Ao oficializar sua pré-campanha em Cuiabá, ex-governador afirma que o país precisa endurecer a legislação, defende responsabilização de autoridades e apresenta propostas voltadas à segurança pública e à administração pública.
O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, oficializou na noite desta terça-feira (23), em Cuiabá, sua pré-candidatura ao Senado Federal. Durante o evento, realizado no Vivans Complexo de Eventos, ele destacou a necessidade de uma ampla revisão da legislação brasileira, defendendo regras mais rígidas tanto para a segurança pública quanto para a administração pública.
Ao lado da esposa, Virginia Mendes, que também lançou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados, Mauro afirmou que pretende levar ao Congresso Nacional a experiência adquirida ao longo de sua trajetória na gestão pública. Segundo ele, resultados obtidos durante sua administração estadual demonstram a importância de regras claras e de uma atuação mais eficiente do poder público.
Entre as realizações citadas pelo ex-governador estão a concessão da BR-163, o avanço na construção de hospitais estaduais e a recuperação fiscal de Mato Grosso. Para Mendes, o fortalecimento das leis é fundamental para garantir maior segurança jurídica e melhorar a prestação de serviços à população.
Durante seu discurso, o pré-candidato também defendeu mudanças no funcionamento do sistema judiciário brasileiro. Na avaliação dele, é necessário delimitar com mais clareza as atribuições das instituições e assegurar que todos os agentes públicos estejam sujeitos às mesmas regras e responsabilidades previstas em lei.
Mauro ressaltou ainda que pretende utilizar o período de pré-campanha para percorrer o Estado, ouvir a população e debater temas relacionados ao papel do Senado Federal e da Câmara dos Deputados na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de Mato Grosso.
O evento reuniu lideranças políticas, autoridades estaduais, representantes de diversos setores e apoiadores. Entre os presentes estavam o governador Otaviano Pivetta, o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Após deixar o comando do Executivo estadual no fim de março para cumprir os prazos da legislação eleitoral, Mauro Mendes afirmou que utilizou os últimos meses para se dedicar à vida pessoal e empresarial. Agora, segundo ele, inicia uma nova etapa de diálogo com a sociedade mato-grossense visando as eleições de 2026.


