, responsável por manter o controle financeiro e logístico do esquema, coordenando atividades de extorsão do grupo. Também foram identificados outros integrantes responsáveis pelas visitas às distribuidoras para reforçar a necessidade de aquisição, por parte dos comerciantes, do produto vendido pela facção, além da cobrança da “taxa” por cada galão vendido pelos comerciantes. Todos os alvos identificados possuem extensa ficha criminal por crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubo, uso de documento falso e organização criminosa, além de vínculos com a facção criminosa. Eles atuam como “soldados do crime”, exercendo ameaças e impondo aos comerciantes o cumprimento das ordens de seus “superiores”. A facção criminosa também possuía um caminhão específico para a distribuição de suas águas, ficando o veículo em uma distribuidora pertencente a um dos integrantes do grupo, identificado nas investigações. Lavagem de dinheiro Em levantamentos complementares à investigação para identificar possíveis membros envolvidos com lavagem dinheiro dos recursos obtidos com as extorsões aos comerciantes, foi constatada a existência de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, com vultosas quantias em dinheiro transacionadas, sem comprovação alguma da origem lícita. O Estado do Rio de Janeiro é conhecido como berço da facção criminosa, cujo mentor da criação do grupo “projeto da água” é justamente o homem de liderança do grupo criminoso. Os vínculos existentes apontaram para uma pessoa jurídica que também atua no ramo da distribuição de água e bebida, funcionando como “testa de ferro” da facção, dissimulando transações por meio das empresas, com o objetivo final de remeterem os recursos financeiros à organização criminosa no Estado do Rio de Janeiro. Nome da operação Falso profeta faz referência ao principal alvo das extorsões, que também é pastor em uma igreja na Capital. Disque Extorsão O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas”, para denúncias pelo telefone 181 e virtual (clique aqui para acessar), por meio do programa Tolerância Zero. O novo canal é exclusivo para este tipo de serviço, permitindo denúncias anônimas, com sigilo garantido. Fonte: SECOM-MT
Inscrições abertas para a 4ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo em Cuiabá
As inscrições para a 4ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo já estão abertas. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), acontecerá no dia 8 de junho no Parque Tia Nair, em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio pelo site www.morro-mt.com.br, com taxa de R$ 45,00 (incluindo R$ 5,00 de taxa de comodidade do site). Idosos têm direito a 50% de desconto, conforme o Estatuto do Idoso. Pessoas com deficiência (PCDs) poderão se inscrever presencialmente. A corrida será aberta para atletas de ambos os sexos, e os participantes devidamente inscritos receberão um kit contendo camiseta, número de peito e medalha. A idade mínima para realizar a prova é 14 (quatorze) anos completos. A largada está prevista para as 6h30, com um percurso de 5 km. O tempo máximo para conclusão é de 1h30min. O objetivo da corrida é alertar a sociedade sobre a importância do combate ao trabalho em condições análogas à escravidão em Mato Grosso. Para dúvidas técnicas, os participantes podem acessar o regulamento no site www.morro-mt.com.br ou entrar em contato pelo telefone (65) 99266-4143. Fonte: SECOm-MT *Sob supervisão de Alecy Alves
Doria: “Governo de MT vai dobrar quantidade de asfalto; é um grande legado para a população”
O ex-governador de São Paulo e presidente nacional do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), João Dória Junior, afirmou que o Governo de Mato Grosso “vai deixar um grande legado na infraestrutura” ao dobrar, em menos de oito anos, a quilometragem total de asfalto no estado. Dória se reuniu com o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, nesta quarta-feira (19/3), junto com o presidente e a CEO do LIDE Mato Grosso, Igor Taques e Ruth Semiramys, respectivamente. De acordo com o presidente do grupo, a quantidade de asfalto novo que a gestão estadual está entregando – que vai chegar a mais de 6.000 quilômetros até o final do ano – irá impulsionar ainda mais o agronegócio, que “representa hoje um terço da economia brasileira”. “Eu fui governador do estado de São Paulo e eu sei o que custa o asfalto, a implantação asfáltica de infraestrutura. Então essa é uma vitória do Governo do Mato Grosso em oferecer uma infraestrutura asfáltica, que vai dobrar o número de quilômetros asfaltados no estado até o final do seu governo. É um grande legado”, ressaltou. Para Doria, boa parte da força do agronegócio mato-grossense tem raiz no apoio dado pelo estado nos últimos anos. “Esta liderança faz parte também das ações que o Governo do Estado de Mato Grosso vem exercendo, apoiando o setor privado, criando facilidades, evitando excessos de burocracia e construindo campos adequados para melhorar não só a logística, mas também as exportações”, pontuou. O governador Mauro Mendes também registrou a importância do LIDE para aproximar investidores do Poder Público e fomentar negócios importantes para o estado. “Com o auxílio do LIDE, conseguimos aproximar os dois lados, abrir portas, buscar investidores e aquilo que é mais importante: mostrar o potencial de Mato Grosso, as oportunidades de negócio, tudo aquilo que somos e as grandes perspectivas que nós temos, principalmente no mais importante setor da economia do nosso estado, que é o agronegócio, a agroindústria e a transformação de proteínas animais e vegetais em alimentos para o Brasil e o mundo”, concluiu. Também participaram da reunião: o vice-governador Otaviano Pivetta; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes; os deputados estaduais Carlos Avallone e Hugo Garcia; o presidente da Fecomércio, Wenceslau Junior; e os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Rogério Gallo (Fazenda) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo); e o presidente da MT Par, Wener Santos.
ABANDONO E TERROR: ANTIGA CRECHE EM CUIABÁ VIROU BASE DO CRIME ORGANIZADO!
O que antes era um centro de educação e acolhimento infantil agora é um cenário de medo e criminalidade! O imóvel que abrigou a Creche Municipal São José Operário, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, está abandonado há quase 10 anos, tomado pelo matagal e lixo, e virou território do crime organizado. A estrutura, que pertence ao governo do Estado, se tornou ponto de tráfico, consumo de drogas e até tribunal do crime! A insegurança é tanta que moradores evitam passar pelo local à noite, temendo represálias. 💬 “Não basta estar abandonado, ainda está tomado pelo mato e sem iluminação, o que torna o ambiente perfeito para a criminalidade”, denuncia um morador, que prefere não se identificar por medo de retaliações. 🚨 LOCAL JÁ FOI CENA DE TORTURA E EXECUÇÃO! Em agosto de 2023, o prédio foi palco de um crime brutal. A polícia encontrou uma camiseta suja de sangue e um boné pertencente a Adriano José da Silva Neto, de 30 anos, que foi torturado dentro do local antes de ser assassinado e jogado no rio Coxipó. 📌 O que já se sabe sobre o crime?🔹 A vítima foi sequestrada, levada para o prédio abandonado e torturada antes de ser morta.🔹 A camiseta e o boné foram reconhecidos pela família, confirmando que ele esteve no local.🔹 Moradores relataram movimentações suspeitas, mas não denunciaram por medo.🔹 Usuários de drogas e criminosos continuam frequentando o espaço para “salves”, venda e consumo de entorpecentes. O prédio abandonado virou um verdadeiro esconderijo para o crime, e a população segue aterrorizada. 🚧 PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS: ATÉ QUANDO? A estrutura já serviu como Escola Estadual Maria Bocaiúva, Universidade Popular e Biblioteca Comunitária Saber com Sabor, mas agora é um símbolo do descaso do poder público. A promessa era de que o prédio seria demolido e o espaço transformado em uma praça ou área de lazer para a comunidade, mas até hoje nada foi feito. 📢 Desesperados, moradores chegaram a derrubar parte do muro por conta própria, para tentar impedir que o local servisse como esconderijo para criminosos! 💬 “O muro tirava a visão da gente e nos deixava ainda mais vulneráveis”, relata um morador. ⚠️ ATÉ QUANDO CUIABÁ VAI TOLERAR O DESCASO? O abandono desse prédio não é um caso isolado! Até quando imóveis públicos vão ser tomados pelo crime enquanto o poder público assiste de braços cruzados? 🚨 Quem será a próxima vítima dentro desse território sem lei? 📢 A população exige providências URGENTES! Siga o MT Urgente e fique por dentro dos desdobramentos desse escândalo de abandono e insegurança! O Bu
Idoso sai para pescar e é encontrado morto com o rosto dentro de uma poça d’água em Várzea Grande!
Uma pescaria terminou em tragédia na noite desta terça-feira (18) na Estrada do Engordador, em Várzea Grande. Um idoso, que não teve a identidade divulgada, foi encontrado morto pelo próprio irmão, caído às margens da estrada com o rosto dentro de uma poça d’água. O homem havia saído para pescar à tarde, mas não voltou para casa. Preocupado, seu irmão saiu em busca dele e encontrou a bicicleta abandonada em uma região de mata. Ao continuar a procura, se deparou com a cena chocante. ⚠️ Hipótese de morte por descarga elétrica A suspeita é que o idoso tenha sofrido uma descarga elétrica, já que um arame energizado foi encontrado próximo ao corpo. 🚨 O que já se sabe?🔹 Idoso saiu para pescar e desapareceu.🔹 Irmão encontrou a bicicleta abandonada e iniciou as buscas.🔹 Corpo foi achado com o rosto submerso em uma poça d’água.🔹 Possível causa da morte: choque elétrico. 🚔 Polícia investiga o caso! A área foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A Polícia Civil já está investigando o caso para confirmar a causa da morte e entender se houve negligência ou algum crime envolvido. 📢 O que aconteceu de fato? Quem instalou esse arame energizado? Alguém será responsabilizado? Acompanhe o MT Urgente para mais atualizações sobre essa tragédia! 🚨
Tragédia na rodovia: colisão frontal entre Uno e carreta deixa dois mortos
Um grave acidente de trânsito deixou dois mortos na tarde desta segunda-feira (18), após uma colisão frontal entre um Fiat Uno e uma carreta em uma rodovia federal. O impacto foi tão violento que a parte frontal do Uno ficou completamente destruída, não dando chances de sobrevivência aos ocupantes do veículo. As vítimas morreram ainda no local e foram identificadas pelas equipes de resgate. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram os primeiros a chegar na cena do acidente e constataram os óbitos. O local foi isolado para os trabalhos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Perícia Oficial (Politec) e Polícia Civil, que agora investigam as causas do acidente.
Advogados são flagrados tentando levar maços de cigarros a presos na Penitenciária Central do Estado
Dois advogados foram flagrados pela Polícia Penal, na tarde desta terça-feira (18.3), tentando levar maços de cigarro e pacote de fumo a presos na Penitenciária Central do Estado. O flagrante foi registrado durante os procedimentos de segurança na entrada da unidade, no controle de acessos a advogados. Os profissionais passaram pelo escâner corporal, que apontou os materiais ilícitos. A Polícia Penal registrou um boletim de ocorrência, que será encaminhado à Comissão de Ética da OAB-MT.
Governador vistoria obras do Parque Tecnológico
O governador Mauro Mendes vistoriou na amanhã desta terça-feira (18.3) as obras do Centro de Inovação do Parque Tecnológico, localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec e a prefeita Flávia Moretti além de outras autoridades constataram o avanço do projeto. Com mais de 90% das obras concluídas, o espaço representa um investimento de R$ 18,2 milhões do Governo do Estado, sendo um marco para o incentivo ao conhecimento científico, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico em Mato Grosso. O governador Mauro Mendes afirmou que a obra vai articular toda uma cadeia de produção de tecnologia dentro de Mato Grosso. “Estamos caminhando para a reta final das obras, onde o grande desafio agora será organizar o funcionamento e atrair a iniciativa privada. Este trabalho já começou com os nossos profissionais da Seciteci e nos próximos meses, finalizando a obra, já queremos inaugurá-la com parceiros privados e públicos ligados à área de tecnologia”. O secretário Allan explica que a conclusão do projeto estava aguardando as obras no entorno do Centro de Inovação, o que já está sendo feito pela Prefeitura de Várzea Grande. “Com isso, teremos em breve a inauguração desse tão esperado espaço”. A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, ressalta que o Centro de Inovação trará um novo olhar para Mato Grosso. “O Parque vai trazer inovação tecnológica, produção, melhoramento dos produtos do agronegócio e uma nova cara para a nossa cidade. Isso proporcionará uma retomada de crescimento e desenvolvimento econômico para o município e toda a baixada cuiabana”. Também participaram da vistoria o diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos Fernandes de Sá; o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi; os deputados estaduais Fábio Tardin, Júlio Campos, Chico Guarnieri, entre outras autoridades municipais e estaduais. O Parque Tecnológico Mato Grosso foi criado com o objetivo de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. Além do Centro de Inovação, que deve ser inaugurado no mês de maio, o Parque será uma região que abrigará diversas instituições públicas e privadas ligadas à área da inovação. Fonte: SECOM-MT *Sob supervisão de Téo Meneses.