Vice-prefeita Enércia Monteiro e prefeito “Passarinho” são investigados por captação ilícita de votos e abuso de poder A Justiça Eleitoral vai ouvir, nesta quinta-feira (27), os principais envolvidos na investigação que apura um suposto esquema de compra de votos durante as eleições municipais de 2024, no município de Jauru (MT) . A audiência virtual está marcada para ocorrer pela 41ª Zona Eleitoral da Comarca de Araputanga, e pode ser decisiva para o futuro político da atual gestão da cidade. No centro da investigação estão a vice-prefeita Enércia Monteiro dos Santos (PSB) e o prefeito Valdeci José de Souza, conhecido como “Passarinho” (União Brasil), eleitos com 50,9% dos votos. Ambos são alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pede a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade. Prisão às vésperas da eleição A investigação teve início após uma denúncia anônima recebida no dia 3 de outubro de 2024, que apontava que, na casa da então candidata Enércia, estaria ocorrendo a distribuição de dinheiro e material de campanha a eleitores. A Polícia Civil monitorou o local e constatou movimentações suspeitas. Durante abordagem, uma eleitora foi flagrada com R$ 500 em espécie e material de campanha, e confessou ter recebido o valor em troca de seu voto e da participação em um comício. Na residência da candidata, outras pessoas foram encontradas com altas quantias em dinheiro vivo, entre elas: Nelsina Ferreira de Oliveira Gomes, Secretária de Educação (R$ 1.200) Ronson Kenes de Souza, candidato a vereador (R$ 600) José Cícero da Silva (R$ 1.000) Carlos Domingos da Costa, Secretário de Obras (R$ 2.400) Segundo a polícia, as justificativas apresentadas sobre a origem do dinheiro foram consideradas inconsistentes. Ainda foram apreendidas mensagens e comprovantes de pagamento via PIX, que reforçam a suspeita do uso de recursos financeiros para obtenção de votos. Tentativas de interferência O Ministério Público também identificou possíveis tentativas de obstrução das investigações. Conforme o inquérito, o vereador João do Carmo de Souza, o “Loro do Som”, teria orientado o marido da eleitora flagrada a alterar o depoimento. O advogado de Enércia também teria sugerido a substituição do delegado responsável pelo caso. Outros trechos de conversas extraídas do celular da vice-prefeita mostram promessas de arcar com despesas de transporte escolar e outras vantagens eleitorais, além de mensagens que indicam abuso de poder político. Defesa e tramitação judicial A defesa da vice-prefeita alegou que o flagrante teria sido “montado” por adversários políticos, mas o juiz Carlos Roberto Barros de Campos, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), manteve o inquérito aberto por falta de provas que sustentassem essa versão. A ação foi assinada pelo promotor Eduardo Antônio Ferreira Zaque, no dia 4 de dezembro de 2024, e pede: Cassação do registro e diploma da chapa eleita Multa de até R$ 53.205,00 Declaração de inelegibilidade por 8 anos Mesmo após a prisão, Enércia foi diplomada por decisão liminar do jurista Pérsio Landim, membro do TRE-MT, que considerou as provas ainda insuficientes para impedir sua posse. No entanto, a 41ª Zona Eleitoral suspendeu posteriormente a diplomação, decisão que voltou a ser contestada judicialmente pela defesa. Consequências políticas Se a chapa for cassada, o prefeito Passarinho também perderá o mandato, e novas eleições municipais deverão ser convocadas em Jauru. A audiência de quinta-feira (27) será o primeiro momento em que os principais envolvidos prestarão depoimento diretamente ao juiz da causa, podendo impactar na decisão final do processo. Fique ligado: 📍 Audiência Judicial 🗓 Data: Quinta-feira, 27 de março de 2025 📍 Local: Fórum da 41ª Zona Eleitoral – Comarca de Araputanga ⏰ Horário: previsto para início às 9h Fonte: Olhar Juridico
PM e PRF apreendem 400 kg de drogas avaliadas em R$ 20 milhões
Uma ação integrada entre policiais militares do 15º Batalhão e policiais federais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, na manhã desta segunda-feira (24.3), uma carga de 400 kg de pasta base de cocaína, em Alto Araguaia. A carga gerou um prejuízo em mais de R$ 20 milhões às facções criminosas. Um homem foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas. Conforme informações do boletim de ocorrência, as equipes realizavam policiamento na região, quando identificaram o condutor de um caminhão guincho, que já havia passado pelo Posto Fiscal da Fazenda Estadual, em Alto Araguaia. O veículo de carga foi interceptado no município de Santa Rita do Araguaia, em Goiás, onde os policiais identificaram o comportamento extremamente nervoso do condutor. Diante da suspeita, o caminhão foi retornado ao Posto Fiscal para uma vistoria detalhada. Na unidade policial, as equipes flagraram diversos tabletes de entorpecentes escondidos nas longarinas do caminhão. Os tabletes estavam enrolados em plásticos verde. O suspeito não relevou origem e destino dos entorpecentes. A droga descarregada e o suspeito foram encaminhados à delegacia de Alto Araguaia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer. Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
IPTU Digital amplia acesso, agilidade e segurança em Cuiabá
Desde 2023, a implantação do IPTU Digital trouxe mais eficiência e comodidade para os contribuintes cuiabanos, eliminando a necessidade de emissão e entrega de carnês físicos. Com essa modernização, o acesso ao imposto passou a ser totalmente online, permitindo que os cidadãos consultem, emitam e paguem seus boletos de forma rápida e segura, diretamente pelo site da prefeitura, via aplicativos bancários a qualquer momento, independente do lugar onde estiverem e emitir o carnê para pagamento. O IPTU Digital é acessado pelo link IPTU, sendo necessário informar o número do CPF/CNPJ ou do Cadastro Imobiliário. As opções de pagamento disponíveis são Código de Barra ou PIX, não havendo a possibilidade de pagamento via cartão de crédito. “Temos observado que não houve nenhuma dificuldade em relação à arrecadação desde a implantação do IPTU digital. Nos primeiros momentos, houve uma certa demanda presencial dos contribuintes procurando o CIAC para obter mais informações e ajuda para a impressão do Carnê Digital. Mas, aos poucos, os contribuintes foram se adaptando e desde 2023 até agora, no exercício 2025, 80% das emissões dos carnês tem sido gerado de forma sistemática pelo próprio contribuinte no Portal do Contribuinte. Não há mais necessidade de suporte presencial, com raras exceções, para a impressão desse documento. No entanto, caso o contribuinte tiver dificuldade, ele pode procurar o CIAC, onde temos um suporte presencial para atendê-los, se encontrarem alguma dificuldade de acessar o Portal para a emissão do documento”, explicou o auditor fiscal (servidor efetivo) e Secretário Adjunto de Receita, Wilson Paulo Leite Ribeiro. O Secretário Municipal de Economia, Marcelo Eduardo Bussiki, reforçou ainda, que o IPTU Digital representa uma economia significativa de tempo para os contribuintes, que podem acessar suas guias sem precisar enfrentar filas ou se deslocar até os postos de atendimento. “A facilidade no acesso também evita extravios e garante mais transparência no processo”, explicou o Secretário de Economia, Marcelo Bussiki. A iniciativa é uma maneira de reforçar o compromisso com a modernização dos serviços públicos, oferecendo soluções mais ágeis e eficientes aos cidadãos. O IPTU Digital é um avanço que simplifica a vida dos contribuintes e otimiza a gestão tributária do município. “Nós consideramos que o carnê digital, hoje, é um sucesso no município do Cuiabá. Nós temos informações e acompanhamos a arrecadação, está um nível bastante satisfatório. E não estamos tendo problemas nenhum em relação a essa documentação fiscal”, destacou Bussiki. PRAZO PRORROGADO Ressalta-se que a Prefeitura de Cuiabá prorrogou para até o dia 31 deste mês de março o vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU, com desconto de 10% para o contribuinte que fizer o pagamento à vista. Permanece disponível a opção de pagamento parcelado em até oito vezes, sem acréscimo de juros. O Decreto 10.917/2025, que prorrogou o vencimento da Cota Única e da primeira parcela do IPTU 2025, foi assinado pelo prefeito Abílio Brunini e publicado na edição suplementar nº 1076 da Gazeta Municipal, em 14 de março. As datas das demais parcelas seguem inalteradas: Cota Única e 1ª parcela 31/03/2025 2ª parcela – 14/04/2025 3ª parcela – 14/05/2025 4ª parcela – 16/06/2025 5ª parcela – 14/07/2025 6ª parcela – 14/08/2025 7ª parcela – 15/09/2025 8ª parcela – 14/10/2025
Prefeitura reforça fiscalização e alerta sobre multas por descarte irregular de lixo
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), reforça o alerta sobre as penalidades do descarte irregular de lixo em terrenos baldios e áreas públicas. Além de impactar negativamente o meio ambiente e comprometer a limpeza urbana, essa prática é considerada infração passível de multas e autuações. Atualmente, cinquenta pontos críticos de descarte irregular são monitorados pelo Município. Um deles está localizado na avenida Helder Cândia, popularmente conhecida como Estrada da Guia. No local, equipes da Limpurb realizam limpezas frequentes, recolhendo cerca de 480 toneladas de detritos descartados de forma irregular. Para intensificar o controle, foram instaladas câmeras de segurança que auxiliam na identificação e autuação dos infratores. Além disso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), foi construída uma rotatória no trecho, com o objetivo de reduzir os casos de descarte inadequado. Outro ponto recorrente de despejo ilegal de resíduos fica no bairro Santa Terezinha II. Somente na última semana, cerca de 200 toneladas de entulhos foram retiradas do local. No entanto, as equipes de limpeza enfrentam dificuldades, pois, mesmo após a remoção dos materiais, novos descartes ocorrem no dia seguinte, atrasando a execução do serviço em outras áreas da cidade. A maioria das abordagens ocorre a partir de denúncias feitas pelo Disque Denúncia, no telefone (65) 3616-9614. Quando acionada, a equipe responsável verifica a veracidade da denúncia e, caso confirmada a infração, aplica as penalidades cabíveis. O Código Sanitário e de Posturas do Município, instituído pela Lei Complementar nº 4/1992, determina que o descarte de resíduos em locais proibidos, como ruas, terrenos baldios, pontes, lagos, rios, praças e viadutos, pode gerar multas a partir de R$ 818,90, podendo chegar a R$ 2.807,03, e acréscimos de R$ 1.871,35 para cada 1.000,00 m² adicional. Além disso, os proprietários de terrenos são obrigados a manter seus lotes limpos, cercados e com calçadas quando localizados em vias pavimentadas. Caso não cumpram essas exigências, a Limpurb realiza a limpeza e o valor do serviço é incluído no IPTU do ano seguinte. Nos períodos chuvosos, a fiscalização e a limpeza são intensificadas, uma vez que o descarte irregular de lixo é um dos principais fatores de entupimento de bocas de lobo e córregos, aumentando os riscos de alagamentos e enchentes. A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza serviços gratuitos para que a população faça o descarte correto de materiais. O Cata-Treco, por exemplo, pode ser agendado pelo telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502. O serviço, porém, não contempla restos de poda, materiais perigosos (vidros, baterias e pilhas) e itens destinados aos ecopontos, como pneus e entulhos de construção, que devem ser descartados em locais apropriados.
Crime brutal em Cuiabá: jovem é morto com facada no pescoço e suspeito se esconde em igreja para fugir de linchamento
Um crime violento chocou os moradores do bairro Canjica, em Cuiabá, na noite deste domingo (23). Um jovem de 31 anos foi assassinado com uma facada no pescoço, por volta das 20h, em plena via pública, nas proximidades de uma igreja. Segundo testemunhas, o autor do crime – também jovem e de nacionalidade venezuelana – teria se desentendido com a vítima e desferido um único golpe certeiro, que foi fatal. 🕯️ Morte instantânea e revolta popular Quando a Polícia Militar chegou ao local, a vítima já estava caída no meio da rua, com forte sangramento no pescoço. O Samu foi acionado, mas os médicos apenas puderam constatar o óbito. Moradores da região ficaram revoltados com a cena e tentaram agredir o autor do crime, que correu e se escondeu dentro de uma igreja próxima para escapar do linchamento. 👮♂️ Suspeito preso em flagrante A PM localizou o suspeito ainda dentro da igreja e o prendeu em flagrante. Ele não resistiu à prisão e foi levado para a delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. O local foi isolado para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial (Politec). O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 🔍 Testemunhas relatam execução rápida O irmão da vítima contou aos policiais que os dois estavam na rua quando o agressor se aproximou com uma faca em mãos e, sem dizer uma palavra, desferiu o golpe fatal. ⚠️ Mais um caso que escancara a violência em plena capital O crime reforça o clima de insegurança em bairros periféricos de Cuiabá. A Polícia agora apura a motivação do homicídio e se havia algum histórico de conflito entre os envolvidos. A qualquer momento, mais informações aqui no MT Urgente.
Operações Lei Seca resultam na prisão de 16 condutores embriagados na madrugada deste domingo (23)
Em duas operações da Lei Seca, realizadas na madrugada deste domingo (23.3), em Cuiabá, 16 condutores foram presos por embriaguez ao volante. As ações ocorreram em dois pontos diferentes da avenida Miguel Sutil, nos bairros Jardim Cuiabá e Coophamil. No bairro Jardim Cuiabá, as abordagens ocorreram em frente ao Shopping Estação e resultaram em seis prisões por embriaguez, além de 38 autos de infração de trânsito confeccionados. Ainda foram realizados 80 testes de alcoolemia, fiscalizados 78 veículos e removidos 16 deles, sendo 10 carros e seis motos. Já no bairro Coophamil, a operação resultou em 10 prisões por embriaguez, das quais dois condutores ainda receberam agravante por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste ponto, foram realizados 38 testes de alcoolemia, confeccionados 33 autos de infração, fiscalizados 37 veículos e removidos 17 deles, sendo 14 carros e três motos. A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações, são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros (CBM), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.
Planos juntos na eleição, rompimento em 3 meses: o que está acontecendo em Várzea Grande?
O que parecia ser uma parceria sólida firmada nas urnas virou uma crise política declarada em apenas três meses de mandato. A relação entre a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) chegou ao limite e o rompimento definitivo já é dado como certo dentro do próprio partido. O presidente estadual do PL, Ananias Filho, confirmou o racha e admitiu que “não há mais como evitar” o distanciamento entre os dois. A declaração vem após um conflito interno que quase terminou em agressão física na sede da prefeitura. Segundo relatos de bastidores, durante uma discussão acalorada, a prefeita teria partido para cima do vice e só não houve contato físico graças à intervenção do esposo de Flávia, que conseguiu contê-la. Silêncio ordenado e tentativa de conter danos Logo após o episódio, o PL iniciou uma verdadeira operação de contenção de danos. Ananias ordenou que tanto a prefeita quanto o vice evitem declarações à imprensa. A prioridade do partido agora é blindar a gestão e evitar que os acordos de campanha cobrados por Zaeli se tornem públicos — o que pode gerar desdobramentos políticos e até jurídicos. Na sexta-feira (21), a reportagem tentou contato com Flávia Moretti na sede da prefeitura, mas foi informada que ela não falaria com a imprensa. A gestora permaneceu em reuniões com vereadores e familiares durante toda a tarde. Origens da crise: nomeações sem consulta e cobrança por espaços A crise teve início logo após o resultado das eleições, durante a montagem da equipe de governo. Flávia Moretti decidiu escolher os secretários sem consultar o vice-prefeito, rompendo o acordo político feito ainda na campanha. O ponto final da convivência política foi a demissão de indicados de Zaeli, que reagiu com um ultimato: ou Flávia abre espaço para suas nomeações nos próximos 90 dias, ou ele rompe formalmente com a gestão. Além disso, Zaeli detém apoio da maioria dos vereadores, o que deixa a prefeita em posição vulnerável. PL tenta evitar que crise afete a governabilidade O presidente do PL, Ananias Filho, afirmou que está tentando mediar uma solução para que o embate entre os dois gestores não afete a população e nem a imagem do partido. “Na minha opinião, o acordo que os dois fizeram na campanha precisa ser cumprido. Mas é preciso lembrar que quem governa é a prefeita. Se não há mais convivência entre os dois, que se estabeleça um pacto institucional. Essa briga não pode prejudicar a cidade”, declarou. Prefeita se isola, Zaeli articula Nos bastidores, aliados relatam que Flávia Moretti teme uma articulação política na Câmara para um processo de cassação, já que o vice conta com maioria entre os vereadores. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, que apoiou Flávia na campanha, também teria conversado com ela nos últimos dias para tentar conter a crise. A situação levanta uma série de dúvidas:➡️ Como um projeto político vitorioso nas urnas se desmancha em tão pouco tempo?➡️ Quais acordos foram firmados e hoje são ignorados?➡️ E o que ainda pode vir à tona sobre os bastidores dessa disputa interna? O que era união virou desconfiança A eleição de 2024 marcou um momento de renovação em Várzea Grande, com promessas de trabalho conjunto e estabilidade política. Porém, três meses depois da posse, os planos em comum parecem ter ruído, e agora o cenário é de tensão, silêncio forçado e articulações nos bastidores. A única certeza, por enquanto, é que a crise está longe de terminar — e seus efeitos podem comprometer não apenas a governabilidade local, mas também o desempenho do PL nas eleições de 2026.
Operações Lei Seca resultam na prisão de 16 condutores embriagados na madrugada deste domingo (23)
Em duas operações da Lei Seca, realizadas na madrugada deste domingo (23.3), em Cuiabá, 16 condutores foram presos por embriaguez ao volante. As ações ocorreram em dois pontos diferentes da avenida Miguel Sutil, nos bairros Jardim Cuiabá e Coophamil. No bairro Jardim Cuiabá, as abordagens ocorreram em frente ao Shopping Estação e resultaram em seis prisões por embriaguez, além de 38 autos de infração de trânsito confeccionados. Ainda foram realizados 80 testes de alcoolemia, fiscalizados 78 veículos e removidos 16 deles, sendo 10 carros e seis motos. Já no bairro Coophamil, a operação resultou em 10 prisões por embriaguez, das quais dois condutores ainda receberam agravante por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste ponto, foram realizados 38 testes de alcoolemia, confeccionados 33 autos de infração, fiscalizados 37 veículos e removidos 17 deles, sendo 14 carros e três motos. A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações, são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros (CBM), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.
“Ninguém tem o direito de tomar terra de ninguém”, dispara Janaina Riva sobre pedido de Mauro Mendes ao STF
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se posicionou com firmeza contra o pedido do governador Mauro Mendes (União Brasil) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que visa autorizar a expropriação, sem indenização, de propriedades rurais flagradas com desmatamento ilegal ou queimadas criminosas. Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar criticou duramente a proposta e afirmou que “ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de tomar a terra dos outros”, mesmo que haja infrações ambientais. Segundo ela, a decisão deveria ser debatida de forma democrática e não tomada de forma unilateral. 🗣️ “Sou contra qualquer decisão que tome a terra dos outros. Isso precisa ser discutido no Congresso Nacional. Não é uma pauta que pode ser decidida por uma única pessoa, por mais autoridade que tenha. É preciso envolver o setor e fazer um debate amplo.” ❗ Petição polêmica no STF O documento protocolado pelo governo de Mato Grosso solicita ao STF que se reconheça a possibilidade constitucional de expropriação — sem pagamento de indenização — de propriedades onde houver desmatamento ilegal, com destino a projetos de interesse coletivo, como reforma agrária, habitação popular ou unidades de conservação ambiental. Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a medida se justifica pela ineficiência das sanções atuais, como multas não pagas e embargos ignorados. O texto argumenta que a impunidade tem favorecido a continuidade dos crimes ambientais no meio rural. Janaina relembra outros embates com Mendes Além de criticar o pedido ao STF, Janaina Riva aproveitou o momento para lembrar episódios anteriores em que, segundo ela, o governador demonstrou dificuldade em aceitar opiniões contrárias. 🗣️ “O governador Mauro Mendes costuma chamar as leis brasileiras de ‘frouxas’, mas ao mesmo tempo, toma decisões radicais sem ouvir ninguém. Já chamou o deputado Max Russi de oportunista por defender o aumento do RGA, chamou o deputado Botelho de mentiroso na campanha, e recentemente utilizou toda a máquina para atacar desembargadores que estariam envolvidos em venda de sentenças”, afirmou. 🚨 Alerta sobre risco para pequenos produtores A deputada também demonstrou preocupação com o impacto da proposta nos pequenos e médios produtores, que podem ser penalizados injustamente. Ela citou como exemplo a demora do Estado na regularização de áreas através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde muitos produtores esperam há anos por uma resposta. 🗣️ “O Estado é lento em regularizar as terras e agora quer punir quem está tentando se adequar. Isso é injusto. O foco deve ser o diálogo, a fiscalização eficiente e não medidas arbitrárias que colocam famílias em risco”, defendeu. ⚖️ STF ainda não decidiu A proposta segue em análise no Supremo Tribunal Federal e ainda não há data para julgamento. O pedido reacendeu o debate sobre os limites do poder do Executivo estadual e a necessidade de que temas como este passem por instâncias legislativas e democráticas. Enquanto isso, o embate entre Janaina Riva e Mauro Mendes mostra que a discussão sobre meio ambiente, direitos de propriedade e governança ainda promete esquentar os bastidores da política mato-grossense. 📍 Acompanhe o MT Urgente para mais atualizações sobre o caso.📰 Redação MT Urgente | Política | Cuiabá – MT Veja o Video: View this post on Instagram
Quem será o escolhido de Mauro Mendes? Bastidores apontam aceno a Bolsonaro, elogios a Caiado e até conversas sobre ser vice-presidente!
O tabuleiro político de 2026 segue indefinido, mas os movimentos silenciosos e estratégicos do governador Mauro Mendes (União Brasil) estão chamando atenção — e levantando a principal pergunta do momento: quem ele vai apoiar para presidente da República? Embora Mendes tenha feito elogios públicos ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reconhecendo sua trajetória política e “capacidade de postular” o cargo mais alto da nação, nos bastidores a história pode ser bem diferente. Caiado é o nome? Talvez. Mas não é o único na mesa… Durante entrevista, Mauro foi cauteloso ao ser questionado sobre o apoio ao colega de partido: “Caiado é um nome importante, um político de longa data. Tem legitimidade e capacidade… Mas 2026 ainda está muito distante”, desconversou. Mauro também afirmou que sua prioridade no momento é “fazer gestão”, evitando confirmar presença no evento de lançamento da pré-candidatura de Caiado, marcado para 4 de abril de 2025, em Salvador. Mas e o aceno a Bolsonaro? Isso ninguém ignorou… Menos de uma semana atrás, Mendes apareceu lado a lado com Jair Bolsonaro e a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, no ato do dia 16 de março, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Nas redes, escreveu: “Estamos no RJ junto do presidente @jairmessiasbolsonaro no ato em favor da anistia. É preciso contestar decisões totalmente desproporcionais, enquanto os verdadeiros criminosos são beneficiados com a frouxidão das leis.” A imagem ao lado do ex-presidente foi lida como um gesto claro à base bolsonarista, o mesmo grupo político que poderá apoiá-lo em uma possível candidatura ao Senado Federal em 2026. E nos bastidores… rola até conversinha de vice! Fontes próximas ao governador não descartam que Mendes esteja trabalhando discretamente uma articulação para compor uma chapa nacional – possivelmente como vice-presidente em uma candidatura de centro-direita ou direita. ➡️ Caiado presidente e Mauro Mendes vice? ➡️ Ou Mendes vice em uma chapa bolsonarista caso Bolsonaro desista e lance um nome novo? São especulações fortes que circulam em Brasília — e que ganharam fôlego após sua participação no ato de Copacabana. Senado ou Brasília? Uma coisa é certa: Mauro Mendes tem apetite político e força eleitoral para mirar longe. E a vaga no Senado, que até então parecia seu destino natural, pode ser apenas o plano B — ou um trampolim para voos maiores. Enquanto isso, a ala bolsonarista observa de perto. O União Brasil está rachado entre apoiadores de Lula, defensores de Bolsonaro e nomes independentes como Caiado e Mendes. Tudo pode mudar. E rápido. O cenário político brasileiro é extremamente dinâmico, e como o próprio Mendes disse: “Eu prefiro deixar esse cenário de 26 para o ano de 26.” Mas até lá, alianças, rompimentos, composições e surpresas certamente vão agitar o jogo — e o nome de Mauro Mendes segue no centro das articulações. Fique ligado. O MT Urgente segue de olho em cada movimento do xadrez político! 2026 já começou. Só que nos bastidores.