Em uma sessão acirrada nesta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, por 10 votos a 9, a instauração de uma nova comissão processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A proposta, apresentada pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), tinha como objetivo investigar supostas condutas incompatíveis com a dignidade do cargo por parte do prefeito, mas acabou sendo rejeitada pela maioria dos parlamentares. A sessão, marcada por discussões intensas, trouxe à tona o debate sobre a atuação do prefeito, que já foi alvo de mais de 20 operações policiais. O vereador Fellipe Corrêa (PL) criticou a gestão de Pinheiro, afirmando que “é impossível que um prefeito com tantas operações permaneça no cargo sem uma ação efetiva do Legislativo.” Por outro lado, defensores do prefeito, como o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), questionaram as motivações por trás dos pedidos de abertura de comissões, sugerindo que esses movimentos têm sido utilizados como arma política. Ele destacou que as investigações devem ocorrer de forma imparcial e lamentou o uso pessoal dessas ações. A vereadora Michelly Alencar (União) reforçou a necessidade de se dar uma resposta à população sobre os diversos escândalos que cercam a gestão de Pinheiro, enquanto o vereador Rogério Varanda (PSDB) criticou a oposição por, segundo ele, não apresentar soluções concretas para a cidade. Votação e divisão na Câmara A votação evidenciou a divisão entre os vereadores de Cuiabá. Entre os que se posicionaram a favor da abertura da comissão estavam Cezinha Nascimento (União), Demilson Nogueira (PP), Dilemário Alencar (União), Robinson Cireia (PT), Eduardo Magalhães (Republicanos), Fellipe Corrêa (PL), Alvaro Camargo (Cidadania), Michelly Alencar (União) e Lemes (PSD). Por outro lado, os vereadores que rejeitaram a proposta foram: Rodrigo Arruda e Sá (PSDB), Adevair Cabral (SD), Dídimo Vovô (PSB), Sargento Vidal (MDB), Lilo Pinheiro (PP), Marcrean Santos (MDB), Marcus Brito Jr. (PV), Mario Nadaf (PV), Renivaldo Nascimento (PSDB) e Rogério Varanda (PSDB). Reflexo nas tensões políticas A rejeição de mais uma comissão processante reflete as tensões políticas na Câmara e a polarização em torno da gestão de Emanuel Pinheiro. Apesar de ser alvo de diversas investigações, o prefeito continua a contar com apoio de parte dos parlamentares, enquanto a oposição segue insistindo em sua responsabilização. Essa decisão mostra que, no cenário político, nem sempre as melhores propostas ou a maior pressão pública garantem resultados. A política continua sendo um campo imprevisível, onde o apoio estratégico e alianças partidárias são determinantes para o desfecho de questões como essa. E agora? Com a rejeição da comissão, resta a dúvida: o que vem a seguir para a gestão de Emanuel Pinheiro? A oposição continuará sua busca por responsabilização, enquanto os aliados do prefeito devem seguir defendendo sua atuação. O cenário político de Cuiabá se mantém instável, e a população aguarda ansiosa pelos próximos capítulos.
Botelho reassume presidência da ALMT
ITIMARA FIGUEIREDO – ALMT O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, deputado Eduardo Botelho (União) reassume as funções na Casa de Leis, hoje com diversos projetos para colocar em votação na sessão na próxima quarta-feira (09). Eduardo Botelho estava licenciado por conta do pleito eleitoral em que disputou a Prefeitura Municipal de Cuiabá, recebendo 88.977 votos da população cuiabana. Nesta semana, Botelho conduz o debate sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO 1173/2025, que entra em segunda votação, na quarta. Também será lido o Projeto da Lei Orçamentária Anual – PLOA 2025, encaminhado pelo governo do Estado, no último dia 30, abrindo o prazo para apresentação das emendas. Além das propostas orçamentárias, os parlamentares devem apreciar o Projeto de Lei Complementar 26/2024, aposta à Mensagem 119/2024 que revoga, altera e acrescenta dispositivos às leis complementares, que tratam sobre tributos, contribuições a fundos estaduais e matéria não-tributária. O texto dispõe ainda sobre medidas para solução das respectivas pendências, bem como sobre benefícios fiscais. “Temos muito trabalho pela frente, a Assembleia Legislativa vai apreciar os projetos relativos ao orçamento estadual. Temos sessão amanhã, vou tomar conhecimento das pautas porque estava muito focado na campanha. Agora, vou ver o que será colocado em votação e é possível que seja feita a leitura da LOA amanhã e comece a tramitação”, afirmou Botelho, para os jornalistas, no Salão Negro, na manhã dessa terça-feira, na ALMT.
Motociclista de 48 anos morre em acidente envolvendo três veículos em Várzea Grande
O motociclista identificado como José Roberto Gomes, de 48 anos, foi vítima fatal de um grave acidente que envolveu três veículos na tarde de segunda-feira (7), na Estrada da Guarita, em Várzea Grande. A tragédia ocorreu quando um carro de passeio perdeu o controle ao passar por uma mancha de óleo na pista, colidindo com o motociclista e prensando-o contra um caminhão estacionado. O impacto foi tão violento que José Roberto não resistiu aos ferimentos, tendo seu óbito confirmado ainda no local pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com as informações, a perícia da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar a análise da cena e liberar o corpo. A Polícia Civil também foi notificada e está investigando as circunstâncias do acidente. O caso foi registrado e seguirá sob investigação para determinar as causas exatas da perda de controle do veículo e o envolvimento dos demais automóveis.
“Com Propostas Sólidas e Apoio Político, Eduardo Botelho Surpreende ao Ficar Fora do Segundo Turno em Cuiabá”
As eleições municipais de 2024 em Cuiabá trouxeram surpresas inesperadas, mesmo com um candidato amplamente apoiado e considerado o mais preparado. Eduardo Botelho, do União Brasil, entrou na corrida com o respaldo do maior grupo político de Mato Grosso, incluindo o apoio decisivo do governador Mauro Mendes. Suas propostas eram amplas e detalhadas, com um foco principal na reestruturação da cidade, especialmente para superar as crises que assolaram Cuiabá, como os problemas de corrupção e o caos na saúde pública. Botelho apresentou planos robustos para modernizar a gestão da cidade, com soluções para melhorar a infraestrutura, a saúde e a transparência. Ele também contava com uma equipe técnica e alianças políticas fortes, o que o colocava como um candidato capaz de implementar mudanças efetivas. Sua experiência como deputado estadual e sua proximidade com o governador pareciam ser garantias de uma vitória consolidada. Porém, as urnas contaram uma história diferente. Mesmo com todo o apoio e com propostas que muitos consideraram as melhores para a recuperação de Cuiabá, Botelho ficou em terceiro lugar, com 27,8% dos votos. Esse resultado inesperado mostrou, mais uma vez, que a política é um campo imprevisível, onde não há garantias absolutas. Nem sempre o candidato com mais apoio ou as melhores propostas consegue convencer o eleitorado a ponto de vencer. Lúdio Cabral, do PT, que aparecia discretamente nas pesquisas, conseguiu surpreender e garantiu vaga no segundo turno com 28,32%, enquanto Abilio Brunini, do PL, liderou com 39,6%. Essa reviravolta destaca a incerteza inerente às disputas eleitorais: em política, nem sempre a melhor proposta ou o maior apoio se traduzem em vitória. No segundo turno, o destino de Cuiabá ficará entre a continuidade das pautas progressistas de Lúdio ou a ruptura prometida por Abilio. Tudo pode acontecer.
Cuiabá enfrenta calor extremo com previsão de chuvas e trovoadas na semana
A semana inicia com previsão de temporais em Mato Grosso, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para todas as regiões do estado. Ao todo, 104 municípios estão sob risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. As chuvas podem variar entre 30 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h, com possibilidade de queda de energia, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. Temperaturas em queda em Cuiabá Para Cuiabá, as temperaturas devem atingir 41ºC nesta segunda-feira (7), com mínima de 27ºC. Ao longo da semana, a capital verá queda nas máximas, que irão variar entre 34ºC e 38ºC, enquanto a mínima não deve baixar de 26ºC. Estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Previsão para outras cidades do estado Em Chapada dos Guimarães, localizada a 67 km de Cuiabá, a previsão indica mínimas entre 23ºC e 25ºC e máximas de 37ºC a 39ºC, também com possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas. Rondonópolis, ao sul da capital, terá temperaturas entre 25ºC e 42ºC durante a semana, com muitas nuvens e trovoadas isoladas. Já Cáceres, a oeste, enfrentará mínimas entre 23ºC e 27ºC, com máximas de 38ºC a 43ºC, sob tempo nublado e chuvas isoladas. No norte, Sinop, a 500 km de Cuiabá, deve registrar mínimas de 24ºC a 27ºC e máximas de 36ºC a 38ºC, com céu nublado e pancadas de chuva e trovoadas. Cidades sob alerta O Inmet dividiu as cidades sob alerta em duas categorias: aquelas com risco de chuvas isoladas e aquelas com risco de tempestades. Entre as cidades sob risco de chuvas isoladas estão Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia. Já entre as cidades em alerta de tempestade estão Cáceres, Chapada dos Guimarães, Sinop e Tangará da Serra.
Embaixadora do programa MT no Mundo, primeira-dama acompanha embarque de alunos para Inglaterra
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanhou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon o embarque dos alunos do programa MT no Mundo para a Inglaterra, onde ficarão por 21 dias em intercâmbio. Esta é a segunda edição do programa, que contempla 100 alunos da rede pública estadual de ensino. Em 2023, outros 100 alunos participaram da experiência. O embarque aconteceu no sábado (05.10). “Nós enviamos nossos filhos para intercâmbios e eles amaram, trouxeram uma bagagem enorme de experiência. Fazer o mesmo na Rede Estadual era um sonho do Mauro. Ele sonhou com esse projeto, ele pensava em como fazer isso e levar vocês, porque sei que muitos não têm condições”, contou Virginia Mendes. Ela agradeceu a oportunidade de ser embaixadora do programa e parabenizou o governador pela iniciativa. “Tenho muito orgulho de ser embaixadora desse projeto incrível. Gratidão. Meu amor, parabéns por você estar realizando o sonho de tantas pessoas. Parabéns, secretário, pela sua dedicação e de sua equipe na Seduc. A todos vocês que estão indo: aproveitem muito, se divirtam e tragam muito aprendizado. Deus abençoe todos vocês”, desejou a embaixadora do projeto, Virginia Mendes. O programa também abraçou a inclusão. Lavinea Real dos Santos, de 15 anos, moradora de Nobres, é deficiente visual e embarcou para o intercâmbio com todo suporte necessário. “Vou ficar com saudades dos meus irmãos e da minha mamãe, mas será muito bom. Estou muito feliz com a oportunidade”, disse a aluna. Além de Lavinea, o aluno Welton Siqueira leite, e Fernanda Lima de Almeida, que são autistas, também foram selecionados para o programa de intercâmbio. O governador Mauro Mendes destacou o orgulho do Governo do Estado em poder proporcionar esse projeto e outras oportunidades para a educação. “É uma imensa alegria estar com vocês, junto com a nossa embaixadora. O nosso Estado está realizando a segunda edição do programa de intercâmbio MT no Mundo para filhos de escolas públicas. Um programa que antes era exclusivo para alunos de escolas particulares. Graças a Deus, o Governo está proporcionando isso a vocês, alunos escolhidos por mérito, porque se empenharam”, destacou o governador. “Através do esforço e da nossa dedicação, transformamos nossas vidas. Eu estudei em Goiás, também em escola pública, fui criado em um pequeno sítio lá, e graças a Deus, a educação pública que tive em meu estado e aqui na UFMT me deu a oportunidade de estar aqui”, contou o governador. O secretário Alan Porto falou do orgulho de ver o preparo dos alunos. “Eles se prepararam, deram o melhor e o grande dia chegou. Conhecemos histórias de alunos que nunca andaram de avião ou sequer conheciam Cuiabá, e agora estão embarcando neste projeto grandioso. Gratidão ao governador e à primeira-dama, Virginia Mendes, por confiar esse sonho a nós”, agradeceu Alan Porto. Na Inglaterra, os 100 estudantes farão uma imersão de 21 dias na Língua Inglesa, em um curso com 30 aulas semanais. Entre os selecionados, estão 50 estudantes que obtiveram as melhores médias na avaliação final de 2023 e outros 50 que se destacaram na Plataforma Mais Inglês, apresentando, no mínimo, quatro certificados do curso de inglês geral, composto por 16 níveis, oferecido aos alunos da Rede Estadual de Ensino.
Presidente do CRECI-MT, Claudecir Conttreira, esclarece apoio a candidatos e declara voto em Dr. Licínio para vereador em Cuiabá
Em matéria divulgada ontem pelo site Folha Max, o presidente do CRECI-MT, Claudecir Conttreira, trouxe importantes esclarecimentos sobre seu posicionamento nas eleições para vereador e prefeito em Cuiabá. Conttreira destacou que, como presidente da autarquia, não pode, por força de lei, manifestar apoio público a qualquer candidato, mantendo a neutralidade institucional. No entanto, como cidadão e corretor de imóveis, Claudecir esclareceu que exerce seu direito de apoiar candidatos e que não mais apoia Ricardo Arruda, afirmando que, após uma avaliação cuidadosa, optou por não considerá-lo a melhor escolha. Em suas palavras: “Como corretor de imóveis, já fiz minha escolha e estou apoiando o candidato Dr. Licínio 11456. Ele é advogado especialista em direito imobiliário e acredito que sua experiência pode contribuir significativamente para nossa categoria na Câmara Municipal de Cuiabá.” Além de apoiar Dr. Licínio para vereador, Conttreira também declarou seu voto a Eduardo Botelho, candidato a prefeito de Cuiabá pelo União Brasil. Ele destacou que, como membros do mesmo partido, União Brasil, compartilham o compromisso de lutar pelos interesses da classe imobiliária. Botelho, segundo Conttreira, já demonstrou ser um forte defensor dos corretores e do setor imobiliário, o que o torna a melhor escolha para a prefeitura de Cuiabá. A trajetória de Dr. Licínio, com forte atuação no setor imobiliário, representa uma oportunidade única para fortalecer a defesa dos corretores na capital. Sua especialização jurídica o coloca em posição privilegiada para propor políticas que beneficiem não apenas os corretores, mas o mercado imobiliário como um todo. A fala de Claudecir Conttreira reflete seu compromisso com o desenvolvimento do setor e a busca por representantes capacitados, tanto na Câmara quanto na prefeitura, que possam construir um ambiente legislativo mais favorável para a classe imobiliária e para toda a sociedade. Veja: https://www.instagram.com/p/DAtp1TnSwRO/?igsh=cmxhb3pyYWgxc2o4
PM resgata vítima de sequestro, prende suspeito e apreende arma de fogo
Policiais militares do 13º Batalhão de Lucas do Rio Verde resgataram um homem, de 26 anos, na noite desta quinta-feira (03.10), vítima de tentativa de homicídio, sequestro, ameaça e tortura no bairro Luis Carlos Telesse Júnior, no município (a 333 km de Cuiabá). Um jovem, de 22 anos, foi preso em flagrante por envolvimento nos crimes e apreendido com um revólver calibre 38 com cinco munições. Os policiais militares receberam denúncia de que havia um homem correndo com as mãos amarradas para trás próximo ao Sócio Educativo. As equipes saíram em buscas e localizaram a vítima. À PM, o homem relatou que estava em uma residência quando foi surpreendido por quatro pessoas armadas. Os suspeitos levaram a vítima até uma casa abandonada, proferiram ameaças de morte e aplicaram um salve à mando de uma facção criminosa. Conforme a vítima, as agressões ocorreram por ele estar se relacionando com uma mulher. Após as agressões, o homem fugiu do local. Diante dos fatos, os policiais militares se deslocaram até o endereço indicado pela vítima e localizaram um dos suspeitos. O homem invadiu uma outra casa para tentar fugir da abordagem, mas foi alcançado e detido. Ele portava uma arma de fogo com cinco munições e foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência. Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Polícia Civil prende candidata e mais seis pessoas envolvidas em compra de votos em Jauru
Grupo foi flagrado após denúncias da movimentação para compra e venda de votos na casa de uma candidata a vice-prefeita Sete pessoas suspeitas de integrar um grupo político envolvido com a compra de votos no município de Jauru foram presas em flagrante pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (03.10), após serem flagradas em posse de grande quantidade de dinheiro em espécie e material de campanha eleitoral. Entre os presos, estão a secretaria municipal de Educação e uma candidata a vice-prefeita da cidade. Os conduzidos serão autuados em flagrante pelo crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, de oferecer ou receber dinheiro ou vantagem indevida para obter ou dar voto. As investigações iniciaram após os policiais da Delegacia de Jauru receberem informações de que na casa da candidata estava ocorrendo a compra de votos, com concentração de pessoas, entrando e saindo do local. Diante da denúncia, a equipe da Delegacia de Jauru empreendeu diligências investigativas, confirmando a grande movimentação de pessoas na residência. Durante o monitoramento, os policiais realizaram a abordagem de uma mulher que estava saindo da residência em posse de uma mochila, sendo encontrado com ela R$ 500 em dinheiro, além de vários santinhos do candidato a prefeito e da vice denunciados pela compra de votos. Questionada sobre a origem do dinheiro, a mulher confessou que recebeu o valor para votar nos candidatos e colaborar nos últimos dias da campanha. Diante das evidências de compra de voto no local, os policiais foram até a casa da candidata, para continuidade da apuração da denúncia. Logo na entrada, os policiais abordaram a secretaria municipal de Educação e encontraram com ela R$ 1,2 mil em dinheiro, que estavam em seu bolso. No interior da casa, estavam várias pessoas, incluindo a candidata, todos em posse de grandes quantidades de dinheiro em espécie, variando de R$ 400 a R$ 2,4 mil. Questionadas, as pessoas não apresentaram explicações claras sobre a origem do dinheiro. No local, também foram encontrados diversos santinhos dos candidatos, quatro folhas de cheque assinadas em nome da vice-prefeita, porém nenhum com valor ou destinatário preenchidos. Todo material encontrado na residência, entre valores, cheques e aparelhos celulares foram apreendidos e as sete pessoas que estavam na casa conduzidas à Delegacia de Jauru, onde serão autuadas em flagrante pelo crime eleitoral. Fonte: PJC-MT
Candidata Simone Mendes é Alvo de Decisão Judicial por Fake News e Ataques Pessoais
A Justiça Eleitoral determinou, na tarde desta quinta-feira (03/10), que Simone Mendes, candidata à prefeitura, remova de suas redes sociais vídeos que veiculam ataques pessoais contra o candidato Zé Domingos e o atual prefeito, Leocir Hanel. A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral, que destacou a necessidade de combater a desinformação no período eleitoral, enquadrando os conteúdos como fake news. Em sua sentença, o magistrado baseou-se na Resolução nº 23.714 de 20 de outubro de 2022, que estabelece medidas para enfrentar a desinformação que comprometa a integridade do processo eleitoral. “É vedada, nos termos do Código Eleitoral, a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que prejudiquem o processo eleitoral, incluindo os procedimentos de votação, apuração e totalização de votos”, afirmou o juiz. Simone Mendes terá 24 horas para remover os vídeos já publicados e está proibida de compartilhar novos conteúdos de natureza semelhante. Em caso de descumprimento, a candidata poderá ser multada. A mudança de estratégia de Simone Mendes ocorreu na última semana de campanha. Conhecida por uma abordagem positiva, a candidata surpreendeu ao adotar um tom mais agressivo, com ataques diretos e disseminação de notícias falsas contra Zé Domingos, que lidera as pesquisas. Além disso, Mendes também passou a criticar o atual prefeito, Leocir Hanel, o que provocou rápida reação e levou à intervenção judicial. A decisão judicial reforça o compromisso de garantir um processo eleitoral justo e respeitoso, preservando a integridade da disputa e combatendo a desinformação. Veja Fonte: Fatos de Nobres