“E, se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos. Plantamos sementes ao longo dos nossos quatro anos…” A frase pode parecer um adeus, mas soa mais como um aviso. Jair Bolsonaro está fora da disputa eleitoral até 2030, mas sua presença política é mais viva do que nunca — e ele faz questão de mostrar que o legado da direita tem quem o represente. Durante um discurso marcado por gestos calculados e falas simbólicas, Bolsonaro jogou luz sobre dois nomes que crescem no radar de 2026: Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado. Ao elogiar Tarcísio, o ex-presidente disse que “será difícil encontrar alguém melhor” no comando de um Estado. O governador de São Paulo, antes mais contido na aproximação, agora faz gestos públicos mais claros. Chamou Bolsonaro de “maior líder político do Brasil”, criticou Lula e abriu mão de sua presença na Agrishow para estar ao lado do ex-presidente. No mesmo discurso, Bolsonaro apontou para Caiado e reforçou: “Temos sementes mais velhas também, com condições de germinar e dar bons frutos ao país.” Caiado está no segundo mandato, não pode mais se reeleger e já se movimenta como presidenciável. Tem elogiado o ex-presidente em discursos e se coloca como uma opção experiente para liderar a direita. Enquanto a Justiça tenta tirá-lo do jogo, Bolsonaro já reposiciona as peças no tabuleiro. Ele não será candidato — mas quer deixar claro: o próximo líder da direita terá sua digital.
“Querem me prender? Por quê?” — Bolsonaro reage com discurso forte e direto AO VIVO
Em fala marcante neste sábado (6), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro disparou críticas contundentes e fez um desabafo público sobre as investigações e pressões que vem enfrentando nos últimos meses. 🗣️ “Acharam dinheiro na minha cueca? Eu roubei a Petrobras? O que eu fiz? Até agora não encontraram nada contra mim. Não tem um real desviado, não tem uma prova concreta contra minha conduta”, afirmou Bolsonaro, diante de uma multidão de apoiadores. Em tom firme, o ex-presidente questionou o sistema judiciário e o cenário político atual:👉 “Soltam um ex-presidiário, condenado em três instâncias, e ainda dão a ele o direito de disputar a Presidência da República? Onde está a justiça nesse país?” 🇧🇷 Bolsonaro reforçou que não vai fugir do Brasil e que continuará lutando ao lado do povo:🗣️ “Se acham que eu vou me esconder ou fugir, estão muito enganados. Eu vou continuar lutando pelo Brasil. O povo brasileiro não merece pagar por crimes que não cometeu. Esse país tem jeito!” 📢 ASSISTA AGORA AO VIVO o discurso completo de Jair Bolsonaro🎥 Acompanhe aqui no MT URGENTE e compartilhe!
Operação Lei Seca na Avenida Miguel Sutil resulta em nove atuações criminais e 41 veículos removidos
Nove atuações criminais, sendo 8 por embriaguez ao volante, uma delas combinando outro delito de trânsito, e uma por porte ilegal de droga, foram registrados durante a Operação Lei Seca, realizada em Cuiabá, na madrugada deste domingo (06.4). De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 125 veículos foram abordados e 127 condutores fizeram o teste de alcoolemia. Dirigir sem ser habilitado foi o agravante que duplicou as implicações legais de um dos autuados por estar bêbado. As abordagens ocorreram na Miguel Sutil, no bairro Santa Helena, sob viaduto da Rodoviária. Tiveram início às 3h e se estenderam até por volta das 6h30, com um total de 41 veículos removidos, sendo 27 carros e 14 motocicletas, e 88 autos de infração lavrados. Esta é a 26ª ação das forças policiais de 2025, voltada especificamente à prevenção e repressão ao consumo de álcool entre conduzido veículos automotores – carros e motocicletas. A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá integram as equipes da Sesp quando as ações ocorrem em seus municípios. Penalidades Além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência. O motorista também tem a CNH suspensa e perde o direito de dirigir por um período de até 12 meses. Essas penalidades estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e em resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
TRÁFEGO INTERDITADO EM COMODORO
Risco de rompimento total da pista na BR-174 mobiliza equipes do DNIT O trecho do km 457 da BR-174, em Comodoro, está totalmente interditado desde este sábado (5), por conta de um processo erosivo grave que comprometeu a estrutura da rodovia. A situação é crítica e exige intervenções emergenciais imediatas. 📍 O que aconteceu?Segundo o DNIT, a erosão afetou o aterro, acostamento e a faixa de rolamento, representando risco iminente de rompimento da pista. 🔁 Rotas alternativas indicadas:➡️ BR-364➡️ MT-477 (próximo à Nova Lacerda) O local está devidamente sinalizado e as equipes do DNIT acompanham de perto a situação para garantir a segurança dos usuários e iniciar os reparos. 📢 A emergência foi oficialmente declarada e permitirá ações rápidas para a recuperação do trecho. 🛑 Atenção, condutores!Redobrem o cuidado ao trafegar pela região e sigam rigorosamente as orientações da sinalização. 📰 Acompanhe as atualizações aqui no MT URGENTE.
Motociclista morre ao colidir com carreta parada em Nobres
Mais uma tragédia foi registrada nas rodovias de Mato Grosso. Um motociclista, ainda não identificado, morreu na manhã deste sábado (5) após bater violentamente contra a traseira de uma carreta estacionada no acostamento da BR-364, no trecho do município de Nobres (146 km de Cuiabá). Segundo a Nova Rota do Oeste, o chamado de emergência foi feito às 9h12 no km 562 da rodovia. Ao chegarem ao local, as equipes se depararam com a cena do impacto fatal. Informações preliminares indicam que a carreta estava estacionada no acostamento quando o motociclista não conseguiu evitar a colisão e atingiu a traseira do veículo em cheio. Socorristas estiveram no local e constataram o óbito do motociclista ainda na rodovia. O condutor da carreta nada sofreu e assinou o termo de recusa de atendimento médico. Toda a área foi isolada para o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que irão investigar as circunstâncias do acidente. Mais um alerta sobre os perigos da imprudência e falta de atenção nas rodovias. A morte no trânsito continua sendo uma triste realidade em Mato Grosso. 📍 Acompanhe o MT URGENTE para atualizações em tempo real!
Mato Grosso registra crescimento na abertura de novas empresas e chega a mais de 476 mil ativas
Mato Grosso alcançou um total de 476.906 empresas ativas em fevereiro de 2025, das quais 402.229 são microempresas, 41.782 são empresas de pequeno porte, e 32.906 pertencem a outros portes. O comércio é a principal atividade econômica no Estado, especialmente os segmentos de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 22.085 empresas. Enquanto em fevereiro de 2025 foram abertas 9.861 empresas no Estado, no ano passado foram 8.413, ou seja, houve um crescimento de 17%. Os dados são do relatório Visão Geral do Comércio no Estado de Mato Grosso, elaborado pelo Centro de Dados Econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Data Hub). O documento também aponta que o comércio de obras de alvenaria (16.797), transporte rodoviário de carga (16.063), serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure (16.051) e promoção de vendas (15.114) também são destaques em quantidade de empresas abertas. Diagnóstico de 2024 Em 2024, o setor de comércio em Mato Grosso gerou 6.298 novos postos de trabalho, ficando atrás apenas do setor de serviços, que criou 10.882 vagas. O estoque de contratos celetistas no comércio atingiu 253.257, representando um aumento de 2,55% em relação ao ano anterior, que foi de 246.959. A participação feminina foi predominante, com 73,87% das vagas ocupadas por mulheres. A maior parte dos contratados possuía ensino médio completo (67,58%), seguido de ensino médio incompleto (52,62%). A faixa etária predominante foi de jovens até 24 anos. As principais ocupações com saldo positivo foram de trabalhadores de serviços e vendedores do comércio (4.527 vagas), serviços administrativos (1.939 vagas), e produção de bens e serviços industriais (1.539 vagas). “A economia de Mato Grosso demonstra vigor no crescimento do número de empresas e o setor de comércio segue como o segundo maior contratante do Estado, atrás do setor de Serviços. No entanto, a predominância de microempresas, a retração no volume real de vendas e os baixos salários médios apontam sinal de alerta. É necessário fomentar a inovação e a produtividade nos pequenos negócios, ampliar as oportunidades de qualificação profissional para jovens e mulheres e incentivar cadeias produtivas regionais”, apontou o coordenador do Data Hub, Vinicius Hideki. O comércio varejista de Mato Grosso, ao longo de 2024, teve um crescimento acumulado de 5,8% na receita nominal, e 1,7% no volume de vendas, um reflexo da recuperação gradual da economia local. Em 2023, o crescimento nominal acumulado no mesmo período foi de 3,2%. Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), 90% dos contratos de trabalho no setor de comércio em Mato Grosso apresentam uma média salarial de R$ 1.728,85, refletindo a realidade econômica do estado.
Mato Grosso lidera protagonismo nacional na revisão da Lei da Publicidade com atuação de destaque da secretária Laice Souza
Mato Grosso mais uma vez se destaca no cenário nacional — e, desta vez, na área da comunicação pública. A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, foi uma das protagonistas do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), realizado em Fortaleza (CE), ao colocar o Estado entre os seis que vão liderar a revisão da Lei da Publicidade (Lei nº 12.323/2010). Modernização da comunicação pública no BrasilCom sua atuação técnica, inovadora e comprometida com a transparência, Laice Souza defendeu com firmeza a necessidade urgente de atualização da legislação que rege a publicidade institucional em todo o país. “A Lei está prestes a completar 15 anos. Nesse período, o mundo mudou — novas tecnologias surgiram, o comportamento do público mudou, e a comunicação pública precisa acompanhar esse novo tempo. Atualizar essa lei é modernizar a democracia e valorizar a boa gestão”, pontuou a secretária. Mato Grosso agora integra o Grupo de Trabalho Nacional, ao lado de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Roraima e Sergipe, com a missão de apresentar propostas de atualização da legislação que regulamenta os investimentos em publicidade governamental no Brasil. Mato Grosso é exemplo para o país Durante o evento, a Secom-MT apresentou o Data Mídia Secom, sistema criado em 2023 que trouxe mais eficiência, planejamento e transparência à contratação de mídia institucional no Estado. A iniciativa recebeu elogios de órgãos como o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Ministério Público, e agora começa a inspirar outros estados. O sistema permite controle de métricas, organização de campanhas e critérios técnicos de análise, garantindo que os recursos públicos sejam bem aplicados e tenham resultados reais na comunicação entre governo e população. 🖋️ Compromisso com a transparência No encerramento do evento, Laice Souza assinou a Carta de Compromisso de Fortaleza, reforçando o papel estratégico das Secretarias de Comunicação na construção de governos modernos, acessíveis e alinhados às necessidades da sociedade. “A comunicação pública precisa ser transparente, responsável e próxima do cidadão. É com essa visão que Mato Grosso tem trabalhado e é com esse compromisso que seguimos avançando”, destacou Laice. Por que isso importa? A comunicação pública impacta diretamente na transparência dos governos; Garante que o cidadão seja bem informado sobre serviços, direitos e políticas públicas; Fortalece a democracia e combate a desinformação; Posiciona Mato Grosso como referência em inovação e boas práticas no setor. Com técnica, inovação e liderança, Mato Grosso mostra ao Brasil como se faz comunicação pública de qualidade. E Laice Souza é parte essencial dessa transformação.
LULA EM MATO GROSSO: APOIO OU ESTÍMULO A NOVAS DISPUTAS?
Durante visita à Terra Indígena Capoto-Jarina, em Peixoto de Azevedo (691 km de Cuiabá), nesta sexta-feira (04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que os povos originários têm o direito de “reivindicar quantas terras forem necessárias” para preservar suas culturas e tradições. A fala ocorreu diante do cacique Raoni e diversas lideranças indígenas do Xingu. Lula foi enfático:🗣️ “Um dia os indígenas tinham 100% do território nacional, e portanto vocês têm direito de lutar, de reivindicar e de conquistar quantas terras forem necessárias.” 📍 Acompanhado de sua esposa Janja, do ministro Carlos Fávaro (PSD) e da ex-deputada Rosa Neide (PT), o presidente reforçou a importância da demarcação de terras e da presença dos povos indígenas nas decisões do governo federal. Mas a dúvida permanece:❗ Estaria o presidente incentivando mais conflitos fundiários?❗ Até que ponto essas declarações não colocam em risco a segurança jurídica no campo? Além das declarações polêmicas, Lula exaltou Raoni como “mais importante que qualquer rei”, e destacou que sua gestão é a que mais valorizou a pauta indígena, com lideranças ocupando ministérios, Funai e a saúde indígena. 🔍 Em meio a um cenário de tensão entre produtores rurais, indígenas e movimentos sociais, a visita reforça uma pauta prioritária do governo — mas também acende o alerta para o risco de novas disputas territoriais, insegurança jurídica e atritos em áreas produtivas. 📢 A equipe do MT URGENTE segue acompanhando todos os desdobramentos diretamente da região. Fique ligado para mais atualizações! Veja o Vídeo:
AO VIVO | LULA EM MATO GROSSO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em solo mato-grossense! Nesta sexta-feira (4), ele participa de um encontro histórico com o cacique Raoni e outras importantes lideranças indígenas na Terra Indígena Capoto-Jarina, em Peixoto de Azevedo — a 691 km de Cuiabá. Ao lado do ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) e da ex-deputada federal Rosa Neide, Lula discute pautas voltadas ao fortalecimento dos direitos dos povos originários, meio ambiente e políticas de inclusão. 📍 Local: Aldeia Piaraçu – Peixoto de Azevedo 📲 Acompanhe ao vivo 🎯 A visita do presidente reacende debates sobre demarcações de terras, desenvolvimento sustentável e a presença do governo federal nas comunidades indígenas de Mato Grosso. 🗞️ A cobertura completa, você acompanha aqui, no MT Urgente News.
Diálogo Aberto: Prefeitura ouve Técnicos em Desenvolvimento Infantil e sinaliza valorização
Mudança de TDI para PDI entra na pauta da gestão Abílio Brunini Em um momento aguardado há anos, os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs) foram recebidos pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, para debater uma das pautas mais importantes da categoria: a valorização profissional e a transição para Professores de Desenvolvimento Infantil (PDIs). 📍 O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio Alencastro e contou com a presença da presidente do SINDITDI, Rosilene Soares, da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e do novo secretário Amauri Monge. 🗣️ “Essa é uma pauta que eu conheço de perto. Já defendi como vereador, e agora como prefeito reafirmo meu compromisso. Não é só uma sigla, é reconhecimento e valorização de quem cuida da base da nossa sociedade: nossas crianças”, disse Abílio. 📌 A proposta prevê mudanças no Plano de Cargos e Carreiras, na descrição de atividades e também impacta a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, o prefeito explicou que o processo só poderá avançar após o fim do Decreto de Calamidade Financeira, previsto para junho. 💬 “Vamos concentrar esforços para tornar isso realidade. Mas é preciso seguir etapas. Primeiro, o Conselho Municipal de Educação precisa analisar o projeto. Depois, ele será encaminhado à Câmara Municipal”, reforçou. Os TDIs são responsáveis pelo cuidado direto com crianças em creches e unidades de educação infantil — desde o acolhimento, alimentação, higiene, até o desenvolvimento pedagógico. É com essas profissionais que a infância cuiabana dá seus primeiros passos. 🎙️ “Foi um diálogo respeitoso e produtivo. Estamos confiantes. O prefeito reafirmou seu compromisso, e agora vamos construir juntos esse caminho”, disse Rosilene Soares, presidente do sindicato. A categoria agora articula o apoio do Conselho Municipal de Educação e dos vereadores para que o projeto avance e a valorização saia do papel.