Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado em uma fazenda no município de Brasnorte, a 579 km de Cuiabá, e foi incendiado pelo piloto, que fugiu do local. A aeronave estava carregada com cloridrato de cocaína e, segundo informações da imprensa local, não possuía autorização para voar, com a matrícula cancelada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O caso veio à tona após o gerente da fazenda encontrar a aeronave destruída e avisar as autoridades. Em entrevista, o delegado Guilherme Lós informou que os primeiros indícios apontam que o avião, após o pouso forçado, foi propositalmente incendiado para ocultar a quantidade de drogas transportadas. Nenhum ferido foi localizado no local, o que indica que o piloto conseguiu escapar. Equipes da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), da Polícia Civil e da Força Tática foram acionadas e realizaram os exames necessários na área onde a aeronave foi encontrada. A Polícia Civil irá conduzir as investigações para identificar os responsáveis pelo transporte da droga e as circunstâncias do incidente. O caso chama atenção pelo uso de aeronaves em atividades ilícitas na região e reforça a importância das operações de fiscalização aérea no combate ao tráfico de drogas.
Natal do Cridac entrega mais de mil brinquedos para crianças atendidas pela unidade
O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou a tradicional festa de Natal da instituição, com a presença de, aproximadamente, 700 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Foram distribuídos cerca de mil brinquedos para as crianças atendidas pela unidade de reabilitação. A festa contou, também, com a parceria da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e do Suco Prats. “Quero parabenizar a todos os profissionais que compõem o time do Cridac e enfatizar que tudo isso só é possível graças à união de esforços do Governo do Estado, da primeira-dama, Virginia Mendes, e de parceiros comprometidos em proporcionar o melhor para os nossos pacientes”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Durante a festa, que contou com a presença do Papai Noel, foram distribuídos lanches, sucos, refrigerante, picolés, além da entrega de kits de panetones e de 800 cestas básicas arrecadadas pelo programa SER Família, idealizado pela Setasc. “Essa festa tradicional que promovemos para os nossos pacientes é um dos momentos mais esperados do ano. Eles aproveitam para interagir uns com os outros, se divertem com a programação e ainda ganham presentes. É um jeito especial de celebrarmos o Natal e a chegada de um novo ano”, declarou a diretora da unidade, Suely Souza. Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação. Além disso, neste mesmo período foram cedidos 10.377 aparelhos auditivos e 5.654 cadeiras de rodas, sendo 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas somente em 2024. Paciente do Cridac desde os três anos de idade, Fátima Leandra, hoje com 21 anos, nasceu com uma doença congênita e utiliza próteses nas duas pernas. Ela contou que já precisou realizar a troca das próteses quatro vezes ano longo dos anos e que a convivência com os funcionários do Cridac fez com que ela tivesse uma “segunda família”. “A primeira prótese que eu tive que usar foi com 5 anos de idade. De lá para cá eu já precisei trocar de próteses quatro vezes, de tempos em tempos, conforme eu fui crescendo. Tantos processos, cada coisa que eu passei, cada luta que eu venci, tudo isso são experiências únicas e posso dizer que aqui no Cridac eu tenho uma segunda família. Eu conheço muitos funcionários aqui que me viram crescer, praticamente”, disse. Serviço O Cridac é uma unidade da rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, localizado na Rua G, s/n Bloco A, Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entrar em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918.
Emanuel assume que entregará prefeitura de Cuiabá com dívidas para Abílio pagar
Pela primeira vez, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), assumiu publicamente que entregará a gestão da Prefeitura para seu sucessor, Abílio Brunini (PL), no dia 1° de janeiro de 2025, com dívidas acumuladas, os chamados “restos a pagar”. Diferente de declarações anteriores, nas quais negava a existência de pendências financeiras e afirmava que o caixa da prefeitura estava equilibrado, o prefeito fez um reconhecimento importante nesta segunda-feira (16). Ele revelou que, assim como recebeu o município com dívidas de sua antecessora, a gestão de Mauro Mendes (União), também o entregará com passivos financeiros. “Como eu recebi com dívidas, vou entregar também com restos a pagar, declarado, contabilizado e com a prefeitura com total condição de liquidar a curto, médio ou a longo prazo”, afirmou Pinheiro. Além das questões financeiras, o prefeito também destacou que deixará contratos de serviços essenciais já assinados, garantindo a continuidade dos serviços à população sem interrupções ou morosidade na assinatura de novos contratos. Ele ainda explicou como funciona a dinâmica da gestão pública, ressaltando que a continuidade dos processos administrativos é fundamental para evitar qualquer prejuízo aos cidadãos. “A minha orientação é que serviço essencial não deixe nenhuma casca de banana, nada vencendo, porque pode penalizar a população. Então, a maioria dos processos são naturais, dinâmicos e estão dentro da rotina da máquina, independentemente da vontade do prefeito”, detalhou. Com isso, Pinheiro deixa claro que, apesar das dificuldades financeiras, sua gestão priorizará a entrega de serviços essenciais e a regularização dos processos administrativos, assegurando que a cidade não sofra com lacunas na continuidade das ações públicas.
Deyverson rebate Cristiano Dresch e revela bastidores de saída do Cuiabá: “Tudo que ele falou é mentira”
O atacante Deyverson, ex-Cuiabá e agora jogador do Atlético-MG, revelou nesta quinta-feira (12), durante entrevista ao Podcast Podpah, os bastidores de sua saída do Dourado e comentou sobre a polêmica com o presidente do clube, Cristiano Dresch. O bate-papo, conduzido pelos youtubers Igão e Mítico, trouxe à tona detalhes até então desconhecidos sobre o término da relação entre o atleta e o time mato-grossense. Deyverson chegou ao Cuiabá em agosto de 2022 e rapidamente se tornou uma peça-chave do clube. Com atuações marcantes, foi fundamental para a permanência do time na Série A do Campeonato Brasileiro em duas temporadas e ainda ajudou a conquistar dois títulos estaduais. No entanto, sua saída, em meados de 2024, gerou rumores e controvérsias. Durante a entrevista, o atacante contou que, com o fim de seu contrato se aproximando, ele e seu empresário se reuniram com Cristiano Dresch para discutir uma possível renovação. Segundo Deyverson, o presidente ofereceu uma extensão de dois anos e meio ao vínculo, mas sem reajuste salarial. A proposta foi considerada insatisfatória pelo atleta e seu estafe, o que resultou na negativa da renovação. “Tudo que ele falou é mentira”, disparou Deyverson durante o podcast, ao rebater declarações feitas por Cristiano Dresch sobre a saída do jogador. Sem entrar em muitos detalhes sobre o conteúdo das declarações do dirigente, Deyverson deixou claro que discorda da versão apresentada por ele e reforçou sua gratidão ao Cuiabá pelo tempo que passou no clube, mas lamentou o desfecho da relação. Agora, defendendo as cores do Atlético-MG, Deyverson segue sua carreira, mas sem deixar de lado o impacto que sua passagem pelo Cuiabá teve tanto para sua trajetória quanto para o crescimento do clube no cenário nacional.
Simone Mendes vence Música do Ano com “Dois Tristes” e emociona em noite de celebração
O domingo (15) foi marcado por emoção e conquista para Simone Mendes, que brilhou ao vencer o prêmio de Música do Ano no “Melhores do Ano” com o hit “Dois Tristes”. A sertaneja desbancou grandes nomes da música brasileira como Ivete Sangalo, com “Macetando”, e Gloria Groove, com “Nosso Primeiro Beijo”. Durante a premiação, Simone entregou uma performance emocionante, arrancando aplausos do público e mostrando todo o seu talento no palco do Domingão com Huck. A apresentação foi o ponto alto da noite e refletiu o sucesso de sua trajetória em 2024. Nos bastidores, Simone Mendes não fugiu das perguntas e comentou sobre a possibilidade de uma volta da dupla com a irmã Simaria. Em um tom direto, ela agradeceu o carinho dos fãs, mas manteve o foco em sua atual fase como artista solo, celebrando mais um reconhecimento em sua carreira. Com uma noite cheia de emoção e coroada por mais um troféu, Simone Mendes encerra o ano consolidada como uma das maiores artistas do país, emocionando fãs e se destacando no cenário da música sertaneja. Uma vitória mais do que merecida!
Fim de ciclo: Fluminense não renova com Felipe Melo e indica saídas de Diogo Barbosa e John Kennedy
O Fluminense confirmou, nesta segunda-feira (16), que Felipe Melo não terá seu contrato renovado e deixará o clube ao final de dezembro. O zagueiro, que desejava permanecer para disputar o Mundial de Clubes, encerra sua passagem após três anos e quatro títulos, incluindo a histórica conquista da Conmebol Libertadores. O anúncio foi feito pelo presidente Mário Bittencourt em entrevista coletiva, onde também sinalizou a saída de Diogo Barbosa, que negocia com o Fortaleza, e o empréstimo encaminhado de John Kennedy ao Pachuca, do México. — “Às vezes falta gratidão. Eu tenho muita gratidão pelo Felipe Melo, assim como todos os torcedores. Pelo homem que ele é e pelo profissional que ele sempre foi. Quando ele veio, precisávamos de jogadores com DNA de campeão, e naquele momento, acertamos”, declarou Mário Bittencourt. Felipe Melo: liderança e títulos Felipe Melo chegou ao Fluminense no início de 2022 e se tornou peça importante no elenco tricolor. Com sua liderança em campo e experiência, ajudou o time a conquistar títulos de peso, como o Carioca de 2022 e 2023 e, principalmente, a Libertadores 2023. Diogo Barbosa e John Kennedy também devem sair Além de Felipe Melo, Diogo Barbosa está próximo de um acordo com o Fortaleza e deve se despedir em breve. Já o jovem atacante John Kennedy, destaque na Libertadores, tem empréstimo encaminhado ao Pachuca, do México, em uma negociação que visa dar mais rodagem ao jogador. Com mudanças importantes no elenco, o Fluminense inicia um processo de reformulação visando a próxima temporada e a disputa do Mundial de Clubes, buscando manter a competitividade e a ambição por novos títulos.
Neymar desabafa e diz que foi injustiçado no PSG: ‘Triste pela forma como fui tratado’
Neymar abriu o jogo sobre o conturbado fim de relação com o Paris Saint-Germain. Atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o craque brasileiro acredita que foi injustiçado no clube francês e diz ter ficado triste pela maneira que foi tratado por dirigentes e parte dos torcedores do time parisiense. “Para mim houve injustiça, porque sempre dei tudo de mim em campo. Não tenho ressentimentos, mas fiquei um pouco triste com a forma como fui tratado pelos torcedores, principalmente quando eles vinham na minha casa, quando queriam invadir minha casa, me insultar ou querer me bater. Para mim, eles ultrapassaram os limites”, disse Neymar, em entrevista ao programa “Bartoli Time”, do canal francês RMC Sport. “A nossa relação já não era de respeito, enquanto eu sempre os respeitei. Foi realmente uma situação complicada. Fiquei triste pela forma como fui tratado no final, mas passou. Não tenho nenhum ressentimento em relação ao clube, só tenho um pouco de ressentimento em relação às pessoas que dirigem o clube e a alguns torcedores”, continuou. Os últimos momentos de Neymar com a camisa do PSG foram melancólicos. O brasileiro conviveu com seguidas lesões, passou a alternar entre a reserva e a titularidade, e se tornou alvo frequente de críticas dos torcedores em protestos por eliminações na Liga dos Campeões, obsessão do clube francês. O atacante de 32 anos faz questão de destacar que foi com ele em campo que a equipe disputou o título de forma inédita. “Não podemos esquecer que levamos o clube à sua primeira final de Liga dos Campeões. Infelizmente, não vencemos, mas isso faz parte do futebol. Você nem sempre pode vencer. O PSG tinha o objetivo de chegar à final e conseguimos. Além disso, o clube ainda tem esse objetivo e está totalmente investido nessa busca. Eu gostaria de ter vencido com o PSG porque vencer uma Liga dos Campeões é como vencer uma Copa do Mundo com o seu País”, comenta Neymar, em referência à derrota na final da edição 2019/20 para o Bayern de Munique, da Alemanha. Neymar deixou o PSG para assinar com o Al-Hilal em agosto de 2023. Em outubro do mesmo ano, ele rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo durante partida da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa. O atacante precisou ficar mais de 12 meses longe dos gramados, retornando somente em novembro deste ano. Duas semanas após voltar a jogar, ele sentiu problema na coxa e só entra em campo novamente em 2025. Apesar dos poucos minutos com a camisa do Al-Hilal e os rumores de um possível regresso ao futebol brasileiro, Neymar afirma estar feliz na Arábia Saudita e não se arrepende de ter trocado Paris pelo Oriente Médio. “Não estava feliz lá no PSG. O clube e o treinador não contava mais comigo. Eles já haviam conversado sobre isso, então tive que tomar uma decisão. E gostei da oferta do Al Hilal. Conheci o clube, a cultura local e o campeonato. Fiquei muito surpreso com a recepção aqui e com a gentileza dos fãs. A liga está se desenvolvendo, assim como a nossa equipe, e minha família e eu temos certeza de que tomamos a decisão certa.”
Abilio denuncia caos na Saúde de Cuiabá: “Pessoas estão morrendo”
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fez duras críticas à atual situação da Saúde Pública no município, afirmando que “pessoas estão morrendo” devido à falta de atendimento adequado. A declaração foi dada nesta segunda-feira (16), ao chegar no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para uma audiência com o desembargador Orlando Perri, que tratou da crise no setor. Abilio destacou os desafios enfrentados pelos pacientes, como a longa espera por cirurgias, falta de leitos e problemas estruturais nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “O paciente que está há 30 dias no Hospital Municipal aguardando cirurgia, o paciente que fica sentado ou deitado em uma cadeira quebrada na UPA esperando transferência, ele é quem pode dizer como está a saúde de Cuiabá”, afirmou o prefeito eleito. Na última semana, Abilio realizou uma vistoria no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) ao lado da futura secretária de Saúde, Lúcia Helena, e constatou o cenário crítico. Pacientes aguardam cirurgias por longos períodos, enquanto outros enfrentam condições precárias e não conseguem ser transferidos devido à falta de leitos. “Quando se recebe o paciente e não há prosseguimento, ele acaba sofrendo as consequências. Alguns morrem nas UPAs ou por falta de transferência. Isso é um problema grave que precisa ser resolvido com urgência”, alertou Abilio. Pedido de antecipação de gestão Durante entrevista aos jornalistas, Abilio voltou a defender a antecipação da sua gestão especificamente na área da Saúde. Segundo ele, medidas emergenciais precisam ser adotadas antes da sua posse oficial, marcada para janeiro de 2025, a fim de evitar mais perdas de vidas. A audiência no TJMT ocorre em meio a um ambiente de tensão entre a gestão atual e a futura, reforçando os desafios que Abilio Brunini terá que enfrentar para reestruturar o sistema de saúde de Cuiabá.
Cerimônia do Prêmio Sabino Albertão terá presença de atletas que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris
A cerimônia de entrega do Prêmio Sabino Albertão, que acontece na próxima terça-feira (17.12), contará com a presença de atletas de Mato Grosso que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. Em sua 3ª edição, a premiação tem como tema “Heróis Olímpicos” para celebrar os nove esportistas do Estado convocados nas duas maiores competições do planeta. Dentre os participantes confirmados estão a canoísta Ana Sátila e os medalhistas paralímpicos de judô, Arthur Silva e Érika Zoaga. A atleta de canoagem é uma das indicadas ao prêmio Atleta do Ano e os judocas são homenageados especiais com o “Hall da Fama” da premiação. Ana Sátila cresceu em Primavera do Leste (a 235 km de Cuiabá), município em que começou a remar ainda na infância. Principal nome da Canoagem Slalom no Brasil, a atleta viralizou nas Olimpíadas pela extensa quantidade de competições, chegando a participar de 15 provas em 10 dias. Arthur Silva e Érika Zoaga conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, nas Paralimpíadas 2024, competindo na classe J1 (atletas cegos) do judô. Em Mato Grosso, Arthur representa o Instituto dos Cegos (Icemat) e Érika, a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV). Os dois são bolsistas do programa OlimpusMT do Governo de Mato Grosso. Sobre a premiação O Prêmio Sabino Albertão é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. A realização é do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e produção da Bemtivi Academia de Arte. Durante a cerimônia serão anunciados os vencedores de cada uma das 11 categorias esportivas do Prêmio. Confira os indicados aqui. Além da premiação, haverá ainda a entrega do troféu “Amigo do Esporte” a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do setor no Estado. Neste ano, os homenageados são a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Participação da imprensa Os veículos de imprensa interessados em cobrir a cerimônia do Prêmio Sabino Albertão, no dia 17 de dezembro, precisam confirmar presença com Daiane Ghizzi (DG Cerimonial), pelo telefone 65 99623 8284
General Braga Netto é preso pela Polícia Federal em operação contra tentativa de golpe
Na manhã deste sábado (14 de dezembro de 2024), o general da reserva Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. A prisão ocorreu em Copacabana, como parte da Operação Contragolpe, que apura o planejamento de uma tentativa de golpe de Estado e conspirações de homicídio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. De acordo com informações da Polícia Federal, Braga Netto ficará sob custódia do Exército Brasileiro. Além disso, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em sua residência, localizada em Copacabana, e na casa de seu assessor, coronel Flávio Botelho Peregrino. A investigação aponta que os dois são suspeitos de dificultar a produção de provas durante o andamento do processo penal. Em nota, a Polícia Federal destacou que a operação visa garantir que as provas sejam preservadas e que o devido processo legal siga sem interferências. O caso segue em sigilo, mas reforça o contexto de tensão política e investigações relacionadas a atos antidemocráticos no país. Até o momento, não houve manifestações oficiais de Braga Netto ou de sua defesa.