Uma operação digna de filme! A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Fruto Oculto, mirando uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.O que mais chocou? A principal fachada usada para “esquentar” o dinheiro sujo era uma loja de artigos religiosos no coração de Cuiabá. 🔔 Mas é preciso deixar claro:❌ O erro não está nas igrejas ou na fé.❌ A falha está nas mãos de quem usa a religião como escudo para o crime.⚖️ A justiça dos homens já está batendo à porta… e a justiça de Deus será ainda mais implacável. 📍 OS NÚMEROS DA OPERAÇÃO: ▪️ Mais de R$ 50 milhões movimentados▪️ 24 mandados de prisão preventiva▪️ 29 buscas e apreensões▪️ Bloqueio de contas e sequestro de bens▪️ Quatro empresas envolvidas, entre elas uma loja de “fé e fachada” A única empresa que realmente funcionava era a loja religiosa – onde, por trás das imagens sacras, o dinheiro do tráfico passava como oferta. FÉ CAMUFLADA, LUCRO ILEGAL Além da loja, outras três empresas em Cuiabá, Várzea Grande e São Paulo completavam o esquema de lavagem. Um dos “sócios” é do Amazonas.O foco da operação é claro: descapitalizar a facção criminosa, atingindo a estrutura que sustenta o tráfico. Durante as investigações, ainda foi descoberto o envolvimento com menores, armas de fogo, drogas e uma estrutura bem definida de hierarquia criminosa. “NÃO MEXAM COM A FÉ DO POVO!” O nome da operação, Fruto Oculto, mostra exatamente o que o grupo tentava fazer: camuflar o lucro do crime em meio a símbolos sagrados. Mas a verdade veio à tona. 🙏 A fé verdadeira segue intacta. O povo segue firme.🚨 Mas quem usa o nome de Deus para lavar dinheiro do crime…⚖️ Vai ter que prestar contas aqui — e no tribunal lá de cima também.
Dentistas de Cuiabá recebem capacitação para atendimento a pacientes autistas
A Prefeitura de Cuiabá tem se destacado na implementação de políticas de saúde bucal que visam ampliar e qualificar os atendimentos oferecidos à população. Em 2025, a Diretoria de Saúde Bucal iniciou um novo projeto voltado à Educação Permanente, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Essa ação foi priorizada pela gestão municipal para transformar as práticas de saúde bucal no município, garantindo que os profissionais da área estejam capacitados com as melhores evidências científicas e atualizações na política nacional de saúde bucal. O projeto recebeu o nome de Odontologia Baseada em Evidências (OBE), e a cada mês abordará temas distintos e relevantes, sempre com a participação de especialistas e parceiros. No mês de abril, o foco será o atendimento odontológico de pacientes autistas. Para iniciar essa capacitação, nesta sexta-feira (4), às 14h, será realizada uma aula on-line com a Dra. Francine do Couto Lima Moreira, da Universidade Federal de Goiânia, uma das principais referências nacionais no atendimento odontológico para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube, em parceria com o programa Saúde Digital da SES/MT, e já conta com 157 inscritos. A diretora de Saúde Bucal de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite da Silva, enfatiza a importância da capacitação dos profissionais da odontologia para melhorar a assistência e ampliar o acesso dos pacientes autistas ao atendimento adequado: “Eu como dentista, mas também pesquisadora e professora, não poderia deixar de trazer essas ferramentas e essas evidências porque o conhecimento vai transformar. Às vezes, o profissional não atende porque ele tem um desconhecimento sobre determinado assunto. Então, estamos aqui para ajudá-lo. Montamos um plano anual, no qual cada mês será abordado um tema visando melhorar a assistência. Após essa capacitação o dentista poderá dentro das possibilidades de cada caso, atender ambulatorialmente nas unidades e fazer o manejo do paciente no primeiro contato. Nosso objetivo é ampliar o acesso, tirar os medos do dentista, pois muitas vezes o desconhecimento gera medo e recusa ao atendimento. Queremos diminuir esses encaminhamentos desnecessários para unidades hospitalares e garantir um atendimento mais acessível para todos.” A iniciativa marca um avanço significativo na inclusão de pacientes autistas no atendimento odontológico da rede municipal de Cuiabá, reforçando o compromisso com uma saúde bucal mais acessível e qualificada.
Max Russi comemora licitação para asfaltamento da MT-403: R$ 35 milhões em investimento e mais qualidade de vida para a população
Uma das obras mais esperadas pela população de Campo Verde finalmente vai sair do papel. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) abriu licitação para a pavimentação de 24,8 km da MT-403, ligando a BR-070 à MT-251. O investimento é de R$ 35,2 milhões, e a abertura dos envelopes será no dia 15 de abril. E quem comemora — com razão — é o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi (PSB), que abraçou a causa junto com a comunidade e vem cobrando essa obra há anos. 💬 “Essa é uma grande vitória para os moradores da Agrovila João Ponce de Arruda e dos assentamentos vizinhos. O asfalto vai encurtar distâncias, reduzir custos de transporte e melhorar a qualidade de vida da população. Estivemos ao lado da comunidade nessa luta e agora o sonho começa a virar realidade”, afirmou Max Russi. O parlamentar ainda fez questão de reconhecer a luta local, destacando o trabalho incansável do vereador João Fique Frio, que sempre esteve na linha de frente cobrando melhorias para a região. Entenda a importância da obra: ✔️ Mais segurança nas estradas✔️ Melhor escoamento da produção✔️ Redução no custo de transporte rural✔️ Conexão entre comunidades e centros urbanos✔️ Fomento ao desenvolvimento econômico da região A pavimentação da MT-403 é parte de um pacote maior da Sinfra-MT, que prevê 97,9 km de novas obras e um aporte total de R$ 196,5 milhões. Para Max Russi, isso representa uma transformação concreta para milhares de famílias do interior de Mato Grosso. 🗣️ “Essa é a política que transforma vidas: com investimento, compromisso e resultado. Vamos continuar fiscalizando e acompanhando para garantir que a obra comece o quanto antes”, completou o presidente da ALMT. 📣 Acompanhe tudo aqui no MT URGENTE!Fique por dentro das ações que impactam sua região. A notícia com força, clareza e sem enrolação. MT-403: a estrada do progresso agora tem data marcada para começar!
“Nunca fui de esquerda?” – Neri Geller se filia ao Republicanos, mas já esteve ao lado de Barranco e fez campanha para Lula
Com a marca do MT URGENTE: análise direta, crítica e sem rodeios! O ex-deputado federal Neri Geller (ex-PP) confirmou nesta semana sua filiação ao Republicanos, partido que integra a base do governador Mauro Mendes (União) e do vice Otaviano Pivetta. Em coletiva à imprensa, Geller afirmou que “nunca foi de esquerda” e que sempre teve atuação de centro, buscando o diálogo e a resolução de problemas. Mas será mesmo? A memória do eleitor não é curta — e as fotos também não mentem. Neri já esteve ao lado de lideranças do PT, como o deputado estadual Valdir Barranco, e chegou a subir em palanques defendendo o atual presidente Lula (PT) durante a campanha de 2022. Estratégia política ou contradição? A recente mudança para o Republicanos levanta questionamentos:➡️ É mesmo uma guinada ideológica?➡️ Ou apenas uma jogada de sobrevivência política diante de um cenário cada vez mais competitivo? Com a ascensão de nomes fortes como: 🔴 Professora Rosa Neide (PT)🔵 Irajá Lacerda (PSD) …Geller parece buscar uma zona de conforto eleitoral em um partido que lhe garanta mais espaço e menos concorrência interna. Afinal, disputar com figuras consolidadas da esquerda e do centro poderia deixar seu nome fora da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. 🗣️ O discurso e os fatos “Nunca xinguei Bolsonaro, nem Lula. Sempre fui de centro.” ❗Mas esteve lado a lado de lideranças do PT em eventos, reuniões, palanques — e declarou apoio ao presidente Lula em diversos momentos.❗Fez campanha conjunta com Valdir Barranco, um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Para quem acompanha a política de perto, a movimentação soa mais como reposicionamento de imagem do que como alinhamento ideológico. Bastidores apontam para 2026 O nome de Otaviano Pivetta é defendido por Geller para o Governo do Estado em 2026, e a filiação ao Republicanos fortalece esse grupo político. Mas resta a dúvida: será que o eleitor vai acreditar nessa nova “versão” de Neri? 📣 O MT URGENTE seguirá acompanhando cada capítulo dessa novela da política mato-grossense. Siga, compartilhe e não perca os bastidores do poder!Aqui a notícia é direta, clara e sem maquiagem.
Contas de 2024 do Governo de MT destacam expansão de investimentos e nota máxima em gestão fiscal
O relatório das contas do exercício de 2024 do Governo de Mato Grosso, entregues ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (2.4), destacou que o Estado manter os investimentos altos e também a nota máxima em gestão fiscal. Conforme o relatório, o Governo de Mato Grosso obteve a nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag), concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional. A classificação é a mais alta e indica que Mato Grosso mantém baixo endividamento, boa liquidez e geração de poupança. A prestação das contas também destacou que o Estado arrecadou R$ 39,129 bilhões em 2024, investindo R$ 5,731 bilhões, o que representa cerca de 18% do que foi arrecadado. Os recursos foram aplicados em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura. O relatório das contas do governo reúne os principais resultados fiscais, orçamentários e financeiros do exercício de 2024 e demonstram o cumprimento de todas as metas legais e constitucionais. Para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, os resultados das contas de 2024 refletem uma gestão fiscal sólida, com impactos reais na vida da população. “Cumprimos todas as metas fiscais e investimos pesado em saúde, educação e infraestrutura, garantindo avanços reais para a população mato-grossense. Seguimos firmes com responsabilidade e transparência na gestão dos recursos públicos, o que nos permitiu manter a nota A+ e continuar trabalhando para manter Mato Grosso cada vez mais sólido e eficiente”, destacou. Durante o ato de entrega, o governador Mauro Mendes também ressaltou o desempenho do Estado e os avanços obtidos nos últimos anos com a manutenção das contas públicas equilibradas. “Entregamos o relatório das contas de governo demonstrando o cumprimento de todos os índices e a performance que o Estado tem alcançado ao longo dos anos, mais notadamente nas contas de 2024. O governo está cumprindo os seus índices constitucionais, mantendo a nota A+ na Secretaria Nacional do Tesouro”, afirmou. As contas anuais do governo, referentes ao exercício de 2024, estão sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, que irá elaborar um parecer. Em seguida, o documento será votado em plenário do TCE. Depois, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa aprovam ou não as contas com base no parecer da Corte de Contas.
FIM DE SEMANA AGITADO NA CAPITAL!
Cuiabá recebe Zé Neto & Cristiano, Fábio Porchat, grandes estreias nos cinemas, teatro e muita música! A programação do fim de semana em Cuiabá está intensa! Prepare-se para curtir atrações nacionais, espetáculos emocionantes, estreias no cinema e as melhores baladas da cidade! Confira o que vai rolar: 🎶 SHOWS NACIONAIS Musiva – Sábado (6) | Zé Neto & CristianoA dupla sertaneja estreia sua nova turnê “Intenso” em Cuiabá com mais de 3 horas de show e participações especiais. É emoção garantida! HUMOR DE PESO Teatro Zulmira Canavarros – Domingo (7)O comediante Fábio Porchat volta a Cuiabá após mais de 10 anos com duas sessões do seu stand-up: às 18h e às 20h. Risadas garantidas! 🎭 ESPETÁCULOS TEATRAIS Zulmira Canavarros – Sexta e SábadoEspetáculo “A Bela e a Fera”, com dança e teatro em um clássico para toda família. Cine Teatro – Sábado“Adoráveis Mulheres” celebra a força feminina com dança e emoção. Sessões às 18h45 e 20h. 🎬 CINEMA – ESTREIAS 📌 “Um Filme Minecraft” – Aventura no universo cúbico!📌 “Código Alarum” – Ação com Isis Valverde em trama eletrizante.📌 “Um Dia Daqueles” – Comédia com SZA e Keke Palmer em apuros hilários. 🎧 BALADAS REGIONAIS 🎶 Geronimo West Music – SábadoBaile da Rocinha com DJs e open bar por R$ 50! Malcom Pub – Sexta e SábadoRock, MPB e Eletro Violin, com entrada a partir de R$ 30! Nuun Garden – SábadoPriscila Diaz, Bonini B2B Muzze e Punch agitam a noite. Ingressos a partir de R$ 70! Trigória – SextaMega Flashback com os hits dos anos 60 aos 2000. Imperdível! 📍 Programe-se! Cuiabá está fervendo e o seu fim de semana merece ser inesquecível! 📰 MT URGENTE NEWS – Informação com velocidade e impacto!Compartilhe com os amigos e bora curtir o melhor da capital!
Bombeiros socorrem mãe e bebê após parto inesperado em casa
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prestou atendimento, nesta quinta-feira (3.4), a uma mulher e seu recém-nascido após um parto de emergência em sua casa, no bairro Jardim Shangri-lá, em Tangará da Serra (a 252,6 km de Cuiabá). Tanto a mãe quanto o bebê passam bem. A equipe da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM) foi acionada por um vizinho da parturiente, que se dirigiu ao quartel para pedir ajuda. Ele relatou que a gestante estava sozinha em casa e que o bebê estava prestes a nascer. Diante da urgência, os bombeiros militares seguiram imediatamente para a residência e encontraram a mulher, de 27 anos, dentro do banheiro, já com o recém-nascido nos braços. Ela contou que estava em seu quinto parto e não imaginava que o nascimento aconteceria naquele momento. Mesmo sentindo dores, decidiu tomar banho, instante em que sua bolsa rompeu e o bebê nasceu. A equipe de resgate prestou os primeiros atendimentos, envolvendo o recém-nascido em uma manta térmica e avaliando a saúde da mãe. Após os procedimentos iniciais, ambos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica. Para o cabo Admilson, que auxiliou no atendimento, a experiência foi inesquecível. “Foi surreal presenciar o dom da vida”, declarou. Fonte: SECOM-MT
Taxa de lixo vai pro lixo! População de Cuiabá comemora fim de cobrança que só pesava no bolso
A população cuiabana não aguentava mais. A tão criticada taxa de lixo, criada na gestão passada, foi revogada por unanimidade pelos vereadores da Capital nesta quinta-feira (3), em sessão marcada por discursos de alívio e promessas cumpridas. A proposta foi enviada pelo prefeito Abílio Brunini (PL) e aprovada sem resistência. Segundo ele, a taxa era injusta, ineficiente e penalizava quem menos podia pagar. “Foi um erro da antiga gestão. Revogamos essa taxa que só gerou dor de cabeça à população e arrecadou muito menos do que se esperava”, disparou. Abílio ainda explicou que o modelo anterior será retomado: apenas os grandes geradores, como supermercados, restaurantes e condomínios com contêineres, continuarão pagando de forma proporcional ao volume de lixo produzido. Para o contribuinte comum, a cobrança vai desaparecer. “A taxa foi um fiasco. Era para arrecadar R$ 30 milhões, arrecadou só R$ 11 milhões. O povo pagou caro por um serviço que não melhorou. Vamos fazer justiça e colocar a conta onde ela realmente deve estar: nos grandes geradores”, completou o prefeito. Sistema que não funcionava e revoltou moradores A taxa, criada em 2023, prometia resolver a coleta de lixo em Cuiabá. Mas segundo o líder do governo, vereador Dilemário Alencar (UB), a realidade foi o oposto. “O prefeito herdou um caos na coleta: lixo acumulado por até 20 dias nas ruas. A população revoltada e pagando por um serviço que não chegava. A promessa era revogar e cumprimos”, disse Dilemário. A revogação será efetivada em julho, após o término do decreto de calamidade financeira no município. Até lá, a prefeitura planeja o mapeamento dos grandes geradores para garantir a compensação da arrecadação, como exige a lei. E os condomínios populares? A oposição contesta. Segundo vereadores contrários ao projeto, a proposta não extingue totalmente a cobrança. Eles alertam que condomínios populares também podem ser classificados como grandes geradores, o que, na prática, pode manter a cobrança em parte da população. Apesar disso, a revogação representa um alívio imediato para milhares de famílias, principalmente as que foram mais afetadas pela cobrança anterior, considerada desproporcional e mal planejada.
ALMT vai promulgar projeto de Botelho que garante translado de cadáveres no Estado
A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou, nesta quarta-feira (2), o veto total do governo ao Projeto de Lei nº 16/2023, que garante a gratuidade no translado intermunicipal de cadáveres ou restos mortais de pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado de Mato Grosso (Crue). A proposta, de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), com coautoria do parlamentar Dr. Eugênio (PSB), foi aprovada por 16 votos favoráveis e 4 contrários. O PL nº 16/2023 determina que o Executivo, por meio das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Trabalho e Assistência Social (Setasc), assegure o transporte gratuito de corpos até o município de origem. A medida ampara os assistidos pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que falecem durante tratamento e necessitam do translado dentro de Mato Grosso. Botelho defendeu a proposta, aprovada pelo Poder Legislativo na sessão plenária do dia 27 de novembro de 2024, citando o caso de pacientes com câncer do interior que fazem tratamento em Cuiabá. Embora existam programas para o deslocamento desses pacientes, ele apontou uma falha no sistema do SUS quando o paciente falece longe da família. “Se o paciente vem para ser tratado aqui [Cuiabá] e falece, também temos que garantir que volte para ser velado pela sua família. Esse apoio não vai gerar grandes despesas ao Estado e traz dignidade”, afirmou o parlamentar, demonstrando solidariedade às famílias enlutadas. Translado garantido A justificativa da proposta, indica que os serviços funerários preparatórios e de translado deverão ser apoiados e garantidos na origem do óbito pelo Serviço Social da Setasc. Além disso, será permitido o estabelecimento de convênios com empresas de serviços funerários com sede em Mato Grosso, garantindo a prestação do serviço de forma ágil e eficiente. Na mensagem 194 que acompanhou o veto nº 9/2025 em 17 de dezembro de 2024, o governo alegou inconstitucionalidade por criar novas despesas e atribuições para a Setasc. Mesmo assim, os deputados entenderam que a proposta é necessária para garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Apoio à derrubada do veto Vários deputados se posicionaram em favor da garantia de um tratamento justo e humano, até mesmo após a morte. “Vejo esse projeto com um lado extremamente humanitário. Se está regulado pela Crue, é obrigação sim do Estado dar início, meio e fim a todo processo que está regulado”, reforçou a deputada Marildes Ferreira (PSB). O alto custo do translado também foi lembrado pelo deputado Gilberto Cattani (PL). “Nem um frete de um foguete é tão caro quanto um frete de uma ambulância mortuária”, frisou, parabenizando Botelho e Dr. Eugênio pela proposta. A pactuação entre Estado e município para solucionar o problema do translado, conforme o deputado Paulo Araújo (PP), é viável. “O Estado hoje tem condições de ser parceiro dos munícipes, principalmente daqueles que não têm como pagar”. A necessidade de dar uma resposta eficaz a uma lacuna social foi destacada pelo primeiro-secretário da ALMT, Dr. João (MDB), que pontuou as perdas enfrentadas pelos mais necessitados, e pelo deputado Nininho (PSD), que também debateu em favor da matéria defendida por Botelho. Veja o Vídeo: View this post on Instagram
EFEITOS DO “TARIFAÇO” DE TRUMP ABALAM OS MERCADOS MUNDIAIS – BRASIL PODE SE BENEFICIAR
O mundo amanheceu em alerta nesta quinta-feira (2/4). As principais bolsas da Ásia e da Europa registraram fortes quedas logo nas primeiras horas de negociação — reflexo direto do novo “tarifaço” comercial anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 📉 O mercado reagiu mal. Muito mal. Índices importantes como o Nikkei (Japão), Hang Seng (Hong Kong), FTSE (Reino Unido) e DAX (Alemanha) fecharam em queda. O temor global é de que a medida desencadeie uma nova guerra comercial, provocando desequilíbrio nas cadeias produtivas, alta de preços e desaceleração econômica. 💥 O que Trump fez? O presidente dos EUA anunciou uma nova onda de tarifas sobre produtos importados, com alíquotas variando entre 10% e 97%, atingindo diversos setores e países. O argumento de Trump é proteger a indústria nacional americana de concorrência desleal e estimular a produção interna. “Não podemos continuar sendo lesados por práticas comerciais injustas”, afirmou Trump ao justificar a medida, que começa a vigorar nos próximos dias. 🇧🇷 E o Brasil? Apesar do pânico generalizado nos mercados, o Brasil ficou entre os países menos afetados pelas novas tarifas. Para muitos especialistas, isso pode abrir uma janela de oportunidades: com nações como China, México e Índia sendo mais duramente impactadas, o Brasil pode ganhar espaço em exportações e fortalecer relações comerciais com os EUA. 🔍 Por que isso importa tanto? Essas tarifas afetam diretamente setores como tecnologia, peças automotivas, aço, alimentos, vestuário e até eletrodomésticos. Um país que exporta e tem suas vendas taxadas perde competitividade. Do outro lado, quem não é afetado — como é o caso do Brasil — passa a ser visto como uma alternativa atrativa para o comércio internacional. ⚠️ Mas o alerta continua! Especialistas ainda destacam que os desdobramentos podem ser imprevisíveis. “O risco de retaliações por parte da União Europeia e China é real, o que pode desencadear uma reação em cadeia perigosa para a economia global”, afirma um analista de mercado ouvido pelo MT Urgente. 📊 Resumo do impacto nos mercados até agora: Nikkei (Japão): -2,1% Hang Seng (Hong Kong): -3,3% FTSE 100 (Reino Unido): -1,8% DAX (Alemanha): -2,7% Ibovespa (Brasil): estabilidade com leve alta, puxada por exportadoras 📍O que esperar agora? O foco do mercado passa a ser a reação dos países afetados e como o Congresso americano e as entidades comerciais internacionais vão lidar com o novo pacote de tarifas. Para o Brasil, o momento exige atenção, estratégia e posicionamento rápido para aproveitar a possível abertura de novos mercados. 🗣️ A cobertura completa e atualizações sobre os desdobramentos do tarifaço, você acompanha aqui no MT URGENTE.