Se você foi aprovado na chamada regular do Sisu 2025, fique ligado! O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para matrículas. Agora, os estudantes têm até o dia 3 de fevereiro para garantir sua vaga em universidades públicas e institutos federais. 📌 Novo cronograma do Sisu 2025: ✅ Resultado da 1ª chamada: 27 de janeiro ✅ Matrículas: 28 de janeiro a 3 de fevereiro ✅ Manifestação de interesse na lista de espera: 27 a 31 de janeiro ✅ Convocação da lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro A publicação oficial do novo prazo sairá no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (29). Lembre-se de conferir todas as informações no site oficial do Sisu! 🎓 UFMT e matrículas online A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já divulgou os aprovados na chamada regular. As matrículas devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre 8h do dia 28 de janeiro e 23h59 do dia 3 de fevereiro (horário de Cuiabá). 📊 Vagas do Sisu 2025 Este ano, o programa oferece 261.779 vagas em 124 instituições públicas de ensino superior. Veja a distribuição regional: 🔹 Nordeste: 119.130 vagas 🔹 Sudeste: 82.737 vagas 🔹 Sul: 29.225 vagas 🔹 Centro-Oeste: 20.405 vagas 🔹 Norte: 10.282 vagas Os estados com maior número de vagas são: 🏛️ Minas Gerais – 34.049 🏛️ Rio de Janeiro – 28.424 🏛️ Bahia – 22.889 🏛️ Paraíba – 21.268 🏛️ Pernambuco – 16.523 💡 Rondônia é o único estado sem vagas ofertadas pelo Sisu neste ano. 📢 E aí, pronto para garantir sua vaga? Comente aqui suas expectativas! 🎯
BRT emperrado! Mauro Mendes ameaça romper contrato e dispara: “Desempenho horrível”
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), não escondeu sua insatisfação com os atrasos nas obras do BRT, que deveria atender Cuiabá e Várzea Grande. Na manhã desta quarta-feira (29), ele afirmou que o governo estadual avalia romper o contrato com o consórcio responsável pelo projeto. “O governo está apertando muito a empresa do BRT. Já fizemos quatro reuniões este ano sobre isso. Estamos no limite para tomar uma decisão, mas essas decisões precisam ser bem fundamentadas”, declarou Mendes em entrevista à Rádio Jovem Pan. Segundo o governador, mesmo com os pagamentos em dia, o ritmo das obras é inaceitável. Ele garantiu que, se a empresa não apresentar avanços concretos, o contrato pode ser encerrado, apesar dos desafios jurídicos que isso pode gerar. “A empresa tem as dificuldades dela, mas isso é um problema dela. Nós a contratamos para resolver o problema, não para justificá-lo. O desempenho está horrível”, criticou. A população segue aguardando uma solução, enquanto o projeto se arrasta sem previsão concreta de entrega. 🚨 E você, acredita que o governo vai romper o contrato ou o impasse vai continuar? Comente!
Investidores se reúnem com governador: “Estamos impressionados com o potencial de Mato Grosso”
O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta terça-feira (28.01), com representantes de grandes empresas como XP Investimentos, Tarpon, Opportunity, SFA, Vista, Oceana e Pátria, para conversar sobre as potencialidades de investimentos em Mato Grosso. De acordo com o head de Transportes da XP, Pedro Bruno, o grupo saiu “bastante impressionado” da reunião, na qual discutiram com o governador possibilidades de negócios em áreas como infraestrutura rodoviária e ferroviária, meio ambiente e agro. “Esse grupo pertence a empresas relevantes, que atuam principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. A gente sai bastante impressionado com o que foi apresentado. O estado consegue agregar o lado positivo do mercado privado para a gestão pública. Então isso nos impressionou bastante, em especial os números que o governador apresentou”, relatou. Durante a conversa, Mauro mostrou os principais avanços na área de infraestrutura, com o estado tendo previsão de entregar mais de 6.500 quilômetros de asfalto novo até 2026 – dobrando a quilometragem de malha rodoviária que existia antes de 2019. “Trabalhamos com a meta firme de também recuperar 4.500 de asfalto, entregar 343 pontes de concreto e substituir mais de 650 pontes de madeira por aduelas. Destravamos o antigo sonho da ferrovia e estamos asfaltando todo o trecho da antiga BR-174, que agora é MT-170. Sem contar a solução que demos para a BR-163, que é federal, mas que pegamos o problema para o nosso colo e já entregamos 100 quilômetros de duplicação”, relatou. Para o governador, essas melhorias estão aliadas à segurança jurídica e fiscal do estado, que tem conseguido ano a ano manter o ritmo de investimentos acima de 15% de tudo o que arrecada. “Estamos com seis lotes para concessão de rodovias, que devem ir a leilão nos próximos meses, e possuem grande viabilidade. Nosso agronegócio é o mais forte do país, e somos o único estado que pode dobrar a produção nos próximos anos, e tudo isso de forma sustentável. Temos oportunidades na produção de alimentos, na indústria de proteínas, na mineração, na Infraestrutura e nas concessões de rodovias”, citou. Mauro também citou outras ações importantes do estado, como a construção de seis grandes hospitais, ampliação de 675 leitos de UTI e o salto na educação, que saiu de 22º para o 8º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Também completamos 50 tentativas de invasão de terra que não deram certo, porque temos tolerância zero. E sabemos que é importante para o investidor saber que vai ter segurança jurídica na sua propriedade. Mato Grosso é um exemplo de Brasil que dá certo. É uma ilha de prosperidade. Vamos continuar crescendo em produtividade, tecnologia e sempre respeitando o meio ambiente”, completou. Também participaram da agenda os secretários: Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo); e o presidente do MT Prev, Elliton Souza. Fonte: SECOM-MT
Polícia Civil prende em flagrante 3 executores de incêndio criminoso em Paranatinga
A Polícia Civil prendeu em flagrante, entre a noite de terça-feira (28.1) e a madrugada desta quarta-feira (29.1), três executores do incêndio criminoso contra uma loja de utilidades na cidade de Paranatinga. O ataque, ocorrido na madrugada de terça, atingiu também uma loja de calçados e causou perda total em ambos os estabelecimentos. Com essas prisões, já são sete membros identificados como suspeitos de praticar extorsão contra comerciantes do município. Todos ele são suspeitos de integrarem uma facção criminosa. Os autores diretos do incêndio criminoso foram presos durante as diligências investigativas coordenadas pela Delegacia de Paranatinga com apoio das demais unidades da Delegacia Regional de Primavera do Leste, Gerência de Operações Especiais (GOE) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). Um dos suspeitos, M.M.S., de 19 anos, foi detido na noite de terça-feira, em uma residência, junto com sua namorada, adolescente de 16 anos. Na casa, os policiais civis apreenderam uma motocicleta, utilizada na ação criminosa, além de porções de entorpecentes e apetrechos usados no tráfico. Outros dois suspeitos foram localizados em diferentes residências. D.M.S.P., de 20 anos, tentou resistir à prisão e quebrou um aparelho celular ao ser abordado. Ele indicou a casa onde estavam escondidas as roupas usadas pelos comparsas durante a ação criminosa. O terceiro suspeito, M.F.A.R, 22 anos, foi encontrado no bairro Teles Pires. Roupas usadas pelos criminosos durante o incêndio Desde o registro do incêndio, a Polícia Civil iniciou as investigações que resultaram na prisão preventiva, realizada na tarde de terça-feira, de dois suspeitos da extorsão contra a principal loja destruída pelo incêndio. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no incêndio criminoso. Extorsão contra loja As investigações da Polícia Civil identificaram que o incêndio foi uma represália ordenada por uma facção. Dias antes do ataque, um casal, integrantes do grupo criminoso, ameaçou o dono da loja a pagar valores aos criminosos. As informações reunidas pela Polícia Civil indicaram também que diversos comerciantes da região central de Paranatinga sofreriam represálias caso não cumprissem as “ordens” da facção criminosa. O casal envolvido nas primeiras extorsões foi preso pela polícia. Na manhã desta terça-feira, eles foram identificados como mandantes do incêndio. Ambos estavam detidos no Centro Penitenciário do município e serão transferidos para uma área de isolamento. Nos dias seguintes a prisão do casal, outros dois suspeitos continuaram com a extorsão contra o dono da loja de utilidades. Imagens de câmeras de segurança e outros elementos informativos coletados confirmaram que um deles foi visto no interior da loja fazendo cobranças a funcionários do estabelecimento comercial. As negativas culminaram no ataque. Com base nas informações reunidas nas ações investigativas, a Polícia Civil representou pela prisão desses dois suspeitos, que rapidamente foi deferida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Paranatinga. Os jovens M.S.M.N e A.OM., de 25 e 23 anos respectivamente, foram detidos durante a tarde de terça-feira pelas equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste. Um deles tinha ainda um mandado em aberto pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) reforçou o policiamento em Paranatinga com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Gerência de Operações Especiais (GOE). O titular da Sesp, secretário coronel PM César Roveri, destacou que as equipes policiais agiram rápido e deram a resposta à altura, seguindo a determinação do programa de Tolerância Zero as facções criminosas, instituído em Mato Grosso. As investigações do incêndio na loja envolveram policiais da Delegacia de Paranatinga, além das Delegacias Regional, Municipal e de Roubos e Furtos de Primavera do Leste. Fonte: SECOM-MT
“Picanha e cerveja”? Senador ironiza governo Lula e dispara: “Só se for a preço de ouro!”
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) não poupou críticas ao governo Lula (PT) ao comentar as tentativas do Planalto de reduzir o preço dos alimentos. Segundo ele, as medidas discutidas pelo presidente são uma verdadeira “grande trapalhada”. “O governo convocou ministros para definir como baixar o preço da cesta básica… Estão fazendo uma grande trapalhada”, disse Fagundes em entrevista à rádio Vila Real FM. Na última semana, Lula reuniu sua equipe para discutir possíveis saídas, como reformular o Plano Safra e reduzir impostos sobre exportação de alimentos. Mas, até agora, nada de concreto foi decidido. Diante disso, o senador ironizou as promessas de campanha do petista, que dizia que o povo voltaria a ter “picanha e cervejinha” na mesa. “No geral, os preços só sobem. É um governo que prometeu churrasco e está botando a faca no pescoço da população”, alfinetou Fagundes. 🔥 E você, acha que o governo Lula conseguirá reduzir os preços ou essa promessa já virou lenda? Comente
Trump pode mudar o jogo para Bolsonaro? Bolsonaristas de MT apostam em apoio internacional
Você acredita que Donald Trump pode realmente influenciar a política brasileira? Essa é a grande aposta de bolsonaristas de Mato Grosso, que veem no ex-presidente dos EUA uma possível solução para reverter condenações, garantir anistias e até restaurar os direitos políticos de Jair Bolsonaro, pavimentando o caminho para uma candidatura em 2026. O senador Wellington Fagundes (PL) reforçou essa crença durante uma entrevista recente: “O presidente Trump vai buscar fazer com que a anistia esteja presente. Aqui e lá são similares”, declarou, indicando que a reeleição de Trump nos EUA pode impactar diretamente a política nacional. A estratégia apontada pelos aliados de Bolsonaro incluiria três frentes: 1️⃣ Cancelamento de vistos de ministros do STF, acusados de suposta colaboração para a desordem democrática. 2️⃣ Pressões econômicas, como sanções comerciais aos negócios brasileiros. 3️⃣ Congelamento de contas e ativos de autoridades nacionais no exterior. Apesar das especulações, eventos recentes sugerem um distanciamento: na posse de Trump, bolsonaristas como a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) viajaram aos EUA, mas assistiram à cerimônia de forma remota, no saguão do hotel, longe das áreas de destaque. 🔥 E você, acha que Trump será capaz de interferir na política brasileira e mudar os rumos de Bolsonaro? Ou tudo isso não passa de especulação? Deixe sua opinião nos comentários!
Incêndio de grandes proporções atinge lojas de calçados e variedades em MT
Um incêndio de grandes proporções atingiu lojas de calçados e de variedades nesta terça-feira (28), em Paranatinga, a cerca de 411 km de Cuiabá. Ainda não há informações sobre as causas do fogo e se houve feridos. Segundo a Prefeitura do município, o incêndio foi controlado em ambas as lojas. O corpo de bombeiros do município informou que não foi acionado para combate às chamas. De acordo com informações apuradas pelo g1, o caso aconteceu na Avenida Bandeirantes, no centro da cidade. Vídeos gravados por moradores mostram fortes chamas consumindo um dos estabelecimentos e é possível ver que outra loja também foi atingida pelo fogo. Nas redes sociais, proprietários fizeram uma publicação com a hipótese de que o incêndio seja criminoso. “E assim, de forma trágica, morre uma história de 20 anos de sonhos de trabalho árduo, de amizades, de confiança. Um ato de vandalismo acabou com empregos diretos e indiretos, tirou de famílias o seu único sustento. A Multi Shop presentes encerra sua história”, diz trecho da publicação.
Luxo no Governo Lula: R$ 1,3 milhão em cortinas e R$ 650 mil em flores geram polêmica
O governo federal, sob a gestão do presidente Lula (PT), destinou mais de R$ 1,3 milhão para a aquisição de cortinas do tipo blackout, incluindo entrega e montagem, para decorar a Advocacia-Geral da União (AGU) em Pernambuco. A justificativa oficial aponta que o investimento busca proporcionar “condições adequadas de trabalho, conforto térmico e preservação de equipamentos e documentos”, além de melhorar a produtividade dos servidores em locais de alta incidência solar. Além disso, um gasto adicional de R$ 650 mil foi reservado no início do mês para a compra de flores nobres e tropicais, destinadas à ornamentação das residências oficiais da Presidência durante um ano. O pedido inclui 134 arranjos para eventos, recepções e até velórios de autoridades. Entre as exigências estão orquídeas, lírios, hortênsias e copos-de-leite. A justificativa do Planalto afirma que a medida é necessária para cumprir protocolos diplomáticos, garantir a decoração de eventos e atender às exigências de ocasiões especiais. Esses gastos têm gerado críticas e debates sobre prioridades governamentais, levantando questionamentos sobre o uso dos recursos públicos em itens considerados supérfluos, especialmente em um momento de desafios econômicos no país.
Tragédia no interior de MT: Jovem atropela e mata o próprio irmão de 11 anos
Uma fatalidade marcou a manhã de segunda-feira (27) na Gleba São Judas Tadeu, zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá). Um garoto de apenas 11 anos morreu após ser atropelado acidentalmente pelo próprio irmão, de 18 anos, que conduzia um caminhão. De acordo com o boletim de ocorrência, os irmãos saíram juntos para buscar leite quando o menino desceu do veículo para abrir uma porteira. Em um momento de descuido, ele caiu do estribo do caminhão e, sem ser visto pelo irmão, acabou sendo atropelado. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Civil e a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) foram acionadas para analisar a cena e investigar as circunstâncias do acidente. O caso segue sob investigação. Uma tragédia que choca e entristece a comunidade local.
Palmeiras tenta tomar forma no Paulistão enquanto diretoria encara pressão por reforços
Após perder sequência invicta de quatro anos, ou 42 jogos na primeira fase do Paulistão, o Palmeiras tem compromisso nesta terça-feira contra o Red Bull Bragantino. O duelo no Allianz Parque, válido pela quinta rodada do Estadual e marcado para as 19h30, é oportunidade para o time mostrar um bom futebol, o que não fez ainda em 2025. Chefe global de futebol da Red Bull, o alemão Jürgen Klopp está no Brasil e deve assistir à partida de perto, em um dos camarotes do estádio. Ainda com o elenco em construção enquanto mais vende atletas do que compra, o Palmeiras tenta tomar forma e deslanchar no Estadual. Abel Ferreira vai continuar fazendo experiências e rodando o elenco, isto é, uma formação diferente em relação ao duelo anterior, a derrota para o Novorizontino, vai entrar em campo nesta terça. “No último jogo, caiu um pouco o rendimento no segundo tempo, mas isso é normal devido ao curto período de preparação. O importante é seguir trabalhando e aprimorando nossa capacidade física e técnica para aguentar o ritmo intenso do ano”, afirmou o meia-atacante Maurício, um dos poucos palmeirenses que têm se destacado na temporada. Ele será titular. O ritmo lento nas contratações tem irritado parte considerável da torcida, que esperava reforços “classe A” depois que Leila Pereira afirmou que a diretoria seria “agressiva” no mercado. Desse nível esperado veio apenas Paulinho, que, porém, se recupera de lesão e só poderá estrear em abril. Facundo Torres, outra cara nova, marcou seu primeiro gol no jogo passado. O outro reforço é o meio-campista uruguaio Emiliano Martínez, que já apareceu no BID. O problema é que saíram cinco jogadores: Dudu, Lázaro, Gabriel Menino, Vitor Reis, Zé Rafael – o próximo é Rony – e nem todas as peças foram repostas. Abel quer mais um zagueiro, um meio-campista e um atacante. “Há posições no elenco que precisamos preencher e quero ver nessa primeira fase do Paulista os jogadores que temos. Alguns se calhar vamos ter que emprestar, outros esperamos mais deles. Dos mais novos e dos mais velhos, que rapidamente voltem à sua forma”, disse o técnico. Frustrada com as negativas de Andreas Pereira e Claudinho, Leila Pereira reafirmou, no último sábado, que o Palmeiras está no mercado. A pressão já é alta no início do ano e há muito com o que se preocupar no Palmeiras. Ao menos anima o retrospecto recente contra o adversário. Nos últimos três jogos diante do Bragantino a equipe de Abel Ferreira está invicta – são duas vitórias e um empate. Jogando em casa, mantém uma invencibilidade de 18 jogos, com 14 vitórias e quatro empates. O Bragantino faz campanha ruim no Paulistão. Levou 3 a 0 do Água Santa, no último sábado, fora de casa, e tenta se reabilitar na competição. É apenas o terceiro colocado do Grupo B, com três pontos em quatro partidas. São três derrotas e somente uma vitória até o momento. FICHA TÉCNICA PALMEIRAS X RED BULL BRAGANTINO PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Vanderlan; Fabinho, Richard Ríos e Mauricio; Felipe Anderson, Estêvão e Thalys. Técnico: Abel Ferreira. RED BULL BRAGANTINO – Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Lucas Cunha e Juninho Capixaba; Jadsom, Lucas Evangelista, Jhon Jhon e Vinicinho; Thiago Borbas e Isidro Pitta. Técnico: Fernando Seabra. ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza. HORÁRIO – 19h30. LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo.