Após a derrota de Eduardo Botelho (União) na corrida pela Prefeitura de Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) oficializou seu apoio a Abílio Brunini para o segundo turno das eleições municipais. Inicialmente, o grupo governista havia liberado seus aliados para apoiarem qualquer candidato, e Mendes não havia se posicionado. Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (14), Mendes afirmou ter refletido após uma reunião com Brunini, decidindo apoiá-lo na disputa. “Acredito que você amadureceu, Abílio. Tenho certeza que você será a pessoa que vai combater a corrupção e fazer Cuiabá crescer, assim como Mato Grosso está se desenvolvendo”, declarou o governador. No primeiro turno, Mendes havia criticado Abílio, chamando-o de “meio louco” devido a ações polêmicas, mas agora o vê como “a melhor pessoa” para governar Cuiabá. “Você tem energia, vontade e fé. Foi assim que consertamos Mato Grosso, e acredito que você vai fazer o mesmo por Cuiabá. Conte com meu apoio”, finalizou. Este novo formato deixa o texto mais conciso e direto ao ponto. Veja o Vídeo: https://www.instagram.com/reel/DBHkq2kSRUS/?igsh=MTMwMXJybTMxYTdvcQ==
Caminhoneiro é preso com meia tonelada de cocaína em carga de milho
Cerca de 500 kg de cocaína foram apreendidos na BR-364, em Alto Garças (357 km ao Sul), na manhã desta segunda-feira (14). A droga estava escondida em carga de milho que supostamente seria transportada de Campo Verde (131 km ao Sul) até Santos, no estado de São Paulo. Por volta das 6h, um veículo de carga foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 48 da BR-364, em Alto Garças. O motorista transportava uma carga de milho com destino à São Paulo. Ao solicitar os documentos do veículo e grãos, os policiais notaram comportamento estranho no motorista, como nervosismo e dificuldade para explicar sobre horário de carregamento. Após vistoria, a equipe localizou 10 fardos de cloridrato de cocaína escondidos entre os grãos, que totalizavam 492 kg. À polícia, o motorista contou que foi abordado por um homem em um posto de combustível em Rondonópolis (212 km ao Sul), que entregou o caminhão já carregado com as drogas para o transporte. O caminhoneiro foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis e as demais providências estão sendo tomadas.
CRECI-MT Articula Aprovação do PL 6088/2023 para Reformar Normas de Parcelamento de Imóveis Rurais
O CRECI-MT, sob a liderança do presidente Claudecir Conttreira, tem desempenhado um papel fundamental na articulação para a aprovação do Projeto de Lei 6088/2023. Esta proposta, que tramita atualmente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), busca reformar a Lei nº 5.868, de 12 de dezembro de 1972, e estabelecer a fração mínima de parcelamento de imóveis rurais em cinco mil metros quadrados. Como é atualmente: A legislação vigente não especifica uma fração mínima nacionalmente uniforme para o parcelamento de imóveis rurais, o que gera diferentes interpretações em diversos estados. Muitas regiões adotam normas locais ou estaduais para regular o tamanho mínimo dos lotes, o que pode dificultar o processo de regularização fundiária e o desenvolvimento sustentável do mercado rural. O que mudará com o PL 6088/2023: Se aprovado, o PL 6088/2023 criará uma regra clara, estabelecendo que o parcelamento de imóveis rurais deverá respeitar uma fração mínima de cinco mil metros quadrados. Essa mudança proporcionará maior segurança jurídica e padronização no setor, facilitando a negociação e regularização de propriedades rurais. A proposta, de autoria dos deputados Zé Trovão (PL-SC) e Marco Brasil (PP-PR), promete simplificar os processos de desmembramento de terrenos rurais, impulsionando o mercado e beneficiando produtores e investidores. A importância para o setor imobiliário: Claudecir Conttreira destaca que a aprovação desse projeto de lei será crucial para a modernização e dinamização do mercado de imóveis rurais. “A uniformização da fração mínima de parcelamento trará segurança jurídica para os corretores e investidores, além de facilitar a regularização de propriedades em várias regiões do país, permitindo um melhor aproveitamento do solo e o desenvolvimento sustentável no campo”, afirma o presidente do CRECI-MT. O CRECI-MT segue trabalhando em articulação com lideranças do setor e parlamentares para garantir que essa proposta avance e traga os benefícios esperados ao mercado imobiliário rural. Veja o Vídeo: https://www.instagram.com/reel/C4yzxdcvnWz/?igsh=MTk5NzgxM215YXBkYg== Fonte: Câmara dos Deputados – Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)
“Decisões de Várzea Grande Serão Minhas, Afirma Flávia Moretti”
A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), foi enfática ao desmentir especulações sobre a influência de seu vice, Tião da Zaeli (PL). Durante uma entrevista ao Conexão Poder, Flávia garantiu que ela será a principal responsável pelas decisões no município. “Quem vai conduzir a prefeitura sou eu, e não o Tião”, afirmou Flávia. Segundo ela, o vice fará as articulações que forem consideradas necessárias, mas o poder de decisão final estará sempre em suas mãos. “A caneta é minha”, declarou com firmeza. Além disso, Flávia destacou que já está à frente da escolha da equipe de transição. Ela também tem liderado as negociações com os vereadores eleitos, reforçando sua posição de liderança. Os rumores sobre o protagonismo de Tião da Zaeli começaram após ele criticar o atual prefeito, Kalil Baracat (MDB), acusando-o de ser apenas um “gerente” da família Campos. No entanto, Flávia foi clara ao afirmar que, a partir de sua posse, será a principal autoridade nas decisões de Várzea Grande, dissipando qualquer especulação sobre o papel de seu vice.
Assaltante monitorado por tornozeleira morre em confronto após roubo de caminhonete
Na madrugada deste sábado (12), um homem monitorado por tornozeleira eletrônica morreu após um confronto com a Polícia Militar, em Cuiabá. O suspeito havia roubado uma caminhonete Hilux, que foi identificada durante patrulhamento no bairro Araés. Os policiais avistaram o veículo e iniciaram a perseguição. O suspeito abandonou a caminhonete e fugiu a pé. Ele foi localizado em um terreno próximo, onde resistiu à prisão e disparou contra os policiais, que revidaram. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o suspeito já estava morto quando a equipe chegou. Ele usava tornozeleira eletrônica, mas o equipamento estava desligado. O homem tinha diversas passagens pela polícia e havia saído da prisão recentemente. Este incidente reflete o desafio das forças de segurança em operações com criminosos reincidentes, bem como as falhas no monitoramento de presos que utilizam tornozeleiras eletrônicas.
Max Russi destaca conquistas na saúde pública: novas cirurgias bariátricas e reajuste na hemodiálise
O deputado Max Russi (PSB) celebrou duas importantes conquistas nesta semana: a inclusão das cirurgias bariátricas no programa Fila Zero, pedido feito pelo parlamentar no mês passado e o aumento no incremento em 24% no valor das sessões de hemodiálise realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciado pelo governador Mauro Mendes (UB). Russi destacou o papel fundamental do deputado Doutor João (MDB) nessa última vitória, reconhecendo sua na luta pelo reajuste que vai beneficiar milhares de pacientes renais crônicos no estado. “Doutor João é um grande defensor de nossa saúde e tem olhado atentamente para essas necessidades em nosso estado. Pude reforçar esse pedido, junto ao governador, que teve essa sensibilidade. Uma luta que abraçamos juntos, que também traz importantes resultados no atendimento das demandas de saúde em nosso estado”, destaca Max Russi. De acordo com o governo estadual, o objetivo do acréscimo é auxiliar o funcionamento das 11 clínicas renais habilitadas pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso, que atendem a cerca de duas mil pessoas no estado. Juntas, elas realizam em torno de 30 mil sessões de hemodiálise por mês. Já em relação ao atendimento de pacientes que desejam fazer a cirurgia bariátrica, a intenção do pedido feito por Max Russi é atender à crescente demanda do estado e reduzir o tempo de espera, a exemplo dos pacientes regulados pelo Consórcio Regional de Saúde Sul (Coress). “Fico feliz, porque essa é uma demanda importante, pois existe muita gente esperando há muito anos, com sérios problemas de saúde. Esse é um grande avanço e parabéns a todos que contribuíram”, comemorou Russi. De acordo com o prefeito Gustavo Melo (PSB), que preside o Coress, atualmente cerca de 500 pacientes estão na fila à espera de cirurgia bariátrica, mas esse número pode ser ainda maior devido à dificuldade em alimentar o Sistema de Regulação (SISREG). Fonte:
Felipe Melo diz que se aposenta em 2025, mas quer renovar para jogar Mundial com Fluminense
Em suas redes sociais, Felipe Melo revelou que pretende se aposentar no fim de 2025. O zagueiro, que tem contrato com o Fluminense até o final deste ano, quer renovar visando a disputa do Mundial de Clubes da próxima temporada. Atualmente, ele é reserva da equipe comandada pelo técnico Mano Menezes. “Obviamente não comecei ainda a minha transição. Ainda quero, apesar de ter contrato até dezembro, quero e sonho muito em renovar o contrato com o Fluminense e jogar o Mundial. Mas a decisão já está tomada, de parar de jogar futebol no final do ano que vem. Vamos ver o que eu vou fazer de imediato, mas sim, eu vou me tornar um treinador de futebol”, disse o volante. Após a aposentadoria, Felipe Melo afirmou que planeja fazer a transição para o cargo de treinador. O jogador já tem uma licença Pro da AFA, Federação de Futebol da Argentina, assim como fisioterapeuta e preparador físico próprio. Apesar da vontade de estender o vínculo com o clube tricolor, o presidente Mário Bittencourt disse recentemente que só vai tratar do assunto depois do encerramento do Brasileirão. “O Fluminense só fala sobre esse assunto quando acabar o campeonato. A gente tem que saber como vai ser 2025. Nem com eles dois, nem com nenhum outro, a gente conversa antes de dezembro”, afirmou o Mário Bittencourt em entrevista recente. Aos 41 anos, Felipe disputou 23 jogos na atual temporada e se recuperou recentemente de uma lesão na panturrilha direita. Titular absoluto durante a conquista da Libertadores em 2023, o veterano exerce um importante papel de liderança nos bastidores e é considerado ídolo do clube por grande parte da torcida. O próximo compromisso do Fluminense é contra o Flamengo, no próximo dia 17, às 20h. O clássico, válido pelo Campeonato Brasileiro, acontecerá no Maracanã. O time tricolor é o 16º colocado, com 30 pontos, um a mais do que o Vitória, o primeiro dentro da zona de rebaixamento.
Mato Grosso Desperdiça Quase Meio Milhão de Doses de Vacina Contra a Covid em Meio à Baixa Cobertura
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 2021, Mato Grosso já descartou 427.515 doses de vacinas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Somente em 2024, 17.540 doses foram inutilizadas devido ao vencimento do prazo de validade. Esse desperdício ocorre em meio a uma escassez de vacinas nos postos de saúde, enquanto a cobertura vacinal segue alarmantemente baixa. No estado, 72,7% da população completou o esquema básico de duas doses da vacina monovalente, mas apenas 11,9% receberam as quatro doses recomendadas, e o percentual cai para 10% na vacinação com a bivalente. Dados do Ministério da Saúde revelam que Mato Grosso registra a menor cobertura vacinal do país para a vacina bivalente e está entre os oito estados com as piores coberturas de imunização monovalente. Apenas 21,6% da população nacional foi imunizada com a vacina bivalente, enquanto 85,9% completaram o esquema de duas doses da monovalente e 19,2% receberam as quatro doses. A virologista Ana Claudia Trettel explica que o grande volume de vacinas vencidas reflete problemas logísticos iniciais e, sobretudo, a influência das fake news e da propaganda antivacina, que continuam a afetar a adesão às campanhas de imunização. Trettel ressalta que, apesar da distribuição inicial de vacinas, a desinformação e campanhas contra a vacinação ganharam força durante a pandemia, resultando em impactos prolongados. Nos postos de saúde, além da falta de doses, a demanda permanece baixa, especialmente entre os jovens. A enfermeira Marta Cruz, do posto de saúde do bairro Leblon, em Cuiabá, confirma que a maioria dos que buscam a vacina são idosos. “Aqui, quando há procura, a maioria das pessoas tem 60 anos ou mais”, comenta Cruz. Sobre o desperdício, a SES esclareceu que todas as doses descartadas foram recebidas com prazos curtos de validade. No momento, o estoque de vacinas no estado está zerado, e a SES aguarda novas remessas do Ministério da Saúde para regularizar a situação.
Força Tática prende faccionado com tabletes de maconha na Estrada da Guarita
Equipes da 15ª Companhia Independente de Força Tática apreenderam três tabletes de substância análogas à maconha e prenderam um homem, de 25 anos, por tráfico de drogas e associação criminosa, na região da Estrada da Guarita, em Várzea Grande. Os policiais militares receberam informações de que o suspeito seria responsável pela comercialização de entorpecentes em Mato Grosso e em demais Estados do país. O indivíduo estaria utilizando um veículo Volkswagen Virtus para entrega dos ilícitos. Em rondas pela região, as equipes abordaram um veículo com as mesmas características apresentadas na denúncia. Durante busca veicular, foram encontrados três tabletes de maconha em uma bolsa preta. À PM, o homem confirmou as informações e alegou que era o “guarda” das drogas que pertencem a uma organização criminosa no município. Diante do flagrante, o suspeito e todo material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência. Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fiscalização prende três condutores embriagados e remove 59 motocicletas durante a Operação Lei Seca
Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (09.10), na Avenida Doutor Paraná, no Bairro Alameda, em Várzea Grande, resultou na prisão de três condutores embriagados e na remoção de 59 motocicletas. Nesta edição, a fiscalização foi voltada aos motociclistas. As abordagens foram realizadas na Ponte Sérgio Motta e iniciaram por volta das 21h. Dos motociclistas flagrados embriagados, dois ainda tiveram como agravante o fato de não terem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, 102 autos de infração de trânsito foram confeccionados, dos quais 33 foram por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 29 por conduzir sem CNH, 6 por conduzir sob efeito de álcool, 1 por recusa do teste de alcoolemia e 33 por infrações diversas. Conforme relatório do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, responsável por coordenar as operações Lei Seca no Estado, 239 condutores passaram pelo teste do bafômetro, 235 veículos foram fiscalizados e 77 autuadosA Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).