Sucatão, borracharias, comércios de recicláveis, oficina e terreno particular no bairro Pedra 90, em Cuiabá, foram fiscalizados na “Operação Pedra 90 em Ordem”, realizada nesta quarta-feira (26) para o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, foram emitidos 13 auto de infração e quatro termo de suspensão de atividade. A ação, realizada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte da continuidade da operação “Fiscalize e Cuida”, que foi transformada no Programa Fiscaliza e Cuida. De acordo com a diretora de Atividades Ambientais e Urbanísticas da SORP, Kelly Barros, o bairro registra a maior incidência de notificações de arboviroses na cidade, incluindo casos de dengue e chikungunya. “Estamos atuando nos bairros com maior incidência de arboviroses, como o Pedra 90, para conter a proliferação dessas doenças. Nesta ação, fiscalizamos comércios para verificar a regularização das licenças e o cumprimento das normas sanitárias e urbanísticas, além de vistoriar residências para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor”, destacou Kelly. Durante a fiscalização, foram vistoriados cinco imóveis, a maioria comerciais, incluindo uma oficina, um sucatão, duas borracharias, um comércio de reciclagem e uma residência. Em um dos locais, os agentes flagraram a queima de lixo em espaço público, uma infração prevista no artigo 493 da Lei Complementar 004, que proíbe a queima de resíduos a céu aberto. O responsável foi autuado, e a multa aplicada é de R$ 1.228,27. “A queimada é uma infração direta, ou seja, não há possibilidade de regularização. O responsável deve providenciar imediatamente a limpeza do local”, explicou Kelly. Já em outros casos, como o de uma empresa operando sem as licenças, o estabelecimento teve suas atividades suspensas por falta de alvará de funcionamento, licenciamento sanitário e ambiental. Neste caso, o proprietário autuado tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa e contraditório. A bióloga Camila Benedito da Silva Viana, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, destacou a importância da ação conjunta no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Hoje estivemos no bairro Pedra 90, em parceria com a SORP, realizando a fiscalização de pontos estratégicos. Esses locais são visitados quinzenalmente pelos agentes de combate às endemias, pois apresentam maior risco de proliferação de criadouros do mosquito. O bairro tem registrado altos índices de notificações de arboviroses, especialmente de chikungunya. Durante a fiscalização, encontramos várias irregularidades, como recipientes com acúmulo de água e sucatas, incluindo ferros-velhos. É fundamental continuar esse trabalho e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o adoecimento por arboviroses”, afirmou Camila. Ela explicou que os pontos estratégicos são definidos com base na positividade das larvas. “Quando o agente de endemias realiza visitas quinzenais nesses locais e encontra água acumulada em recipientes, ele coleta as larvas e as envia para análise laboratorial. Se as larvas forem identificadas como positivas, esses pontos estratégicos são revisitados, agora com a equipe de borrifação, para realizar o controle vetorial também dos mosquitos adultos, conhecidos como mosquitos alados”, explicou a bióloga. O secretário adjunto de fiscalização, Robson Santos, destacou a vistoria realizada em um imóvel na rua 17, quadra 107, onde foram encontradas diversas irregularidades, incluindo o acúmulo de materiais como sofás e garrafas, que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Segundo ele, a situação encontrada é delicada, pois os moradores da residência enfrentam dificuldades financeiras e sociais. “A prefeitura precisará intervir. Vamos acionar a Limpurb para remover o entulho. Também conversamos com os três moradores da casa, que são da mesma família. Em um segundo momento, o responsável se comprometeu a construir um muro para evitar que outras pessoas continuem despejando lixo irregularmente no local”, afirmou Robson.
Dorival Júnior é demitido da Seleção Brasileira após sequência fraca! Jorge Jesus é o mais cotado para assumir o cargo
A crise no futebol brasileiro fez mais uma vítima! Dorival Júnior não é mais o técnico da Seleção Brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (29), após uma reunião tensa com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Dorival sai após apenas 16 jogos, com atuações questionáveis, um futebol sem brilho e longe das expectativas da torcida brasileira, que há tempos espera a retomada da força da Amarelinha. O treinador nunca conseguiu dar uma identidade clara ao time, e os resultados abaixo do esperado pesaram para a sua saída. Além de Dorival, também deixam o comando: Lucas Silvestre (auxiliar técnico) Pedro Sotero (auxiliar técnico) Celso Resende (preparador físico) O favorito para assumir o cargo é o português Jorge Jesus, atualmente no Al Hilal. O nome agrada parte da cúpula da CBF, que busca um treinador com perfil forte, estilo ofensivo e histórico de títulos. A definição oficial deve acontecer nos próximos dias. ⚽ A Seleção vem de uma sequência apagada, com más atuações nas Eliminatórias e sem convencer em campo. O cenário preocupa, principalmente com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando e o torcedor cada vez mais descrente. A demissão é vista como uma tentativa de resgatar o respeito e o bom futebol da Seleção, que nos últimos tempos tem ficado marcada mais por polêmicas fora das quatro linhas do que por conquistas. E agora? Será que Jorge Jesus é a salvação da Seleção? Acompanhe tudo no MT URGENTE. Aqui a notícia chega primeiro!
Alívio na conta! Aneel mantém bandeira verde e evita aumento na energia para abril
Em meio a uma onda de aumentos nos preços e pressões no orçamento das famílias brasileiras, uma notícia vem como verdadeiro alívio: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária continuará verde no mês de abril, ou seja, sem cobrança adicional nas contas de luz. Com isso, o custo da energia elétrica — que já pesa no bolso de muitos brasileiros, principalmente de comerciantes e empresários que têm alto consumo — não terá acréscimo em abril, mantendo a estabilidade nos valores da fatura. Desde dezembro de 2024, as tarifas estão com bandeira verde. A decisão da Aneel se mantém graças às condições favoráveis de geração de energia, principalmente pelas usinas hidrelétricas, que seguem operando em bons níveis — mesmo com a transição do período chuvoso para o seco. 🔎 Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta de transparência que alerta os consumidores sobre o custo real da produção de energia no país, indicando se haverá ou não cobranças extras nas contas. Em tempos de preços altos e reajustes em diversos setores, a manutenção da bandeira verde em abril é uma boa notícia que traz certo fôlego para o consumidor final. 📌 Fique atento: qualquer mudança na bandeira tarifária impacta diretamente o seu bolso.
Arena Pantanal recebe final do Campeonato Mato-grossense de Futebol neste sábado (29)
A Arena Pantanal, em Cuiabá, será o palco que vai consagrar o campeão mato-grossense de futebol em 2025. Neste sábado (29.3), às 15h30, Cuiabá e Primavera disputam o título da competição estadual no estádio gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). No jogo de ida da decisão, que ocorreu no último sábado (22.3), o Dourado venceu, por 2 a 1, o Gigante Roxo, como é conhecido o time de Primavera do Leste. Com o resultado, a equipe de Cuiabá pode até empatar o duelo da volta para conquistar o pentacampeonato mato-grossense. Disputando o futebol profissional há 22 anos, o Cuiabá busca seu 14º título no Campeonato Mato-grossense, sendo o quinto consecutivo. Na Arena Pantanal, o clube levantou a taça da competição estadual seis vezes, nos anos de 2015, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Já para o Primavera é a segunda participação e a primeira decisão na primeira divisão do Mato-grossense. Com a classificação para a final do estadual, o Gigante Roxo garantiu vaga nas competições nacionais de 2026: Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde. Os ingressos estão sendo comercializados no aplicativo Facepass Brasil, com preços a partir de R$ 10 (meia). O setor oeste inferior é destinado aos torcedores do Cuiabá e, o setor leste inferior fica disponível à torcida do Primavera. Para a partida deste sábado (29) na Arena Pantanal, os acessos são diferenciados. A torcida do Cuiabá deve entrar pelos portões do setor Norte, e a do Primavera, pelo setor Leste. Futsal de Surdos no Ginásio Aecim Tocantins O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, que também integra o Complexo Arena Pantanal, recebe o Open Mato Grosso de Futsal de Surdos, no sábado e domingo (29 e 30.3). Com jogos das 9h às 19h, o evento esportivo é aberto ao público. Serão cerca de 50 surdoatletas competindo em seis times, que representam os municípios de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. O Open Mato Grosso de Futsal de Surdos é realizado pela Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso e conta com o apoio da Secel.
Trote do Bem! Acadêmicos de Direito em Lucas do Rio Verde promovem ação solidária com coleta de sangue e cadastro de medula
Chega dos trotes constrangedores e sem propósito. A turma de calouros do curso de Direito do Unilasalle Lucas do Rio Verde decidiu começar a vida acadêmica fazendo a diferença — e salvando vidas! Entre os dias 1º, 2 e 3 de abril, o campus da instituição recebe a ação “Trote Solidário 2025/01”, com a presença de uma unidade do Hemocentro de Cuiabá para realizar: ✅ Coleta de sangue✅ Cadastro de doadores de medula óssea 📍 Local: Unilasalle/Lucas📌 Endereço: Av. Universitária, 1000 W – Parque das Emas, Lucas do Rio Verde – MT📞 Telefone: (65) 3549-7300 🕘 Horário de atendimento:🗓️ De segunda (01/04) a quarta (03/04)🕗 Das 08h às 12h e das 13h às 17h “Esse é o tipo de ação que salva vidas. É uma atitude que mostra o verdadeiro papel do universitário na sociedade: servir e transformar”, comentou um dos organizadores. A expectativa é de grande adesão dos alunos, professores e da comunidade em geral. A doação é rápida, segura e pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa de sangue. ❤️ Exemplo a ser seguido! Que essa iniciativa dos acadêmicos de Direito inspire outras faculdades e cursos. Porque trote bom é aquele que ajuda o próximo e transforma o mundo ao nosso redor.
Fim de Semana com Alerta de Tempestades em Mato Grosso: Veja a Previsão por Região
O fim de semana promete ser de céu carregado e guarda-chuva na mão em várias cidades de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o estado, com risco de chuvas intensas de até 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h. A recomendação é redobrar a atenção com áreas de alagamento, queda de galhos e descargas elétricas. 🔎 Confira agora como fica o tempo nas principais cidades mato-grossenses: 🌇 Cuiabá A capital terá fim de semana instável, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 26°C, enquanto a máxima pode atingir 34°C a 35°C. Sensação de abafamento deve predominar. 🌦️ Rondonópolis (212 km ao Sul) Sol aparece entre nuvens, mas há previsão de chuvas ao longo do dia. Mínimas entre 21°C e 24°C e máxima não ultrapassa os 35°C. Tempo segue abafado. ⛈️ Cáceres (225 km a Oeste) O alerta é vermelho para guarda-chuva: fortes pancadas de chuva com trovoadas isoladas devem atingir a cidade. A mínima fica em 24°C e a máxima chega a 36°C. Fim de semana será quente e molhado. 🌧️ Sinop (500 km ao Norte) No Nortão, a previsão é de chuvas isoladas e temperaturas mais amenas. Mínimas entre 22°C e 23°C, com máximas de até 31°C. A umidade relativa do ar segue elevada. ☁️ Canarana (823 km a Leste) O município terá dias nublados e chuvas persistentes. Termômetros marcam mínimas entre 22°C e 23°C, com máxima de 31°C. Ideal para quem pode ficar em casa. ⚠️ Atenção Redobrada! Com o alerta em vigor, a orientação é evitar áreas abertas durante as trovoadas, não se abrigar debaixo de árvores e ficar atento a alagamentos. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
EXECUÇÃO À LUZ DO DIA EM SORRISO – Veja o Vídeo
Motociclista é morto com vários tiros na cabeça enquanto esperava no sinal Um homem de 31 anos foi executado com vários tiros na cabeça na manhã desta sexta-feira (28), na rua Graciliano Ramos, bairro Taiamã, em Sorriso (a 415 km de Cuiabá). O crime chocante aconteceu por volta das 7h e foi registrado por câmeras de segurança instaladas na região. Nas imagens, é possível ver a vítima parada no semáforo com uma motocicleta equipada com carretinha. Dois criminosos se aproximam em outra moto. O garupa desce rapidamente e, sem dar chance de reação, dispara várias vezes contra a cabeça da vítima. Após os disparos, os assassinos fogem do local em alta velocidade. A vítima morreu ainda no local antes da chegada do socorro. A Polícia Militar isolou a cena do crime para os trabalhos da Perícia Oficial (Politec) e da Polícia Civil, que agora investiga o caso. Até o momento, os suspeitos não foram localizados e a motivação do crime ainda é desconhecida. A Delegacia de Homicídios de Sorriso já está com as imagens em mãos e trabalha para identificar e prender os envolvidos. 📍 Mais informações a qualquer momento no MT Urgente. Veja o Vídeo:
Max Russi garante títulos de regularização fundiária a 326 famílias do Jardim Fortaleza Publicado em 28 de março de 2025
Em um avanço significativo para a comunidade do bairro Jardim Fortaleza, foram entregues ontem (27) 326 títulos de regularização fundiária para as famílias da região. A entrega é um resultado direto dos esforços do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), juntamente com o líder comunitário Adilson Levante, que tem se empenhado em garantir o direito à moradia e a dignidade dos moradores que habitam áreas urbanas de forma irregular. A regularização fundiária é uma medida essencial que busca assegurar a segurança jurídica para os ocupantes, permitindo que eles vivam com tranquilidade em suas residências. Max Russi destacou a importância desse processo para promover o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida na comunidade. “Hoje, estamos proporcionando a essas famílias o reconhecimento que elas merecem, garantindo seus direitos e dignidade”, afirmou o deputado durante a cerimônia de entrega. A entrega dos títulos representa um marco importante na luta pela regularização das moradias no Jardim Fortaleza, refletindo um compromisso com a inclusão social e a valorização dos cidadãos. As famílias agora podem contar com a segurança de possuir a documentação necessária para suas propriedades, o que é fundamental para o fortalecimento da comunidade. A expectativa é que essa iniciativa sirva de exemplo e inspire outras ações voltadas para a regularização fundiária em Cuiabá e em todo o estado, promovendo melhorias significativas nas condições de vida de mais cidadãos. Para a moradora e beneficiária da ação, Sebastiana Gomes, o título definitivo é um sonho esperado há muitos anos e um alívio para quem tem pouco e não poderia pagar pela propriedade. “Quero agradecer o deputado Max e ao governador Mauro Mendes que olhou pela gente e fez com que hoje a gente se sinta verdadeiramente dona da nossa casa”. o deputado Max Russi foi representado pelo assessor parlamentar, Aparecido Alves. Assessoria
Mato Grosso mostra força no agro e avança na produção de arroz, feijão e gergelim
Mesmo sendo líder nacional na produção de soja e milho, o estado de Mato Grosso segue ampliando sua diversidade agrícola e ganhando destaque também na produção de alimentos básicos como arroz e feijão, além de dominar o cultivo de gergelim. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os números da safra 2023/2024 demonstram o crescimento e o potencial de Mato Grosso para além das commodities tradicionais. 🌾 Feijão: Terceiro maior produtor do Brasil Mato Grosso ocupa atualmente a terceira colocação entre os maiores produtores de feijão no país, com uma estimativa de 341 mil toneladas nesta temporada. O volume representa mais de 10% da produção nacional, estimada em 3,3 milhões de toneladas. A área destinada ao cultivo é de 201 mil hectares, divididos em três etapas de colheita — sendo a segunda safra a mais relevante em termos de produtividade. 📌 Ranking dos maiores produtores de feijão: Paraná – 877 mil toneladas Minas Gerais – 522 mil toneladas Mato Grosso – 341 mil toneladas 🌾 Arroz: Crescimento de mais de 20% na produção Para a safra 2023/2024, o estado deverá colher cerca de 407 mil toneladas de arroz, com um crescimento de mais de 20% em relação à safra anterior, ocupando 113,6 mil hectares de área plantada. Mato Grosso é o quarto maior produtor do país, atrás de: Rio Grande do Sul – 8,3 milhões de toneladas (68% da produção nacional) Santa Catarina – 1,2 milhão de toneladas Tocantins – 779 mil toneladas 🌿 Gergelim: Mato Grosso lidera com 66% da produção nacional Destaque absoluto no cultivo de gergelim, Mato Grosso deve colher 219 mil toneladas, o que representa impressionantes 66% da produção total do Brasil, estimada em 332,8 mil toneladas pela Conab. O cultivo é concentrado na região do Vale do Araguaia, especialmente no município de Canarana, e geralmente ocorre como segunda ou terceira safra, ou seja, após a colheita da soja. 📌 Estados produtores de gergelim com dados oficiais: Mato Grosso Pará Tocantins Goiás 🔍 Diversificação agrícola e impacto no mercado O avanço de Mato Grosso na produção de alimentos essenciais reforça o papel estratégico do estado não apenas no agronegócio de exportação, mas também na segurança alimentar nacional. A diversificação das lavouras amplia as oportunidades para pequenos e médios produtores, e fortalece a economia em diferentes regiões do estado. Além disso, o destaque no cultivo de gergelim representa uma grande oportunidade de exportação, com crescimento no interesse internacional por produtos naturais e saudáveis. 📌 Fique atento:Com mais de 1 milhão de hectares somando diferentes culturas, Mato Grosso confirma sua posição como celeiro do Brasil e mostra que tem muito mais a oferecer do que soja e milho.
Alta histórica do ouro! Medida de Trump sacode o mercado e acende alerta global: o que isso muda na sua vida?
O mercado financeiro global entrou em estado de atenção máxima nesta quinta-feira (27), após o ouro atingir a maior cotação de sua história. A onça troy (unidade de medida do metal) chegou a US$ 3.071,30 no pregão intradiário e fechou o dia em US$ 3.061,00, com valorização de 1,27%. Esse salto histórico não é por acaso. O estopim foi o anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que confirmou tarifas de 25% sobre a importação de automóveis — uma medida considerada extremamente agressiva e que gerou reflexos imediatos na economia mundial. 🔧 O que foi anunciado por Trump? Tarifas de 25% sobre carros importados; A medida também atinge caminhões, motores, transmissões e peças automotivas; Trump ainda ameaçou aplicar novas sanções caso países como Canadá e União Europeia reajam de forma contrária aos interesses dos EUA. 💰 Por que o ouro disparou? Com o risco de novas guerras comerciais, investidores migraram para o ouro — considerado um ativo de proteção (hedge) em momentos de incerteza política e econômica. O ouro é um dos únicos ativos que se valoriza quando tudo parece ruir no mercado tradicional. 📉 Quais os efeitos disso? Aumento da tensão econômica internacional; Risco de recessão global se as tarifas se expandirem; Desaceleração no comércio internacional e alta nos preços de produtos importados; Reflexos diretos para países emergentes como o Brasil, principalmente na indústria automotiva e agroexportadora. 🌎 E o Brasil no meio disso tudo? O Brasil pode ser indiretamente atingido com: Redução de exportações para países afetados; Aumento da inflação com valorização do dólar; Desconfiança dos investidores internacionais, o que dificulta crédito e investimentos; Pressão sobre o Banco Central para rever projeções e decisões sobre taxa de juros. 📌 O alerta está aceso: o ouro brilhou, mas o motivo é preocupante.O mundo está diante de uma nova ameaça econômica — uma tempestade pode estar se formando, e todos os países, inclusive o Brasil, estão no radar.