A forte chuva que atingiu Cuiabá e Várzea Grande na tarde deste sábado (1º) causou diversos prejuízos nas cidades. O temporal provocou alagamentos em ruas e avenidas, além de quedas de árvores em vários bairros. Até mesmo o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi afetado. 🚨 Ocorrências e Impactos O Corpo de Bombeiros informou que recebeu diversos chamados relacionados a quedas de árvores e inundações, mas, até o momento, nenhuma ocorrência considerada grave. As regiões mais afetadas incluem os bairros Lixeira, Jardim Aclimação, Morada do Ouro, Bosque da Saúde, Porto, Boa Esperança e Jardim Petrópolis. ⚕️ Hospital Metropolitano A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou, por meio de nota oficial, que algumas áreas do Hospital Metropolitano sofreram impactos devido à chuva. No entanto, garantiu que o centro cirúrgico não foi afetado e que os atendimentos seguem normalmente. 📢 Nota Oficial da SES-MT “A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que a forte chuva deste sábado (01.02) afetou algumas áreas do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A equipe de obras e manutenções da SES foi acionada imediatamente e já trabalha para solucionar a situação. O centro cirúrgico não foi afetado e a assistência prestada nas áreas atingidas não será interrompida.” 🌊 Registros e Reações Moradores de Cuiabá e Várzea Grande usaram as redes sociais para registrar a força do temporal e os estragos causados. Vídeos mostram ruas alagadas e um córrego transbordando no bairro Alameda, em Várzea Grande. Diante da situação, a prefeitura acionou a Defesa Civil para atuar na região. O cenário reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana para minimizar os impactos das chuvas intensas, que vêm se tornando cada vez mais frequentes. Veja o Vídeo:
Seduc divulga lista final de professores selecionados para intercâmbio na Inglaterra
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou o resultado final da seleção dos professores de língua inglesa da Rede Estadual que participarão da edição 2025 do programa MT No Mundo. Ao todo, 13 professores foram selecionados para participar do programa, que terá a duração de três semanas em um país de língua inglesa. De acordo com o edital, a participação no processo seletivo foi automática para todos os professores de Inglês, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação. Professores já contemplados pelo programa nas edições anteriores, 2023 e 2024, bem como os professores que atuaram como monitores, não participaram da seleção. Entre as exigências para avaliação do educador estão a habilitação em Língua Inglesa e a atribuição em sala de aula na função de docência em turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, ou em qualquer ano do Ensino Médio em 2024 e em 2025, até o momento da ida ao país de destino. Para a seleção, também foi exigido que o professor tivesse cumprido ao menos 28 aulas ao vivo em grupo durante 2024 e com pontuação acima de 60 pontos, além de ter avançado ao menos um nível e meio na plataforma Mais Inglês ou Mais Idiomas, com o equivalente a 36 lições em 2024. Todas as despesas serão custeadas pelo Governo do Estado. O professor que fizer o intercâmbio receberá uma ajuda de custo de 100 libras esterlinas por dia. Eles terão garantido seguro-viagem e seguro-saúde durante o período em que estiver no país do intercâmbio, as passagens de ida e volta, translado, além de pagas as despesas com viagem para reuniões antes da viagem e confecção do passaporte. A primeira edição foi realizada em 2023 e proporcionou uma experiência inédita para os professores, com uma viagem à Inglaterra. Nas três edições do MT no Mundo, o investimento total será superior a R$ 15 milhões. Veja em anexo os nomes dos selecionados. Anexos Resultado Final – Professores.docx.pdf Fonte: SECOM-MT
Ager e PRF reforçam fiscalização de itens de segurança no transporte rodoviário intermunicipal
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), a convite da Polícia Rodoviária Federal (PRF), participou nesta sexta-feira (31.1) de uma fiscalização no âmbito da Operação Rodovida, cujo objetivo é tornar o trânsito nas rodovias de todo o país mais seguro, reunindo esforços de instituições que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A ação ocorreu na unidade operacional da PRF em Santo Antônio do Leverger, localizada no km 388 da BR-364, saída para Rondonópolis, e teve como foco identificar irregularidades em itens de segurança obrigatórios para o transporte rodoviário de passageiros, conforme destacou o superintendente regulador de Transporte Rodoviário (SRTR) da Ager-MT, Silvio Filho. “Miramos na identificação de irregularidades relacionadas aos equipamentos obrigatórios e no transporte de passageiros em desconformidade com a legislação vigente, visando a segurança viária e a fluidez do tráfego”, apontou. O superintendente ressaltou que a participação da Agência na operação reforça o compromisso da entidade com a segurança dos usuários do transporte coletivo intermunicipal e com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. Dados da PRF revelam que o excesso de velocidade e a reação tardia ou ineficiente dos condutores é um dos principais desafios para a segurança viária. Entre janeiro e outubro de 2024, foram registrados 9.013 sinistros de trânsito atribuídos à reação tardia ou ineficiente dos condutores, o que resultou em 10.506 feridos e 575 mortes. Operação Rodovida Criada em 2011 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Rodoviária Federal, a Operação Rodovida foi transformada em programa nacional para a englobar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), devendo ser aplicado por todo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A ação faz parte das estratégias do governo brasileiro para que o país cumpra os objetivos na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” da Organização das Nações Unidas (ONU).
ALMT Antes e Depois de Botelho: O Homem que Mudou a História do Parlamento
Hoje, encerra-se um dos ciclos mais marcantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Eduardo Botelho conclui seu quarto mandato como presidente da Casa com um legado transformador, consolidando a ALMT como um modelo de transparência e eficiência administrativa. Se antes a Assembleia era manchete por escândalos e denúncias, hoje é reconhecida nacionalmente pelo Selo Diamante de Transparência, fruto da modernização e automação do Portal da Transparência. Mais do que um presidente, Botelho foi um verdadeiro articulador político, promovendo uma gestão democrática que descentralizou o poder da presidência e fortaleceu o papel de cada deputado, garantindo maior autonomia e participação ativa no processo legislativo. O grande beneficiado? O povo mato-grossense. Transformação Econômica e Gestão Responsável Ao longo de sua gestão, Botelho liderou a aprovação de medidas fiscais estratégicas que permitiram a recuperação econômica de Mato Grosso. Destacam-se: ✅ Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual – Impede gastos irresponsáveis e obriga que obras só sejam iniciadas com recursos garantidos para conclusão. ✅ Devolução de R$ 271 milhões ao governo estadual, direcionando recursos para saúde, infraestrutura e serviços essenciais. ✅ Criação do FEEF – Fundo que garantiu recursos para hospitais filantrópicos e serviços de hemodiálise, totalizando R$ 30 milhões. Modernização e Inovação Legislativa A gestão Botelho trouxe avanços inéditos para a ALMT, tornando-a referência nacional: 📌 Selo Diamante de Transparência – Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia foi reconhecida pelo alto nível de transparência nas contas públicas. 📌 Sistema E-Normas – Modernizou o trâmite de proposições e serviu de modelo para outras Assembleias do país. 📌 Página Contas do Governo – Criada para garantir mais transparência na fiscalização das contas públicas. Além disso, foram analisadas 65.177 proposições legislativas, resultando na aprovação de 2.219 leis ordinárias que impactam diretamente a vida da população. Regularização Fundiária e Ações Sociais 🏡 Programa de Regularização Fundiária – Mais de 24 mil famílias já receberam suas escrituras e outras 20 mil aguardam nos cartórios. 🚑 Aquisição de ambulâncias – Cada município de Mato Grosso recebeu pelo menos uma, resolvendo um problema histórico no setor de saúde. 📚 Educação e Capacitação – Escola do Legislativo formou mais de 60 mil pessoas, com 6.854 capacitações presenciais e 5,5 mil cursos EAD. Democracia e Participação: O Verdadeiro Legado de Botelho Se há um feito que marca a gestão de Eduardo Botelho, é a descentralização do poder da presidência e a construção de um parlamento mais participativo. Antes, decisões estratégicas ficavam concentradas na presidência. Hoje, todos os deputados têm maior autonomia e influência, tornando a ALMT uma verdadeira casa do povo. Ao deixar a presidência, Botelho reforça que seu compromisso com Mato Grosso continua. Agora, busca intensificar suas bases eleitorais e já articula sua atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Mais do que uma gestão, Eduardo Botelho entregou um novo modelo de Assembleia Legislativa: moderna, eficiente e comprometida com o desenvolvimento do estado. Seu legado não será apenas lembrado, mas sentido na vida de cada cidadão mato-grossense.
Seduc dialoga com profissionais da educação do Polo Rondonópolis, ouve demandas e alinha metas
A segunda etapa do movimento “Giro pelas escolas MT”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), chegou à Diretoria Regional de Educação (DRE) do Polo Rondonópolis nesta quinta-feira (30.1). As ações da iniciativa continuam nesta sexta-feira (31.1). O giro busca visitar as 13 DREs do Estado, neste ano letivo de 2025, para dialogar com gestores, coordenadores pedagógicos e professores sobre as metas da Seduc para este ano. Durante as reuniões, o secretário Alan Porto enfatizou a necessidade de ouvir as demandas e desafios enfrentados nas escolas, criando um espaço de troca de experiências e sugestões. “Estamos aqui para construir juntos uma educação de qualidade. O diálogo é fundamental para entendermos as realidades de cada região e, assim, traçarmos estratégias efetivas”, afirmou Alan. Na avaliação dele, a expectativa é que a visita não apenas reforce os laços entre a pasta e as 60 escolas da Rede Estadual nos 14 municípios do polo, mas também estimule a participação ativa da comunidade escolar nas ações educativas. Nas unidades desta DRE, estão matriculados 32.074 alunos para este ano letivo. O secretário observa que a educação pública é um esforço conjunto e, por isso, nada se compara à oportunidade de ouvir aqueles que estão diretamente envolvidos nesse processo. “A educação só avança quando todos participam e têm voz. É crucial compreender as dificuldades enfrentadas para que possamos, juntos, encontrar soluções eficazes. Essa troca de ideias é vital para construir um caminho mais sólido e inclusivo na educação pública”, finalizou. Os próximos destinos serão os polos regionais de Confresa e de Juína em data a ser definida.
Forças de segurança de MT identificam e prendem autor de feminicídio em Confresa
Um trabalho integrado entre a Polícia Militar e a Polícia Civil resultou na prisão de Emival Antunes Barbosa, de 47 anos, autor do feminicídio da esposa Regiane Alves da Silva, de 29 anos, na noite desta quinta-feira (31.1), em Confresa. A vítima foi morta a facadas, após uma discussão com o marido em uma distribuidora de bebidas alcoólicas. Os ferimentos atingiram o pescoço da mulher. Regiane estava com a filha do casal, de 3 anos, no colo no momento em que foi assassinada. Conforme o boletim de ocorrência, os policiais militares receberam informações sobre o feminicídio na avenida Ulisses Guimarães, no bairro Morada Nova. Os militares se deslocaram ao endereço e encontraram a vítima caída ao chão. Testemunhas relataram que o autor do crime seria o esposo da vítima. Após o ataque, o suspeito fugiu em um veículo modelo Fiat Uno, de cor prata. A PM acionou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito de Regiane. Policiais civis da Delegacia de Confresa também foram acionados e, juntos, intensificaram as buscas pelos suspeitos. Câmeras de segurança do estabelecimento auxiliaram na identificação do suspeito. Os policiais receberam informações de que o suspeito estaria na casa da própria mãe, localizada na zona rural do município. Ao se aproximarem da casa, as equipes identificaram um veículo com as mesmas características usadas na fuga do crime. A mãe do suspeito revelou que o homem abandonou o carro e fugiu para uma região de mata. Em seguida, as equipes receberam novas informações de que o homem estaria escondido em uma igreja abandonada na região. Durante o trabalho das buscas, os policiais o localizaram em uma região de mata e o prenderam por volta das 21 horas desta quinta-feira. Questionado, o suspeito confessou a autoria do crime, mas não deu mais detalhes sobre a motivação. O delegado responsável pelas investigações, Mauro Apoitia, já havia representado pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi deferido pela Justiça e cumprido junto com a prisão em flagrante. A prisão rápida do autor do grave crime de feminicídio integra os trabalhos da Operação Tolerância Zero, idealizada pelo Governo do Estado, com foco no combate ao crime em Mato Grosso. Fonte: SECOM-MT
Prefeito garante manutenção salarial e ampliação do número de CADs na rede municipal
As Cuidadoras de Crianças com Deficiência (CADs) desempenham um papel essencial na rede municipal de ensino de Cuiabá, garantindo que milhares de alunos recebam o suporte necessário para o aprendizado e o desenvolvimento dentro das salas de aula. Elas são mais do que profissionais: são o elo entre a educação e a inclusão. Nesta quarta-feira (29), um grupo de cuidadoras se reuniu na Praça Alencastro para reivindicar esclarecimentos sobre a continuidade de seus contratos e a manutenção de seus salários. Sensível à causa, o prefeito Abilio Brunini deixou seu gabinete e foi ao encontro das profissionais para reafirmar o compromisso da gestão municipal com a categoria e com a educação inclusiva. Valorização e Ampliação do Atendimento Durante a conversa, Abilio garantiu que não haverá redução salarial e que os valores acordados para a remuneração das cuidadoras serão mantidos. Além disso, a prefeitura anunciou a ampliação do número de profissionais, passando de 1.097 para 1.700 CADs na rede municipal. “Nenhuma criança ficará sem atendimento! Nosso compromisso é garantir que as CADs estejam nas escolas no primeiro dia de aula, cuidando dos nossos alunos especiais”, afirmou o prefeito. O reforço no número de cuidadoras demonstra o empenho da administração pública em aprimorar a qualidade do atendimento e assegurar que cada criança tenha a assistência necessária para o seu desenvolvimento. Nova Contratação e Garantia de Atendimento A empresa responsável pelo serviço, Oeste Serviços, já atua em diversas cidades do Brasil e está conduzindo um processo ágil para recontratar as profissionais que já estavam na rede municipal. Além disso, mais 603 novas cuidadoras serão selecionadas para compor o quadro de atendimento. Com o início do ano letivo marcado para 3 de fevereiro, o prefeito assegurou que todas as crianças terão assistência garantida em sala de aula, e que o contrato emergencial segue todos os parâmetros legais estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. O Reconhecimento de uma Profissão Fundamental As cuidadoras de crianças com deficiência desempenham um papel indispensável dentro da educação. Mais do que auxiliar no cotidiano escolar, essas profissionais criam laços de afeto, promovem inclusão e garantem que cada aluno tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver com dignidade. “A luta das CADs é legítima, e a nossa gestão está aqui para dialogar e construir juntos as melhores soluções. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e, ao mesmo tempo, valorizar essas profissionais que fazem a diferença na vida de tantas famílias”, concluiu Abilio Brunini. A Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso com a educação inclusiva e com a valorização das cuidadoras, garantindo que nenhuma criança seja deixada para trás.
TCE pressiona governo e sugere rescisão de contrato do BRT Cuiabá por atrasos
As obras do BRT Cuiabá podem sofrer uma reviravolta. Durante uma visita às construções atrasadas nesta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, recomendou ao governador Mauro Mendes (UB) que rompa o contrato com o consórcio responsável pelo projeto. Segundo o conselheiro, as empresas envolvidas já demonstraram incapacidade de concluir o empreendimento no prazo adequado. “Temos uma opinião formada. A recomendação é que o governo rescinda o contrato e faça um emergencial com uma empresa que consiga entregar dentro do prazo. Não adianta mais conversar, já ficou claro que essas empresas não têm estrutura e nem condições de finalizar a obra”, afirmou Sérgio Ricardo. Atrasos e impasses O consórcio responsável pelas obras do BRT atribui os atrasos a mudanças no traçado do projeto e disputas políticas. Em nota oficial divulgada em 13 de janeiro, as empresas envolvidas (Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A. e Heleno & Fonseca Construtécnica S.A.) apontaram diversos problemas, incluindo: Incompatibilidades técnicas: O projeto inicial não atendia às normas de conforto térmico e apresentava falhas no posicionamento das portas automáticas e acessos das estações. Adaptação de infraestrutura: Viadutos projetados originalmente para o VLT tiveram que ser readequados para o BRT, exigindo novos estudos e adaptações. Licenciamento ambiental: A emissão de licenças ambientais demorou mais de dois anos em alguns trechos, dificultando o andamento das obras. Mudanças no trajeto: Pressões políticas e comerciais levaram à retirada do BRT de algumas avenidas, exigindo alterações no projeto e aumentando custos. Além disso, o consórcio afirma que o governo estadual não tomou providências para corrigir falhas no anteprojeto, o que impactou diretamente o cronograma de entrega. Diante desse cenário, cresce a possibilidade de rescisão contratual e de uma nova licitação emergencial para retomar as obras. Enquanto isso, a população de Cuiabá e Várzea Grande segue à espera de um transporte público eficiente e moderno.
Polícia Civil prende suspeitos por tráfico de drogas durante cumprimento de buscas em Campinápolis
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Campinápolis, deflagrou, na quarta-feira (29.1), a Operação Caminho Seguro para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão referentes à investigação de um homicídio ocorrido na cidade nos primeiros dias do ano. As ordens judiciais foram decretadas pela Vara Única de Campinápolis, com base em investigações da Polícia Civil, e resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, veículo e diversos apetrechos relacionados ao tráfico. A ação integra os trabalhos do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que resultou em um prejuízo aproximado de R$ 100 mil para as facções criminosas. Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidas diversas porções de entorpecentes, entre maconha, skunk, pasta base e cocaína, além de balança de precisão, material para embalo da droga, R$ 2.571,10 em dinheiro e uma motocicleta, em duas das residências. Duas pessoas, um homem e uma mulher, flagrados em posse do material ilícito, foram encaminhados à Delegacia de Campinápolis e, após serem interrogados, foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O cumprimento dos mandados contou com a participação das equipes das delegacias de Nova Xavantina e Ribeirão Cascalheira.
Aplicativo que facilita diagnóstico do câncer de boca alcança 400 atendimentos em MT
O aplicativo TeleEstomato, uma tecnologia que auxilia no diagnóstico do câncer de boca, alcançou a marca de 400 atendimentos em Mato Grosso. Em funcionamento no Estado há mais de um ano, a plataforma possui 340 profissionais cadastrados e já auxiliou no atendimento em 78 municípios. “Este aplicativo funciona como um facilitador para o usuário do SUS em Mato Grosso, que pode ter seu diagnóstico de forma mais rápida e prática para dar início ao tratamento do câncer, além de gerar economia para a gestão pública. É uma experiência que está dando certo e que tende a crescer e ampliar ainda mais o alcance dos atendimentos”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. O objetivo do aplicativo é dar suporte aos profissionais de saúde e cirurgiões-dentistas para o diagnóstico e manejo de lesões maxilofaciais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta em serviço especializado para os casos de alto risco para câncer de boca, permitindo a troca de conhecimento e experiências, , explicou a gestora do programa de Saúde Digital, Vania Berti. A plataforma foi lançada em setembro de 2023 pelo Governo da Paraíba, em cooperação com o Governo Federal e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela é utilizada por dentistas para que possam discutir casos clínicos complexos e obter opiniões e orientações de outros profissionais experientes em diagnóstico bucal. A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Andrea Coelho, explica como a plataforma facilita o diagnóstico e evita encaminhamentos desnecessários, o que diminui o tempo de espera de pacientes que aguardam consulta em serviço especializado. “No momento do atendimento, o profissional, ao identificar uma lesão na cavidade bucal, tem a possibilidade de tirar dúvidas com outros profissionais ao coletar as imagens da lesão e encaminhar, via aplicativo, para que os consultores especialistas em patologia bucal e estomatologia avaliarem a situação e responderem as dúvidas do cirurgião-dentista em até 72 horas, com orientações de como deve proceder. Isso facilita muito o atendimento e dá celeridade para a resolução e tratamento de cada caso”, explicou Andrea. Segundo a coordenadora do Aplicativo Tele-Estomato Mato Grosso, Dra. Diurianne França, o serviço funciona como um mediador entre os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica e da Atenção Especializada, contribuindo na rapidez e precisão quanto ao diagnóstico e à conduta de alterações ou lesões orais. “O intuito é que os cirurgiões-dentistas possam descrever as características observadas para que um teleconsultor possa dar o diagnóstico à distância. A plataforma funciona pelo navegador de internet, mas o profissional também poderá instalar o aplicativo em seu dispositivo”, explicou. São parceiros do aplicativo em Mato Grosso o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). O TeleEstomatoMT já está disponível para os profissionais de odontologia do SUS dos 142 municípios de MT neste link. Câncer de boca Os principais sintomas do câncer de boca são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, observam-se os seguintes sintomas: dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta. De acordo com o Ministério da Saúde, a principal orientação para prevenir o câncer de boca é manter hábitos saudáveis. A abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral são alguns dos hábitos que diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.