O Governo de Mato Grosso lança nesta quinta-feira (27.3), às 10h, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais para o ano de 2025. Na solenidade, o governador Mauro Mendes também vai assinar o decreto que trata do período proibitivo de queimadas, declaração de emergência ambiental, entre outras providências. O Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais contempla recursos orçamentários para a adoção de medidas voltadas à gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação. O planejamento foi elaborado pelo Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso (CEDIF-MT). Serviço: Pauta: Lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais Data: 27.3 Hora: 10 horas Local: Palácio Paiaguás – Sala de Reuniões Garcia Neto
Inscrições para PCD na 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá são prorrogadas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMCEL), prorrogou até o dia 28 de março as inscrições para atletas da categoria Pessoa com Deficiência (PCD) na 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá. Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da SMCEL, localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para garantir a participação, é necessário apresentar um documento oficial com foto e uma declaração médica original e atualizada, emitida em receituário próprio, contendo assinatura, carimbo e CRM do médico. A organização esclarece que as categorias disponíveis para atletas com deficiência são: Cadeirantes, Deficiente Visual e Deficiente Físico, conforme especificado no regulamento do evento. A 36ª edição da Corrida Bom Jesus de Cuiabá será realizada no dia 6 de abril de 2025, com concentração a partir das 6h no campo de futebol do Complexo Dom Aquino. O percurso de 10 km passará por diversos pontos turísticos da capital, com largada e chegada no mesmo local. A organização contará com 380 colaboradores e o apoio de diversas instituições, incluindo a Câmara de Vereadores de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria Municipal de Comunicação, o Corpo de Bombeiros Militar e a empresa Chirolli. Horários de largada – 6h20 – Atletas com deficiência e idosos acima de 65 anos (Masculino e Feminino); – 6h30 – Categoria geral (Masculino e Feminino); – 6h45 – Fechamento do setor de largada. Retirada dos kits Os kits dos participantes deverão ser retirados entre os dias 1º e 4 de abril de 2025, na loja Beto Esporte, no Shopping Pantanal. Para a retirada, será necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar). Itens do kit: – Sacochila alusiva ao evento – Camiseta oficial – Chip eletrônico descartável – Número de inscrição (número de peito)
Assista aqui; STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta quarta-feira (26) se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados pela trama golpista se tornarão réus. A sessão deve começar às 9h30. O colegiado entrará no segundo dia do julgamento do recebimento da denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra 8 dos 34 acusados de integrar uma organização criminosa para praticar atos contra a democracia, entre 2021 e o início de 2023. A sessão tem início com o voto do relator, Alexandre de Moraes. Em seguida, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin proferem seus votos. Se a maioria dos magistrados votar pela aceitação da denúncia da PGR, Bolsonaro e mais sete acusados passarão à condição de réus e vão responder a uma ação penal no STF pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Com a eventual abertura do processo criminal, os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovar as teses de defesa. Com o fim da instrução do processo, o julgamento será marcado, e os ministros vão decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão condenados à prisão ou absolvidos. Não há data definida para o julgamento. Em caso de condenação, a soma das penas para os crimes passa de 30 anos de prisão. Acusados A denúncia julgada pela turma trata do chamado núcleo crucial, composto pelos seguintes acusados: Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022; General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa; Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Acusação Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”. Primeiro dia Ontem (25), durante o primeiro dia do julgamento, os advogados de Bolsonaro e seus aliados rebateram a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. O procurador também se manifestou durante a sessão e reforçou as acusações de tentativa de golpe de Estado contra os acusados. Bolsonaro apareceu de surpresa no STF e acompanhou presencialmente a sessão. Apesar de não existir qualquer impedimento, a presença de investigados durante os julgamentos do STF não é comum. Os ministros também rejeitaram diversas questões preliminares, como a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. A turma também negou o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar o caso; o reconhecimento da competência do plenário, e não da turma, para julgar a denúncia e as alegações de cerceamento de defesa.
Sema realiza operação de combate à pesca ilegal na MT-010 e nas margens do rio São Lourenço
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu, no último domingo (23.3), 34,7 quilos de pescado durante um patrulhamento terrestre, realizado na rodovia MT-010. A ação ocorreu quando a equipe de fiscalização abordou um veículo suspeito e encontrou o pescado em situação de ilegalidade. Os fiscais apreenderam o veículo, petrechos de pesca utilizados para a prática do crime ambiental e o pescado. O infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São José do Rio Claro, onde o material foi entregue às autoridades policiais. Foram apreendidos 9 exemplares de Jaú, 3 exemplares de Matrinchã, 9 exemplares de Jurupensen descaracterizados e 1 exemplar de Pacu prata abaixo da medida. Jaú e Matrinchã estão entre as espécies proibidas para pesca em Mato Grosso. Como penalidade, foi emitido um auto de infração, aplicando uma multa no valor de R$ 18,4 mil ao infrator. O destino do pescado e dos petrechos será determinado posteriormente pelo delegado responsável pela unidade. Apreensão de petrechos de pesca predatória Em outra ação de fiscalização, realizada pela Sema com o apoio do 10º e 24º Batalhões da Polícia Militar (BPM), nas margens do Rio São Lourenço, foram apreendidas três redes de emalhar e duas tarrafas, que estavam sendo utilizadas na prática de pesca predatória da região. Além disso, durante patrulhamento fluvial realizado pelos servidores da Sema em conjunto com os policiais militares da 3ª CIPM, foram apreendidas duas redes de emalhar armadas, também destinadas à prática ilegal de pesca. Todos os petrechos foram apreendidos e posteriormente terão seu destino definido pelas autoridades policiais. Regras da Pesca Para o pescador profissional, é permitida a pesca, transporte e comercialização do pescado, com exceção das 12 espécies restritas previstas na lei. Já para o pescador amador, é permitido o pesque e solte, e a captura de dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, respeitando as medidas mínimas estabelecidas em lei, desde que seja para consumo local e não esteja na lista de espécies proibidas. É proibido o transporte e comercialização do pescado por parte do pescador amador. As espécies proibidas são cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré. Denúncias de crimes ambientais A Sema-MT reforça que a pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados por meio da Ouvidoria Setorial, pelo número (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou diretamente em uma das regionais da Sema. A colaboração da população é essencial para a preservação do meio ambiente e combate à pesca predatória no estado. *Com supervisão de Renata Prata
Cuiabá reforça ações integradas com Estado no 1º Fórum de Prefeitos pela Educação
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou do 1º Fórum de Prefeitos pela Educação, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). O evento marca o fim de quase uma década de afastamento entre o governo estadual e a prefeitura da capital. Com a adesão de Cuiabá aos programas estaduais, o município se junta aos 142 demais do estado em um regime de colaboração para avançar na qualidade da educação. Para o secretário estadual de Educação, Alan Porto, a decisão representa um passo fundamental para melhorar o ensino na capital. “Os alunos de Cuiabá representam cerca de 25% das matrículas estaduais e, até então, a capital não fazia parte desse grande programa. Agora, estamos todos unidos para garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa e tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou. Abilio Brunini também destacou a importância do evento e da parceria renovada. “Esse fórum é onde saem políticas consolidadas para serem aplicadas no município em parceria com o governo do Estado. Sou grato pela oportunidade e vamos participar ativamente a partir de agora”, disse o prefeito. Já a secretária municipal de Educação, Solange Dias, ressaltou os benefícios da integração. “Os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer todos os programas e alinhar estratégias para garantir que as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo. Nosso objetivo é garantir uma educação de qualidade para todos, da infância à idade adulta”, pontuou. O secretário-adjunto de Educação, Amauri Monge, também participou do evento e recebeu vários elogios dos gestores por seu trabalho na Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Com essa reaproximação, Cuiabá sai de um longo período de isolamento educacional e passa a integrar políticas estaduais voltadas para a alfabetização e melhoria dos índices educacionais, reforçando o compromisso da nova gestão com a educação pública.
“Tião da Zaeli rompe com a prefeita e se afasta da gestão: e agora, o que será da chapa vitoriosa em Várzea Grande?”
O clima político em Várzea Grande virou de vez. O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) decidiu se afastar da administração da prefeita Flávia Moretti (PL), sinalizando um rompimento definitivo. O que começou como uma união promissora, hoje caminha para o colapso total — e o racha acontece apenas três meses após a posse. Segundo informações obtidas pelo MT Urgente, Zaeli teve uma reunião com o presidente estadual do PL, Ananias Filho, nesta terça-feira (25), e deixou claro que não pretende mais dividir a gestão com Flávia. O vice, que foi peça-chave na construção da chapa e teve papel determinante na vitória nas urnas, se sente excluído das decisões e desrespeitado nos acordos firmados ainda na campanha. 💥 E agora? O que será da chapa sem o principal articulador da vitória? 🔙 Relembre Zaeli entrou na disputa como o nome que traria experiência e articulação para a chapa encabeçada por Flávia. Com histórico de gestão e forte presença na cidade, foi ele quem construiu pontes políticas e angariou apoio importante na base eleitoral da cidade, o que fez a diferença no resultado final das urnas. No entanto, assim que a nova gestão assumiu, o vice-prefeito foi escanteado. Pastas prometidas não foram entregues, decisões passaram a ser tomadas sem sua participação e, segundo aliados, ele teria sido excluído de toda e qualquer discussão de governo. 🗣️ “Sem clima” O presidente do PL, Ananias Filho, confirmou que o vice deseja sair da administração e disse que ainda há uma tentativa de conciliação. Uma reunião entre Zaeli e o marido da prefeita, Carlos Araújo, foi agendada para a tarde desta terça-feira (25), mas o clima é de despedida. 💬 “Ele quer isso porque não há mais clima para os dois continuarem juntos”, declarou Ananias ao MT Urgente. Zaeli deve conceder uma coletiva no início de abril para anunciar oficialmente seu afastamento da gestão, embora permaneça no cargo de vice-prefeito. 🏛️ Câmara e trégua política Em paralelo, o PL tenta conter o desgaste político com a Câmara Municipal, que também vinha em rota de colisão com a prefeita. Um cessar-fogo foi prometido até o fim de abril, na tentativa de reestabelecer a harmonia entre os poderes. ❗Rompimento e incerteza O estopim do rompimento veio na semana passada, quando, durante uma reunião interna, Flávia partiu para cima de Zaeli em um acesso de fúria, sendo contida pelo marido. Desde então, o relacionamento político se tornou insustentável. Agora, a grande pergunta que paira no ar é: O que será da gestão Moretti sem Zaeli? E até onde irá essa divisão dentro do próprio PL? O MT Urgente segue acompanhando os bastidores dessa turbulência política que ainda pode abalar os rumos da Prefeitura de Várzea Grande.
Imprudência quase termina em tragédia: carro cai de ponte após moto surgir na contramão em Várzea Grande
Um motorista de aplicativo de 42 anos caiu de uma ponte após tentar desviar de um motociclista que trafegava na contramão. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (25), por volta das 5h, no bairro Pirinéu, em Várzea Grande. Segundo informações da Guarda Municipal, o motorista seguia para buscar um passageiro quando foi surpreendido pelo motociclista. Ao tentar evitar a colisão, perdeu o controle do veículo e despencou da ponte direto no córrego. Apesar do susto e da queda, o condutor teve apenas escoriações leves, graças ao uso do cinto de segurança. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Pronto-Socorro de Várzea Grande para exames mais detalhados. 🚑 A área foi isolada pela Guarda Municipal de Várzea Grande, que permanece no local até a remoção total do carro do leito do córrego. A cena chamou atenção de moradores que saíam para o trabalho. “A gente passa aqui todo dia e sempre tem imprudência. Hoje quase foi tragédia”, disse um comerciante da região. A ocorrência segue sendo apurada e o motociclista ainda não foi localizado.
Prefeitura amplia equipes e tapa-buraco é realizado até nos domingos
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, ampliou as frentes de trabalho da operação tapa-buraco para garantir mais eficiência na manutenção das vias da capital. Com a medida, os serviços passam a ser executados também aos domingos, além dos horários regulares durante a semana. O reforço na operação inclui ainda equipes atuando no período noturno e aos sábados ao longo de todo o dia. Antes, os trabalhos ocorriam de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde, e aos sábados apenas até o meio-dia. Com a ampliação, a gestão municipal assegura ruas e avenidas mais seguras e trafegáveis, proporcionando mais conforto e segurança para motoristas e pedestres. No último domingo (23), a operação contemplou três locais da capital: os bairros Santa Laura e Consil, além da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho). “Ampliar a operação tapa-buraco é um compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura viária de Cuiabá. Com a inclusão do turno noturno e do domingo no cronograma, conseguimos agilizar os serviços e minimizar os transtornos para a população, especialmente em áreas de grande fluxo. Nosso objetivo é garantir vias mais seguras e bem conservadas, promovendo mais qualidade de vida para todos que circulam pela cidade”, frisou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira. A população pode contribuir com a programação das obras registrando solicitações pelo canal ZapObras, no WhatsApp: (65) 9 9216-0484. As demandas são analisadas e atendidas conforme a urgência, garantindo que os pontos mais críticos sejam priorizados. Para assegurar um reparo eficiente, a operação segue um rigoroso processo técnico. A preparação da via inclui a remoção da umidade e detritos, seguida da aplicação de brita fina e, posteriormente, do asfalto quente, que é compactado para garantir um acabamento duradouro. Durante a execução, medidas de segurança são adotadas para minimizar o impacto no trânsito, com isolamento da área e sinalização adequada. Em casos de interdição total, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coordena os desvios necessários.
Nova lei sancionada por Flávia Moretti aumenta cargos e benefícios em Várzea Grande: Prioridade ou jogo político?
Em meio a uma crise de relacionamento com o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e com parte da Câmara Municipal, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou uma Lei Complementar que amplia cargos, cria novas funções e concede verbas indenizatórias no Legislativo municipal. A medida, publicada na última terça-feira (18), entra em vigor imediatamente. Mas levanta uma pergunta incômoda: uma prefeitura que alega falta de recursos, com tantos desafios urgentes, deveria priorizar esse tipo de gasto agora? Ou seria essa apenas mais uma jogada política em meio a uma administração em clima tenso? Entenda ponto a ponto o que mudou: ✅ 1. Alteração de nomenclatura de cargoO cargo de chefe de protocolo parlamentar foi renomeado para gerente de protocolo parlamentar. O salário continua em R$ 1.800, mas a alteração abriu brecha para futuras reestruturações internas. ✅ 2. Criação de 7 novos cargos técnicos 1 cargo de Assessor Técnico Parlamentar II – salário: R$ 3.500 6 cargos de Assessor Técnico Parlamentar I – salário: R$ 5.000 cada Essa movimentação pode custar mais de R$ 33 mil mensais aos cofres públicos, sem contar os encargos e benefícios adicionais. ✅ 3. Verbas indenizatórias para chefias Coordenador-Geral de Gabinete da Presidência – passa a receber R$ 1.500 extras Chefe de Gabinete da Presidência – passa a receber R$ 1.000 extras Tudo sob a justificativa de que os cargos exigem maior dedicação e responsabilidade. Mas a pergunta permanece: É o momento certo para esse tipo de incremento? ✅ 4. Criação de cargos jurídicos com salários robustos Assessor Especial do Gabinete do Procurador-Geral da Câmara – salário: R$ 6.500 + verba indenizatória. Requisito: ser advogado com registro na OAB. Consultor Técnico Jurídico – salário: R$ 7.100. Também exige formação em Direito e registro na OAB. ⚖️ Prioridades em cheque A aprovação da medida acontece em meio a críticas à gestão de Moretti, que enfrenta resistências internas desde o início do mandato. A prefeita e o vice estão rompidos, e parte da Câmara Municipal questiona sua postura à frente do Executivo. Mesmo assim, a prefeita decidiu seguir com uma reestruturação administrativa no Legislativo que pode gerar um impacto financeiro expressivo. Internamente, a justificativa é que as mudanças são “técnicas” e visam melhorar a organização administrativa. Porém, o momento e o contexto político colocam em dúvida as reais motivações da medida. ❓Mas afinal, com tantas demandas urgentes na cidade, era mesmo hora de aumentar gastos com cargos e benefícios? Enquanto bairros enfrentam problemas de infraestrutura, saúde pública e falta de serviços básicos, a movimentação levanta suspeitas sobre o foco da gestão municipal. É eficiência administrativa ou um novo capítulo da velha política de alianças e acomodações? A população e os servidores públicos seguem atentos — e a oposição promete questionar os impactos financeiros da nova lei nas próximas sessões da Câmara.
Governador assina ordem de serviço para obras de duplicação do último trecho na BR-163
O governador Mauro Mendes assinou, na noite desta segunda-feira (24.3), a ordem de serviço para o início das obras de duplicação de 50,8 km da BR-163, entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. O investimento na obra é de R$ 428 milhões. Este é o último pacote de obras para garantir 100% da duplicação do trecho da BR-163 sob concessão da Nova Rota do Oeste. A assinatura ocorreu durante a abertura da feira agropecuária Show Safra, em Lucas do Rio Verde. O governador observou a importância de Mato Grosso para a produção de alimentos no país e o papel fundamental da BR-163 para a produção estadual e o trânsito dos moradores, e ressaltou que os investimentos do Governo para levar melhorias para a população são frutos do comprometimento e da seriedade da gestão. “Quando eu ando nessa região e em outras de Mato Grosso, tenho a certeza que estamos na direção correta e que o Governo, hoje, representa aquilo que verdadeiramente é o nosso povo: um governo que toma as decisões com coragem, que trabalha muito, que aplica corretamente o dinheiro e que está entregando benefícios como este para a população”, afirmou o governador. O presidente do Conselho Administrativo da concessionária Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, destacou os desafios do Governo estadual e o comprometimento da concessionária para a duplicação da rodovia, eliminando um importante gargalo na logística da população. “Nós conseguimos assumir essa concessão e transformar esse patinho feio em cisne, principalmente graças ao respeito que o Governo de Mato Grosso tem, que é o principal dono da concessão, e hoje completamos nosso compromisso de contratação das obras. São 336 quilômetros e já entregamos 100 quilômetros. É o resultado da seriedade da equipe da Nova Rota do Oeste”, afirmou. O vice-governador Otaviano Pivetta, que já foi prefeito de Lucas do Rio Verde, lembrou que a BR-163 era um gargalo antigo do Estado, oferecendo riscos à população que trafegava pela via e perdas no escoamento da produção agrícola. Contudo, com os investimentos do Governo para a duplicação da via, a realidade mudou. “Agora a BR-163 deu frutos. Apesar de ter sido um ambiente inóspito e hostil por muitos anos, graças à coragem deste governo, estamos mudando esse quadro e virando essa página triste da história”, afirmou. O investimento para as obras de duplicação do trecho de 50,8 km entre Lucas do Rio Verde e Sorriso é de R$ 428 milhões. O montante também contempla a recuperação da pista existente e a construção de dois viadutos: um no entroncamento de Sorriso com a MT-560 e outro no Distrito de Primavera. Ainda, a implantação de 5,53 km de vias marginais nos dois lados da rodovia e a construção de uma ponte sobre o Rio Teles Pires. O prazo para a execução dos serviços é de 24 meses a partir da assinatura do contrato. Contorno viário Durante a solenidade, o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, anunciou que a concessionária também vai executar a implantação de um contorno viário na BR-163. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância da obra para o município. “Para nós já estava bom com a assinatura da ordem de serviço da duplicação de mais um trecho da BR-163, mas ficou muito melhor com o anúncio do nosso contorno. Essa é uma obra importantíssima para o futuro de Lucas do Rio Verde, porque vamos tirar o volume de caminhões do centro da cidade e levá-lo para onde tem o maior volume de cargas. Isso vai dar uma nova conexão para fazermos um novo setor de indústria e comércio nessa região, organizando melhor a cidade e preparando ela para o futuro”, apontou. Obras a todo vapor Desde que o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, em maio de 2023, o Estado já investiu mais de R$ 2,3 bilhões para as obras de duplicação da BR-163. Os primeiros 100 quilômetros duplicados foram entregues oficialmente em dezembro do ano passado, previstos em dois contratos: duplicação de um trecho de 86 quilômetros entre Diamantino e Nova Mutum, e outro trecho de 88 quilômetros entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Somente com esses primeiros quilômetros duplicados houve uma expressiva redução no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum, de 82%, conforme a concessionária Nova Rota do Oeste. Outras obras da concessionária: duplicação de 16 km da Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá; contratação da duplicação de outros 11 km da Rodovia dos Imigrantes; duplicação de 26 km da BR-163 em Sinop. Solenidade Participaram do ato de assinatura da ordem de serviço o vice-governador Otaviano Pivetta; senador Wellington Fagundes; deputado federal Nelson Barbudo; prefeitos Miguel Vaz (Lucas do Rio Verde), e Alei Fernandes (Sorriso); deputados estaduais Elizeu Nascimento, Paulo Araújo, Hugo Garcia, Cláudio Sena, Adenilson Rocha e Chico Guarnieri; diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa; o presidente da MT Par, Wener Santos; presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança) e Vitor Hugo (Justiça); o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Gledson Bezerra; e o diretor da Politec, Jaime Trevizan.