Mais de 27 quilos da droga conhecida como “supermaconha” estavam escondidos em compartimentos secretos de um caminhão; motorista foi preso em flagrante. Uma ação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 27 quilos de skank, droga conhecida como “supermaconha”, na noite desta sexta-feira (5), em Água Boa. O entorpecente era transportado em um caminhão e estava escondido em compartimentos adaptados na cabine e em outras partes do veículo. A apreensão ocorreu durante a Operação Território Livre, após informações compartilhadas pelos setores de inteligência apontarem que um caminhão estaria levando drogas de Mato Grosso para o Estado de Goiás. Com base nas características repassadas, equipes policiais intensificaram o monitoramento e localizaram o veículo ao entrar na área urbana de Água Boa. Durante a abordagem, o motorista, de 47 anos, negou inicialmente qualquer envolvimento com o transporte de materiais ilícitos. No entanto, uma vistoria detalhada revelou um compartimento oculto no teto da cabine, onde os policiais encontraram os primeiros tabletes da droga. As buscas prosseguiram e outros pacotes foram localizados nas portas e na carroceria do caminhão. Confrontado com as evidências, o suspeito confessou que havia saído de Juína transportando o entorpecente com destino ao município de Aruanã, em Goiás. Ele também revelou que receberia pagamento pelo serviço de entrega da carga ilegal. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Polícia Civil, juntamente com o caminhão e todo o material apreendido. O caso seguirá sob investigação para identificar outros envolvidos na rota de distribuição do entorpecente.
Energia trifásica promete transformar a agricultura familiar e impulsionar agroindústrias em Mato Grosso
Programa MT Trifásico prevê investimento de R$ 1,4 bilhão para ampliar a infraestrutura elétrica no campo e fortalecer a produção rural entre 2026 e 2030. A expansão da rede de energia trifásica em Mato Grosso deve representar um novo ciclo de desenvolvimento para milhares de famílias da agricultura familiar. Com investimentos de R$ 1,4 bilhão, o Programa MT Trifásico, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Energisa, pretende ampliar o acesso à energia de maior capacidade nas áreas rurais, reduzindo custos de produção e estimulando novos empreendimentos no campo. A iniciativa prevê a construção de 5 mil quilômetros de rede trifásica entre 2026 e 2030, permitindo que produtores rurais tenham acesso a uma estrutura energética mais eficiente e adequada às demandas do agronegócio e das pequenas agroindústrias. Na região da Linha 12, em Tangará da Serra, o produtor rural Carlos Roberto Leite da Silva, proprietário da Chácara Itapejara e do Café do Produtor, acredita que a medida terá impacto direto na realidade dos pequenos agricultores. Segundo ele, além de proporcionar mais eficiência no fornecimento de energia, a rede trifásica reduz significativamente os custos para instalação e operação de equipamentos utilizados na produção. Para o cafeicultor, a melhoria da infraestrutura elétrica abre caminho para investimentos que antes eram inviáveis para muitas propriedades rurais. A expectativa é de que produtores de leite, frutas, café e outras culturas possam ampliar suas atividades e agregar valor à produção por meio da implantação de pequenas agroindústrias. O programa também é visto como uma ferramenta estratégica para estimular a economia dos municípios do interior, gerando oportunidades de renda, fortalecendo a produção local e aumentando a competitividade dos pequenos negócios rurais. Do total de recursos previstos para o MT Trifásico, R$ 700 milhões serão aportados pelo Governo de Mato Grosso e outros R$ 700 milhões pela Energisa. A meta é levar energia de qualidade a diversas regiões rurais do Estado, criando condições para que a agricultura familiar avance em produtividade, inovação e sustentabilidade.
Novo Mercado Municipal ganha fachada sustentável e transforma paisagem do Centro Histórico de Cuiabá
Com cerca de 4 mil plantas distribuídas em jardins verticais, projeto alia revitalização urbana, sustentabilidade e valorização da região central da capital. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), ganha um significado especial em Cuiabá com o avanço das obras do Novo Mercado Municipal Miguel Sutil. O empreendimento, que integra o amplo processo de revitalização do Centro Histórico da capital, aposta na sustentabilidade como um dos pilares do projeto e contará com uma extensa fachada verde que promete mudar a paisagem urbana da região. Ao longo das fachadas voltadas para a Avenida Generoso Ponce e para a Rua Joaquim Murtinho, serão implantados aproximadamente 3 mil metros quadrados de jardins verticais. A estrutura abrigará cerca de 4 mil plantas distribuídas em quase mil vasos, formando um grande painel natural que contribuirá para tornar o espaço mais agradável, acolhedor e integrado ao ambiente urbano. Entre as espécies selecionadas estão plantas adaptadas às características climáticas da capital mato-grossense, capazes de oferecer beleza paisagística e resistência às altas temperaturas. Além do impacto visual, a vegetação ajudará a proporcionar maior sensação de conforto térmico e fortalecerá a presença de áreas verdes em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A proposta faz parte de um projeto mais amplo de modernização do Centro Histórico, que busca conciliar preservação cultural, desenvolvimento econômico e soluções sustentáveis. O Novo Mercado Municipal surge como um espaço voltado à convivência, ao turismo, à gastronomia e ao fortalecimento da identidade cuiabana. Com investimento estimado em R$ 130 milhões, a iniciativa também contempla melhorias na infraestrutura urbana, incluindo requalificação de vias, modernização do mobiliário público, ampliação da acessibilidade e adequações para mobilidade de pedestres. Entre as intervenções previstas estão novas calçadas, rampas de acesso, faixas de pedestres, instalação de piso tátil e recuperação de áreas de circulação. Mais do que uma obra de revitalização, o projeto representa uma nova proposta para o coração de Cuiabá, conectando desenvolvimento urbano e preservação ambiental em um espaço que pretende resgatar o protagonismo do Centro Histórico e oferecer mais qualidade de vida à população.
Siriri encanta público na FIT Pantanal e fortalece identidade cultural de jovens de Várzea Grande
Siriri encanta público na FIT Pantanal e fortalece identidade cultural de jovens de Várzea Grande A força da cultura popular mato-grossense ganhou destaque na FIT Pantanal nesta quinta-feira (4), com a apresentação do grupo Encantos da Serra, de Várzea Grande. Formado por crianças e adolescentes do bairro Novo Mundo, o grupo levou ao palco a energia contagiante do siriri, arrancando aplausos e conquistando a atenção dos visitantes do evento. Mais do que uma apresentação artística, o espetáculo representou a preservação das tradições regionais e o impacto social proporcionado pela dança. O projeto nasceu na Escola Estadual Dante Martins de Oliveira com a proposta de aproximar os jovens das manifestações culturais locais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a identidade mato-grossense. À frente da iniciativa, o professor Evanderson dos Santos destaca que o trabalho vai além dos ensaios e das apresentações. Segundo ele, a missão é transmitir conhecimentos culturais às novas gerações e manter viva uma herança que faz parte da história do Estado. O reflexo desse trabalho também é percebido pelas famílias dos participantes. Moradora do Residencial Jequitibá, Adrielly de Souza acompanha a trajetória do filho Nicolas Gabriel, de 11 anos, e afirma que a participação no grupo trouxe mudanças significativas. Além do interesse pela cultura regional, o menino ganhou mais confiança e desenvolveu habilidades sociais. Integrante do Encantos da Serra há dois anos, Nicolas se tornou um dos entusiastas da dança. Para ele, o siriri representa alegria, aprendizado e uma forte conexão com as tradições mato-grossenses. A apresentação na FIT Pantanal reforçou a importância de iniciativas culturais voltadas à infância e à juventude, mostrando que a arte é uma ferramenta capaz de transformar vidas, preservar memórias e projetar a riqueza cultural de Mato Grosso para públicos cada vez maiores.
LULA SANCIONA LEI QUE MUDA RENOVAÇÃO DA CNH; ENTENDA O QUE VAI MUDAR E QUEM PODERÁ TER RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA
Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma nova lei que muda as regras para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5) e traz uma novidade que promete facilitar a vida de milhões de motoristas: a renovação automática da CNH para os chamados “bons condutores”. Mas afinal… o que muda na prática? QUEM PODERÁ TER RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA? A nova regra vale para motoristas que mantiverem bom comportamento no trânsito. Para ter direito ao benefício, o condutor precisa: ✔️ não ter recebido multas com pontuação nos últimos 12 meses ✔️ não ter cometido infrações de trânsito no período ✔️ estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) Ou seja: a renovação automática será destinada apenas para motoristas considerados regulares e sem histórico recente de infrações. A NOVA REGRA JÁ ESTÁ VALENDO? Sim. Com a sanção da lei e a publicação oficial no Diário Oficial da União, as novas regras passam a valer oficialmente. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados desde o início da medida provisória que agora virou lei definitiva. AINDA VAI PRECISAR FAZER EXAME? Sim. Durante a tramitação no Congresso, deputados e senadores decidiram manter a obrigatoriedade dos exames médicos. Então mesmo os motoristas com renovação automática continuarão precisando realizar: ✔️ exame de aptidão física ✔️ exame mental ✔️ avaliação psicológica, quando exigida O que muda é que o processo será mais simples e automático para quem estiver regular. DOCUMENTO IMPRESSO PASSA A SER OPCIONAL Outra mudança importante é que a CNH física deixa de ser obrigatória. Agora, o motorista poderá escolher: ✔️ receber a versão impressa ou ✔️ utilizar apenas a CNH digital no aplicativo oficial COMO VAI FUNCIONAR O PREÇO DOS EXAMES? A nova lei também cria um valor nacional para exames médicos e psicológicos da CNH. Hoje os preços variam de estado para estado. Com a mudança, o governo federal passará a definir um valor público nacional para os exames. MUDANÇAS TAMBÉM PARA QUEM VAI TIRAR A PRIMEIRA CNH A nova legislação também altera regras para quem deseja tirar a primeira habilitação. Agora o candidato poderá escolher como quer estudar: ✔️ autoescola tradicional ✔️ conteúdo digital gratuito ✔️ mistura dos dois formatos Já nas aulas práticas: ✔️ o aluno poderá contratar autoescola ✔️ instrutor autônomo credenciado ✔️ ou definir a quantidade de aulas que achar necessária O objetivo, segundo o governo, é flexibilizar e modernizar o sistema de habilitação no Brasil. Mas Informação pelo portal Passaport Trip O QUE O GOVERNO QUER COM ISSO? Segundo o governo federal, as mudanças buscam: ➡️ reduzir burocracia ➡️ modernizar o processo de habilitação ➡️ valorizar bons motoristas ➡️ ampliar digitalização dos serviços ➡️ dar mais liberdade ao cidadão A nova lei deve impactar milhões de motoristas em todo o país nos próximos anos. Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News
WELLINGTON NEGA PARTICIPAÇÃO NO “GILMARPALOOZA”, ESCLARECE VIAGEM A PORTUGAL E DIZ QUE EVITOU EVENTO PARA NÃO GERAR POLÊMICA
O senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, voltou a negar de forma clara e direta qualquer participação no chamado “Gilmarpalooza”, apelido dado ao Fórum de Lisboa, evento promovido em Portugal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), ligado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A polêmica ganhou repercussão nos últimos dias após surgirem comentários e questionamentos sobre uma suposta presença do senador no encontro, que reúne ministros do STF, políticos, empresários, juristas e autoridades brasileiras. Mas afinal… o que Wellington foi fazer em Portugal? Segundo o senador, sua viagem teve caráter religioso e familiar. Wellington afirmou que esteve no país para cumprir uma promessa religiosa em Fátima, cidade conhecida mundialmente pela forte tradição católica, além de visitar familiares que moram em Portugal. A situação acabou gerando repercussão principalmente dentro do próprio PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e que possui uma ala mais crítica ao STF. Diante disso, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) chegou a questionar publicamente uma eventual participação do senador no evento. Após a repercussão, Wellington entrou em contato diretamente com Cattani para esclarecer a situação e negar qualquer presença no fórum. “EU NÃO FUI”, DIZ WELLINGTON Em entrevista nesta sexta-feira (5), Wellington foi enfático ao afirmar que não participou do encontro e disse que não existe motivo para esconder algo que poderia ser facilmente comprovado. “Não tem motivo para omitir. Se eu tivesse ido, qual o problema? Mas eu não fui. Basta consultar os registros do evento para saber se houve inscrição ou presença do senador Wellington”, declarou. O senador também pediu mais responsabilidade na divulgação das informações e defendeu a importância da checagem dos fatos antes de criar desgastes políticos desnecessários. “É importante procurar a verdade e checar as informações. Essa polêmica não ajuda a democracia”, afirmou. “EU JÁ NÃO FUI DE PROPÓSITO” Um dos pontos que mais chamou atenção foi quando Wellington revelou que decidiu não participar do evento justamente porque sabia que sua presença poderia gerar desgaste político e alimentar debates ideológicos. “Eu já participei de outros eventos promovidos pelo IDP em anos anteriores. Mas nesse eu não fui de propósito, porque eu sabia que a polêmica existiria”, explicou. A declaração reforça que o senador tinha consciência do ambiente político sensível envolvendo qualquer aproximação de integrantes do PL com ministros do STF. SENADOR DIZ QUE NÃO VÊ PROBLEMA EM PARTICIPAR DE DEBATES Mesmo negando presença no Fórum de Lisboa, Wellington afirmou que não vê problema em participar de debates institucionais e encontros políticos. “Se eu tivesse sido convidado para fazer palestra, qual seria o problema?”, questionou. A fala mostra a tentativa do senador de defender o diálogo institucional sem abrir espaço para interpretações de alinhamento político com ministros do Supremo. CATTANI RECUA APÓS CONVERSA Depois de conversar diretamente com Wellington, o deputado Gilberto Cattani afirmou que não encontrou provas da participação do senador no evento e reconheceu a versão apresentada por ele. Mesmo assim, deixou claro que poderá voltar a criticar o correligionário caso surjam evidências futuras de participação no encontro. PRÉ-CAMPANHA DE 2026 JÁ ELEVA TEMPERATURA POLÍTICA O episódio mostra como o ambiente político de 2026 já começa a elevar a tensão dentro dos próprios grupos políticos. Wellington Fagundes aparece hoje como um dos principais nomes da direita para disputar o Governo de Mato Grosso e qualquer movimentação envolvendo o senador acaba ganhando forte repercussão dentro do cenário político estadual e nacional. Nos bastidores, aliados avaliam que Wellington buscou agir rapidamente para evitar desgaste junto ao eleitorado conservador e reforçar sua imagem de transparência diante da polêmica. Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News
Novo RG: saiba como emitir o documento sem sair de casa
O Novo RG é fundamental para acesso a benefícios sociais, aposentadoria, perícias médicas e tratamentos de saúde Emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem precisar sair de casa é uma realidade para parte da população sul-mato-grossense. O serviço, disponibilizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica, amplia o acesso ao documento e garante atendimento a cidadãos que enfrentam dificuldades para comparecer aos postos. Novo RG. (Foto: Divulgação) Pessoas que estão acamadas, internadas, vivem em instituições de acolhimento ou possuem dificuldade de locomoção podem emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem precisar se deslocar até um posto de atendimento em Mato Grosso do Sul. O serviço de atendimento domiciliar é oferecido pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul e garante o acesso à documentação civil para cidadãos que, por questões de saúde ou mobilidade reduzida, não conseguem comparecer presencialmente aos postos de identificação. Como tirar o novo RG sem sair de casa? A solicitação pode ser feita por familiares, responsáveis, cuidadores ou pela própria instituição onde a pessoa estiver acolhida, como hospitais, lares de idosos e abrigos. O pedido deve ser realizado no posto de identificação mais próximo, onde a equipe avaliará a situação e organizará a coleta dos dados necessários para a emissão do documento. A Carteira de Identidade Nacional é fundamental para acesso a benefícios sociais, aposentadoria, perícias médicas, tratamentos de saúde, cadastros e diversos outros serviços públicos. Além do atendimento domiciliar, cidadãos com urgência comprovada também podem procurar diretamente os postos de identificação para solicitar encaixe no atendimento. Entre os casos considerados prioritários estão participação em concursos públicos, tratamentos médicos, perícias e processos de aposentadoria. Leia mais Corrida pelo novo RG leva MS a recorde de 38 mil emissões em um mês De graça e sem agendamento: o que é preciso para tirar o novo RG Como emitir o novo RG? O agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional deve ser realizado pelo Portal de Serviços da Sejusp, aqui. A primeira via da CIN é gratuita. O novo documento utiliza o CPF como número único de identificação e substituirá gradualmente o antigo RG, que permanece válido até 2032. Importante Caso não possa comparecer ao atendimento agendado, o cidadão deve cancelar o horário pelo mesmo portal utilizado para o agendamento. A medida permite que a vaga seja disponibilizada para outra pessoa. Para quem não tem condições de se deslocar, o atendimento domiciliar é uma alternativa que garante acesso ao documento de forma segura, prática e sem sair de casa.
VEREADOR RAFAEL RANALLI É DENUNCIADO AO MP APÓS DEFENDER MARCA YPÊ NA TRIBUNA DA CÂMARA
O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli (PL) virou alvo de uma denúncia no Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) após utilizar a tribuna da Câmara Municipal para defender a marca de detergentes Ypê durante uma sessão legislativa. Mas afinal, o que aconteceu? A denúncia aponta que o parlamentar teria usado o espaço oficial da Câmara para promover a empresa justamente em meio às investigações e questionamentos envolvendo produtos da marca após medidas tomadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a representação protocolada no Ministério Público, a situação chama atenção porque os proprietários da Ypê são conhecidos apoiadores e financiadores de campanhas ligadas ao Partido Liberal (PL), legenda do vereador. A notícia de fato foi registrada no último dia 12 de maio e agora será analisada pelas Promotorias de Justiça da Capital, que irão avaliar se existem elementos suficientes para abertura de investigação formal contra o parlamentar. O QUE O VEREADOR FALOU? O episódio ocorreu durante uma sessão da Câmara, quando Ranalli levou um pote de detergente da marca Ypê para a tribuna e fez críticas à atuação da Anvisa. Na ocasião, o vereador insinuou que a fiscalização contra a empresa poderia ter motivação política e relacionou o caso à polarização ideológica vivida no país. “A gente viu muitas coincidências. A empresa concorrente da Ypê teria ligação com os Batista”, afirmou o parlamentar durante o discurso. Ranalli também citou outras marcas que, segundo ele, acabam entrando em debates políticos e ideológicos no Brasil, mencionando empresas como Havaianas e Magazine Luiza. ENTENDA O CASO DA YPÊ No início do mês passado, a Anvisa determinou a suspensão da produção e comercialização de alguns produtos da empresa após identificação de bactéria com potencial risco de contaminação. A decisão gerou grande repercussão nas redes sociais e passou a ser explorada politicamente por influenciadores ligados à direita, que chegaram até a gravar vídeos consumindo o detergente para defender a marca e questionar a decisão da agência. O QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO? A denúncia pede que o Ministério Público apure: ✔️ possível promoção indevida de empresa privada dentro da Câmara ✔️ eventual conflito político e ideológico no discurso ✔️ impacto da fala do vereador em relação à saúde pública ✔️ possível interferência em medidas preventivas da Anvisa O documento também questiona se o pronunciamento poderia influenciar a população a desacreditar alertas sanitários emitidos por órgãos de fiscalização. CASO AGORA SEGUE NO MP Neste momento, o Ministério Público ainda avalia a denúncia e decidirá se irá: ➡️ arquivar o caso ➡️ pedir esclarecimentos ➡️ abrir investigação formal O episódio aumentou o debate sobre o limite entre posicionamento político, liberdade de expressão e utilização da tribuna pública para defesa de interesses privados ou ideológicos. Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News
EUA PASSAM A TRATAR PCC E CV COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS; ENTENDA O QUE MUDA NA PRÁTICA
O governo dos Estados Unidos oficializou nesta sexta-feira (5) uma decisão que pode impactar diretamente o combate ao crime organizado internacional: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) passaram a ser classificados oficialmente como Organizações Terroristas Estrangeiras. A medida foi publicada no Federal Register, equivalente ao Diário Oficial norte-americano, e assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Mas afinal… o que muda na prática com essa decisão? A classificação altera completamente a forma como as duas facções passam a ser tratadas internacionalmente. Até então, PCC e CV eram vistos principalmente como organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e armas. Agora, os Estados Unidos passam a tratar os grupos como ameaças à segurança internacional, colocando as facções dentro da mesma estrutura jurídica usada contra grupos terroristas. O QUE ISSO SIGNIFICA? Na prática, o governo americano ganha poderes muito maiores para: ✔️ rastrear integrantes ✔️ bloquear dinheiro ✔️ monitorar operações financeiras ✔️ investigar empresas ligadas às facções ✔️ ampliar cooperação internacional ✔️ aplicar sanções mais duras Além disso, qualquer pessoa ou empresa que mantenha relação financeira, logística ou material com integrantes do PCC ou CV poderá sofrer punições severas. Isso vale inclusive para empresas, bancos, investidores e pessoas fora dos Estados Unidos. BLOQUEIO DE CONTAS E DINHEIRO Um dos pontos mais fortes da medida é o bloqueio financeiro internacional. A partir de agora: ✔️ contas bancárias podem ser congeladas ✔️ ativos podem ser bloqueados ✔️ movimentações financeiras passam a ser monitoradas ✔️ operações em dólar podem ser interrompidas Segundo especialistas, isso dificulta diretamente: ➡️ lavagem de dinheiro ➡️ compra de armas ➡️ movimentação internacional de recursos ➡️ uso de paraísos fiscais Ou seja: o objetivo é sufocar financeiramente as facções. RESTRIÇÕES E DEPORTAÇÕES A nova classificação também cria consequências migratórias imediatas. Qualquer pessoa identificada como integrante ou colaboradora das facções pode: ✔️ perder visto americano ✔️ ser impedida de entrar nos EUA ✔️ sofrer deportação imediata A medida também permite abertura de processos criminais mais rigorosos nos Estados Unidos contra pessoas ligadas aos grupos. PRESSÃO SOBRE BANCOS E EMPRESAS Outro efeito importante envolve o sistema financeiro internacional. Bancos, corretoras e instituições financeiras agora passam a reforçar mecanismos de controle para evitar qualquer relação, mesmo indireta, com PCC e CV. Isso aumenta a pressão internacional sobre movimentações suspeitas e amplia o monitoramento global das facções. NOVA ESTRATÉGIA DOS EUA A decisão faz parte da nova estratégia de contraterrorismo adotada pelos Estados Unidos para 2026. Washington passou a tratar grandes organizações criminosas transnacionais de forma semelhante a grupos terroristas internacionais. Na visão do governo americano, temas como: ✔️ narcotráfico ✔️ crime organizado ✔️ lavagem de dinheiro ✔️ migração ilegal ✔️ segurança internacional passam a fazer parte de uma mesma ameaça estratégica. O QUE PODE ACONTECER AGORA? Especialistas avaliam que a medida pode: ➡️ aumentar a cooperação internacional ➡️ ampliar investigações financeiras ➡️ endurecer ações contra o tráfico internacional ➡️ aumentar pressão sobre integrantes das facções fora do Brasil Ao mesmo tempo, o assunto também deve gerar debates diplomáticos e jurídicos sobre soberania, segurança internacional e atuação dos Estados Unidos em relação ao crime organizado latino-americano. Por: Alex Rabelo — jornalista e estrategista político | MT Urgente News
Obras na Serra de São Vicente vão alterar tráfego e exigir atenção redobrada dos motoristas
Intervenções na BR-364 entre os dias 8 e 10 de junho terão bloqueios temporários e operação em meia pista no sentido Rondonópolis–Cuiabá Motoristas que utilizam a BR-364 devem se preparar para mudanças no tráfego na Serra de São Vicente na próxima semana. Entre os dias 8 e 10 de junho, a concessionária responsável pela rodovia realizará uma série de serviços de manutenção no trecho compreendido entre os quilômetros 343 e 352, no sentido Rondonópolis–Cuiabá. As equipes atuarão na recuperação do pavimento, limpeza da vegetação às margens da rodovia e manutenção dos sistemas de drenagem, ações consideradas essenciais para a conservação da estrada e a segurança viária. Durante os trabalhos, que ocorrerão diariamente das 8h30 às 17h, haverá interdições programadas e operação em meia pista. A medida foi adotada para garantir condições seguras tanto para os trabalhadores quanto para os usuários que trafegam pelo local. De acordo com o cronograma, às 8h30 será realizado o bloqueio total da pista para implantação da sinalização de obras. A partir das 9h, o tráfego será liberado em sistema de pare e siga, com circulação em apenas uma faixa. No fim da tarde, às 16h30, haverá nova interrupção total para retirada da sinalização, com liberação completa da rodovia prevista para as 17h. A orientação é para que os condutores programem suas viagens com antecedência, respeitem a sinalização instalada no trecho e redobrem a atenção ao passar pela região da Serra de São Vicente durante o período das intervenções.