A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa (630 km de Cuiabá), realizou, nessa quinta-feira (27.3), a Operação Celular Legal, visando combater crimes de furto e receptação de aparelhos celulares na região. A ação foi um desdobramento de uma investigação iniciada após uma idosa ter seu celular furtado pelo próprio neto, que posteriormente vendeu o aparelho em uma loja de celulares da cidade. O telefone foi localizado e devolvido à vítima, o que levou os investigadores a aprofundarem o caso e identificarem um esquema maior de comercialização de dispositivos sem procedência. Durante a operação, os policiais cumpriram mandados de busca e apreenderam cerca de 40 celulares suspeitos de origem criminosa. As investigações apontam que os aparelhos eram adquiridos de forma ilícita e revendidos sem qualquer controle ou segurança para os compradores. A Polícia Civil reforça a importância de adquirir produtos apenas de fontes confiáveis e devidamente documentadas, evitando assim prejuízos e possíveis implicações criminais. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
Rotativo ou punitivo? Sistema já gerou R$ 5 milhões em multas e empresários dizem: “clientes sumiram”
O estacionamento rotativo no Centro de Cuiabá virou motivo de revolta entre motoristas e empresários da região. A empresa CS Mobi, responsável pela cobrança das vagas públicas, já aplicou mais de R$ 5 milhões em multas a condutores que não utilizaram corretamente o sistema via aplicativo ou totens. Foram exatas 26.555 infrações, segundo revelou o coordenador de infrações da Semob, Adolfo Batista, durante a CPI que apura irregularidades no contrato entre a empresa e a Prefeitura de Cuiabá. A média de R$ 195 por multa fez o valor ultrapassar os R$ 5 milhões, mas o montante ainda não foi totalmente arrecadado. O que está por trás disso? Comerciantes da região central da capital vêm reclamando, e muito. Segundo relatos colhidos pela reportagem, o movimento despencou desde a implantação do sistema rotativo. A cobrança tem afastado clientes, que agora preferem ir aos shoppings — onde, mesmo com cobrança de estacionamento, sentem mais segurança e praticidade. “Antes as pessoas paravam na porta e compravam. Agora, elas evitam o centro para não se incomodar com multa ou dificuldade para pagar o rotativo.” — relatou um empresário, sob anonimato. Além da queda nas vendas, comerciantes destacam a falta de diálogo e fiscalizações pesadas, que estão desestimulando o fluxo no coração comercial da cidade. A CPI segue investigando o contrato entre a CS Mobi e a Prefeitura de Cuiabá, e parlamentares prometem apurar a legalidade das multas e os impactos sociais e econômicos do sistema. Será que era mesmo o momento de penalizar a população e o comércio com mais uma cobrança? Até onde o rotativo vai contribuir para organizar — ou atrapalhar — o trânsito e a economia do Centro de Cuiabá? O MT URGENTE segue acompanhando.
Brasil desacelera e inflação descontrola: Banco Central joga um balde de água fria na economia de 2025
O Banco Central (BC) soltou nesta quinta-feira (27) um alerta nada animador para o Brasil: o país deve crescer ainda menos em 2025 e a inflação vai continuar fora de controle. A previsão do PIB caiu de 2,1% para 1,9%, e a inflação esperada para o ano bate 5,01% – bem acima da meta de 3%. A economia, que vinha forte em 2024 com crescimento de 3,4%, perdeu o fôlego no final do ano. No último trimestre, cresceu só 0,2%. O consumo das famílias e os investimentos, que são motores do crescimento, praticamente estacionaram. E a inflação? Segue firme e forte nos bolsos dos brasileiros. O BC já admite que não vai conseguir atingir a meta e que só no último trimestre de 2025 pode haver alguma queda. Os números são preocupantes: Inflação pode chegar a 5,6% nos três primeiros trimestres de 2025; Cai para 5,1% no final do ano, mas ainda fora do ideal; Só deve normalizar em 2026. O relatório ainda reconhece que o cenário internacional é um barril de pólvora, e que as incertezas nos Estados Unidos e o sobe-e-desce do petróleo podem bagunçar ainda mais a economia brasileira. E o governo? Vai continuar dizendo que tá tudo sob controle? Com crescimento minguando, inflação disparando e um cenário global instável, o brasileiro quer saber: cadê a reação? Até quando o povo vai pagar a conta de uma economia que não anda? 👉 O MT Urgente segue acompanhando… Mas o relógio da crise já começou a bater!
Algo muito estranho”: Mauro Mendes critica condução do STF e alerta sobre julgamento de Bolsonaro
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), não ficou em cima do muro e disparou críticas à condução do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que tornou Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados réus por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Durante entrevista nesta quinta-feira (27), o chefe do Executivo mato-grossense classificou como “preocupante” o formato adotado pela Primeira Turma do STF, destacando que o processo vem sendo questionado por diversos juristas e especialistas do meio jurídico. 🗣️ “Olha, todo brasileiro tem o direito de ter um julgamento justo e imparcial. Preocupa a mim e a muitos brasileiros como as coisas estão sendo conduzidas lá no STF. Existem muitas dúvidas”, afirmou Mendes. Mesmo reconhecendo que não tem formação jurídica – ele é engenheiro –, Mendes reforçou que acompanha atentamente os posicionamentos de especialistas da área e não esconde a inquietação com a maneira como o processo vem sendo tocado. 🚨 “Esse julgamento está sendo feito por pessoas que fizeram o inquérito. Ele é o delegado, ele é o promotor, ele é o juiz. Então, há algo muito estranho. Me deixa muito preocupado”, completou. A declaração de Mendes ecoa entre apoiadores do ex-presidente e levanta mais um ponto de tensão no cenário político nacional. O governador já esteve ao lado de Bolsonaro em recentes manifestações e tem reforçado o coro por imparcialidade e respeito ao devido processo legal. ⚠️ Em meio à tensão jurídica e política, fica o alerta de Mauro Mendes: será que a democracia está sendo respeitada de fato, ou caminhamos para um cenário de insegurança institucional? O Brasil segue dividido – e atento.
ayme solta o verbo sobre eleições 2026: “Tem que ver quem não morreu, quem tá preso ou de tornozeleira”
Conhecido por não medir palavras, o senador Jayme Campos (União Brasil) voltou a apimentar o cenário político de Mato Grosso ao falar sobre as articulações para as eleições de 2026. Em entrevista com tom irônico e provocador, Jayme disse que ainda é cedo para tratar de alianças — mas deixou no ar que muita coisa pode acontecer até lá. 🗣️ “Está muito cedo ainda. Até lá tem que ver quem que não morreu, quem tá preso, quem tá de tornozeleira. Dá tempo ao tempo”, disparou o senador, ao comentar sobre os possíveis nomes que estarão no jogo político nos próximos meses. A declaração vem em meio a um embate interno no União Brasil, que já vive clima de tensão entre duas alas: de um lado, o governador Mauro Mendes, que já anunciou apoio ao seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como seu sucessor ao governo. Do outro, Jayme Campos, que também se coloca como nome viável e já avisou que não vai aceitar imposições “goela abaixo”. 📍 “Se for preciso, coloco o tanque de guerra na rua”, avisou Jayme, reforçando que está disposto a enfrentar qualquer nome dentro e fora da legenda. 🔍 Na última semana, Jayme se reuniu com o ex-governador Pedro Taques, o que levantou especulações de uma possível aliança. Apesar de afirmar que o encontro tratou de outros temas, os bastidores estão em alerta: será que um novo grupo político está sendo costurado longe do Palácio Paiaguás? 🔥 Com a temperatura subindo no União Brasil, a pergunta que não quer calar: será que Jayme vai mesmo desafiar o governador Mauro Mendes e bancar candidatura própria, ou essa disputa interna ainda vai ter muitas reviravoltas? Uma coisa é certa — 2026 promete ser de guerra.
Mudança à vista? Dilmar Dal Bosco avalia ida ao PRD e acende alerta sobre futuro de Mauro Mendes
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) está analisando a possibilidade de deixar sua sigla e ingressar no PRD (Partido Renovação Democrática). A informação foi confirmada pelo próprio parlamentar, que aguarda apenas uma conversa com o governador Mauro Mendes (União) para definir os próximos passos. Segundo Dilmar, a mudança só acontecerá dentro da janela partidária e com a liberação oficial do União Brasil. O parlamentar já recebeu convite do PRD e afirmou que pretende discutir o assunto diretamente com o governador.🗣️ “Conversei com o governador e ele nunca me deu sinal verde. Mas agora surgiu essa possibilidade com o PRD. Quero tratar disso com ele. Se for liberado, posso ir”, disse Dilmar. O movimento ganhou força durante um evento realizado na última terça-feira (25), em Cuiabá, com a presença do presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, do presidente estadual, Mauro Carvalho, do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Mauro Carvalho confirmou o convite ao deputado e disse que há abertura total para recebê-lo:🗨️ “Dilmar tem espaço garantido no PRD. É uma decisão que cabe a ele e ao União Brasil. Mas as conversas estão acontecendo de forma respeitosa e discreta.” O deputado também afirmou que quer debater com o governador outras pautas importantes, como a formação de federações partidárias e o recente pedido do Executivo estadual ao STF, que visa permitir a expropriação de terras em casos de desmatamento ilegal — uma medida que ele discorda abertamente. 💬 “Venho de família de agricultores, que ajudaram a construir esse estado. É uma pauta sensível. Precisamos discutir melhor antes de tomar decisões tão radicais”, completou Dilmar. 👀 Sinal para o futuro? O que chama atenção é o momento político. Nos bastidores, cresce o burburinho de que Mauro Mendes também estaria insatisfeito com os rumos do União Brasil e poderia estar avaliando a possibilidade de mudar de partido. Com aliados diretos como Dilmar sendo assediados por outras siglas — e com o próprio governador presente no evento do PRD — fica no ar a dúvida:🔎 Será que o PRD pode ser o novo destino de Mauro Mendes também? Em um cenário político dinâmico e cheio de reviravoltas, essa possível mudança pode redesenhar alianças importantes para as eleições de 2026. 📌 Acompanhe essa movimentação política aqui no MT Urgente — onde a notícia chega sem rodeios!
“Nem Bolsonaro me faz recuar!” – Galvan garante candidatura ao Senado em 2026
O ex-presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan (DC), voltou a movimentar os bastidores da política mato-grossense ao garantir que não vai abrir mão de sua pré-candidatura ao Senado em 2026, mesmo que o pedido venha do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu não abro mão mesmo. E mesmo que ele [Bolsonaro] peça, não vou recuar”, disparou Galvan durante entrevista nesta quarta-feira (26). “Quem é mais de direita? Quem está mais inserido na disputa da direita do que eu e o Medeiros? Não sei qual justificativa teria para me pedirem isso”, completou. Galvan ainda reforçou que não espera esse tipo de solicitação de Bolsonaro: “Tenho certeza que ele [Bolsonaro] não fará esse pedido para mim”. ➤ Rivalidade silenciosa? A fala de Galvan escancara um possível racha na direita de Mato Grosso, já que nos bastidores é dado como certo que Bolsonaro apoiará o deputado federal José Medeiros (PL) para uma das vagas ao Senado em 2026. Mas Galvan não se intimida. Ele relembra que em 2022 concorreu sem apoio do ex-presidente e, ainda assim, surpreendeu com uma votação expressiva de mais de 337 mil votos, contrariando todas as expectativas. “Naquela época diziam que eu não passaria de 50 mil votos. E olha aí. Agora, em 2026, teremos duas vagas. Medeiros pode ser um dos nomes de Bolsonaro, e eu serei o outro – com ou sem benção”, alfinetou. 🔍 Clima de disputa no campo da direita A afirmação de Galvan deixa no ar uma dúvida estratégica: terá espaço para dois candidatos da direita no palanque de 2026? Ou o embate entre os aliados históricos será inevitável? Enquanto os nomes começam a se firmar, o eleitor já pode preparar a pipoca. Vem disputa quente por aí!
Polícia Civil prende receptador e recupera objetos furtados em Tangará da Serra
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Tangará da Serra (250 km de Cuiabá), realizou, nessa quarta-feira (26.3), a Operação Oferta Suspeita, para investigar um furto ocorrido na cidade. As investigações tiveram início após a comunicação de um furto ocorrido no centro de Tangará da Serra, no dia 27 de fevereiro deste ano, quando a residência da vítima foi invadida, com danos ao portão e às janelas. Durante as investigações, a equipe da Derf obteve a informação de que uma pessoa estava oferecendo objetos semelhantes aos furtados em grupos de WhatsApp. Diante disso, a equipe identificou o suspeito, de 27 anos, e o localizou em sua residência. Questionado sobre os itens, ele admitiu estar em posse de uma parafusadeira e relatou já ter vendido os demais objetos. Além desses produtos, na residência do suspeito foram encontrados outros objetos de origem duvidosa, incluindo celulares, um notebook, um relógio e uma caixa de som JBL. Em consulta ao sistema, constatou-se que um dos celulares era produto de roubo, pertencente a uma vítima idosa. O suspeito foi apresentado ao delegado plantonista Edmar Faria Filho, que reafirmou a voz de prisão pelo crime de receptação. O furto segue em investigação e os materiais recuperados serão restituídos às vítimas.
Projeto Cacau-MT: Eduardo Botelho e IDAF-MT apostam no cacau para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
Na busca por alternativas que tragam desenvolvimento sustentável e geração de renda para as famílias do campo, o deputado estadual Eduardo Botelho lidera mais uma importante iniciativa em favor da agricultura familiar em Mato Grosso. Ao lado do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (IDAF-MT), sua equipe esteve em Itacaré (BA), referência nacional na produção de cacau, para conhecer de perto o modelo produtivo e levar soluções práticas para o estado. A missão, segundo o parlamentar, é transformar conhecimento em oportunidade. A comitiva percorreu fazendas, conheceu o cultivo do cacau, técnicas de colheita e visitou instituições de referência, como a Universidade de Ilhéus, a SEPLAGUE/BA e a Biofábrica, responsável por desenvolver as melhores mudas de cacau do país. Além disso, o grupo visitou indústrias de beneficiamento do cacau e produção de chocolates artesanais, aprendendo como agregar valor ao produto e criar novas cadeias produtivas que possam ser replicadas em Mato Grosso. A partir disso, nasceu o projeto “Cacau-MT Familiar”, uma proposta que une capacitação, inovação e diversificação da produção agrícola. O que será feito? Com base nos aprendizados da visita, o projeto prevê: Introdução da cultura do cacau em áreas da agricultura familiar; Treinamentos e capacitações para pequenos produtores; Estudos de solo e adaptação da cultura ao clima de Mato Grosso; Fomento à produção artesanal de chocolates e derivados; Criação de novas fontes de renda para famílias do campo. O objetivo é claro: gerar renda, agregar valor e criar um ciclo sustentável que ajude a manter o produtor no campo com dignidade. O papel do IDAF-MT O IDAF-MT tem sido um grande aliado da agricultura familiar, promovendo ações em todo o estado para capacitar, orientar e fomentar projetos de diversificação agrícola. Desta vez, em parceria com o deputado Eduardo Botelho, o instituto participou ativamente da missão técnica e vai atuar na implantação do projeto piloto com acompanhamento técnico e apoio às famílias participantes. A iniciativa se mostra fundamental diante da necessidade de alternativas rentáveis e sustentáveis para o pequeno produtor rural. Com o apoio técnico e político, o “Cacau-MT Familiar” poderá transformar realidades e fortalecer ainda mais o setor. Por que isso importa? A agricultura familiar representa um dos pilares da segurança alimentar e do desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Com projetos como esse, que olham para o futuro sem abandonar a realidade do pequeno produtor, o estado dá um passo importante para transformar o campo em um espaço de inovação, produção de qualidade e oportunidades reais. 🔗 Quer saber mais sobre o trabalho do IDAF-MT?👉 Clique aqui e acompanhe tudo de perto! https://www.instagram.com/reel/DHasc1exaDq/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Nota Cuiabana vai premiar contribuintes em R$ 1,1 milhão
A Prefeitura de Cuiabá vai premiar em até R$ 1,1 milhão, ao longo de 2025, contribuintes cadastrados no programa Nota Cuiabana. As datas dos sorteios da Nota Cuiabana Premiada foram publicadas nesta quarta-feira (26) na Gazeta Municipal. A portaria é assinada pelo secretário de Economia, Marcelo Bussiki. Para se cadastrar, basta exigir a nota fiscal de cada serviço prestado por empresas cadastradas, com base no ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Em seguida, é necessário cadastrar as notas no endereço eletrônico https://www.notacuiabana.com.br/Default.aspx. O contribuinte pode exigir a nota fiscal em qualquer serviço prestado, o que inclui postos de combustíveis, farmácias, salões de beleza, consultórios médicos, estacionamentos, academias ou oficinas mecânicas. Cada nota fiscal emitida gera um cupom eletrônico para concorrer aos prêmios. O primeiro sorteio da Nota Cuiabana será no dia 9 de abril. Haverá premiações de R$ 40 mil, R$ 20 mil e outros mil prêmios de R$ 100,00. No dia 14 de maio, serão sorteados prêmios de R$ 15 mil, R$ 10 mil e mil prêmios de R$ 100,00 Com este valor, a premiação seguirá até novembro nas seguintes datas • 18 de junho • 16 de julho • 13 de agosto • 17 de setembro • 15 de outubro • 12 de novembro No dia 17 de dezembro, será realizada novamente a premiação de R$ 40 mil, R$ 20 mil e outros mil prêmios de R$ 100,00. A Nota Cuiabana é um programa instituído pelo município e coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda, com o objetivo de incentivar e premiar os cidadãos que solicitam a emissão de notas fiscais em estabelecimentos comerciais de Cuiabá.