Os pontos móveis de abordagens dos veículos foram instalados nos dois sentidos da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima, Estrada do Moinho Em duas edições da Operação Lei Seca de 2025, realizadas na madrugada deste domingo(30.3), de forma simultânea nos dois sentidos da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), em Cuiabá, resultaram em 12 prisões por embriaguez ao volante, duas delas com agravantes de outros delitos. Nesses dois casos com implicações que agravam a autuação do condutor, além do consumo de álcool, que por si só já gera a prisão em flagrante, os condutores não tinham habilitação para dirigir. Um deles por não ser habilitado e o outro por estar a CNH suspensa. Portanto, mesmo em condições normais, sem o consumo de álcool, eles não poderiam assumir direção de veículo. As operações começaram as 3h e se estenderam até por volta das 6h da manhã de hoje (30.3). Nesse período, 130 veículos, carros e motocicletas, foram fiscalizados e 131 condutores fizeram o teste de alcoolemia. O relatório aponta ainda que 30 veículos acabaram sendo removidos, sendo 19 carros e 11 motocicletas, e 59 infrações aplicadas em decorrência das autuações criminais e de irregularidades com a documentação dos veículos e seus condutores. A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá integram as equipes da Sesp quando as ações ocorrem em seus municípios. IMPLICAÇÕES Além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência.
Sorte no bolso! Aposta feita em Cuiabá acerta a Mega-Sena e leva R$ 48 mil
O fim de semana terminou com sorte para três apostadores de Mato Grosso! No sorteio da Mega-Sena realizado no sábado (29), Cuiabá, Sinop e Alto Garças tiveram apostas premiadas com R$ 48,4 mil cada, por acertarem cinco dos seis números sorteados no concurso 2.846. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as apostas foram feitas na modalidade simples, com seis dezenas marcadas. Os números sorteados foram: 🔢 01 – 12 – 16 – 17 – 25 – 57 Apesar da boa notícia para os mato-grossenses, ninguém acertou as seis dezenas, e o prêmio principal acumulou. A expectativa agora é para o próximo sorteio, que será realizado na terça-feira (02/04), com prêmio estimado em R$ 45 milhões.
Sema publica Plano de Manejo do Monumento Natural Morro de Santo Antônio
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) publicou nesta sexta-feira (28.3) o Plano de Manejo do Monumento Natural Morro de Santo Antônio. O Plano permite que a Secretaria promova a gestão estratégica da Unidade de Conservação, pois norteia o uso da área de visitação e o manejo dos recursos naturais. O plano pode ser acessado na íntegra no site da Secretaria. O Plano de manejo traz informações sobre os aspectos ambientais, sociais e econômicos da unidade de conservação e seu entorno, além de diretrizes de gestão de fauna, flora, vegetação, uso público com ordenamento das trilhas, potencialidades e atrativos para planejamento turístico. O instrumento delimita a área interna da unidade em seis zonas, cada uma com finalidades e normas específicas, visando oferecer os meios e as condições para que todos os objetivos da Unidade de Conservação sejam atingidos de forma integrada e eficiente, explica a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Ana Paula Santana Costa. As zonas permitidas a visitação são de conservação, uso moderado e infraestrutura. As de conservação permite apenas intervenção mínima, já a de uso moderado traz serviços que proporcionam conforto, acessibilidade e segurança aos visitantes, com serviços simples de apoio a visitação. Nesta área podem ser implementadas trilhas, sinalização e áreas de descanso. Na zona de Infraestrutura é permitido maior número de visitantes e também a instalação de estruturas mais completas dentro da área de visitação como estacionamento, centro de visitantes, sanitários e lanchonetes. O processo de elaboração do Plano de Manejo iniciou há aproximadamente dois anos, quando ocorreu a seleção da consultoria, tendo ocorrido nesse período a elaboração de estudos, consultas e oficinas participativas na região. A última etapa foi a apresentação do plano para a sociedade, órgãos públicos, instituições civis e ambientais, sociedade da região e Conselho do parque. O Monumento Natural Morro de Santo Antônio é uma Unidade de Conservação Estadual da categoria de Proteção Integral, com área de 258,09 hectares situada no bioma Cerrado. A unidade está temporariamente interditada para visitação. Oficinas de Planejamento Participativo Durante a elaboração do plano de manejo ocorreram duas oficinas de planejamento com a participação de especialistas, moradores locais, representantes da comunidade e organizações relevantes, sendo um processo interativo e colaborativo para desenvolver o instrumento. O objetivo principal das oficinas foi o de garantir um documento abrangente e que represente os interesses e necessidades de todas as partes envolvidas, promovendo a conservação da área e bem-estar das comunidades locais.
Alerta no setor automotivo: nova tarifa de Trump pode encarecer carros no Brasil
Com o retorno de Trump à presidência dos EUA, medida histórica pressiona montadoras e acende sinal vermelho no Brasil A nova tarifa de importação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre veículos e autopeças importados, já está causando tensão no mercado automotivo global — e o Brasil pode sentir os efeitos diretamente. A medida entra em vigor no dia 2 de abril e já movimenta os bastidores da indústria no país. 📉 A tarifa é de 25% sobre carros e peças automotivas, e deve impactar diretamente grandes exportadores para os EUA, como México, Japão e Coreia do Sul. Com o bloqueio americano, esses países devem redirecionar parte da sua produção — e o Brasil pode se tornar um dos principais destinos. O que muda na prática para os brasileiros? Mais carros importados chegandoO Brasil possui acordo de livre comércio com o México desde 2019, permitindo importação de veículos e peças sem impostos. Isso significa que o excedente de produção mexicana, por exemplo, pode vir direto para nosso mercado, aumentando a oferta de modelos importados. Risco para a indústria nacionalApesar de parecer uma boa notícia no curto prazo, a entrada massiva de veículos importados pode prejudicar a indústria brasileira, que enfrenta altos custos de produção, tributos elevados e dificuldade para competir com os preços dos modelos estrangeiros. Preços podem subir?A curto prazo, o consumidor não deve sentir impacto direto no preço. Mas, se as montadoras locais reduzirem a produção por falta de competitividade, a oferta pode cair e o preço subir. Além disso, se Trump expandir a tarifa para autopeças, o custo de manutenção e conserto de veículos também pode aumentar. 🔧 Setor de autopeças em alertaFabricantes brasileiros de peças, que exportam para o México e outros mercados ligados à cadeia automotiva americana, podem ter prejuízos se os pedidos forem cancelados ou redirecionados. O risco é real e pode afetar empregos e investimentos no setor. 🌍 Um cenário global que chega até sua garagem A medida de Trump tem efeito em cascata, atingindo o equilíbrio comercial entre vários países — e o Brasil está no meio do caminho. Especialistas explicam que o país pode ser usado como “válvula de escape” para desafogar a produção excedente de países como o México. Segundo Cassio Pagliarini, diretor da Bright Consulting, o acordo com o México é vantajoso, mas existe uma regra de contrapartida. “O fluxo comercial tem que ser equilibrado. Se o Brasil importar muito mais do que exporta, pode haver consequências no futuro”. O consumidor vai sentir no bolso? Infelizmente, sim. Seja pela possível perda de empregos na indústria nacional, encarecimento de peças ou aumento dos preços pela baixa produção interna, os impactos podem aparecer nos próximos meses. Tudo isso justamente em um momento em que os carros no Brasil já estão entre os mais caros do mundo. 👉 Fique atento: O MT Urgente continuará acompanhando esse cenário que afeta a indústria, o comércio e, principalmente, o bolso do consumidor brasileiro.
PRIMAVERA É CAMPEÃO! GIGANTE ROXO FAZ HISTÓRIA E QUEBRA A HEGEMONIA DO CUIABÁ NA ARENA PANTANAL
O futebol mato-grossense tem um novo rei! O Primavera calou a Arena Pantanal e conquistou o título do Campeonato Mato-grossense 2025 ao vencer o Cuiabá por 1 a 0 no tempo normal e 4 a 2 nos pênaltis. Um feito histórico que encerra a sequência de quatro títulos consecutivos do Dourado. Garra, estratégia e pênaltis perfeitosNa primeira etapa, o Cuiabá teve mais posse e tentou controlar o jogo, mas o Primavera foi cirúrgico no contra-ataque. Aos 30 minutos, Sávio e Nathan Bahia construíram a jogada que terminou no gol que igualou o placar agregado em 2 a 2. No segundo tempo, o time do interior controlou o relógio e resistiu à pressão do Dourado. A expulsão de Lucas Mineiro no fim do jogo aumentou a tensão, mas os visitantes seguraram o resultado até as penalidades. 🎯 100% nas cobranças!Na disputa por pênaltis, o Primavera foi letal: Ricardo Liel, Geovani e Nathan Bahia converteram suas cobranças. Do lado do Cuiabá, Max e David desperdiçaram. 💥 Fim de uma era, início de outra?A vitória do Primavera não é apenas um título: é a quebra da hegemonia dourada e o surgimento de uma nova força no futebol de Mato Grosso. A torcida roxa tem motivos de sobra para comemorar — com garra e humildade, o time do interior conquistou respeito e fez história!
Sonho realizado! Botelho entrega 324 escrituras no Jardim Fortaleza e garante 100% de asfalto no bairro
Mais do que um documento — uma conquista histórica para centenas de famílias. Na noite da ultima quinta-feira (27), o bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá, foi palco de uma das maiores ações de regularização fundiária dos últimos anos: a entrega de 324 escrituras definitivas às famílias que há 40 anos esperavam pela segurança de ter sua casa legalizada. A ação faz parte do programa de regularização fundiária liderado pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), que já garantiu mais de 20 mil escrituras entregues em todo o estado de Mato Grosso. “Fico muito feliz em poder entregar esse documento que muda a vida das pessoas. E não vamos parar por aqui — o asfalto para todas as ruas do Jardim Fortaleza já está garantido com recursos que viabilizamos, e será entregue ainda neste ano”, disse Botelho. E tem mais: asfalto 100% garantido ainda em 2024 A boa notícia não parou nas escrituras. O governador Mauro Mendes também esteve no evento e garantiu pessoalmente que o Jardim Fortaleza terá 100% de suas ruas asfaltadas ainda este ano. Um compromisso firme com a população, fruto da parceria com o deputado Botelho. “Estamos aqui para entregar as escrituras e também para confirmar: o asfalto em todo o bairro está garantido para este ano. Esse é o nosso compromisso com quem vive aqui”, afirmou o governador. Dignidade e valorização de verdade Além de representar dignidade e segurança jurídica, o título da casa própria permite aos moradores o acesso ao crédito, a valorização do imóvel e o fim da incerteza que rondava muitas famílias há décadas. Agora, com as escrituras nas mãos e o asfalto garantido pelo Governo do Estado, o Jardim Fortaleza dá um passo importante rumo ao desenvolvimento urbano completo. Eduardo Botelho mostra, mais uma vez, que seu mandato é feito de resultados. E com o apoio do Governo do Estado, segue transformando a vida de milhares de famílias por meio de ações concretas. 📢 Continue acompanhando o MT URGENTE, onde a notícia chega com verdade e compromisso com o povo!
PÁSCOA AMARGA: ALTA NO CACAU DISPARA PREÇOS E DEIXA OVOS DE PÁSCOA FORA DO ORÇAMENTO DE MUITAS FAMÍLIAS
Com o custo de vida cada vez mais alto, o que era símbolo de celebração e doçura virou item de luxo: os ovos de Páscoa estão mais caros do que nunca. A proximidade da data revelou um aumento alarmante no preço do chocolate, puxado por uma escalada no valor do cacau – matéria-prima que acumula alta de 180% nos últimos dois anos. Em redes populares, os ovos já ultrapassam R$ 70, com marcas tradicionais beirando os R$ 100 em tamanhos medianos. Para boa parte das famílias, especialmente as de menor renda, o chocolate está ficando fora da Páscoa. A raiz do problema: o clima e a quebra de safra O motivo dessa explosão nos preços começa longe do Brasil. Os principais países produtores de cacau, como Costa do Marfim e Gana, enfrentam uma grave crise climática. Ondas de calor extremas e secas prolongadas devastaram plantações inteiras, derrubando a oferta mundial do grão. Com menos matéria-prima, o mercado internacional viu o preço do cacau subir como nunca, atingindo patamares históricos. O Brasil, mesmo com produção interna, é diretamente impactado, já que depende da cotação global do insumo. Produção em queda e lucros ameaçados A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já alertou: o setor de chocolate enfrenta uma das piores crises dos últimos anos. A produção de ovos de Páscoa em 2024 deve cair 20%, pois muitos produtores não conseguem absorver os altos custos e manter a lucratividade. Pequenos empreendedores e chocolateiros artesanais estão sofrendo ainda mais. Sem escala de produção e com margens apertadas, muitos estão abandonando a produção de ovos tradicionais, apostando em bombons e barras mais simples para tentar salvar as vendas. Tudo subindo: e o chocolate virou artigo de luxo Energia elétrica, gasolina, alimentos, remédios… tudo subiu nos últimos meses. E agora, até o chocolate entrou na lista dos vilões da inflação. O que era um mimo para as crianças, virou peso extra no orçamento das famílias — e muitos já decidiram que nesta Páscoa não haverá ovos em casa. “É triste ter que dizer não para o filho quando ele pede um ovo de Páscoa. Mas como pagar R$ 80 em um só chocolate? Com esse dinheiro, a gente faz feira para a semana inteira”, contou uma consumidora em um supermercado de Cuiabá. ⚠️ Fique atento! Apesar da alta, especialistas recomendam pesquisar bem. Há promoções em pequenas confeitarias, que tentam manter a tradição viva com ovos caseiros mais acessíveis. Supermercados também devem realizar liquidações de última hora. 📢 Continue acompanhando o MT URGENTE, onde a informação chega do jeito que ela é: direta, verdadeira e sem rodeios.
Alerta Máximo: Mato Grosso é o estado que mais perdeu água no Brasil em 2024!
A crise hídrica atingiu níveis históricos em Mato Grosso. De acordo com o novo levantamento do MapBiomas, o estado lidera o ranking nacional de perda de superfície de água em 2024, com 291 mil hectares a menos. Para se ter ideia da gravidade, o número equivale a quase nove vezes o tamanho do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães completamente desaparecendo do mapa. 📉 Desde 1985, ano em que começou o monitoramento, o estado já perdeu 34% de sua superfície de água. E o cenário é ainda mais crítico no Pantanal, que vive o seu pior momento em décadas. Pantanal em colapso: seca histórica e queimadas fora de controle Em 2024, o Pantanal teve a menor superfície de água do país: apenas 366 mil hectares — 61% abaixo da média histórica. O Rio Paraguai, principal veia hídrica do bioma, chegou a uma cota máxima de apenas 1,50 metros, sem registro de cheia no ano. O resultado? Um dos piores anos de queimadas da história: 2,6 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo, o equivalente a 17% de todo o Pantanal. 🚨 O Brasil está ficando mais seco — e Mato Grosso sente isso primeiro O técnico Juliano Schirmbeck, coordenador do MapBiomas Água, alerta: “O aumento de eventos extremos, como secas prolongadas, aliado ao uso desordenado da terra, está acelerando a desertificação no país. O Pantanal é o termômetro do que pode acontecer com outros biomas se nada for feito.” 📊 8 dos 10 anos mais secos dos últimos 40 anos aconteceram na última década, uma tendência clara de agravamento da crise climática e da má gestão dos recursos hídricos. 💧 E agora, Mato Grosso? A perda desenfreada de rios, lagos e áreas alagadas escancara a urgência de políticas públicas sérias e um plano emergencial para a preservação das águas, principalmente no Pantanal. Será que estamos preparados para enfrentar um futuro cada vez mais seco? Ou vamos esperar que a natureza cobre ainda mais caro? Acompanhe as atualizações aqui no MT URGENTE – onde a verdade vem à tona!
Campanha orienta bares e restaurantes sobre limites sonoros
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, deu início na noite de quinta-feira (27) a campanha “Volume Legal”. Trata-se de uma ação de conscientização em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para orientar bares, restaurantes e casas de show a respeito dos limites de sons fixados pela legislação municipal. A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, acompanhada de quatros fiscais, compareceram na Praça Popular para orientar comerciantes a manter as atividades econômicas com músicas ao vivo. Porém, cumprindo a legislação municipal. “O comércio é muito importante para a economia de Cuiabá. Gera empregos, distribui renda e contribui com impostos. Estamos orientando o empresariado a manter as plenas atividades, preservando o direito alheio. Idosos e autistas, por exemplo, sofrem com barulhos intensos. Por isso, uma campanha educativa para conscientização”, destaca Palhares. O presidente da Abrasel em Mato Grosso, Daniel Paulo Maia Teixeira, explica que a campanha “Volume Legal” foi discutida com o setor. E, avalia que o empresariado está disposto a contribuir com boas práticas para coibir a poluição sonora. “Estamos abertos ao diálogo para manter bons serviços aos clientes e respeitar as leis municipais”, disse. O secretário municipal de Cultura, Jonny Everson, também acompanhou a ação. A campanha “Volume Legal” será reforçada nos próximos dias. Para auxiliar a população, a Prefeitura de Cuiabá oferece o Disque-Silêncio pelo número (65) 99341-3000. Ações da Campanha Volume legal – Vistorias-teste com sonômetros, de 27/03 a 30/04, para orientar comerciantes de forma preventiva. – Cartilhas educativas digitais explicando a legislação e as formas de adequação; – Atendimento e assessoria direta com a Coordenação de Regulação e Fiscalização de Poluição Sonora da SORP; – Campanha nas redes sociais da Prefeitura de Cuiabá com mensagens educativas abordando a Lei nº 3.819/1999.
Captação de órgãos no HMC atende receptores de Brasília e Porto Alegre
Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC). Dessa vez, a família de um homem de 45 anos tomou a nobre decisão de doar seus órgãos, salvando a vida de várias pessoas. Foram captados o fígado, os rins e as córneas. A captação foi realizada com extrema responsabilidade e respeito, contando com o apoio de diversos especialistas da unidade hospitalar, que se dedicaram a garantir que os órgãos fossem aproveitados da melhor maneira possível. O procedimento ocorreu das 12h00 às 15h00 e teve início com um corredor de colaboradores entre a UTI e o Centro Cirúrgico, como forma de agradecimento e homenagem aos familiares presentes. A equipe cirúrgica responsável pela captação veio de Brasília, composta por três integrantes: dois cirurgiões e uma enfermeira. O fígado foi encaminhado para Brasília junto com a equipe médica, onde uma paciente já aguardava o transplante. Já os rins foram enviados para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde havia receptores compatíveis. As córneas permaneceram em Cuiabá. A enfermeira Leila Luiza dos Santos Silva acompanhou todo o processo e explicou que toda a articulação de quem realiza a captação e para onde os órgãos serão enviados é feita pela Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Além disso, esse protocolo atende às diretrizes da Comissão Nacional de Transplantes, garantindo que todas as etapas do procedimento sejam conduzidas com segurança e responsabilidade. A captação contou com a participação essencial da Rede Estadual de Transplantes, do HMC, do Instituto Médico Legal (IML) e da SES-MT, que atuaram conjuntamente para viabilizar o procedimento e garantir que os órgãos chegassem aos pacientes que aguardavam pelo transplante. O diretor-geral do HMC, Israel Paniago, reforçou a importância da doação de órgãos, destacando que gestos como o da família do doador ajudam a salvar vidas e proporcionam uma nova perspectiva de esperança para famílias que enfrentam a difícil espera por um transplante. “Esse é mais um exemplo de como o amor e a generosidade podem transformar a dor em esperança. O Hospital Municipal de Cuiabá se solidariza com a dor da família e agradece imensamente pela decisão, que garantirá a chance de vida para outras pessoas”, declarou o gestor.